Últimas Notícias
0
Versão sem anúncios. Atualize sua experiência no Investing.com. Economize até 40% Mais detalhes

Senado aprova texto-base da MP da privatização da Eletrobras

Ações17.06.2021 18:15
Salvo. Ver Itens salvos.
Este artigo já foi salvo nos seus Itens salvos
 
© Reuters. Marca da Eletrobras 9/04/2019 REUTERS/Brendan McDermid

Por Maria Carolina Marcello

BRASÍLIA (Reuters) - Com 42 votos favoráveis e 37 contrários, o Senado aprovou nesta quinta-feira o texto principal da medida provisória da privatização da Eletrobras (SA:ELET3), maior elétrica da América Latina, nos termos de parecer apresentado pelo relator, o senador Marcos Rogério (DEM-RO).

Como o relatório modificou a proposta encaminhada pelos deputados, a MP deve retornar à Câmara para uma segunda análise, o que deve acontecer na próxima segunda-feira, conforme previsão do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL).

Antes, no entanto, senadores precisam concluir a votação de emendas que serão votadas separadamente e podem alterar ainda mais o texto.

Pelo texto aprovado no Senado, a desestatização será executada na modalidade do aumento do capital social, por meio da subscrição pública de ações ordinárias com renúncia do direito pela União, que detém 61% na empresa e terá sua fatia diluída.

A oferta de ações da Eletrobras deve levantar ao menos 25 bilhões de reais, de acordo com expectativa já divulgada por integrantes do governo, para que a empresa pague esse montante ao Tesouro em outorgas pela renovação de contratos de hidrelétricas.

Depois da operação, a previsão é de que a Eletrobras ainda tenha de direcionar outros 25 bilhões de reais para aliviar tarifas nos próximos anos, uma vez que a elétrica terá contratos renovados das hidrelétricas em condições mais favoráveis.

Apesar das polêmicas geradas pela inclusão no texto da MP da contratação compulsória de térmicas a gás natural, um ponto bastante criticado no projeto, o relator disse que o processo de privatização vai resultar em redução do preço da energia.

Para garantir a aprovação da matéria, o relator acatou emendas dos colegas --muitas delas restritas a questões regionais e sem relação direta com o escopo principal da MP, como o caso das térmicas.

Ainda assim, o assunto enfrentava resistências e as sondagens de votos do início desta quinta, tanto do lado da oposição, quanto do lado de governistas, davam conta de um placar bem apertado.

O cenário foi mudando, à medida que sugestões dos senadores eram incorporadas ao texto, e o clima tornou-se favorável à aprovação da matéria.

A estratégia de lançar mão de emendas para prestigiar os colegas na MP foi criticada por alguns senadores, que apontaram o risco de aumento das tarifas de energia.

"A MP da Eletrobras é uma irresponsabilidade. Estamos falando de barganhas que estão acontecendo nas últimas horas. Cada parlamentar está regateando megawatts. Querem tratar o projeto como se fosse uma xepa energética. Isso é uma vergonha", publicou o líder da Minoria na Casa, Jean Paul Prates (PT-RN), no Twitter.

Mesmo senadores de campos menos à esquerda, que apoiariam uma capitalização da empresa, também criticaram.

"Está passando a boiada inteira na MP da Eletrobras. A fauna é completa: tem boi na linha, jabuti na árvore, bode na sala, dose pra elefante e teimoso como mula. Mas o que mais tem é lobo em pele de cordeiro. A verdade é que milhões de brasileiros vão 'pro brejo' por conta do aumento da conta", avaliou a senadora Simone Tebet (MDB-MS).

Na mesma linha, o senador Oriovisto Guimarães (PODE-PR) afirmou: "Sou partidário ao Estado mínimo, mas não aceito este 'tratoraço' que estão querendo fazer nesta medida provisória, que trata da privatização da Eletrobras. Por isso, votarei contra".

O relator da proposta, no entanto, rebateu as críticas e afirmou ter feito esforço de adequação do texto para a aprovação da medida provisória trazendo tanto a visão do governo quanto as contribuições de parlamentares.

Ele também negou que as emendas acolhidas por ele sejam "jabutis", como são chamados temas desconectados do escopo principal da matéria.

"Não aprovar neste momento também significaria impacto negativo ou impacto para aumento de tarifa de energia, considerando todas as variáveis que circundam esse tema", disse o senador em plenário.

