Últimas Notícias
0
Versão sem anúncios. Atualize sua experiência no Investing.com. Economize até 40% Mais detalhes

Ibovespa tem semana negativa com receios sobre PIB e riscos político-fiscais no Brasil

Ações20.08.2021 17:56
Salvo. Ver Itens salvos.
Este artigo já foi salvo nos seus Itens salvos
 
© Reuters. Paineis eletrônicos com cotações de ações da Eletrobras. 20/8/2021. REUTERS/Andrew Kelly

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa fechou em alta nesta sexta-feira, no segundo dia seguido de trégua, mas teve performance negativa na semana, em meio a receios com um eventual começo da redução de estímulos monetários nos Estados Unidos e a retomada econômica mundial.

A ata da última reunião do banco central norte-americano mostrou na quarta-feira que membros do Federal Reserve esperam dar início à redução de estímulos ainda neste ano, começando a reduzir seu programa de compra de títulos, provocando ajustes relevantes em ativos de risco como ações.

Em paralelo, dados chineses mostraram no começo da semana que o crescimento da produção industrial e das vendas no varejo desacelerou com força em julho, corroborando preocupações com a retomada econômica global, em um momento no qual crescem os casos de Covid-19 no mundo com a disseminação da variante Delta.

No caso das commodities, particularmente o minério de ferro, que despencou 8% na semana, também pesaram perspectivas de menor consumo em meio a decisões da China de limitar a produção de aço neste ano, e aumento de oferta esperado por mineradoras locais, pelo Brasil e por países não convencionais no setor.

O cenário político brasileiro também pesou, com agentes financeiros cada vez mais aflitos com o risco de interesses eleitorais prevalecerem sobre a racionalidade econômica, com efeitos principalmente no desempenho fiscal.

A votação da reforma do Imposto de Renda foi adiada, não houve avanços em relação à PEC dos Precatórios e o presidente Jair Bolsonaro seguiu atacando ministros do STF, mantendo elevada a tensão entre os Poderes. E a popularidade do presidente continuou piorando.

Apesar de o mercado ter estado mais calmo nesta sexta-feira em relação aos últimos dias, a avaliação do economista da VLG Investimentos, Leonardo Milane, é de que permanece no ar a apreensão com "toda essa lambança política com impacto fiscal".

No cenário corporativo, terminada a temporada de balanços, analistas avaliaram positivamente de modo geral os números do segundo trimestre, com a maioria das companhias avaliadas trazendo resultados em linha ou acima das expectativas.

Nesta sessão, o Ibovespa subiu 0,76%, a 118.052,77 pontos, mas acumulou perda de 2,59% na semana. Em agosto, contabiliza perda de 3,08% No ano, a queda agora é de 0,81%.

O índice Small Caps avançou 1,58%, a 2.834,50 pontos, mas com recuo de 1,17% na semana. No mês, perde 4,32%, mas em 2021 ainda tem acréscimo de 0,43%.

O giro financeiro na bolsa somou 30,6 bilhões de reais nesta sexta, dia de vencimento dos contratos de opções sobre ações.

DESTAQUES DO IBOVESPA DO ACUMULADO DO MÊS:

- CPFL (SA:CPFE3) ENERGIA sobe 10,78%, ainda embalada pelo salto de 143,6% no lucro do segundo trimestre, para 1,126 bilhão de reais, em meio à retomada no consumo de eletricidade no país. O índice do setor elétrico na B3 (SA:B3SA3) tem até agora a melhor performance entre os índices setoriais da bolsa em agosto.

- COPEL PNB (SA:CPLE6) avança 9,64%, tendo de pano de fundo anúncio de novo Programa de Demissão Incentivada com a venda da Copel Telecom, negócio que estimou que terá um positivo de cerca de 1,2 bilhão de reais no terceiro trimestre. A elétrica do Paraná também disse que o governo do Estado quitou o saldo da Conta de Resultados a Compensar, de 1,4 bilhão de reais. Ainda no radar está a privatização de sua unidade de gás Compagas.

- LOJAS AMERICANAS ON (SA:LAME4) perde 21,16%, ainda sofrendo com ajustes no valor do papel após a combinação de parte de ativos com a B2W (SA:AMER3), que resultou na Americanas. Nos últimos pregões, a divulgação do balanço do segundo trimestre, bem como ruídos e anúncio de aquisição pela Americanas, previsão de sinergias com a fusão e programa de recompra de ações. AMERICANAS ON  mostra declínio de 16,62%.

