Últimas Notícias
0
Versão sem anúncios. Atualize sua experiência no Investing.com. Economize até 40% Mais detalhes

Com furo do teto de gastos, crescimento do PIB em 2022 pode cair a zero, calcula Rio Bravo

Economia20.10.2021 15:25
Salvo. Ver Itens salvos.
Este artigo já foi salvo nos seus Itens salvos
 
© Reuters. Pessoas caminham em rua de comércio popular no Rio de Janeiro 23/12/2020 REUTERS/Pilar Olivares

SÃO PAULO (Reuters) - O crescimento econômico no ano que vem pode ficar entre zero e 0,5% caso se materialize o rompimento do teto de gastos, disse o economista da gestora Rio Bravo João Leal, apontando um cenário em que a atividade seria pressionada por uma taxa de juros acima de 10%.

"Se houver uma piora fiscal considerável, com rompimento do teto de gastos, o juro é de dois dígitos, como foi na crise de 2014/2015/2016. (...) Confirmando-se esse cenário, a gente estará falando de crescimento bem abaixo de 1,5%, que a é nossa previsão; estaríamos falando de algo entre zero e 0,5%", disse o economista.

O mercado cortou as previsões para o aumento do PIB em 2022 a 1,50%, conforme a mais recente edição da pesquisa Focus do Banco Central. Foi a segunda redução consecutiva.

Por ora, a Rio Bravo espera que a taxa Selic feche 2022 em 8,75% ao ano, mas o viés é para cima, devido à deterioração do quadro fiscal. Ao fim de 2021, o juro fica em 8,25%, ante os atuais 6,25%.

"Pelos últimos eventos, percebemos que o governo já não está mais assim tão comprometido com a agenda de reformas. (...) Isso demonstra claramente que está mais preocupado com 2022 e com a tentativa de agradar ao Congresso com emendas parlamentares."

Os mercados experimentaram forte estresse na terça-feira, repercutindo a possibilidade de parte do novo Bolsa Família ser financiada com recursos fora do teto de gastos. O Ibovespa desabou mais de 3%, o dólar superou 5,61 reais, e os juros futuros dispararam mais de 50 pontos-base.

E nesta quarta a má reação de preço prosseguia nas rendas fixa e variável, com as taxas de DI em alta de até 10 pontos-base e o principal índice da bolsa em baixa de 0,1%. O dólar caía 0,7%, sob pressão de intervenções do Banco Central no mercado de câmbio.

"O mercado vai continuar penalizando esse tipo de coisa que vier do governo, a tentativa de quebrar as regras (fiscais) atuais. Isso impacta os fluxos de capitais ao Brasil", afirmou Leal.

O economista da Rio Bravo chamou atenção para os efeitos mais duradouros de toda a insegurança em relação às aventuras do governo nas contas públicas.

"São investimentos sendo paralisados, aberturas de capital sendo paralisadas, mercado muito ruim tanto nas ações quanto nos juros, encarecimento do crédito, curva longa (de juros) estressando, inflação mais alta...", elencou.

A estimativa da Rio Bravo é que a inflação medida pelo IPCA salte 8,7% em 2021 e fique em 4,3% em 2022 --ambas as taxas acima do centro da meta para os respectivos anos (3,75% e 3,50%).

"O governo quer abrir 30 bilhões (de reais) em espaço fora do teto. É muito maior do que esses 30 bilhões, a gente sabe que não vai parar aí", desabafou o economista.

A Rio Bravo elevou o prognóstico para o dólar a 5,40 reais ao fim deste ano (de 5,20 reais antes). Para 2022, a projeção passou a 5,30 reais, de 5,00 reais.

"O dólar no fim do ano vai depender muito da proposta do novo auxílio. Apesar de todas as ameaças, ainda vemos que o governo e o Ministério da Economia vão tentar priorizar as regras fiscais", afirmou Leal.