Senado aprova texto-base da MP da privatização da Eletrobras
 

Artigos Relacionados

Adicionar comentário

Diretrizes para Comentários

Nós o incentivamos a usar os comentários para se engajar com os usuários, compartilhar a sua perspectiva e fazer perguntas a autores e entre si. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

  • Enriqueça a conversa
  • Mantenha-se focado e na linha. Só poste material relevante ao tema a ser discutido.
  • Seja respeitoso. Mesmo opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
  • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
  • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
  • Evite palavrões, calúnias, ataques pessoais ou discriminatórios dirigidos a um autor ou outro usuário.
  • Somente serão permitidos comentários em Português.

Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de comentar no futuro, a critério do Investing.com

Escreva o que você pensa aqui
 
Tem certeza que deseja excluir este gráfico?
 
Postar
Postar também no :
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por este motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
Comentários (34)
Ederaldo Semioni
Ederaldo Semioni 18.06.2021 9:17
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Abram bem as pernas,,,, vem coisa grande por aí,,,,, consumidor vai ser chamado a encostar o umbigo como sempre,,,,,
Helio Gonçalves Gonçalves
Helio Gonçalves Gonçalves 18.06.2021 5:13
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
RESUMINDO,FIM DOS TEMPOS.
Valdir Nunes
Valdir Nunes 17.06.2021 23:16
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Judicializacão a Vista: "Trabalhadores da Eletrobras que forem demitidos nos 12 meses subsequentes à privatização terão direito a recolocação em outras empresas controladas pela União, em virtude de terem ingressado por meio de concurso público."
Eliza Wagner
Eliza Wagner 17.06.2021 21:56
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
amanhã vai bombar
Afrânio Ribeiro
Afrânio Ribeiro 17.06.2021 20:25
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
agora sim ações deve chegar a 100 k.
pericles periclesplb
pericles periclesplb 17.06.2021 20:21
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
A um ano atrás Paulo Guedes disse: " daqui a 02 anos o botijão de gás vai custar a metade" hoje custa 3 vezes mais... Imagina o que vai ocorrer energia elétrica? Desigualdade social, inflação, fome e morte... essa é a cara desse governo!!!
Eddie Barbosa
Eddie Barbosa 17.06.2021 20:21
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O governo mandou uma proposta boa, os senadores e deputados que incluíram jabutis é regalia para si. Não dá pra culpar o governo nessa, li a proposta original e está excelente.
Fabio Martins
Fabio Martins 17.06.2021 20:10
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Uso fotovoltaica e eolica em meu sitio. Nao quero depender nem de setor publico e nem de setor privado. O futuro é perigoso....
Ginez Romero júnior
Ginez Romero júnior 17.06.2021 20:00
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Eu quero que suba a energia, ainda está barato demais, quero comprar um mansão também.
Marcelo de Aguiar
Marcelo de Aguiar 17.06.2021 19:44
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
"A MP da Eletrobras é uma irresponsabilidade." tipica e doentiamente PT
welington felix
welington felix 17.06.2021 19:31
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
ENEV3 !!! KKKKK
Valdir Nunes
Valdir Nunes 17.06.2021 19:31
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Jabuti7...
welington felix
welington felix 17.06.2021 19:30
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
E diluir o majoritário é privatização de verdade? Isso só tem sentido simbólico. Mas agora a empresa terá investimentos e olhos fixos do mercado e afastar os políticos e enxugando o quadro ,tornando maia eficiente a ex estatal.Pelo menos é que se espera.Tarifa depende do tempo e gás barato,tem gás pra todo lado.
Marcelo de Aguiar
Marcelo de Aguiar 17.06.2021 19:30
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
bla bla bla... a empresa será capitalizada. não reclama de barriga cheia.
Victor Amorim
Victor Amorim 17.06.2021 19:18
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Privatização é valida desde que não desempregue os trabalhadores da empresa, na MP não tem nada que garante isso.
Carlos Barbosa
Carlos Barbosa 17.06.2021 19:18
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Valdir Nunes
Valdir Nunes 17.06.2021 19:18
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Os bônus dos executivos irão prevalecer. Quem ficar empregado que trabalhe por 3 e vida que segue, de Porsche, taokey!
João Malheiros
João Malheiros 17.06.2021 19:18
