Últimas Notícias
0
Versão sem anúncios. Atualize sua experiência no Investing.com. Economize até 40% Mais detalhes

Últimas Notícias

Ouro fecha em alta, apoiado por queda do dólar e dos juros longos dos Treasuries

Brasil está posicionado para recuperação robusta e duradoura, diz Guedes

Dados Econômicos13.10.2021 11:55
Salvo. Ver Itens salvos.
Este artigo já foi salvo nos seus Itens salvos
 
© Reuters. Ministro da Economia, Paulo Guedes 05/10/2021 REUTERS/Adriano Machado

SÃO PAULO/BRASÍLIA (Reuters) - O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o Brasil reagiu melhor do que muitos esperavam ao choque da Covid-19 e está bem posicionado para uma recuperação robusta e duradoura, e afirmou que o governo permanece comprometido em implementar sua agenda de reformas, apesar dos desafios representados pela pandemia.

O ministro avaliou que a campanha de vacinação para o coronavírus está "eficaz", com a cobertura da imunização se tornando "importante fator" por trás da "forte performance econômica do país".

Em declaração preparada para o Fundo Monetário Internacional em nome de Brasil, Cabo Verde, República Dominicana, Equador, Guiana, Haiti, Nicarágua, Panamá, Suriname, República Democrática de Timor-Leste e Trinidad e Tobago, Guedes também chamou a atenção para a persistência das pressões sobre os preços em vários países e disse que o Banco Central do Brasil tem reagido em linha com seu mandato para trazer a inflação de volta à meta em 2022.

Na terça-feira, o FMI piorou as estimativas para o crescimento econômico do Brasil e elevou de forma expressiva sua projeção para a alta dos preços.

No documento, Guedes lembrou que a economia brasileira caiu menos da metade que o tombo previsto pelo FMI para 2020, em referência à contração de 4,1% ano passado frente a uma previsão da entidade de recuo de 9,1%.

Sobre a inflação, o ministro atribuiu a aceleração da alta de preços no país ao ganho de ritmo da atividade econômica e à combinação entre preços de commodities mais elevados e um dólar mais apreciado frente ao real.

"Mais recentemente, componentes voláteis, como tarifas de eletricidade e preços de alimentos também foram afetados por condições climáticas no Brasil, adicionando mais pressão à inflação", disse.

As declarações vieram em linha com falas públicas recentes do ministro. Nos Estados Unidos para participar das reuniões do FMI e do Banco Mundial, Guedes expressou otimismo com o crescimento brasileiro e pontuou que as instituições vão errar novamente seus prognósticos sobre o país.

Enquanto o FMI prevê crescimento do PIB brasileiro de 5,2% este ano e de 1,5% em 2022, o Ministério da Economia projeta expansões de 5,3% e 2,5%, respectivamente.

Para a inflação, as estimativas do FMI são de alta de 7,9% neste ano e de 4,0% no próximo, ao passo que o ministério vê IPCA de 7,9% em 2021 e de 3,75% em 2022.

(Por Luana Maria Benedito e Marcela Ayres)

Brasil está posicionado para recuperação robusta e duradoura, diz Guedes
 

Artigos Relacionados

Adicionar comentário

Diretrizes para Comentários

Nós o incentivamos a usar os comentários para se engajar com os usuários, compartilhar a sua perspectiva e fazer perguntas a autores e entre si. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

  • Enriqueça a conversa
  • Mantenha-se focado e na linha. Só poste material relevante ao tema a ser discutido.
  • Seja respeitoso. Mesmo opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
  • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
  • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
  • Evite palavrões, calúnias, ataques pessoais ou discriminatórios dirigidos a um autor ou outro usuário.
  • Somente serão permitidos comentários em Português.

Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de comentar no futuro, a critério do Investing.com

Escreva o que você pensa aqui
 
Tem certeza que deseja excluir este gráfico?
 
