Últimas Notícias
0
Versão sem anúncios. Atualize sua experiência no Investing.com. Economize até 40% Mais detalhes

Últimas Notícias

Minério de ferro sobe com BC da China sinalizando mais suporte

Copom inicia reunião para definir taxa básica de juros

Economia07.12.2021 06:20
Salvo. Ver Itens salvos.
Este artigo já foi salvo nos seus Itens salvos
 
© Reuters.

Agência Brasil - Começa nesta terça-feira (7) a última reunião do ano do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC). A reunião continua amanhã (8), quando será definida a taxa básica de juros, a Selic. Atualmente, a taxa está em 7,75% ao ano.

A taxa básica de juros é usada nas negociações de títulos públicos emitidos pelo Tesouro Nacional no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve de referência para as demais taxas da economia. É o principal instrumento do Banco Central para manter a inflação sob controle

A expectativa do mercado financeiro, consultado pelo BC, é que os juros básicos subam 1,5 ponto percentual, para 9,25% ao ano, em decorrência do aumento da inflação. O atual ciclo de alta da Selic começou em março deste ano, quando a taxa subiu de 2% para 2,75% ao ano.

O BC atua diariamente por meio de operações de mercado aberto – comprando e vendendo títulos públicos federais – para manter a taxa de juros próxima ao valor definido na reunião.

Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros, a finalidade é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Ao reduzir a Selic, a tendência é de que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle da inflação e estimulando a atividade econômica.

Entretanto, as taxas de juros do crédito não variam na mesma proporção da Selic, pois a Selic é apenas uma parte do custo do crédito. Os bancos também consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas

Reuniões 

O Copom reúne-se a cada 45 dias. No primeiro dia do encontro, são feitas apresentações técnicas sobre a evolução e as perspectivas das economias brasileira e mundial e o comportamento do mercado financeiro. No segundo dia, os membros do Copom, formado pela diretoria do BC, analisam as possibilidades e definem a taxa.

Inflação

Para 2021, a meta de inflação (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA), que deve ser perseguida pelo BC, definida pelo Conselho Monetário Nacional, é de 3,75%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 2,25% e o superior é 5,25%.

Segundo os últimos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPCA ficou em 10,67%, no resultado acumulado de 12 meses encerrados em outubro deste ano.

Copom inicia reunião para definir taxa básica de juros
 

Artigos Relacionados

Adicionar comentário

Diretrizes para Comentários

Nós o incentivamos a usar os comentários para se engajar com os usuários, compartilhar a sua perspectiva e fazer perguntas a autores e entre si. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

  • Enriqueça a conversa
  • Mantenha-se focado e na linha. Só poste material relevante ao tema a ser discutido.
  • Seja respeitoso. Mesmo opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
  • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
  • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
  • Evite palavrões, calúnias, ataques pessoais ou discriminatórios dirigidos a um autor ou outro usuário.
  • Somente serão permitidos comentários em Português.

Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de comentar no futuro, a critério do Investing.com

Escreva o que você pensa aqui
 
Tem certeza que deseja excluir este gráfico?
 