- QUALICORP ON (SA:QUAL3) recua 20,08%, ainda na esteira da queda do lucro do segundo trimestre, com piora em margens, enquanto o crescimento da receita líquida veio às custas de maiores despesas com itens como marketing. A companhia também anunciou recentemente a aquisição de 100% do capital do Grupo Elo por 129,5 milhões de reais.

Veja o comportamento dos principais índices setoriais na B3 no acumulado do mês:

- Índice financeiro: -4,04%

- Índice de consumo: -0,63%

- Índice de Energia Elétrica: +2,71%

- Índice de materiais básicos: -6,89%

- Índice do setor industrial: -1,11%

- Índice do setor industrial: -8,25%

- Índice de utilidade pública: +2,43%

Ibovespa tem semana negativa com receios sobre PIB e riscos político-fiscais no Brasil
 

Artigos Relacionados

Adicionar comentário

Diretrizes para Comentários

Nós o incentivamos a usar os comentários para se engajar com os usuários, compartilhar a sua perspectiva e fazer perguntas a autores e entre si. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

  • Enriqueça a conversa
  • Mantenha-se focado e na linha. Só poste material relevante ao tema a ser discutido.
  • Seja respeitoso. Mesmo opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
  • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
  • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
  • Evite palavrões, calúnias, ataques pessoais ou discriminatórios dirigidos a um autor ou outro usuário.
  • Somente serão permitidos comentários em Português.

Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de comentar no futuro, a critério do Investing.com

Escreva o que você pensa aqui
 
Tem certeza que deseja excluir este gráfico?
 