Postar
Postar também no :
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por este motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
Comentários (61)
miguel curi
miguel curi 15.10.2021 9:17
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Aqui só aparece os malas para fagocitar comentários inúteis e vazios sobre o íntegro Guedes. Pessoal da esquerda acostumado com Palocci e cia.
Bruno El
Bruno El 14.10.2021 10:36
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Paulinho Paraíso confundindo o Brasil com o BTG?
João Marcelo
João Marcelo 14.10.2021 2:19
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Péssimo ministro da economia!
Ray Redington
Ray Redington 13.10.2021 20:32
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
quem escuta nem imagina que tá com 50mi em dolar ganhando com a falência do Brasil... confia! Posição do Brasil hoje é de joelhos, ou pior...
Ticara Boy
Ticara Boy 13.10.2021 16:05
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
tenho uma estratégia simples e clara, se o Guedes falou eu faço o contrario, em fevereiro transferi todo meu dinheiro para dólar quando ele falou que ia pra dois reais kkkkkk sem nem fzer trade nem nada tenho uma valorização infinitamente maior que a ibovespa kkkkkkk  Outro analista excelente é o filho do presidente, se ele falou, é simples, faça o contrario, pq se tao falando, eh pq eles tem informações que os deixam com medo.  Hoje mesmo saiu boatos de privatização da Petrobras, so vou esperar sair os estoques de petróleo, e vou correr pra venda, esperando o pico. Falou, so fazer o inverso e acabou, lucro certo. Fala mais guedinho, que enquanto vc trabalha  a gente ganha apostando contra sua eficiência.
José C Neto
Neto863 13.10.2021 15:43
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Crescimento da fome e da miseria duradoura
Dirceu Machado
Dirceu Machado 13.10.2021 14:58
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Porto Sudeste (Mubadala & Trafigura - PSVM11) tem produção recorde e recebe prêmio por crescimentoBY ON SETEMBRO 7, 2021Na semana que completou seis anos desde a primeira atracação de um navio no terminal, o Porto Sudeste recebeu, na última quarta-feira, 1°, o prêmio na categoria “Crescimento da movimentação TUPs/Granel Sólido Mineral”, no evento Prêmios Porto + Brasil, realizado pelo Ministério da Infraestrutura. Em 2020, o terminal registrou um crescimento de 16,8% na movimentação de granéis sólidos em comparação com 2019. A premiação visa reconhecer as melhores práticas adotadas pelos portos organizados do país e os profissionais responsáveis pelas iniciativas.
Eduardo Passos
Eduardo Passos 13.10.2021 14:52
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
esse senhor mente com uma categoria impressionante
Roberto Pedruzzi
Roberto Pedruzzi 13.10.2021 14:02
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
kkkkk.... ta pirado.... de outro mundo.. será que ele fala dos paraisos fiscais?!
Ederaldo Semioni
Ederaldo Semioni 13.10.2021 13:58
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Vai trabalhar pra estabilizar o dólar,, chega de lorotas,, o povo não vai reeleger o bozo,,,,
hb jb
hb jb 13.10.2021 13:57
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Se tem a impressão de que ele está falando da Holanda, ou Bélgica, ou do Canadá. Quem ele acha que acredita nesse discurso?
Victor Sousa
Victor Sousa 13.10.2021 13:51
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
FUMOU QUANTAS PEDRAS???
Alexandre Cesar
Alexandre Cesar 13.10.2021 13:51
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
ta louco de pedra esse vei safado
Jean Marcelo
Jean Marcelo 13.10.2021 13:29
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
2018: "Se o Bolso ganhar, o dolar vai a R$ 2,00" 🤡🤡🤡
Ricardo Santos
Ricardo Santos 13.10.2021 13:29
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
So trouxa mesmo para acreditar num bozo kkk. Gás metade do preço, IRPF isento ate 5k, o mais legal foi acabar com a corrupção quaquaquaqua kkk
Ricardo Santos
Ricardo Santos 13.10.2021 13:27
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Sim estamos posicionados ha 354 dias para iniciar uma recuperação robusta e duradoura, com outros 12 anos de bonança!
