Últimas Notícias
0
Versão sem anúncios. Atualize sua experiência no Investing.com. Economize até 40% Mais detalhes

IRB Brasil (IRBR3): Comprar ou Correr?

Por Victor BuenoAções27.09.2021 16:21
br.investing.com/analysis/irb-brasil-irbr3-comprar-ou-correr-200444936
IRB Brasil (IRBR3): Comprar ou Correr?
Por Victor Bueno   |  27.09.2021 16:21
Salvo. Ver Itens salvos.
Este artigo já foi salvo nos seus Itens salvos
 

Polêmicas, instabilidades internas e maus resultados: o retrato do IRB Brasil RE (SA:IRBR3) (antigo Instituto Brasileiro de Resseguros) nos últimos anos que divide opiniões de analistas e investidores no nosso país. 

Para aqueles que conhecem apenas o comportamento dos papéis da empresa e não ela em si, o IRB é uma resseguradora criada em 1939 por Getúlio Vargas com o objetivo de segurar os riscos de companhias nacionais e que antes eram transferidos para fora do país.

Ou seja, o IRB não é uma seguradora, mas sim uma empresa que oferece seguros às seguradoras através da transferência do risco ligado a uma apólice. 

A companhia passou vários anos como uma estatal até, em 2007, ter o fim do seu monopólio de resseguros no país e em 2013 ser privatizada. 

Após o processo de privatização, o IRB passou por um turnaround com uma nova gestão corporativa e apresentou um forte crescimento setorial no país, impulsionado pela abertura de capital na bolsa de valores brasileira em 2017. 

Porém, nem só de glórias a empresa viveu nos últimos anos. Muito pelo contrário, o ano de 2020, principalmente, foi catastrófico para ela. 

Fora o efeito pandemia, que afetou drasticamente todas as empresas da nossa bolsa de valores no ano passado, existiam dois fatores principais que justificaram a queda de aproximadamente 90% de fevereiro para cá. 

(Fonte: TradingView)
(Fonte: TradingView)

O primeiro fator foi a respeito das irregularidades encontradas nas demonstrações financeiras da companhia, que já tinham sido alertadas pela gestora Squadra Investimentos e que depois fizeram com que o IRB precisasse reapresentar seus balanços de 2018 e 2019 por conta de uma diferença de mais de R$ 600 milhões.

Ainda dentro do fator das irregularidades financeiras, existiu um pagamento ilegal de aproximadamente R$ 60 milhões para executivos da companhia e que fizeram com que o presidente do Conselho de Administração entregasse o seu cargo.

Outra polêmica que envolveu o nome do IRB Brasil RE no começo de 2020 foi a matéria jornalística divulgada em fevereiro com o título que dizia que o maior investidor individual do mundo, Warren Buffett, havia triplicado a sua participação acionária na empresa. 

Informação que logo foi desmentida pelo próprio Buffett em comunicado divulgado pela sua empresa Berkshire Hathaway (NYSE:BRKa) (SA:BERK34) no dia 3 de março, onde dizia que “não é acionista, nunca foi acionista e não tem a intenção de se tornar acionista de IRB”. Esse fato fez com que as ações da companhia caíssem quase 32% em apenas um dia.

(Fonte: Berkshire Hathaway Inc)
(Fonte: Berkshire Hathaway Inc)

Fora os fatores divulgados acima, com o IRB ainda sofrendo com os reflexos da má gestão e os efeitos da pandemia, os números em seus resultados trimestrais ainda estão longe do ideal e do que poderia trazer atratividade para os investidores brasileiros e estrangeiros. 

Porém, não vim apenas para comentar os lados negativos do investimento nas ações de IRBR3. Por incrível que possa parecer, a companhia possui sim pontos positivos que precisamos ressaltar e que podem fazer com que ela seja atraente aos nossos olhos em um futuro não tão distante.

O primeiro ponto é exatamente a reestruturação da diretoria da empresa e que pode fazer com que bons resultados venham nos próximos trimestres e ela deixe de apresentar indicadores negativos já em 2022 com uma nova gestão. Isso pode fazer com que novos investidores se interessem pela sociedade no IRB, como aconteceu com o maior investidor brasileiro, Luiz Barsi Filho, que já possui 1,5% do total do número de ações da companhia.

Outro fator que não podemos deixar de lado é que, com uma aceleração da retomada econômica do nosso país nos próximos anos, possivelmente veremos não somente as ações de seguradoras em recuperação, mas também da única ressegurada listada em bolsa no nosso país.

