Últimas Notícias
0
Versão sem anúncios. Atualize sua experiência no Investing.com. Economize até 40% Mais detalhes

Últimas Notícias

PayPal afirma que não busca compra do Pinterest

Ibovespa engata 3ª semana de queda com riscos domésticos e Vale

Ações17.09.2021 18:03
Salvo. Ver Itens salvos.
Este artigo já foi salvo nos seus Itens salvos
 
© Reuters.

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa fechou em queda de 2% nesta sexta-feira e engatou a terceira perda semanal consecutiva, ampliando as perdas em setembro para mais de 6%, reflexo do desconforto de agentes financeiros com um combo de questões sem sinais de equacionamento no curto prazo no Brasil.

O risco de desrespeito ao teto dos gastos é um dos problemas que ocupa os holofotes no momento, sem avanço nas negociações envolvendo os precatórios, com uma fatura de quase 90 bilhões de reais a vencer em 2022, enquanto o governo busca um Auxílio Brasil mais robusto.

Na quinta-feira, o presidente Jair Bolsonaro editou um decreto com elevação do IOF para custear o aumento no valor do novo programa social do governo que irá substituir o Bolsa Família.

Essa dúvida tem fomentado preocupações com a situação fiscal no país e a percepção é de que, sem um desfecho, continuará pressionado os ativos brasileiros.

Ao mesmo tempo, há piora nas perspectivas de crescimento da economia brasileira, inflação elevada e juros maiores, bem como uma crise hídrica. Na próxima semana, o Banco Central anuncia decisão de política monetária e a previsão é de que a Selic seja elevada para 6,25% ao ano.

LEIA MAIS: Cenário econômico não deve ter melhora "considerável" até fim de 2022, avalia Rio Bravo

No exterior, o noticiário chinês, principalmente, tem corroborado com as vendas na bolsa paulista, em meio a sinais de desaceleração da segunda maior economia do mundo, bem como medidas regulatórias, o que tem pressionado os mercados de ações e commodities, notadamente os preços do minério de ferro.

"O principal ponto é o desaquecimento econômico do lado chinês, bem como a continuidade nas sanções do lado corporativo, que tem afetado principalmente o preço do minério de ferro", afirmou Antonio Pedrolin, líder da mesa de renda variável da Blue3, destacando o reflexo em particular nas ações da Vale.

Wall Street pouco ajudou nesta semana, com o S&P 500 também acumulando o segundo declínio semanal consecutivo, em meio a receios sobre o ritmo da atividade econômica norte-americana e o risco de aumento na tributação de empresas, com decisão do Federal Reserve na próxima quarta-feira.

Nesta sexta-feira, o Ibovespa caiu 2,07%, a 111.439,37 pontos, menor patamar de fechamento desde 9 de março, acumulando perdas de 2,49% na semana e de 6,18% no mês. No ano, a queda agora é de 6,37%.

VEJA TAMBÉM: Vale: frete caro e minério mais barato fazem UBS recomendar venda das ações

O índice Small Caps cedeu 1,16%, a 2.742,19 pontos, mas subiu 0,57% na semana, enquanto no mês ainda perde 3,75%, contabilizando declínio de 2,84% em 2021.

O volume negociado no pregão nesta sexta-feira somou 44,58 bilhões de reais, influenciado pelas operações relacionadas ao vencimento de opções sobre ações.

DESTAQUES DO IBOVESPA DO ACUMULADO DO MÊS:

- VALE ON (SA:VALE3) perde 12,70%, pressionada pelo declínio nos preços do minério de ferro na China em meio a restrições na produção siderúrgica no país asiático e perspectivas de aumento da oferta da commodity no mundo, além de sinais de desaquecimento da segunda maior economia do mundo. Nem o anúncio de dividendo de 8,10 reais por ação pela mineradora atenuou as vendas. Apenas nessa semana, a ação acumulou queda de mais de 9%. No setor, USIMINAS PNA (SA:USIM5), CSN ON (SA:CSNA3) e GERDAU PN (SA:GGBR4) caem 19,97%, 14,52% e 13,14% no mês, respectivamente.

- VIA ON  contabiliza uma perda de 18,58%, entrando no terceiro mês consecutivo de baixa, com o noticiário nas últimas semanas incluindo investimento em startups, enquanto busca ampliar serviços do braço financeiro BanQi. Outros pares do setor também vêm sofrendo, em meio perspectivas de desaceleração nas vendas no terceiro trimestre. MAGAZINE LUIZA ON (SA:MGLU3) cai 9,16% e AMERICANAS ON (SA:AMER3) perde 11,12%.

