Últimas Notícias
0
Versão sem anúncios. Atualize sua experiência no Investing.com. Economize até 40% Mais detalhes

Empresas de navios de cruzeiro suspendem operações no Brasil após surtos de Covid-19

COVID03.01.2022 20:15
Salvo. Ver Itens salvos.
Este artigo já foi salvo nos seus Itens salvos
 
2/2 © Reuters. Navio de cruzeiro no porto de Santos 30/03/2020 . REUTERS/Rahel Patrasso 2/2

BRASÍLIA (Reuters) -A Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros (Clia Brasil) decidiu suspender voluntariamente os cruzeiros no país até 21 de janeiro devido aos surtos de Covid-19 registrados nas embarcações, e pode cancelar de vez a operação neste verão se não houver um alinhamento com as autoridades, informou a entidade nesta segunda-feira.

"Durante esta pausa, a Clia está trabalhando, em nome das companhias de cruzeiros que operam no país --MSC Cruzeiros e Costa Cruzeiros-- para buscar alinhamento com as autoridades do governo federal, Anvisa, Estados e municípios nos destinos que operamos em relação às interpretações e aplicações dos protocolos operacionais de saúde e segurança que haviam sido aprovados no inicio da atual temporada, no mês de novembro", disse a associação em nota.

De acordo com a Clia, nas últimas semanas as empresas foram afetadas por "diversas situações" que tornaram impossível a continuidade das operações.

À noite, o governo divulgou uma nota em que confirmou a suspensão das operações das atividades de cruzeiros, e disse que a medida foi decidida em reunião esta manhã com empresas do setor.

"Houve também, na parte da tarde, reunião com secretários de Saúde de Estados e municípios para discutir o atual plano de operacionalização da atividade de cruzeiros diante do aumento de casos da variante Ômicron do Sars-Cov-2 em embarcações na costa brasileira, mesmo que, em sua totalidade, leves ou assintomáticos", disse.

"O governo federal continuará, nos próximos dias, a promover reuniões com municípios, Estados e empresas para, juntos, reavaliarem a possibilidade do retorno das atividades", reforçou o comunicado, subscrito pelas pastas da Casa Civil, Saúde, Infraestrutura, Justiça e Turismo.

RECOMENDAÇÃO

Na semana passada, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) havia recomendado a suspensão temporária da temporada de cruzeiros depois que os cinco navios operando no Brasil registraram mais de 300 casos de Covid-19.

Na noite desta segunda, a Anvisa divulgou um novo comunicado em que destacou que o cenário epidemiológico a bordo das embarcações motivou a recomendação de suspender as operações. A agência disse que 798 casos de Covid-19 foram confirmados em cruzeiros de 26 de dezembro a 3 de janeiro, dentre os quais 60% em tripulantes.

"A Anvisa reforça que, desde agosto de 2021, já havia se manifestado pela inviabilidade da retomada da temporada de navios de cruzeiro no Brasil, a qual deveria estar condicionada à avaliação do cenário epidemiológico do país", informou.

Segundo a entidade responsável pelos cruzeiros, a suspensão temporária e voluntária ocorre com efeito imediato para novas partidas e nenhum hóspede será embarcado até o dia 21 de janeiro. Os cruzeiros atuais vão finalizar os seus itinerários conforme planejado.

Na sexta-feira a Anvisa recomendou ao Ministério da Saúde a suspensão da temporada de navios de cruzeiro, em caráter preventivo, até que se tenha dados disponíveis sobre a situação. Segundo a agência, houve um aumento repentino dos casos de Covid nas embarcações e também há o risco de transmissão em território nacional da variante Ômicron.

Pessoas nesses navios chegaram a ser impedidas de desembarcar em solo brasileiro e houve navios que tiveram suas atividades suspensas ao longo da sexta-feira.

(Reportagem de Ricardo Brito e Lisandra ParaguassuEdição de Alexandre Caverni e Pedro Fonseca)

Empresas de navios de cruzeiro suspendem operações no Brasil após surtos de Covid-19
 

Artigos Relacionados

Adicionar comentário

Diretrizes para Comentários

Nós o incentivamos a usar os comentários para se engajar com os usuários, compartilhar a sua perspectiva e fazer perguntas a autores e entre si. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

  • Enriqueça a conversa
  • Mantenha-se focado e na linha. Só poste material relevante ao tema a ser discutido.
  • Seja respeitoso. Mesmo opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
  • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
  • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
  • Evite palavrões, calúnias, ataques pessoais ou discriminatórios dirigidos a um autor ou outro usuário.
  • Somente serão permitidos comentários em Português.

Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de comentar no futuro, a critério do Investing.com

Escreva o que você pensa aqui
 
Tem certeza que deseja excluir este gráfico?
 
Postar
Postar também no :
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por este motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
Comentários (10)
Aguinaldo Ferreira Couto
Aguinaldo Ferreira Couto 04.01.2022 9:11
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Quero saber porque não fecha os hotéis, cancelam as viagens de avião, ônibus? O princípio é o mesmo deslocamento em massa. Porque não cancelam os torcedores nos Estádios, Carnaval em Geral?  É pura hipocrisia dessa imprensa Marron.
Mamoru Uehara
Mamoru Uehara 04.01.2022 7:49
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
hoje ibov cai pq cvc cai.
Rodrigo Tavares
Rodrigo Tavares 04.01.2022 7:13
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Nessa logica nao deveriam fechar os hoteis tambem!?!?!? eu prefiro fechar a Anvisa , ciencia e politica nao podem andar juntos.
Alvenir Ramos da Silveira
Alvenir Ramos da Silveira 04.01.2022 7:13
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
🐄🐄🐄🐄🐂🐂🐂🐂🐂🤡🤡🤡🤡
Carlos Eduardo Santos
Carlos Eduardo Santos 04.01.2022 6:45
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
AÇÕES POLITICAS EM DETRIMENTO DA RAZÃO.
Rodrigo Coelho
Rodrigo Coelho 04.01.2022 6:38
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Bem, para subir nesses navios tem q ter o comprovante vacinal. Se todos estao vacinas, comonpofe ter surto de covid? A algo muito estranho! Ate quando as pessoas vao ficar sem se perguntarem sobre isso? Como é possível pegar covid se todos estao vacinas?
Mamoru Uehara
Mamoru Uehara 04.01.2022 6:38
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
maioria mente. ou acha que é gripe. ja vi isso na vida real. e mesmo assim apos sarar sairam pra balada final de ano. mesmo covid dando positivo. vai entender. so teve alguns sintomas.
Alvenir Ramos da Silveira
Alvenir Ramos da Silveira 04.01.2022 6:38
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Quem não tem informação de qualidade escreve e pensa asneiras.
MOISES GUIMARAES
MOISES GUIMARAES 04.01.2022 6:38
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Cara, como vc é desinformado...Gado sendo gado.
Milton Heyde de Macedo
Milton Heyde de Macedo 04.01.2022 6:16
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
DESgoverno não ouve nem a ANVISA! Deverão ser julgados e presos TODOS OS RESPONSÁVEIS!
Mant Neuman
BombeiroAristide 04.01.2022 5:35
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Aguentar a pandemia já é uma provação. Somado a isso, temos que suportar os negacionistas, que só servem para aumentar as mortes e postergar a volta a normalidade. Não sabem o que é um hospital lotado para um doente e o que é um morto para uma família.
joão batista de souza
joão batista de souza 04.01.2022 5:12
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Grande novidade quantos morreram nada justifica essa e outras atitudes desse tipo o que temos que fazer é conviver com isso normalmente mesmo antes da vacina...afinal pra que serve a vacina?Até quando vamos ficar ouvindo esse bla bla bla e prejudicando nosso psicológico,nossas vidas.
Alvenir Ramos da Silveira
Alvenir Ramos da Silveira 04.01.2022 5:12
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
A vacina serve pra salvar vidas.
Cícero RP
Cícero RP 04.01.2022 5:12
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Alvenir Ramos da Silveira  Salvar??? não seja mais um gado manipulado amigo... Veja o q escondem: "WND Columbia study: True U.S. COVID vaccine death count is 400,000 Other estimates of underreporting on CDC's VAERS site much higher The CDC's latest count of deaths attributed to COVID-19 vaccines is nearly 20,000, but a study by researchers at Columbia University estimates the actual number is 20 times higher... The Vaccine Adverse Events Reporting System, or VAERS, reports 19,886 deaths, 102,857 hospitalizations and a total of 946,461 adverse events due to COVID-19 vaccines through..."
Flavio Moura
Flavio Moura 03.01.2022 22:33
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
e ninguém morreu? puxa agora só espirrar que povo cai fora...até renite e tosse por refluxo o povo tá conseguindo se asfaltar e curtir férias de 10 dias já que não tem teste para tudo que pedem...é pra entrar na Ilha e para entrar no navio aviao, nem adianta ter tomado 3 doses, vc é barrado...se não tiver teste de 1 dia...
Cícero RP
Cícero RP 03.01.2022 21:11
Salvo. Ver Itens salvos.