O presidente Jair Bolsonaro confirmou nesta quarta-feira o valor de 400 reais para o Auxílio Brasil, programa que vai substituir o Bolsa Família, e garantiu --sem dar detalhes-- que vai respeitar o teto de gastos públicos, um dia após impasse sobre a origem dos recursos e forte reação do mercado financeiro em relação a essa mudança.

 

(Por José de Castro)

Com furo do teto de gastos, crescimento do PIB em 2022 pode cair a zero, calcula Rio Bravo
 

Artigos Relacionados

Adicionar comentário

Diretrizes para Comentários

Nós o incentivamos a usar os comentários para se engajar com os usuários, compartilhar a sua perspectiva e fazer perguntas a autores e entre si. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

  • Enriqueça a conversa
  • Mantenha-se focado e na linha. Só poste material relevante ao tema a ser discutido.
  • Seja respeitoso. Mesmo opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
  • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
  • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
  • Evite palavrões, calúnias, ataques pessoais ou discriminatórios dirigidos a um autor ou outro usuário.
  • Somente serão permitidos comentários em Português.

Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de comentar no futuro, a critério do Investing.com

Escreva o que você pensa aqui
 
Tem certeza que deseja excluir este gráfico?
 
Postar
Postar também no :
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por este motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
Comentários (53)
Mant Neuman
BombeiroAmigo 21.10.2021 5:50
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Viva o ladrão, fura teto e caloteiro.
Herbert Almeida
Herbert Almeida 20.10.2021 19:46
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
A conta do fique em casa chegou
Ricardo Moura
Ricardo Moura 20.10.2021 19:46
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
A conta da tentativa de reeleição seria melhor para descrever o cenário .O que fico impressionado é : um cara que entende 0 zero de mercado financeiro opinar do que realmente não conhece e dentro de um site voltado para mercado financeiro .
Nathan Silva
Nathan Silva 20.10.2021 19:39
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Eu vejo inflação, muita inflação. Muito juros e recessão para dar e vender.
José Olímpio Sebastião
José Olímpio Sebastião 20.10.2021 19:39
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
José Castrado.
Sandro Edgar
Sandro Edgar 20.10.2021 19:08
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
🎶🎵🐄🐃🐂 Um conto de FARDAS... E um Pai Zueiro... 🎶🎵🐄🐃🐂
Wladson Oliveira
Wladson Oliveira 20.10.2021 19:06
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Nessa brincadeira, o presida e seus asseclas gastam dinheiro para organizar um buffet, recepção, etc, com tudo o que há de mais caro com nosso dinheiro, para, faltando 30 MINUTOS para o anúncio do bolsa esmola, dizer que não vai rolar porque vai furar o teto de gastos? Só os inocentes que acreditam ser apenas burrice. É muita da safadeza. Aí o que acontece com a Bov? DESPENCA. Dia dos chegados de lá ir às compras. Vários exemplos esse ano. Anuncia privatização de ELET, sobe 8%, no dia seguinte "não será fácil" cai 5%. Com PETR e BB em Fev e Mar a mesma coisa com a dança das cadeiras. Mermão, tem muita gente grande do lado deles com essas info operando pesado. Alguém aqui duvida???? PG é investidor nato. Óbvio eles não operam, mas tem seus chegados.
Israel Dério
Israel Dério 20.10.2021 19:06
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
independente de quem esteja lá na cadeira sempre haverá esse tipo de. gnt que vai acabar se beneficiando por ter informações relevantes antes do próprio Mercado, eu mesmo se tivesse acesso faria o mesmo... talvez até vc amigo, essa é a real.
Jean Marcelo
Jean Marcelo 20.10.2021 18:38
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Auxílio Eleição
Richard Morata
Richard Morata 20.10.2021 18:26
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Tem que acabar com reeleição se não o país não vai pra frente.
Cícero RP
Cícero RP 20.10.2021 18:12
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