Além disso, a empresa possui vantagens competitivas como entendimentos sobre o mercado local por conta do seu longo histórico no Brasil, um processo ágil na tomada de decisões, uma transformação digital em andamento, fora o market share de mais de 31% no setor de resseguros no país e o alto valor em caixa por conta de dois follow-ons recentes extremamente bem-sucedidos e que podem fazer com que a empresa tenha controle de suas dívidas e possibilidade de realizar novos investimentos pontuais. 

Logo, a pergunta que não quer calar: vale a pena comprar as ações de IRB Brasil? 

Com base nos estudos e análise divulgados, acredito que o momento é de cautela para esperar a concretização da mudança de rota na companhia e também os próximos resultados serem divulgados para começarmos a ver uma melhora na eficiência da empresa com uma nova gestão.

Porém, é possível ver indícios de que um novo IRB Brasil está surgindo e que suas ações podem ser SIM uma oportunidade nos próximos anos dentro de uma carteira de valorização, porém sempre tendo em mente a relação risco x retorno desse investimento. 

E aí, o que você pensa sobre a empresa? Já tem IRBR3 na carteira ou prefere esperar? Comente aqui embaixo! 

IRB Brasil (IRBR3): Comprar ou Correr?
 

Artigos Relacionados

IRB Brasil (IRBR3): Comprar ou Correr?

Adicionar comentário

Diretrizes para Comentários

Nós o incentivamos a usar os comentários para se engajar com os usuários, compartilhar a sua perspectiva e fazer perguntas a autores e entre si. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

  • Enriqueça a conversa
  • Mantenha-se focado e na linha. Só poste material relevante ao tema a ser discutido.
  • Seja respeitoso. Mesmo opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
  • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
  • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
  • Evite palavrões, calúnias, ataques pessoais ou discriminatórios dirigidos a um autor ou outro usuário.
  • Somente serão permitidos comentários em Português.

Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de comentar no futuro, a critério do Investing.com

Escreva o que você pensa aqui
 
Tem certeza que deseja excluir este gráfico?
 
