Últimas Notícias
0
Versão sem anúncios. Atualize sua experiência no Investing.com. Economize até 40% Mais detalhes

XP piora estimativas para economia e vê PIB parado em 2022

Dados Econômicos03.12.2021 11:31
Salvo. Ver Itens salvos.
Este artigo já foi salvo nos seus Itens salvos
 
© Reuters. Pessoas caminham na rua 25 de Março em São Paulo 21/12/2020 REUTERS/Amanda Perobelli/File Photo

SÃO PAULO (Reuters) - A XP (NASDAQ:XP) reduziu suas estimativas para o crescimento econômico do Brasil tanto em 2021 quanto em 2022, passando a ver variação nula no ano que vem diante de um cenário de restrições de oferta e aumento da inflação no país.

Em relatório divulgado nesta sexta-feira, a XP passou a ver expansão do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano de 4,5%, 0,5 ponto percentual abaixo da estimativa anterior.

E para 2022 a perspectiva passou a ser de variação zero, contra alta de 0,8% prevista antes.

"Nossas projeções (para 2022) já incorporam os efeitos (defasados) contracionistas do aperto da política monetária, a elevação das incertezas sobre o quadro fiscal e o ambiente político, além de um ritmo mais moderado de crescimento da economia global", explicou a XP.

De acordo com a equipe de economistas que assina o relatório, o desempenho do PIB no ano que vem só não será ainda mais fraco porque há perspectivas favoráveis para a produção agropecuária, normalização gradual no fornecimento de insumos e expansão da população empregada.

Por outro lado, os investimentos totais devem registrar contração em 2022, refletindo a elevação das taxas de juros --diante de uma inflação elevada, o BC tem aumentado a Selic, que está em 7,75% ao ano e sob perspectiva de novo acréscimo de 1,5 ponto percentual na reunião da semana que vem.

A revisão das perspectivas vem após o IBGE divulgar na véspera que o PIB do terceiro trimestre registrou contração de 0,1% no terceiro trimestre, levando a economia a uma recessão técnica.

A XP ainda estima crescimento de 0,3% do PIB no quarto trimestre de 2021 em relação aos três meses anteriores, devido à expansão do nível de emprego, à retomada do setor de serviços e à leve melhoria da produção industrial.

"Os gargalos nas cadeias de suprimentos e a elevação acentuada dos custos continuam a prejudicar o setor industrial, que encara níveis reduzidos de estoques e muitas incertezas acerca da normalização no fornecimento de insumos", destacou o relatório.

"Por sua vez, a inflação persistentemente alta e disseminada tem limitado o poder de compras das famílias e, dessa forma, explica parte relevante da contração do comércio varejista no trimestre passado", completou.

A XP calcula que o IPCA vai terminar 2021 em 10,2% e 2022 em 5,2%, com ambas as taxas acima do teto do intervalo de tolerância para a meta de inflação.

 

(Por Camila Moreira)

XP piora estimativas para economia e vê PIB parado em 2022
 

Artigos Relacionados

Adicionar comentário

Diretrizes para Comentários

Nós o incentivamos a usar os comentários para se engajar com os usuários, compartilhar a sua perspectiva e fazer perguntas a autores e entre si. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

  • Enriqueça a conversa
  • Mantenha-se focado e na linha. Só poste material relevante ao tema a ser discutido.
  • Seja respeitoso. Mesmo opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
  • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
  • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
  • Evite palavrões, calúnias, ataques pessoais ou discriminatórios dirigidos a um autor ou outro usuário.
  • Somente serão permitidos comentários em Português.

Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de comentar no futuro, a critério do Investing.com

Escreva o que você pensa aqui
 
Tem certeza que deseja excluir este gráfico?
 