Postar
Postar também no :
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por este motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
Comentários (27)
Marcio Reinert
Marcio Reinert 22.08.2021 21:20
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
China manipulando preços para comprar aço mais em conta. Socaram Vale e Petro em funçao do vencimento das opçoes. esta semana já refresca. Gasolina, diesel, somente com açoes de governadores diminuindo maldito imposto que mantem o exercito de funcionarios públicos. Todo mundo sabe disso. Go Brasil.
Will Davi Mito
Will Davi Mito 21.08.2021 10:22
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O verdadeiro patriota 🇧🇷 enxerga coisas que ninguém consegue enxergar. O 🇧🇷 Tá uma maravilha! Juros baixo, desemprego baixo, inflação baixa, combustíveis barato, barril de petróleo caindo e o preço na bomba subindo, tá uma maravilha esse Brasil.
Miguel Henrique
Miguel Henrique 21.08.2021 10:22
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
E não é ironia KKKKK
fumio paulo yendo
fumio paulo yendo 21.08.2021 1:30
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Não é o risco país. Tá acontecendo no mundo todo. Governo do Brasil é que está afetando mundo todo?
Fabio Curty
Fabio Curty 20.08.2021 22:20
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Esperem a mudança de tom da bolsa e os escritos dos analistas para semana após a fim da temporada de resultados lá de fora. Querem espremer até o fim do caldo da laranja lá  para depois fazerem o mesmo aqui.
Will Davi Mito
Will Davi Mito 20.08.2021 22:06
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
🇧🇷Patriotas ainda bem que o Bolsonaro ganhou em 2018 né? O 🇧🇷 Tá uma maravilha! Juros baixo, desemprego baixo, inflação baixa, combustíveis barato, barril de petróleo caindo e o preço na bomba subindo, tá uma maravilha esse Brasil, eu ia pra cuba nem vou mais.
Flavio Moura
Flavio Moura 20.08.2021 21:55
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
os youtubbers ricos investidores que vcs assistem hoje foram os que apostaram em 2008 quando tudo ia para o buraco....fizeram grandes realizações 1000% ...e agora mesmo com uma pandemia que tornou cenário econômico tão pior quanto 1929 ou o pós segunda guerra mundial...o povo reclama ao invés de arregaçar as mangas e desta vez matar p0liticamente aqueles que detonaram o país 16 anos e muitos que estão ai na política geração a geração desde Deodoro da Fonseca para ver ae moraliza de uma vez, não ficam ai dando ouvido a GIobo UOL partidos e poIiticos do mensalão ou vc acha que algum deles quer salvar vidas com vacinas, ah vá, os mesmo como os artistas ai numa boa em férias sem mascaras!!!
suzana lima
suzana lima 20.08.2021 21:42
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
fora bolsotario impeachment já 💩🤡🤡🤡💩😈
carlos carlos
carlos carlos 20.08.2021 21:42
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
EU AUTORIZO
Will Davi Mito
Will Davi Mito 20.08.2021 21:40
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
🇧🇷Patriotas vou dizer uma coisa se deixarem o Bolsonaro govenar, garanto que até o fim do ano ele termina de quebrar tudo. Força Bozo tamo junto, Talibã não é nada perto de você.
Mant Newmann
MaNve 20.08.2021 21:31
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Bozo corrupto? Dá um Google: 6 milhoes em cartão  corporativo 2021 recorde histórico; Tratoraço; Emendas de  relator 18bi; fundao 5,7 bi 4 bi; Covaxin superfaturada  (vários militares envolvidos); saques em espécie V.T,C, Log  Ministério da Saude; itaipu cidinha conselho;  Onyx  Condenado; Mansão Flavio Bolsonaro; FNDE 117 laptops por  aluno; Lira réu por corrupção; Salles contrabando; Wal do  Açai; Micheque; Queiroz; Laranja Marcelo Álvaro Antonio;  Superfaturamento Coronel George; Carteira de Crédito BTG  BB; CVM put Petrobrás; Ciro Nogueira Petrolão; Sargento  cocaina; Adriano da Nobrega; Pazuello mentiu; Cueca Chico  Rodrigues; Rachadinha André Siqueira Valle; Usina Ricardo  Barros. Crivella condenado embaixador sem passaporte;  Roberto Jefferson Mensalao PT.Só gente honesta no entorno  do Rei da Rachadinha, mas isso é mera coincidëncia....
César Ferreira
César Ferreira 20.08.2021 21:31
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Quanto vc ganha p falar mentira e besteira o dia todo nesse site? Tá perdendo a boquinha nalgum lado né
Mant Newmann
MaNve 20.08.2021 21:30
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Bozo corrupto? Dá um Google: 6 milhoes em cartão  corporativo 2021 recorde histórico; Tratoraço; Emendas de  relator 18bi; fundao 5,7 bi 4 bi; Covaxin superfaturada  (vários militares envolvidos); saques em dinheiro VTCLog  Ministério da Saude; itaipu cidinha conselho;  Onyx  Condenado; Mansão Flavio Bolsonaro; FNDE 117 laptops por  aluno; Lira réu por corrupção; Salles contrabando; Wal do  Açai; Micheque; Queiroz; Laranja Marcelo Álvaro Antonio;  Superfaturamento Coronel George; Carteira de Crédito BTG  BB; CVM put Petrobrás; Ciro Nogueira Petrolão; Sargento  cocaina; Adriano da Nobrega; Pazuello mentiu; Cueca Chico  Rodrigues; Rachadinha André Siqueira Valle; Usina Ricardo  Barros. Crivella condenado embaixador sem passaporte;  Roberto Jefferson Mensalao PT.Só gente honesta no entorno  do Rei da Rachadinha, mas isso é mera coincidëncia....
Olavo Bilionario
Olavo Bilionario 20.08.2021 21:18
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
aperta 13 e confirma!! engulam a pilula! É Lula de novo presidente do Brasil!
Waguiner Moretti
Waguiner Moretti 20.08.2021 21:18
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Ladrão tem que ficar na cadeia, já fudeu muito o país, absurdo!!!
Eliane Bernardi
Eliane Bernardi 20.08.2021 20:41
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Pelo que saiba a bolsa derreteu tbm pq seguiu o exterior, só acho que Reuters nao sabe o que escreve, mimimi!
Mant Newmann
MaNve 20.08.2021 20:41
