Últimas Notícias
0
Versão sem anúncios. Atualize sua experiência no Investing.com. Economize até 40% Mais detalhes

CPI da Covid pede indiciamento de Bolsonaro por 3 crimes contra humanidade e outros

Política20.10.2021 13:55
Salvo. Ver Itens salvos.
Este artigo já foi salvo nos seus Itens salvos
 
© Reuters. Relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros (MDB-AL) 06/10/2021 REUTERS/Adriano Machado

Por Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA (Reuters) -O relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros (MDB-AL), apresentou nesta quarta-feira o seu relatório e anunciou que o presidente Jair Bolsonaro será alvo de três pedidos de indiciamentos por crimes contra a humanidade, além de diversos outros crimes.

Ao abrir sua leitura em sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito do Senado, o relator afirmou que o resultado da CPI demonstra a omissão do governo e a intenção clara de expor a população ao coronavírus para atingir a imunidade de rebanho.

"Após seis meses de intensos trabalhos, esta Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia colheu elementos de prova que demonstraram sobejamente que o Governo Federal foi omisso e optou por agir de forma não técnica e desidiosa no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, expondo deliberadamente a população a risco concreto de infecção em massa", disse Renan.

O senador elencou a existência de um gabinete paralelo formado por médicos, políticos e empresários, para assessorar o presidente, o incentivo para que as pessoas negassem medidas como uso de máscara e adotassem o "tratamento precoce" com medicamentos sem eficácia, e a resistência à compra de vacinas como as provas de que o governo, e especificamente Bolsonaro, apostavam na imunidade natural de rebanho.

"Essa estratégia (da imunidade de rebanho) levou o presidente Jair Bolsonaro a resistir obstinadamente à implementação de medidas não farmacológicas, tais como o uso de máscara e o distanciamento social e, sobretudo, a não conferir celeridade na compra de imunizantes, mas, em sentido oposto, a dar ênfase a cura via medicamentos, por meio do chamado 'tratamento precoce'", disse Renan.

De acordo com o relator, Bolsonaro usou a máquina pública para incentivar que a população seguisse com sua rotina normal, mesmo tendo informações sobre os riscos.

"A ênfase do governo foi em proteger e preservar a economia, bem como em incentivar a manutenção das atividades comerciais, inclusive, com propaganda oficial apregoando que o Brasil não poderia parar", lembrou.

MUDANÇAS

Renan fez mudanças de última hora em seu relatório depois de uma jantar na noite de terça-feira em que os senadores independentes e de oposição se reuniram para aparar arestas.

Renan abriu sua apresentação com as justificativas para as alterações. Segundo o relator, havia dúvidas sobre a caracterização do crime de genocídio de indígenas, daí a opção por incluir mais um crime contra humanidade no texto final.

De acordo com Renan, foi durante a reunião que foi decidido trocar o pedido de indiciamento de Bolsonaro por genocídio de indígenas por crime contra a humanidade para tipificar melhor os crimes.

Além da questão indígenas, os outros pedidos de indiciamento por crimes contra a humanidade dizem respeito aos casos da falta de oxigênio em Manaus e da empresa Prevent Sênior, que utilizou um tratamento contra a Covid com medicamentos sem eficácia, que é defendido por Bolsonaro e por apoiadores.

Também foi retirado o pedido de indiciamento por crime de homicídio qualificado contra o presidente devido às argumentações técnicas do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), delegado por mais de duas décadas.

"Retiramos o crime de homicídio, nos rendemos aos argumentos técnicos e indiscutíveis do Senador Alessandro Vieira. Eu queria aproveitar a oportunidade para dizer que a posição do Alessandro, tecnicamente defensável, é a posição deste Relator e desta Comissão Parlamentar de Inquérito", disse Renan.

"Eu concordei com as mudanças no relatório, todos nós fizemos concessões."

O presidente também é alvo de pedidos de indiciamento pelos seguintes crimes: epidemia, infração de medida sanitária preventiva, charlatanismo, incitação ao crime, falsificação de documento particular, emprego irregular de verbas públicas, prevaricação, violação de direito social, incompatibilidade com dignidade, honra e decoro do cargo e crime de responsabilidade.

Também foi retirado o indiciamento do pastor evangélico Silas Malafaia, acusado inicialmente de incitação ao crime por divulgar notícias falsas. Renan não explicou o porquê da retirada de Malafaia do relatório.

(Edição de Pedro Fonseca)

CPI da Covid pede indiciamento de Bolsonaro por 3 crimes contra humanidade e outros
 

Artigos Relacionados

Adicionar comentário

Diretrizes para Comentários

Nós o incentivamos a usar os comentários para se engajar com os usuários, compartilhar a sua perspectiva e fazer perguntas a autores e entre si. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

  • Enriqueça a conversa
  • Mantenha-se focado e na linha. Só poste material relevante ao tema a ser discutido.
  • Seja respeitoso. Mesmo opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
  • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
  • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
  • Evite palavrões, calúnias, ataques pessoais ou discriminatórios dirigidos a um autor ou outro usuário.
  • Somente serão permitidos comentários em Português.

Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de comentar no futuro, a critério do Investing.com

Escreva o que você pensa aqui
 
Tem certeza que deseja excluir este gráfico?
 
