Últimas Notícias
0
Versão sem anúncios. Atualize sua experiência no Investing.com. Economize até 40% Mais detalhes

Petrobras não está na lista de privatizações do primeiro mandato, diz Guedes

Economia07.12.2021 19:11
Salvo. Ver Itens salvos.
Este artigo já foi salvo nos seus Itens salvos
 
© Reuters. Pessoas passam em frente à sede da Petrobras no Rio de Janeiro 16/10/2019 REUTERS/Sergio Moraes

Por Bernardo Caram

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta terça-feira que a Petrobras (SA:PETR4) não está na lista de privatizações do governo no atual mandato.

Em apresentação em inglês durante evento promovido pela consultoria Eurasia, o ministro disse que é a favor da venda da estatal, mas que não recebeu autorização do presidente Jair Bolsonaro.

"Todos sabem que sou a favor da privatização de todas essas empresas, mas o presidente disse ok você pode vender os Correios, a Eletrobras (SA:ELET3), várias empresas estatais podem desinvestir suas subsidiárias que não estão no centro das empresas, então temos uma política clara de privatizações, mas a Petrobras não está na lista de privatizações, ao menos desse primeiro governo", disse.

O ministro voltou a defender que parte dos recursos arrecadados com a venda de ativos pelo governo seja transferida para programas sociais. Essa ideia foi gestada por sua equipe, mas ainda não foi oficialmente apresentada ao Congresso.

Para ele, em vez de usar 100% da verba arrecadada em privatizações para abater a dívida pública, uma fatia de 20% desses recursos poderia ser repassada aos mais pobres.

Na avaliação do ministro, a sociedade hoje entende que as empresas privadas têm maior valor do que as estatais. "A opinião pública concorda que o ciclo das estatais acabou", disse.

Questionado sobre as prioridades do governo para 2023, caso Bolsonaro seja reeleito, Guedes disse que o país tem uma transição incompleta na economia e defendeu a continuidade da agenda liberal.

Segundo ele, será importante "finalizar o trabalho" no próximo mandato, aprovando, por exemplo, o sistema de capitalização da Previdência, que foi excluído pelo Congresso ao aprovar a reforma das regras de aposentadoria em 2019.

O ministro também defendeu a retomada da reforma tributária para que a taxação que incide sobre empresas seja reduzida.

No evento, o ministro ainda afirmou que 2022 será um ano difícil porque o país passa por um processo de combate à inflação. Para ele, em vez de uma alta do PIB de 3% ou 4% no ano que vem, o país deve ter um crescimento bem menor.

 

(Com reportagem adicional de Victor Borges)

Petrobras não está na lista de privatizações do primeiro mandato, diz Guedes
 

Artigos Relacionados

Adicionar comentário

Diretrizes para Comentários

Nós o incentivamos a usar os comentários para se engajar com os usuários, compartilhar a sua perspectiva e fazer perguntas a autores e entre si. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

  • Enriqueça a conversa
  • Mantenha-se focado e na linha. Só poste material relevante ao tema a ser discutido.
  • Seja respeitoso. Mesmo opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
  • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
  • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
  • Evite palavrões, calúnias, ataques pessoais ou discriminatórios dirigidos a um autor ou outro usuário.
  • Somente serão permitidos comentários em Português.

Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de comentar no futuro, a critério do Investing.com

Escreva o que você pensa aqui
 
Tem certeza que deseja excluir este gráfico?
 
Postar
Postar também no :
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por este motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
Comentários (17)
Mamoru Uehara
Mamoru Uehara 08.12.2021 4:28
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
viu que indice subiu e nao vai. agora fala isso pra cair e dolar subir.
roberto gadioli
roberto gadioli 08.12.2021 2:56
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
lista de prioridade do governo do #d0id0dob0z0 (vulgo bolsonaro): INFLAÇÃO, DESEMPREGO, e M0rtes. # governoDeM.E.R.D.A
Ângelo Oliveira
Ângelo Oliveira 08.12.2021 1:12
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Cara descarada desse ministro, "Reforma tributária pra reduzir impostos de empresas" . O pobre que se lasque no IRPF !!!
Andre Tasoniero
Andre Tasoniero 07.12.2021 23:31
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Então não privatiza mais, pq segundo mandato tá difícil....hehehe
Mamoru Uehara
Mamoru Uehara 07.12.2021 23:17
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
amanha cai -5% ja recuperou todo gap dos dividendos
Vicente Silva
VicentaoInvestid 07.12.2021 22:51
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Estatais bem gerenciadas como BB, Petro e Caixa não se justificam ser privatizadas.
João Jorge
João Jorge 07.12.2021 22:16
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
E a TV Lula ?? Nao vendeu e agora junto com 130 estatais vai presentea lo !!! Para Guedes !!!
Luís Henrique Olczevski
Luís Henrique Olczevski 07.12.2021 22:04
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
não vai ter segundo aushaushaush merguedes
Ederaldo Semioni
Ederaldo Semioni 07.12.2021 21:39
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Primeiro e único,,, desastre,,,
Thiago Ferreira
Thiago Ferreira 07.12.2021 20:41
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Bateu o desespero no paulo jegues. Tá na hora dele ir pra cadeia!
Joao Baptista
Joao Baptista 07.12.2021 20:28
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Offshore Paulo Jegues preocupado com os pobres? Só pode ser sacanagem. Fora Guedes.
jose gomez
jose gomez 07.12.2021 20:25
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Eita empresa Inabalável, Invendável, Indestrutível
jose gomez
jose gomez 07.12.2021 20:04
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Inabalável, Invendável, Indestrutível
Joedson Silva
Joedson Silva 07.12.2021 19:37
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Se privatizar, melhor preparar o bolso. O povo só tem a perder...
caio tacla
caio tacla 07.12.2021 19:35
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
ATENÇÃO !! URGENTE !! Jair Bolsonaro acaba de ser eleito a personalidade do ano pelo Revista Time !! Repassem ao maior número de pessoas, a oposição vai se descabelar !!!!
Roni Santos
Roni Santos 07.12.2021 19:35
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Sim, mas num ranking que pode tanto ser de algo bom ou ruim.
Roni Santos
Roni Santos 07.12.2021 19:35
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Olha a definição da revista. "A Pessoa do Ano (Person of the Year) é uma edição anual da revista Time que destaca o perfil de um homem, mulher, casal, grupo, ideia, lugar ou máquina que, "para o bem ou para o mal, mais influenciou eventos no ano". Assim como Gandhi, Einstein, Churchil, Hitler e Stalin tbm ja foram personalidades do ano.
Chico Chicao
Chico Chicao 07.12.2021 19:35
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Rsrsrs... É aquele ditado: "quem não te conhece que te compre!". Como robô não conhece do opera o que manda... Por aqui, é eleito "persona non grata".
Andre Tasoniero
Andre Tasoniero 07.12.2021 19:35
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Hitler recebeu este mesmo título da Time em 1938...
Chico Chicao
Chico Chicao 07.12.2021 19:33
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Rsrsrs. Eh muito despreparado... Avisa ao Guedes que no setor de petróleo é eminentemente controlado por Estatais, excessão são as petroleiras americanas/inglesas... e mesmo assim, esses governos causam uma confusão no oriente médio.
caio tacla
caio tacla 07.12.2021 18:50
Salvo. Ver Itens salvos.