- CIELO ON (SA:CIEL3) recua 14,29%, no quarto mês seguido de baixa, tendo atingido mínima histórica intradia a 2,35 reais nessa semana, conforme segue castigada por fatores como queda na participação de mercado e ausência de sinais de trégua na concorrência em meios de pagamentos. Na última segunda-feira, a empresa anunciou a cessão de direitos relacionados à plataforma Bitz.

- MINERVA ON (SA:BEEF3) sobe 16,72%, com o setor de proteínas entre os destaques positivos no mês. MARFRIG ON (SA:MRFG3) avançou 10,28% e JBS ON (SA:JBSS3) teve alta de 4,59%, resistindo à suspensão de exportações de carne bovina brasileira para a China, bloqueio temporário à Arábia Saudita e maiores restrições nos embarques à Rússia, após registro de dois casos atípicos de vaca louca. Antes disso, o setor vinha passando por um momento de exportação de carne bovina recorde pelo Brasil, com embarques de frango e suínos também mostrando altas relevantes.

- ASSAÍ ON (SA:ASAI3) valoriza-se 13,03%, reagindo após acumular performance negativa no mês passado. O grupo anunciou nessa semana parceria com a Cornershop, que permitirá que clientes em mais de 25 cidades façam suas compras pelo aplicativo Cornershop by Uber (NYSE:UBER) (SA:U1BE34) ou por meio da funcionalidade Mercado, disponível no Uber e Uber Eats.

- WEG ON (SA:WEGE3) avança 10,21%, buscando retomar fôlego, após correção desde as máximas históricas no começo do ano, de mais de 20% até o final de agosto. No começo da semana, a companhia anunciou a aquisição da empresa mineira de transformadores para instrumentos e conjuntos de medição Balteau, aumentando portfólio de produtos complementares.

Veja o comportamento dos principais índices setoriais na B3 (SA:B3SA3) no acumulado do mês:

- Índice financeiro: -7,73%

- Índice de consumo: -2,26%

- Índice de Energia Elétrica: -0,21%

- Índice de materiais básicos: -11,74%

- Índice do setor industrial: -4,87%

- Índice imobiliário: -4,36%

- Índice de utilidade pública: +0,34%

Ibovespa engata 3ª semana de queda com riscos domésticos e Vale
 

Artigos Relacionados

PayPal afirma que não busca compra do Pinterest
PayPal afirma que não busca compra do Pinterest Por Reuters - 25.10.2021

Por Juby Babu e Shubham Kalia e Sachin Ravikumar (Reuters) - O PayPal (NASDAQ:PYPL) (SA:PYPL34) disse que não está tentando comprar o Pinterest (NYSE:PINS) no momento, respondendo...

Adicionar comentário

Diretrizes para Comentários

Nós o incentivamos a usar os comentários para se engajar com os usuários, compartilhar a sua perspectiva e fazer perguntas a autores e entre si. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

  • Enriqueça a conversa
  • Mantenha-se focado e na linha. Só poste material relevante ao tema a ser discutido.
  • Seja respeitoso. Mesmo opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
  • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
  • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
  • Evite palavrões, calúnias, ataques pessoais ou discriminatórios dirigidos a um autor ou outro usuário.
  • Somente serão permitidos comentários em Português.

Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de comentar no futuro, a critério do Investing.com

Escreva o que você pensa aqui
 
Tem certeza que deseja excluir este gráfico?
 
