Últimas Notícias
0
Versão sem anúncios. Atualize sua experiência no Investing.com. Economize até 40% Mais detalhes

Variante Ômicron pode ter coletado parte de vírus do resfriado comum

COVID03.12.2021 20:00
Salvo. Ver Itens salvos.
Este artigo já foi salvo nos seus Itens salvos
 
© Reuters. Testes de antígeno contra a Covid EYEPRESS/SUSAN LI

Por Nancy Lapid

NOVA YORK (Reuters) - A variante Ômicron do vírus que causa a Covid-19 provavelmente adquiriu pelo menos uma de suas mutações ao coletar um fragmento de material genético de outro vírus --possivelmente um causador do resfriado comum-- presente nas mesmas células infectadas, de acordo com pesquisadores.

Esta sequência genética não aparece em nenhuma das versões anteriores do coronavírus, chamado Sars-CoV-2, mas é onipresente em muitos outros vírus, incluindo aqueles que causam o resfriado comum, e também no genoma humano, disseram os pesquisadores.

Ao inserir esse fragmento específico em si mesmo, a Ômicron pode parecer "mais humana", o que a ajudaria a escapar do ataque do sistema imunológico humano, disse Venky Soundararajan, do instituto de análise de dados nference, sediado em Cambridge, Massachusetts, que liderou o estudo publicado nesta quinta-feira na plataforma OSF Preprints.

Isso pode significar que o vírus é transmitido mais facilmente, causando apenas uma doença leve ou assintomática. Os cientistas ainda não sabem se a Ômicron é mais infecciosa do que outras variantes, se causa doenças mais graves ou se ultrapassará a Delta como a variante mais prevalente da Covid-19. Pode levar várias semanas para obter respostas a essas perguntas.

As células nos pulmões e no sistema gastrointestinal podem abrigar o Sars-CoV-2 e o vírus do resfriado comum simultaneamente, de acordo com estudos anteriores. Essa coinfecção cria o cenário para a recombinação viral, um processo no qual dois vírus diferentes na mesma célula hospedeira interagem enquanto fazem cópias de si mesmos, gerando novas cópias que possuem algum material genético de ambos os "pais".

Esta nova mutação pode ter ocorrido pela primeira vez em uma pessoa infectada com os dois patógenos quando uma versão do SARS-CoV-2 pegou a sequência genética do outro vírus, disseram Soundararajan e colegas no estudo, que ainda não foi revisado por pares.

Variante Ômicron pode ter coletado parte de vírus do resfriado comum
 

Artigos Relacionados

Adicionar comentário

Diretrizes para Comentários

Nós o incentivamos a usar os comentários para se engajar com os usuários, compartilhar a sua perspectiva e fazer perguntas a autores e entre si. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

  • Enriqueça a conversa
  • Mantenha-se focado e na linha. Só poste material relevante ao tema a ser discutido.
  • Seja respeitoso. Mesmo opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
  • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
  • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
  • Evite palavrões, calúnias, ataques pessoais ou discriminatórios dirigidos a um autor ou outro usuário.
  • Somente serão permitidos comentários em Português.

Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de comentar no futuro, a critério do Investing.com

Escreva o que você pensa aqui
 
Tem certeza que deseja excluir este gráfico?
 
Postar
Postar também no :
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por este motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
Comentários (12)
Cícero RP
Cícero RP 04.12.2021 12:45
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Europa, EUA com altas taxas de vacinação e novos casos explodindo! África, lugar com menos vacinação(6%) e regras sanitárias, porém é o continente com MENOS casos e mortes!! E se os não vacinados não podem voar, quem é q está espalhando essa nova variante pelo mundo?? Só para saber!😲🤣🤣
Jose Adair
Jose Adair 04.12.2021 12:45
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
simples! os próprios vacinados
Gustavo Leal Martins
Gustavo Leal Martins 04.12.2021 10:45
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
bom se esse virus variar pra uma gripezinha leve , agente pode continuar comprado nas gndi3 da vida pq nao tem erro. e se ficar feio o negocio podemos ficar nas medicas sem problema com isso.. até que algum cientista maluco descobre como combater novamente esse virus e vida que segue.. (para os que ficarem rsrs)
Gabriel Papi
Gabriel Papi 04.12.2021 10:26
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Esse troço nem existe, é invenção
Riobaldo Tartarana
Riobaldo Tartarana 04.12.2021 10:06
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
E a letalidade da Omicron ninguém comenta. Já teve alguma morte relacionada diretamente a essa variante? já teve alguém entubado? Algum hospital lotado pelos acometidos com a Omicron? mas a mídia relata até quem está aguardando exame.
caio tacla
caio tacla 04.12.2021 8:35
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Vírus é microscópico, uma fileirinha de proteína, RNA, nunca vamos descobrir a verdade. Quem falar mais alto vai estar com a verdade. No fundo, ngm sabe lidar muito bem até hoje com vírus, tem mto mistério nisso.
Maurício Resende
Maurício Resende 04.12.2021 8:16
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Lendo os comentários de quem se formou em infectologia pelo Facebook.
Valter Vieira Moura
Valter Vieira Moura 04.12.2021 8:16
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Q COMENTÁRIO MAIS IMBECIL.
caio tacla
caio tacla 04.12.2021 6:38
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Chutômetro
elton szweryda santos
elton szweryda santos 04.12.2021 6:20
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
money, money, money, tudo por lucro, vamos ver se o stf, governadores, prefeitos, vão engolir essa de novo...
Ricardo Rodrigues
Ricardo Rodrigues 04.12.2021 3:23
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Mano realmente o Ser-humano é movido de um lado para outro com esses cientistas comprados,mais vacinas pra vender e o povo vai como gado tomar a décima quarta dose....!!!
Flavio Moura
Flavio Moura 03.12.2021 23:46
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O MUNDO TODO DE SACO CHEIO...o pior do vírus, as variantes? a China? NÃO POLÍTICOS...MÉDICOS POLÍTICOS, VASSALOS COMISSIONADOS DOS POLÍTICOS E??? A MIDIA PODRE!
Riobaldo Tartarana
Riobaldo Tartarana 03.12.2021 23:46
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Médicos políticos e mídia podre. Resumiu perfeitamente!
Jose Carlos
Jose Carlos 03.12.2021 23:40
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
0s fabricantes das vacinas agradecem a OMS pelo pânico que espalham no mundo inteiro!!! Até chegar a variedade que comece com a letra Z haja vacina!!!
Emmanuel Gomes
Emmanuel Gomes 03.12.2021 21:37
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Resumindo: só uma gripezinha
Guilherme Valladão
Guilherme Valladão 03.12.2021 21:37
Salvo. Ver Itens salvos.