Postar
Postar também no :
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por este motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
Comentários (13)
Raphael Nunes
Raphael Nunes 07.12.2021 22:05
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
inflacao em 10% ...nao querem assumir uma inflacao verdadeira ...kkkkkk so enganam o brasileiro sem estudo ....ESTUDEM E VERAS KKKKK
Joaquim Santos
Joaquim Santos 07.12.2021 18:20
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Eita povo merecedor de ser chamado de terceiro mundo. Postam tanta idiotice
Mnldasilva Silva
Mnldasilva Silva 07.12.2021 11:08
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O ideal seria um acréscimo de 1, 75% na Selic, iniciar a quebra desse processo inflacionário.
José Artur Medina
José Artur Medina 07.12.2021 11:08
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Não vai adiantar. A inflação é decorrente do aumento dos custos de produção (dólar alto/petróleo alto). O consumo de bens duráveis não está super super super aquecido. A inflação não é por excesso de consumo, o que justificaria muito a elevação da Selic. Mas sim a elevação da Selic (ao atrair o dólar ...do investidor estrangeiro...reduziria o custo de produção de alguns produtos) Juros futuros (juros praticados) já começaram a cair já na sexta feira. Aguardar. A sorte está lançada, vida longa aos comprados , só os corajosos são felizes.
Laêcio Sousa
Laêcio Sousa 07.12.2021 9:33
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Como o ser humano pode ser tão estúpido e idiot@. é assustador ver comentários tão sem noção, é cada comentário pobre em todos os sentidos... a estupidez de fato cega os ignorantes.
Carlos Andre
Carlos Andre 07.12.2021 9:24
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
enquanto 👇👇👇👇 cocaína ,maconha,bebidas alcoólicas , prostitutas, estiver demamnda$ ai eu continua acreditando que o brasil é um dos melhores pais para si prospera$$$$$🤑🤑
caio tacla
caio tacla 07.12.2021 8:51
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
IGP caiu
Claudio Carvalheiro
Claudio Carvalheiro 07.12.2021 8:51
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Vai continuar atras da curva
caio tacla
caio tacla 07.12.2021 8:39
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
IGP caiu 8 hs
Danilo Ferreira
Danilo Ferreira 07.12.2021 8:30
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
A inflação é mundial, mas aqui no Brasil baixaram tanto a taxa de juros pra ajudar os empresários do agronegócio que já estamos beirando a hiperinflação. E agora não conseguem fazer o dólar cair porque o investidor estrangeiro caiu fora e não quer mais voltar.
José Artur Medina
José Artur Medina 07.12.2021 8:30
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Vá estudar!
caio tacla
caio tacla 07.12.2021 8:13
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
IGP divulgado, caiu
Mant Neuman
BombeiroAristide 07.12.2021 8:12
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O estagiário do BC, como tudo neste desgoverno esta perdido. Levou a taxa de juros a 2% de forma totalmente experimental e irresponsável. Agora, precisa ficar correndo desesperadamente atrás da curva sem conseguir controlar o dólar e a inflacao. A inflação é mundial, mas por aqui conseguiram colocar o Brasil com uma das piores taxas do MUNDO
Mostrar respostas anteriores (3)
Mant Neuman
BombeiroAristide 07.12.2021 8:12
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Que lindinho, Altair, seu kkkkk frenético me comove..... Se ficar com lágrimas nos olhos de chororo, me chama que eu te consolo. Posso pedir folga para a família Bozo....
Altair Jr
AltairJr 07.12.2021 8:12
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Mant Neuman aqui na Espanha escrevem jajajajajaja, posso mudar pra ti Kkkkkkk opa jajajajajaja
Paulo Takano
Paulo Takano 07.12.2021 8:12
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Sabe tudo, só mimimi pô
Gilberto Pessoa
Gilberto Pessoa 07.12.2021 8:12
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Vai estudar para ver se aprende alguma coisa FDP.
José Adelino de Freitas
José Adelino de Freitas 07.12.2021 8:12
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Idiotice tem limite.
Allan Rodrigues
Allan Rodrigues 07.12.2021 7:21
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O mundo está passando por uma inflação não apenas de custos , causada pela paralisação da cadeia de produção, mas também pela grande impressão de dinheiro que ajudou a manter a roda girando. Um dos fatores também foi o petróleo e o minério de ferro que possuem uma correção com a produção mudial e com o?crescimento da China, que concordando ou não está virando aos poucos uma das principais locomotivas do mundo, com o mundo globalizado quais quer problemas que o EUA ou China tenha afeta diratamente o mundo todo. Falando no cenário local, estámos tendo uma alta de juros, mas nada vai ser comparado quando os FED aumentar os juros , iremos ver um reajuste global de juros. Resumo: O maior mercado do mundo está de volta a Renda fixa, e isso vai diminuir o crescimento mundial por algum tempo. Façam suas apostas ou investimentos e bons negócios. "tome risco ou durma"
Altair Jr
AltairJr 07.12.2021 7:21
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
finalmente um comentário com bom senso, mas, creio que, assim que produção x demanda voltarem a se ajustar, a inflação irá acalmar, o dólar no Brasil ficará mais alto e só...logo tudo volta ao normal, mesmo depois de tanta impressão de dinheiro...
Mant Neuman
BombeiroAristide 07.12.2021 7:21
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Poxa, Altair, sem kkkkk? Fiquei triste. A única coisa que me diverte e se aproveita nos seus comentários é o seu frenesi pelo kkkkkk. Jajajajajjajajaa
RICARDO HEINECK
RICARDO HEINECK 07.12.2021 7:10
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
quando o mercado é economistas acham que taxa de 9,75% é normal é porque torcem para o pior no país. não é possível um país ser grande que a torcida sempre é contra,
Mostrar respostas anteriores (1)
Altair Honorato
Altair Honorato 07.12.2021 7:10
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Taxa de juros a 2% na canetada tava na cara que ia dar errado. Só os estagiários do BC não perceberam ou tinham interesse no dólar alto.
David Soares
David Soares 07.12.2021 7:10
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
esquerdalha é uma desgraça.... tão torcendo pra alta de juros e para o enriquecimento dos bancos.....essa esquerda acéfala so sabe ser do contra..se nao ta no grupinho deles é errado....sua Dilmanta deixou a inflação pior do q a que temos hj, isso pq nao tinha pandemia naquela epoca
Altair Jr
AltairJr 07.12.2021 7:10
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Pois é...meu xara devia adorar quando a Anta levou pra 16% a Selic...esquerdopata sendo gado Robotizado dos banqueiros...sindicalistas que nunca aprendem... dó deles
Josmar pereira sampaio
Josmar pereira sampaio 07.12.2021 7:10
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Não é possível virar um país "grande" porque os políticos lhes toma tudo !! E TÊM RETARDADO QUE ACHA QUE É COISA DE CORRUPTO DE ESQUERDA AINDA !! FICA COM SEU POLÍTICO CORRUPTO DE DIREITA DE ESTIMAÇÃO, AFUNDANDO A ECONOMIA !! PETISTAS E BOLSONARISTAS SÃO FARINHAS DO MESMO SACO IGUAIS AOS POLÍTICOS QUE IDOLATRAM !!
Altair Jr
AltairJr 07.12.2021 7:10
Salvo. Ver Itens salvos.