Postar
Postar também no :
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por este motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
Comentários (41)
David Soares
David Soares 20.09.2021 6:12
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
riscos domésticos meu ovo...o mercado americano está derrubando as bolsas no mundo todo
Wallacy Freitas
Wallacy Freitas 18.09.2021 11:37
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
E a experiência liberal foi escarrada para dar lugar ao projeto de reeleição.Guedes não liberal, Guedes é Bolsonaristas.
Bruno Almeida
Bruno Almeida 18.09.2021 11:37
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Bolsonaro 2022
João Pombo
João Pombo 18.09.2021 11:37
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Liberalismo na prática é isso aí...
Wallacy Freitas
Wallacy Freitas 18.09.2021 11:29
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Guedes incompetente
Wallacy Freitas
Wallacy Freitas 18.09.2021 11:28
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Fora Bolsonaro. Bolsonaro traidor.
Bruno Almeida
Bruno Almeida 18.09.2021 11:28
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Bolsonaro 2022 😎
Wallacy Freitas
Wallacy Freitas 18.09.2021 11:27
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
#ForaBolsonaro Traidor.
Gerson Santos
Gerson Santos 18.09.2021 11:22
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
fora, bolsonaro, fora PT, fora corrupçao desgraçada...
rogerio vanadia
rogerio vanadia 18.09.2021 10:41
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
ué não era só tirar a Dilma que o Brasil decolava? povo burro merece. mercado só vê $ mercado não quer impostos, regulação quer povo escravo e pobre e eles ricos. há de ter um mínimo de equilíbrio. não é correto uma pessoa ter 100 bi e pessoas morrendo de fome. isso não é ser humano penso eu.
Edson Ferreira de Souza
Edson Ferreira de Souza 18.09.2021 7:04
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O Bozo e o gado estão certos! Os globalistas e os comunistas é quem sao os culpados. Viva a terraprana!
Joaquim Santos
Joaquim Santos 18.09.2021 5:52
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
A economia ladeira abaixo e o posto ipiranga nao toma uma medida boa e ainda concorda com o Bozo no aumento fo IOF. So ferrando o pais
Renato FS
Renato FS 17.09.2021 22:25
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
"O mercado reage, dólar sobe, a bolsa cai. Mas o mercado tem que dar um tempinho também, né? Dar um tempinho também, um pouquinho de patriotismo não faz mal a ele, não ficar aí aceitando essa pilha.” (Jair Bolsonaro - O rei do gado)
Lucas Zimmer
Lucas Zimmer 17.09.2021 22:25
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
"a B3 e o dólar são esquerdistas q só atrapalham meu desgoverno" by: mito da rachadinha
rogerio vanadia
rogerio vanadia 17.09.2021 22:25
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
kkkkkk patriotismo kkkkk vc é muito burro desculpa. seu mito só pensa em rachadinha e liberar os filhos da cadeia. fala uma coisa que esse desgoverno fez???
Zacharias Silveira
AntiMilitância 17.09.2021 22:11
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Devido ao alto número de alienados aqui, quanto mais deslikes eu recebo, mais eu percebo que estou no caminho certo, um fórum feito pra discutir sobre a bolsa de valores e o pessoal não tira o Bolsonaro da boca, acham que tudo se limita a ele e se vem alguém explicar que a coisa não é tão simples assim te chamam dos piores nomes possíveis, mas ser atacado por uma multidão de idiotas é o preço que se paga por não ser um deles.
Wallacy Freitas
Wallacy Freitas 17.09.2021 22:11
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
gado é gado. muuuuu
David Soares
David Soares 17.09.2021 22:11
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
aqui a esquerda sao tudo leões....nas ruas nao sao nem ratos....deu pra ver a "força " deles nas manifestações
Jeferson Oliveira
Jeferson Oliveira 17.09.2021 22:08
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Bolsonaro é horrivel e o seu futuro sucessor é horrível, também. Digam näo a estes bandidos!
Patrícia Borges
Patrícia Borges 17.09.2021 22:02
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
se perder suporte dos 109k...e tudo leva a crer que vai...outro bom suporte só em 96k...que Deus nos ajude.
Zacharias Silveira
AntiMilitância 17.09.2021 22:02
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Temos que reclamar com os tubarões, eles que estão socando venda fazendo tudo despencar sem motivo.
Júnior Souza
Júnior Souza 17.09.2021 21:49
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
A crise no país tem nome e chama-se Jair Messias Bolsonaro. Como pode um cara que sempre foi um zero a esquerda como deputado ser visto como salvador da pátria? Foi muito desespero dos eleitores e o pior é que ainda tem fanático que apoia.
Zacharias Silveira
AntiMilitância 17.09.2021 21:49