Rogerio Pirchiner
Rogerio Pirchiner 13.10.2021 13:25
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
alguem sabe o que fez a inflacao dos EUA chegarem a quase 6%. seria o preco do dolar? seria Bolsonaro? se nao fosse o genocida que brigou para que abrissem o comércio, a situação estaria bem pior.
Ademar Fritzen
Ademar Fritzen 13.10.2021 13:25
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Gasolina cara e Gaz ter subido 300% na europa tambem e culpa do bolsonaro?
Ricardo Santos
Ricardo Santos 13.10.2021 13:25
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Legal ver gado defendendo um cara que além de corrupto é incompetente!
Ricardo Santos
Ricardo Santos 13.10.2021 13:25
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
aprendam uma coisa, se a situação não está boa, a culpa é do governante, bando de pre-escola.
Ricardo Santos
Ricardo Santos 13.10.2021 13:25
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Inflação dos EUA sim em 6%, mas a nossa está 35% IGPM, seria o Bozo?!?
Bruno El
Bruno El 13.10.2021 13:25
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Rogerio, Nem vou comentar porque claramente não lhe resta neurônios
Ian Anderson
Ian Anderson 13.10.2021 13:16
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Robusta e duradoura está sendo a inflação.
Cicero Lima
Cicero Lima 13.10.2021 13:16
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Robusta é a conta da offshore! Alma sebosa, fora Jegues!
Jose Expedito
Jose Expedito 13.10.2021 13:11
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O ano é 2030, e o Jegues diz que o brasil esta em plena recuperação.hauahuaau
Alacir Ribeiro Antonio Filho Ribeiro
Alacir Ribeiro Antonio Filho Ribeiro 13.10.2021 13:10
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Se o Paulinho não fosse proprietário do Investing, essa matéria não seria publicada...
Jaroo Clima
Jaroo Clima 13.10.2021 13:08
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Com o dólar nas alturas maquiando a economia e a fisionomia dos compadres, a robusteza é vergonhosa e a plateia que aplaude o engodo mostra até onde foi, vai, tem ido e possa ir, os absurdos que excede todos os limites das irresponsabilidades reinantes na economia brasileira. O ministro sabe que com o dólar acima de 4,00 reais a coisa que já esta feia ficará muito pior... será que o ministro sabe que ele conseguiu desestabilizar a economia brasileira que se mantinha estável até janeiro de 2019 com falácias? Será que ele sabe que tendo conspirado contra o Real moeda mais forte da América Latina até janeiro de 2019, para favorecer a alta do dólar, ele fez com que uma infinidade de coisas dobrasse de preço ou até mesmo triplicasse? Será que ele sabe que não é a covid 19 a responsável pelo estrago e sim o vírus sem remédio e desestabilizador espalhado por ele, que penalizou severamente a situação econômica de uma infinidade de brasileiros que por não serem compadres estão pagando a conta?
Charles Andre
Charles Andre 13.10.2021 13:03
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
M a l a n d r o
Edimilson Ramos
Edimilson Ramos 13.10.2021 13:01
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Não tem culpado, o que está dando errado é culpa da.pandemia e que sobrar é culpa dos outros, kkkkkkk. Desgoverno incompetente, kkkkk. O cara bem que queria ter feito mais para classe social dele, mas a pandemia não ajudou, os assalariadoa que o aguardem, kkkk
Roberto Rizzato
Roberto Rizzato 13.10.2021 12:59
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Robustas são as contas na offshore!!!! Macabro!!!!
Caio Romeiro
Caio Romeiro 13.10.2021 12:58
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Todos ficaram em casa por influência de governadores, que hoje cobram impostos estaduais no limite máximo. Prefeitos colocaram todo mundo em casa e agora reclamam de inflação e desemprego. Resumindo, Jair2022 e Guedes alertaram da quebra do país e agora estão corrigindo o péssimo trabalho dos municípios e estados.
Thiago Ferreira
Thiago Ferreira 13.10.2021 12:56
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Ciro 2022!
Thiago R Silva
Thiago R Silva 13.10.2021 12:56
Salvo. Ver Itens salvos.