Postar
Postar também no :
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por este motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
Comentários (31)
Mant Neuman
BombeiroAristide 20.10.2021 19:13
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Ladrão que prende ladrão tem 100 anos de perdão.
Julio Cesar Fugioka
Julio Cesar Fugioka 20.10.2021 17:21
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Que credibilidade que esse senador Renan Calheiros tem? um dos políticos mais sujo de Brasília, a sorte dele é que o STF vive arquivado os processos dele e nunca dá nada.
welington felix
welington felix 20.10.2021 16:46
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Já é momento para ligar pra pizzaria.
Milton Heyde de Macedo
Milton Heyde de Macedo 20.10.2021 15:25
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
GENOCÍDA na CADEIA JÁ
David Soares
David Soares 20.10.2021 14:47
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
ta na hora do povo voltar pra rua pra tirar esses senadores corruptos
sida kraveski
sida kraveski 20.10.2021 14:35
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
prende logo esse verme
Cícero RP
Cícero RP 20.10.2021 14:28
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O genocida mundial xingling vermelho já matou 5 milhões com sua peste, até agora, e o culpado é Bolsonaro!!🙉🤣... E onde estão os bilhões e bilhões dados aos GOVERNADORES E PREFEITOS pra combate a peste hein??!! Isso a cpi bizarra corrupta fecha os olhos!!🤦
Ander Prychua
Ander Prychua 20.10.2021 14:15
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Bolsonaro22
Roberto Santarém
Santarém 20.10.2021 14:11
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
78 é pouco, deveria ser 1 ano para cada morte!
Lucas Luis da Silva
Lucas Luis da Silva 20.10.2021 12:34
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O título correto seria: "Sentenciado em mais de 10 processos por Corrupção, Formação de Quadrilha e Estelionato julga Presidente culpado"... mas se o que ele faz serve à narrativa de Imprensa, vale tudo...
Julimar Pieri
Julimar Pieri 20.10.2021 12:25
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Bolsonaro 2022 para o choro, ódio e desespero da esquerda derrotada e da mídia podre e corrompida sem dinheiro público
Rodrigo Mello
Rodrigo Mello 20.10.2021 12:13
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
🤣 🤣 🤣 🤣 🤣 🤣 Patético.... TOMA BOLSONARO 2022 🇧🇷 🇧🇷
Luciano Macedo
Luciano Macedo 20.10.2021 12:10
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
já que a justiça não prende o Renan, pelos crimes cometidos, comprovados, julgado. tenho a impressão que o povo de Alagoas, vai tirar o mandato de senador desse cidadão!!!
Ricardo Cunha Mattos Portella
Ricardo Cunha Mattos Portella 20.10.2021 12:09
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Tem alguém que acredita nesses palhaços? Ainda continuam dando voz para esses corruptos, é brincadeira!
Laêcio Sousa
Laêcio Sousa 20.10.2021 12:07
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
hahahahahaha, tá de brincadeira ser julgado pelo Renan Calheiros envolvido em vários processos de corrupção, Omar Azis, ex governador do Amazonas onde faltou oxigênio na pandemia msm tendo recebido vinhos dos cofres públicos, estado já vicia uma calamidade na saúde pública e o fanfarrão Randolfo (mentiroso) Rodrigues, o cara tem a cara de pau de falar na CPI que era mentira o que houve em sua própria live com médicos que ele apresentou como merecedores de medalha por salvarem vidas no seu estado. abre o olho galera.
Anderson Dallapicola
Anderson Dallapicola 20.10.2021 12:04
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
kkkk que piada!! O circo montado pelos canalhas termina em breve, e o resultado? Nenhum!! O povo está acordando lentamente graças a internet, Imprensa marrom desesperada, tetas secando tbm!
Cleverson Lorenssetti
Cleverson Lorenssetti 20.10.2021 12:02
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
retificando os anjinhos do consórcio do nordeste
Cleverson Lorenssetti
Cleverson Lorenssetti 20.10.2021 12:00
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
e os bandidos do consórcio do nordeste, vão ficar impune
Valdemir Molini
Valdemir Molini 20.10.2021 11:59
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Esses vagabundos são os mesmos que afundaram o país e agora querem se pintar de Salvador da pátria isso é uma vergonha.
Laêcio Sousa
Laêcio Sousa 20.10.2021 11:59
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
povo tem memória curta amigo, parece até piada!
Sandra Pires
Sandra Pires 20.10.2021 11:55
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Esse bandido colocar isso como crime contra a humanidade é banalizar o sofrimento daqueles que foram torturados e mortos cruelmente pelos regimes ditatoriais do nazismo, stalinismo, chavismo etc
Othon Azevedo
Othon Azevedo 20.10.2021 11:52
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
A classe política que investiga e cobra é a mesma que nunca investiu na saúde, segurança e educação, troux@ é aquele que acredita que os interesses coletivos sobressai aos individuais.
Sandra Pires
Sandra Pires 20.10.2021 11:52
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Bandido e vagabundo querendo impressionar.
Felipe Johansen
Felipe Johansen 20.10.2021 11:48
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
e o Renan contra humanidade e animais também
marcilon coelho melo
marcilon coelho melo 20.10.2021 11:46
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
quem é a favor do PT é tudo Maconheiro e Ladrão...por isso o Brasil tá assim!!!
Edir Borges
Edir Borges 20.10.2021 11:46
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Por que todo bolsonarista fanático tem que mencionar o PT quando se atinge de cheio esse asno de Bostanaro? Cara, o PT morreu! quem é presidente é esse asno de bolsonaro. Deixe de serem bitolados e cegos e sejam um pouco mais críticos. Esse asno está acabando com o país. E o preço da gasolina? Qtos aumentos teve esse ano? E daí... é só um aumentinho né! Afinal, colocou um general para ver ser regularizava o preço, no entanto agora coloca culpa nos governadores que praticam o mesmo indice de icms a mais de 20 anos.  O Bolsonarista fanático que tem um político de estimatimação é mais bolsonarista que o próprio asno!!!!
Lucascaff lucass
Lucascaff lucass 20.10.2021 11:43
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
kkkkkkk esses esquerdistas kkkkkk
Edir Borges
Edir Borges 20.10.2021 11:43
Salvo. Ver Itens salvos.