Postar
Postar também no :
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por este motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
Comentários (59)
Natalio Braga
Natalio Braga 01.10.2021 12:55
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
correção: vendo como um um bom ganho
Natalio Braga
Natalio Braga 01.10.2021 12:54
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
é uma potência está empresa; e resseguradora, é uma potência. faço trader nela todo dia. acabei de faturar 800,00 nela. hoje mesmo recompro 10 k e vendo com um banho m ganho. simples assim.
Bruno Panvequi
Bruno Panvequi 30.09.2021 17:07
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
99% da galera aqui vai se mandar da empresa se ou quando o valor da compra chegar no PM. kkk
Coraci Junior Miranda Cavalcante
Coraci Junior Miranda Cavalcante 30.09.2021 17:07
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Comprei a 11,9,Vou esperar a vida toda para recuperar, sair???Kkk
Jose Roberto Mavignier
Jose Roberto Mavignier 29.09.2021 6:49
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Gestores dos fundos batendo ha meses no papel lendo no cafe da manha o print do newsclipping de IRB com comentarios; continua batendo (detalhe sou acionista)…
Vagner Souza
Vagner Souza 29.09.2021 1:46
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Esse papel já era. ⚰️🕯️🕯️
Coraci Junior Miranda Cavalcante
Coraci Junior Miranda Cavalcante 29.09.2021 1:46
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Ja era pouco antes de eu entrar…😩😩😩
marcos souza
marcos souza 28.09.2021 20:43
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
comprando forte 10mil ações todos os meses , espero chegar em 100 mil ações ,  essa empresa é a grande oportunidade do mercado . sabemos que é para longo prazo. Temos realizado grandes volumes de compra nas quedas .  Visando 1o anos chegar a obter otimos retornos pois a reetruturação  foi bem sucedida o "Projeto IRBR" é um projeto vencedor que queremos participar dos melhores momento. Sendo assim estamos comprando o maximo possivel todos os meses.
RONALDO DE CASTRO
RONALDO DE CASTRO 28.09.2021 17:47
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
109.000 papeis media 8.16 mas o barsi disse que um dia vai , to com ele e nao abro , kkkk
Francis SR
Goldman777 28.09.2021 17:47
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Caramba...!!! Tá rico..!!!
Bruno Panvequi
Bruno Panvequi 28.09.2021 17:47
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Pelo menos deve ter ficado mais religioso agora. rs
Isaias Jonas
Isaias Jonas 28.09.2021 14:05
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Eu já tenho ações da IRB... E sempre acreditei que a médio prazo realizarei os meus lucros...
Diego Felix
Diego Felix 28.09.2021 12:36
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Comprado com 3500, pm 8,62 aguardando a recuperação e acreditando na melhora da empresa.
Bruno Panvequi
Bruno Panvequi 28.09.2021 12:36
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O importante é não perder a fé.
Elias Garcia
Elias Garcia 28.09.2021 12:28
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
tenho,e continuará apontando,confio muito na Irbr
Vagner Fonseca
Vagner Fonseca 28.09.2021 11:21
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Esta abaixo do valor de patrimônio e vem com a cotação sendo oprimida por corretoras como a UBS e a JP , que alugam ações e vendem pois estão posicionados para queda . A brincadeira precisa acabar urgente , com a recompra de ações pela IRB e uma forcinha do Bradesco e Itaú , para a cotação voltar rapidamente  a valores razoáveis
Adelson Ferreira
Adelson Ferreira 28.09.2021 11:15
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Eu tenho e quanto mais cai mas eu compro para mim é uma oportunidade e tenta para longo prazo ou fico rico ou falir mas acredito na empresa para os próximos 5 a 10 anos.
Joao Carneiro
Joao Carneiro 28.09.2021 11:08
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
comprado e comprando mais...
Luciana bertagnoli
Luciana bertagnoli 28.09.2021 11:07
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Tenho 5000, pm 8,79. O jeito é ter paciência (mais), estou com ela desde o ano passado. Acredito que irá melhorar muito.
WELINTON MARTINS DE SOUZA
WELINTON MARTINS DE SOUZA 28.09.2021 11:03
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
comprado e com possibilidade de adquirir mais
Maurilio Duarte
Maurilio Duarte 28.09.2021 10:42
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Resumindo qual opinião, fez perder tempo lendo uma história mais batida e no final não foi capaz
Antonio Senra
Antonio Senra 28.09.2021 10:38
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Estou comprado e comprando !!
Marcelo Fernando Morgantini
Morgantini 28.09.2021 10:37
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Comprando um pouquinho todo santo mês.
Antonio Azevedo
Antonio Azevedo 28.09.2021 10:31
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
resumindo ...ficou em cima do muro .
Francis SR
Goldman777 28.09.2021 10:31
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
É o MEDO, vai que ele diz que é oportunidade e A AÇÃO CAI MAIS? Sabe como são estes analistas....
Marcello Cominato
Marcello Cominato 28.09.2021 10:07
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
As ações que pagam dividendos já estão precificadas. A chance de ganhos gigantescos estào nas açòes que foram muito castigadas, sendo parte do castigo exagerado, como a IRBR, COGN e VIIA. Eu estou comprando as tres, IRBR, COGN e VIIA
Sr Oliveira
Sr Oliveira 28.09.2021 10:07
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Meus pêsames.
CLOVIS TREIB
CLOVIS TREIB 28.09.2021 10:07
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
quem vê seu comentário acha que os dividendos foram de 20% a 30% do valor das ações... foram ínfimos. o valor delas está assim pouco por dividendos.
Marcelo Fernando Morgantini
Morgantini 28.09.2021 10:07
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
manda os pêsames para o Bassi tb!! Ele botou só 100M em IRB.
Marcelo Fernando Morgantini
Morgantini 28.09.2021 10:07
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
🤦🏻‍♂️BARSI… maldito corretor!
Wesley Ximenes
Wesley Ximenes 28.09.2021 10:06
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Infelizmente o passivo negativo, fraudes nos balanços, desvio de conduta que marcaram a gestão anterior, deixaram sequelas que somente com o tempo e uma excelente atuação do novo corporativo poderão atrair novos investidores. Contudo, como trata-se de uma  empresa secular e listada na bolsa de valores, com expectativas de resultados positivos futuros de médio e longo prazo recomendo o aporte com cautela.
Francis SR
Goldman777 28.09.2021 10:06
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Muito bom seu comentário...!!!
Tiago Lima
Tiago Lima 28.09.2021 10:01
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Tô casado com ela desde antes da pandemia. 🤣
rogerio vanadia
rogerio vanadia 28.09.2021 10:01
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
ficar de olho na gestão, comprado. sem pressa, esse desgoverno atual tbm prejudica o ambiente de negócios, ameaçar golpe, desmantelar as questões ambientais, deixa o Brasil escanteado, más iremos sobreviver
Antonio Senra
Antonio Senra 28.09.2021 10:01
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Bom mesmo é teu ladrão de Estimação. Vai-te Satanaz
Danilo Adorni
Danilo Adorni 28.09.2021 9:56
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Putz.... A 4,80 não dá prs ficar de fora não.Barsi entrou, Itaú e Bradesco não saíram, restruturou e diminuição consecutiva dos prejuízos.Sem contar que após grandes crises, o mercado tende a contratar mais seguros. Mercado promissor e valor da ação ridículo. É compra.
Wesley Ximenes
Wesley Ximenes 28.09.2021 9:54
Salvo. Ver Itens salvos.