Postar
Postar também no :
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por este motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
Comentários (62)
Neto Paes
Neto Paes 04.12.2021 11:06
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
XP/ Setúbal estão com saudades do diálogo cabuloso, dos juros altos e do PT que proporciona grandes lucros aos bancos.
pericles periclesplb
pericles periclesplb 03.12.2021 17:27
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Só o Ipiranga e gado discordam.
Mant Neuman
BombeiroAristide 03.12.2021 17:01
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Xiiiii, caiu.... Estou achando que a XP tem razão... Ou é melhor acreditar no Jegues?
Marcelo Gontijo Dantas
Marcelo Gontijo Dantas 03.12.2021 16:05
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
XP piora estimativas por um motivo.. quer conprar barato... desvalorizar os papeis e comprar eles no chao.
Tiago Barbosa
Tiago Barbosa 03.12.2021 16:05
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
quando a XP projeta pra cima é porque quer vender caro. quando projeta pra baixo é porque quer comprar barato kkkk Ginástica mental é foda
Sebastião Aberto Maia
Sebastião Aberto Maia 03.12.2021 15:28
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Isso da XP é análise do cenário de 2022, ou é um desejo? Essas mídias canhotas torcem para o Brasil dar errado, principalmente no ano das eleições!
Flávia Ribeiro
Flávia Ribeiro 03.12.2021 15:28
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
XP canhota? O mundo inteiro, exceto seu mito, é canhoto, né.. Entendi, você manja mesmo do assunto
Mant Neuman
BombeiroAristide 03.12.2021 15:28
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Flávia Ribeiro  Para os terraplanistas, o planisfério se limita a burros e esquerdista. Já acostumei e me colocaram no lado dos esquerdistas ....
Coraline Staker
Coraline Staker 03.12.2021 15:27
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Bom si a XP tiver certa vamos crescer menos que a Argentina aí o molusco leva no primeiro turno será que a XP é comunista kkk
Mario Jorge
Mario Jorge 03.12.2021 15:20
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
em breve haverá a 'DESPIORA'.... Mas, aí vão tentar ocultar as informações....
Mario Jorge
Mario Jorge 03.12.2021 15:12
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
em bre haverá a 'DESPIORA'.... Mas, aí vão tentar ocultar as informações....
Fernando Borelli
Fernando Borelli 03.12.2021 15:03
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Quem acredita na XP? Só os Bombeiros papagaios bebedores de xarope. kkkkk
Zecharia Sitchin
Zecharia Sitchin 03.12.2021 15:01
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
XP ligou pra mim em junho (foi por aí), o valor da ação estava aprox em 28,60, querendo q eu entrasse na operação Rubi. Eu alugaria minhas ações da petr4 pra eles, e se até 22/12/21 elas não caissem 8,25% , eu ganharia até 299% e pagaria apenas 0,5% de taxa. Eu não aceitei e vendi minhas ações em junho mesmo. Em setembro elas cairam até 24,65. ou seja, quem alugou se deu mal, eles utilizaram as ações da galera e se deram bem. Então o pessoal que está falando aí para não escutar a XP eu discordo. Vale a pena escutar, mas fazer exatamente o contrário kkkkkkkk
Edson Pinheiro Thibes
Edson Pinheiro Thibes 03.12.2021 14:58
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Vamos notificar os culpados. Bolsonaro e Queiroz. Burrice colocar banqueiro como ministro da economia. Qualquer economista que tenha o mínimo de conhecimento do macro econômico sabe, que colocar banqueiro ou pessoas com interesses religiosos no poder, vai trazer problemas ao estado.
Edson Pinheiro Thibes
Edson Pinheiro Thibes 03.12.2021 14:58
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Erro. Guedes e não Queiroz. Apesar que Queiroz colhe laranjas no laranjal.
Charles Haverroth
Charles Haverroth 03.12.2021 14:54
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Não querem virar a mão ainda! Kkkkk
Luiz Velloso
LuizVelloso 03.12.2021 14:49