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Não sei se você sabe, mas a bolsa não gira em torno do Bolsonaro, apesar de ter sua parcela de culpa, ele é um dos fatores que pouco afeta a bolsa, o problema maior de todos é indiscutivelmente a especulação sem fundamentos que fazem aqui, onde os tubarões jogam o preço das ações pra onde querem mesmo que não tenha motivo pra isso e no momento atual não é pra tanto essas quedas estão bem exageradas e mais baseadas em boatos do que em fatos, informe-se e pare de ser alienado.
Júnior Souza
Júnior Souza 17.09.2021 21:49
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
mano, nem te conheço. O que vc sabe sobre mim pra me chamar de alienado? E quem disse que a Bolsa gira em torno de Bolsonaro aqui? A crise política causada por nosso incompetente presidente, afeta drasticamente a bolsa, assim como a especulação afeta tbm. É uma soma de fatores! Aí vc acha então que a queda da bolsa é por causa dos "tubarões?". Francamente. O país não tem paz e nem equilíbrio econômico pra se desenvolver com esse bando de malucos no poder.
Antonio Carlos Origa Junior
Antonio Carlos Origa Junior 17.09.2021 21:27
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Se o ibovespa caiu 2% e a Vale caiu menos de 2%, conclusão óbvia de que não teve nenhuma responsa na queda da bolsa
Rodrigo Amaral
Rodrigo Amaral 17.09.2021 21:15
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Esse texto só possui duas verdades, o resto é cortina de fumaça e ideologia. Primeira verdade: Crise hídrica (100% natureza e 0% de política. Segunda verdade: Bolha imobiliária chinesa (por favor, estudem a fundo Evergrande). O resto é groselha pura.
Sérgio Moura
Sérgio Moura 17.09.2021 21:13
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Long Squeeze nas sardinhas. Mercado testando os stops e pelos comentários já começou a pegar alguns
Sebastião Flores
Sebastião Flores 17.09.2021 20:54
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Adeptos do Bolsonaro acham que quem é contra o seu mito é comunista, do PT, etc. O maior representante hoje do Mercado é o Amoêdo do partido Novo que diga-se de passagem: apoiou o Bolsonaro até onde foi possível. O problema do Bolsonaro é que além de ser um incapaz, possui uma equipe de ministros incapazes também. Certamente se ele (o Bolsonaro) cumprisse o que prometida, ninguém aqui estaria contra. O Mercado, que são todos os investidores do mercado de capital, precisa que o Brasil dê certo e com o Bolsonaro não é possível. SIMPLES ASSIM!
Wallacy Freitas
Wallacy Freitas 17.09.2021 20:54
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Bolsonaro é um Ladrão, ele os filhos dele. O que puder roubar eles roubam.
Dom Luiz
Dom Luiz 17.09.2021 20:53
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
A CHINA ANUNCIARÁ O MAIOR CALOTE DA HISTÓRIA MODERNA!!! PREPAREM-SE!!!
Mant Neuman
BombeiroAmigo 17.09.2021 20:53
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
De novo o alucinado das teorias conspiratórias..... Lehman Brothers declarou falência, deixando pendurada um conta de US$ 691 bilhões
João Paulo Andrade
João Paulo Andrade 17.09.2021 20:29
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O Brasil vai ladeira a baixo. Pqp.
JOÃO JORGE
JOÃO JORGE 17.09.2021 20:20
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Bolsonaro 2022.
Abraão Lincoln
Abraão Lincoln 17.09.2021 20:20
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
V. T. N. C. seu F. D. P.!!!!!!
Abraão Lincoln
Abraão Lincoln 17.09.2021 20:20
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Voce e ele!!!
Ademar Adams
Ademar Adams 17.09.2021 20:20
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Na cadeia ou no hospício…
jorge rubens
jorgerubens 17.09.2021 20:20
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Abrão kkkkkkk pouca ideia!!!!!kkkkk
JOÃO JORGE
JOÃO JORGE 17.09.2021 20:17
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Será que a Vale subiu demais? 🤔
JOÃO JORGE
JOÃO JORGE 17.09.2021 20:17
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Mglu eu sei que subiu.
jorge rubens
jorgerubens 17.09.2021 20:17
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
pergunta lá Ipiranga guedes!!!!kkkk
Ginez Romero júnior
Ginez Romero júnior 17.09.2021 20:10
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
será que vai faltar energia na mansão do filho ladrão do Bozo ?
Mant Neuman
BombeiroAmigo 17.09.2021 20:10
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Qual mansão? A do caçula ou do Lulinha Bolsonaro?
Luiz Henrique Silva
LuizHCS 17.09.2021 20:08
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O legal é o argumento do gado, tem que aumentar impostos para os pobres, mesmo discurso do Lula que usava o Bolsa Familia para permanecer no poder. Gado o presidento não deveria reduzir os gastos públicos?
Ginez Romero júnior
Ginez Romero júnior 17.09.2021 20:08
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Gado é tudo idiota .
David Tribal
David Tribal 17.09.2021 19:56
Salvo. Ver Itens salvos.