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Sim, derrete quando o exterior sobe e derrete mais ainda quando o exterior cai.... Acho que a Reuters sabe um pouco mais que a Sra Bernardi....
Luiz Augusto
Luiz Augusto 20.08.2021 20:10
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
segunda-feira a bolsa derrete graças ao acéfalo do presidente
Rafael Rocha
Rafael Rocha 20.08.2021 20:10
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
tô até vendo o Ibovespa chegar em 100 rapidinho até o final do mês
JP Gomes
JP Gomes 20.08.2021 20:10
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
A bolsa cai aqui porque o petróleo e o minério de ferro cai, a bolsa sobe porque eles sobem. Sai dessa bolha, vai te fazer mal.
Tiger Blue
Tiger Blue 20.08.2021 20:06
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
semana que vem tem mais kkkkkkk
David Tribal
David Tribal 20.08.2021 19:56
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
não se preocupem eu capitão cloroquina,acabo de pedir o impeachment do ministro Alexandre Moraes,bem como do Barroso,ou próximo será o meu tá ok, vai ficar tudo tranquilo,vamos destruir o Brasil de norte ao sul,rumo ao pré sal
Rafael Rocha
Rafael Rocha 20.08.2021 19:56
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
agora pouco o cabeça de escremento pede o impeachment do Moraes... agora grita gadooo
Mant Newmann
MaNve 20.08.2021 19:56
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Grande coisa, ele próprio já tem mais de 50 pedidos de impeachment. Deve ter ficado com inveja de quem nào tem...
David Tribal
David Tribal 20.08.2021 19:56
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
não se preocupem eu capitão cloroquina,acabo de pedir o impeachment do ministro Alexandre Moraes,bem como do Barroso,ou próximo será tá ok, vai ficar tudo tranquilo,vamos destruir o Brasil de norte ao sul,rumo ao pré sal
Rafael Rocha
Rafael Rocha 20.08.2021 19:54
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
qual investidor estrangeiro vai investir nessa @!#&$&
Flavio Moura
Flavio Moura 20.08.2021 19:20
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
as Farc Al Quaeda Talibãs PCC CV não tem risco, risco e perigoso mesmo para nosso país é o Sergio Reis e sua viola
Mateus Correa
Mateus Correa 20.08.2021 19:20
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
...talvez seria o Sérgio Reis e sua guela!
Edson Ferreira de Souza
Edson Ferreira de Souza 20.08.2021 19:20
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Seria bom se ele enfiasse o berrante no...
João Soares
João Soares 20.08.2021 19:11
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Nosso país a exemplo do Haiti, também subdesenvolvido, se baseia em três pilares: violência, instabilidade política/econômica e profunda desigualdade social. Não importa quem, mas sim como o país é conduzido. No nosso caso o como se baseia num sistema apodrecido, sem estrutura sólida visando o crescimento social/ financeiro da sociedade e sim para para manter o estado atual das coisas como estão, não há saída e o tal estado de direito só existe para poucos, trata-se de uma falácia, infelizmente.
Olavo Bilionario
Olavo Bilionario 20.08.2021 18:47
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Pais caminhando a passos largos para uma guerra civil Parabens a todos que votaram nessa figura chamada de " mito" e a todos os que lavaram asmaos Viva a bananolandia!
Silvan Sil
Silvan Sil 20.08.2021 18:47
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Via se f.... imbecil
Flavio Moura
Flavio Moura 20.08.2021 18:47
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
guerra civil se os esquerdistas mandar meu filho de 4 anos não ter gênero...tirar minha liberdade de ir e vir nenhum politico do PT ou PSDB vai ditar o que é certo para mim nem colocar leis absurdas, pois pela constituição leis absurdas não se cumprem!!! tirar o direito a cuIto, o direito a propriedade privada!!!
Arlan Carpini
Arlan Carpini 20.08.2021 18:47
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Seu animal. STF derruba prisão em segunda instância e. STF solta Lula. TSE ministro faz política a favor do processo sem auditoria. TSE persegue pessoas físicas por posição política. Imbecil da Poha
Olavo Bilionario
Olavo Bilionario 20.08.2021 18:47
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Flavio Moura aperta 13 e confirma!! engulam a pilula! É Lula de novo presidente do Brasil!
Mant Newmann
MaNve 20.08.2021 18:45
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Xiiiiii. Depois do estágiário do BC confirmar que o problema que ferra com os investimentos é o calote da dívida e o furo no teto de gastos, agora vem o Funchal falar o mesmo.... Será que a equipe de economia do Rei da Rachadinha nào entende nada de economia? Quem sabe tudo é o Rei e sua boiada? O problema realmente é o voto em 5 vias e o STF? Ou o mercado esta nervosinho com a micareta de tanques no dia 7?
João Ribeiro
João Ribeiro 20.08.2021 18:45
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Matéria pobre só visa o lado negativo, quando o mercado virar e começar a subir vai ser o STF que vai mandar ou vai ser os tubarões.
Jose Luiz Fernandes Correia
Jose Luiz Fernandes Correia 20.08.2021 18:42
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
o BRASIL atualmente tem um grave problema....a ditadura do STF....Que todo dia rasga a constituição.....
JulianaKatz Lang
JulianaKatz Lang 20.08.2021 18:42
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Terceirizando o problema para passar pano no genocida favorito
Arlan Carpini
Arlan Carpini 20.08.2021 18:42
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Edson Ferreira de Souza
Edson Ferreira de Souza 20.08.2021 18:42
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Tem razao. Mandou prender o gente boa do Bob Jeff. 🤣
Luiz Felipe Mattos
Luiz Felipe Mattos 20.08.2021 18:40
Salvo. Ver Itens salvos.