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Aqui todo mundo torce pra desgraça…..imprecionante KKKKK, quanto pior MELHOR, pra alegria dos bomberinhos robóticos do apocalipse ……como se neste país existissem políticos honestos KKKKKK
Fernando Motta
Fernando Motta 03.12.2021 14:49
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
ótimo. XP sempre erra feio suas previsões. perdeu a credibilidade.
Mauro Henrique
Mauro Henrique 03.12.2021 14:42
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Todo o mercado financeiro torce contra o governo, quanto pior para as pessoas, melhor para eles, adoram ver o povo como barata tonta, espalham a desgraça para vender a solução, porém, não solucionam nada, mas cumprem seus objetivos, ou os investidores vem para seus fundos ou vazam para a renda fixa, jamais ter a liberdade de investir sozinho. Para Eles, tanto faz a Dilma a 40mil pontos ou o Bozo a 130mil pontos, mas o ótimo é ficar oscilando entre os dois com uma selic em dois digitos, e o povo que se f...
Flávia Ribeiro
Flávia Ribeiro 03.12.2021 14:42
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O mundo todo está torcendo contra esse desgoverno, só 22% de gado que adora mamar na teta do governo que fica no mimimi. Graças a Deus, 2022 ele vai vazar de onde nem deveria ter chegado. Se quiserem, podem ir pra um país de direita, tipo alguns da África ou Hungria, ou mesmo Polônia, fará bem pro nosso país
Mant Neuman
BombeiroAristide 03.12.2021 14:35
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
XP contra o pais? Quem votou contra o Plano Real? Quem votou contra todas as reformas da previdëncia e administrativas desde 1991. Quem votou contra o fim do monopolio da PBR em 1996. Quem votou contra a privatização da Vale e da Telebrás? Quem votou contra o fim de mordomias do nosso Congresso? Quem,?  Quem,? Quem? Ele mesmo, o Rei da Rachadinha que sempre jogou contra o pais e votou junto com o PT em todas estas pautas.
Rodrigo Matos
Rodrigo Matos 03.12.2021 14:33
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Mauro Henrique
Mauro Henrique 03.12.2021 14:29
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
XPorranenhuma
Mario Jorge
Mario Jorge 03.12.2021 14:28
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
vamos lá!!    todos contra o Brasil.... esquerdalha + jornalistas militantes +  velha imprensa....   Vão perder!!!   Vão ter que engolir a 'despiora'....    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Mant Neuman
BombeiroAristide 03.12.2021 14:28
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Xiiiii, esta caindo.... Estou achando que a XP tem razão... Ou é melhor acreditar no Jegues?
Mario Jorge
Mario Jorge 03.12.2021 14:23
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Antonio Hermes
Antonio Hermes 03.12.2021 14:17
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
xpperca de tempo, como pode ser tão negacionista
Jose Gomes
Jose Gomes 03.12.2021 14:06
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
XPerda de tempo..Saí daí com seus analistas que só pensam no próprio bolso.
Sebastião Flores
Sebastião Flores 03.12.2021 13:54
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Existe um princípio contábil chamado Conservadorismo ou da Prudência que resumidamente diz que deve-se superestimar as expectivas ruins e subestimar as expectivas positivas. Analistas sérios, que passaram pela universidade e pelos cursos afetos a área financeira, obviamente, até por uma questão de ética, considera aquele e outros princípios para emitir seus pareceres. Até acredito que deveria haver uma imposição legal aos analistas financeiros para que tenham formações da área. A mesma XP previu no final de maio uma bolha e a reportagem foi bem fundamentada. Quem tirou dinheiro da Bolsa ao ler a reportagem se deu bem e agora de investidor passou a ser um rentista olhando do Camarote o desespero da Geral.
Max Reis
Max Reis 03.12.2021 13:54
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Que bolha maluco? no Brasil bolha? Xp previu?
Marcelo Do Carmo
Marcelo Do Carmo 03.12.2021 13:49
Salvo. Ver Itens salvos.