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Pelo amor de Deus empresa tem q funcionar eficientemente, nao ser cabide de emprego
Marcelo de Aguiar
Marcelo de Aguiar 17.06.2021 19:18
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
meu Deus o cara tá preocupado com manutenção de cargos...... o que importa é a saúde da empresa e o tanto de empregos que isso vai gerar a mais.
Valdir Nunes
Valdir Nunes 17.06.2021 19:15
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Vamos lá: eficiência total na emissão de contas com aumentos frequentes e grana pública (incentivos e isenções) para levar energia aos rincões do Brasil.
Carlos Barbosa
Carlos Barbosa 17.06.2021 19:10
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
A china quem esta comemorando essa parceria com o bozo! KkkkkVamos pagar nossa energia para os comunas.... meu deus! Kkkk
Felipe Johansen
Felipe Johansen 17.06.2021 19:10
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
agora segurar com todas as armas os 10000000 de sindicatos que vão querer barrar pois vão perder a boquinha
Carlos Barbosa
Carlos Barbosa 17.06.2021 19:10
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O Sindicato ja nao tem essa boquinha ha dois anos... ja vc pagara a conta disso! Kkkkk
shigueo hamada
shigueo hamada 17.06.2021 19:08
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
quem lembra da telesp quando foi vendida para a telefônica???vc pagava 10 mil reais pra ter uma linha, só rico tinha telefone em casa praticamente.
Allan KI
Allan KI 17.06.2021 19:03
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Construir térmicas onde não tem malha dg gasodutos... Já vimos esse filme....kkkk
Gotham Silva
Gotham Silva 17.06.2021 19:02
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Aí vem uma estatal Chinesa e leva.
rogerio morais
rogerio morais 17.06.2021 19:02
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Qualquer acionista não poderá comprar mais do que 10% Não sabe das coisas e fica falando asneiras
Edimar Cardoso
Edimar Cardoso 17.06.2021 18:55
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Já está comprovado que empresas na mão de políticos server para tudo, menos o crescimento da nação. Privatizar tudo.
Carlos Barbosa
Carlos Barbosa 17.06.2021 18:55
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
A China quem esta comemorando por essa aprovacao da MP... o bozo em parceria com o comunismo! Quem diria hein? Kkkkk
Marcelo de Aguiar
Marcelo de Aguiar 17.06.2021 18:55
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Carlos Barbosa  não relinche insanidades...
Fábio Subotin
Fábio Subotin 17.06.2021 18:46
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
agora a energia vai ficar bem mais barata, não haverá mais pagamentos com salários altos pra diretoria da empresa e não haverá mais corrupção??? vocês liberais também acreditam em papai Noel?
Valdir Nunes
Valdir Nunes 17.06.2021 18:46
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
A Eletropaulo (SP/Capital) nas mãos da AES só fez mandar royalties para a Matriz Americana e dane-se os consumidores e investimentos. Agora nas mãos da estatal Italiana ENEL. Em frente...
Valdir Nunes
Valdir Nunes 17.06.2021 18:46
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Agora vem algum Fundo Soberano (Estatal) e arremata o controle. A ENEL é controlada pelo Governo Italiano.
João Malheiros
João Malheiros 17.06.2021 18:46
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
E qual o problema? Até ai o fundo soberano da Noruega é grande acionista do Google
João Malheiros
João Malheiros 17.06.2021 18:46
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Investimento estrangeiro é excelente para o país
Paulo Russomanno
Russom 17.06.2021 18:43
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Estrategico e produzir energia competitiva, qualquer que seja a matriz energetica e o governo so atrapalha....lembram-se das distribuidoras da Eletrobras todas perfiam rios de dinheiro, todas privatizadas, sao lucrativas e fornecem energia sem problemas. O problema e que a turma perdeu a boquinha
Alan Marques
Alan Marques 17.06.2021 18:38
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Traidores da pátria!
Marcelo de Aguiar
Marcelo de Aguiar 17.06.2021 18:38
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Boçal...
Renato Silveira silva
Renato Silveira silva 17.06.2021 18:37
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O Brasil precisa andar e a Eletrobrás não deixa isto acontecer. No meu ponto de vista, é o melhor para o Brasil e para Todos os Brasileiros.Uma empresa a menos para servir de picadeiro e uma nova chance de crescimento. Vai Brasil !
Antonio Carlos Marinho
Antonio Carlos Marinho 17.06.2021 18:37
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
VEREMOS!!!!
André MárciaBarros
André MárciaBarros 17.06.2021 18:34
Salvo. Ver Itens salvos.