FAKE! 🐒 A receita federal já contabiliza recordes de arrecadação! sinal de crescimento econômico! e aumento de inflação tem em TODOS países! EUA crescendo e muito, e com inflação sim! Ela é geradora de movimento na economia, pior se fosse o contrário!!😲🤦
Jean Marcelo
Jean Marcelo 20.10.2021 18:12
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Então que pague os Precatórios...
Cícero RP
Cícero RP 20.10.2021 18:12
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Eles vão pagar com negociação, típico de TODOS governos tais jeitinhos!🤷🏼‍♂️
Roni Santos
Roni Santos 20.10.2021 18:12
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Aumento da arrecadação é sinonimo de um Estado pesando demais na economia. E inflação so representa crescimento, quando se esta em uma econômia de pleno emprego, onde a inflação se deve pelo aumento do consumo, e nao do custo de produção. Plwno emprego é algo longe da nossa realidade atual.
Marcelo Moreira
Macknroe 20.10.2021 18:08
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Não se conta crescimento econômico baseado nas contaa do estado. O que gera crescimento econômico é a iniciativa privada. O resto é balela desse estado de bem estar social fajuto, que só regula e tributa a sociedade da pior forma. Se fosse um governo de esqueda seria pior, com toda certeza do mundo.
Mant Neuman
BombeiroAmigo 20.10.2021 17:49
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Não tem roubo pq a lei foi alterada para permitir roubar. Não tem furo de teto, pois a lei vai ser alterada para furar o teto. Nào tem calote, pois a lei vai permitir calote... Um milicia de bandidos saqueando o país !!!
Flávio Pereira
Flávio Pereira 20.10.2021 17:37
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Impressionante como ninguém olha para o Congresso , verdadeiros responsáveis pela situação em que o país se encontra.
Nathan Silva
Nathan Silva 20.10.2021 17:26
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Todos são uns belíssimos filhos da ..... não ligam para o futuro do país. Que se afundem o país, só querem reeleição
Mostrar respostas anteriores (1)
Luciano macedo
Luciano macedo 20.10.2021 17:26
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Nao existe esse prrsimismo do texto tratando de pib 0% por conta do auxilio familia, é irrespossavel esse tipo de declaracao, criando a terra arrasada ai nosso pais que vivemos, temos renda!
Milton Heyde de Macedo
Milton Heyde de Macedo 20.10.2021 17:26
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Só cego não vê que não existe como gastar mais de 30bi sem furar o teto de gastos! Porque não cortam as emendas 20 bi, o fundo eleitoral 3 bi, o fundo partidário 4 bi, 35 assessores por deputado, ???? super salários???
Ricardo de Azevedo
Ricardo de Azevedo 20.10.2021 17:26
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Luciano macedo antes de vomitar aqui vá aprender a escrever miliciano vag@bundo.
Ricardo Moura
Ricardo Moura 20.10.2021 17:26
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Ricardo de Azevedo causa perplexidade com certos comentários sem qualquer conhecimento financeiro .Em um site voltado para mercado financeiro tenho que ler dezenas de asneiras .
Ricardo Moura
Ricardo Moura 20.10.2021 17:26
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Ricardo de Azevedo o cara entende 0 de economia , 0 de mercado financeiro , 0 de inflação, 0 SELIC , 0 IPCA e vai a fila .Analise XG desse rapaz não tem nada de real tão quando Bolsonaro “Don Quixote” e seus moinhos de ventos .0 chance de saber como é a estória do livro .
Guilherme Valladao
Guilherme Valladao 20.10.2021 17:24
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
É triste...mas uma vez que experimenta a T.E.T.A do poder ninguém quer largar mais. Viva o Populismo barato (mas que custa muito caro para o país)...Viva o Brasil.... Viva o Bolsolula.
Ricardo de Azevedo
Ricardo de Azevedo 20.10.2021 17:19
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
e a culpa é do economista que comentou, da Rio Bravo, da Investing, da Globo, da China...
Lucas Zimmer
Lucas Zimmer 20.10.2021 17:18
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
o presidente mais C0RN0 da história...diz aí bombeiro
Nathan Silva
Nathan Silva 20.10.2021 17:17
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O único que fez algo realmente positivo para o País foi o Temer. Infelizmente.
Mostrar respostas anteriores (1)
Luiz Velloso
LuizVelloso 20.10.2021 17:17
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Kkkk pior que foi mesmo!!!
Adriel яıɞєıяσ
Adriel яıɞєıяσ 20.10.2021 17:17
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
ele falou que íamos sentir saudade dele
Marcelo Moreira
Macknroe 20.10.2021 17:17
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
fácil tendo o congresso nas mãos. Nossa república é um lixo! Enquanto executivo é vidraça, legislativo e judiciário nunca são responsabilizados. Tudo centralizado em Brasília e estados e municípios nas mãos dos caciques que estão nsm aí pra população a sua volta. Nem pra parar de atrapalhar essa galera não pensa.
Adriel яıɞєıяσ
Adriel яıɞєıяσ 20.10.2021 17:17
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
ele falou que íamos sentir saudade dele
Adriel яıɞєıяσ
Adriel яıɞєıяσ 20.10.2021 17:17
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
ele falou que íamos sentir saudade dele
Flavio Moura
Flavio Moura 20.10.2021 17:15
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
assim como ficamos no apagão, o PiB ia ficar negativo mais 10% negativo, o Biden ia invadir Brasil, íamos pegar grana no FMI, o Pantanal e a Amazonia queimaram, passou de 1 milhão de mortos por covid, somente 30% ia ser vacinado...e por ai vai as narrativas falsas caindo por terra, e a Globo demitindo mais gente e perdendo anunciante
Flavio Moura
Flavio Moura 20.10.2021 17:14
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
assim como ficamos no apagão, o PiB ia ficar negativo mais 10% íamos pegar grana no FMI, o Pantanal e a Amazonia queimaram, passou de 1 milhão de mortos por covid, somente 30% ia ser vacinado...e por ai vai as narrativas falsas caindo por terra, e a Globo demitindo mais gente e perdendo anunciantes!
Vicente Silva
VicentaoInvestid 20.10.2021 17:09
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
é como ele diz não vai parar por aí, ou seja, vai passar a boiada.
José C Neto
Neto863 20.10.2021 17:07
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Muuuuuuuuge gado arrependido.
Guilherme Valladao
Guilherme Valladao 20.10.2021 17:07
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Com o Haddad ia ser tudo diferente viu. Aham...Senta ai e espera... Aqui é BR meu amigo.
Marilson Santos
Marilson Santos 20.10.2021 17:07
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Esta classe política é hipócrita. Por que não cortam da própria carne para ajudar o país? E o pior de tudo, somos nós que elegemos esta raça. Lamentável este governo incompetente!
Fernando Assis
Fernando Assis 20.10.2021 17:07
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Eu voltei nele, mas a tempos comecei a acreditar que a facada foi mal dada.
Claudio rocha
Claudio rocha 20.10.2021 17:07
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Você acha que o problema está apenas no governo federal? Imagina se tivesse um projeto de lei que fosse pra reduzir os salários da classe política, pela primeira vez você verá a direita, a esquerda o centro unido pra derrubar, enquanto o brasileiro não acorda e perceber que o problema do Brasil está em seus deputados e senadores vamos continuar nisso aí.
Bruno Martins
Bruno Martins 20.10.2021 17:07
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Incompetente é pouco. O certo é muito incompetente! Não gostaria de escrever isso, mas é a verdade.
Antonio Carlos
Antonio Carlos 20.10.2021 17:07
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
9 bilhões por ano pras filhotas (solteiras e casadas) dos milicos falecidos tá bom pra vocês? REPITO: 9 BILHOES POR ANO!!
Mario Jorge
Mario Jorge 20.10.2021 17:05
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
se meu avô tivesse rodas, seria bicicleta...  Se.....   kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Mario Jorge
Mario Jorge 20.10.2021 17:04
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Se....   Se....    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Cicero Lima
Cicero Lima 20.10.2021 17:02
Salvo. Ver Itens salvos.