Últimas Notícias
0
Versão sem anúncios. Atualize sua experiência no Investing.com. Economize até 40% Mais detalhes

Não queremos tirar 10 no fiscal e deixar brasileiros passando fome, diz Guedes

Economia22.10.2021 17:20
Salvo. Ver Itens salvos.
Este artigo já foi salvo nos seus Itens salvos
 
© Reuters. Bolsonaro e Guedes em entrevista em Brasília 22/10/ 2021 REUTERS/Ueslei Marcelino

Por Marcela Ayres

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta sexta-feira que prefere tirar uma nota menor no quesito fiscal, com o déficit primário sendo um pouco maior no ano que vem, em troca de atendimento a mais frágeis, relativizando a mudança na regra do teto e defendendo que não houve mudança nos fundamentos da economia brasileira com a fórmula encontrada para financiar o nova Bolsa Família.

"Preferimos ajuste fiscal um pouco menos intenso e abraço no social um pouco mais longo", disse Guedes à imprensa no auditório do Ministério da Economia, ao lado do presidente Jair Bolsonaro.

O ministro ponderou que há coisas que podem ser atendidas, cabendo a ele fazer avaliação de até onde é possível ir.

"Agora se for para 500, 600, 700 aí não dá mesmo e vamos desorganizar a economia", disse ele, indicando que o valor de 400 reais para o benefício do Auxílio Brasil seria um teto.

O ministro defendeu ainda a possibilidade de oferecer um auxílio a caminhoneiros, já que o Brasil roda no modal rodoviário.

"Estamos falando de pouco mais de 3 bilhões (de reais)", minimizou.

"Não estou preocupado com a coisa do foi extra-teto ou foi um levantamento do teto. O importante é o seguinte: é plenamente absorvível nas contas, finanças seguem inabaladas, o déficit (primário) que seria de 0,5% do PIB (em 2022) sobe um pouco", disse.

"Que seja um déficit de 1%, que seja um déficit de 1,5%, não faz mal. Nós preferimos tirar 8 no fiscal em vez de tirar 10 e atender os mais frágeis", complementou.

TETO

Guedes voltou a defender que sua equipe tinha uma saída dentro do teto para o lançamento de um novo Bolsa Família reforçado, mas que foi preciso mudar de rota.

Como o programa consiste em uma despesa de caráter continuado, para torná-lo maior o governo precisava indicar essa compensação para seu financiamento --o que seria feito pela tributação de dividendos na reforma do Imposto de Renda--, além de encontrar espaço, sob a regra do teto, para acomodá-lo, o que viria com a PEC dos Precatórios.

Sem a reforma do IR, que foi aprovada na Câmara dos Deputados, mas empacou no Senado, Guedes avaliou que Bolsonaro "tomou a decisão correta" ao decidir elevar o Auxílio Brasil através de um mecanismo temporário, num cenário de pós-pandemia marcado por inflação alta, com muitos brasileiros em situação de pobreza.

"O governo não podia ficar parado", disse.

O ministro destacou que a base de famílias atendidas pelo Auxílio Brasil será aumentada de 14 milhões para 17 milhões. E defendeu que o acréscimo de 30 bilhões de reais para levar o benefício total do Auxílio Brasil a 400 reais é razoável.

O valor corresponde ao montante necessário para fazer frente aos 100 reais adicionais pedidos por Bolsonaro, após a equipe econômica ter indicado que uma elevação a 300 reais era o caminho factível dentro do arcabouço fiscal.

"Estou falando de 30 bilhões para um país que gastou 700 bilhões no primeiro ano (da pandemia), gastou pouco mais de 100 bilhões no segundo ano e agora está com déficit declinando e com as despesas com percentual do PIB declinando", disse Guedes.

Na quinta-feira, a comissão especial da Câmara que discute a PEC dos Precatórios concluiu a votação da proposta, que ao fim propôs a mudança na janela de correção da regra do teto pelo IPCA para o período de janeiro a dezembro do ano anterior, contra acumulado de 12 meses até junho do ano anterior, fórmula hoje vigente.

A PEC também instituiu um limite anual para o pagamento de precatórios, seguindo a mesma dinâmica do teto. Com a alteração nas duas frentes, a perspectiva é de abertura de 83 bilhões de reais para novas despesas no Orçamento de 2022 --valor bem superior ao acréscimo de 50 bilhões de reais colocado como necessário para expansão do Auxílio Brasil frente ao benefício médio de 190 reais que é hoje concedido pelo Bolsa Família.

Guedes disse que a antecipação na mudança da regra do teto, que pela Constituição só poderia acontecer em 2026, não veio da sua pasta, mas é saída interessante.

"Tecnicamente é defensável, politicamente vai haver acusação de oportunismo", reconheceu.

Para conseguir efetivar o benefício maior sem desrespeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal, o governo optou por limitar sua duração ao ano eleitoral de 2022. Isso porque, com esse caráter temporário, o aumento não precisará ser bancado por uma fonte específica de receita.

A solução foi vista por muitos como eleitoreira, deixando para 2023 --e para o vencedor da corrida presidencial-- o real equacionamento da questão, já que, afora o benefício extra, o programa não terá tido seu orçamento estruturalmente modificado a despeito da realidade deixada pela crise, com 14 milhões de brasileiros desempregados.

SAÍDAS NATURAIS

Após o secretário especial do Tesouro e Orçamento, Bruno Funchal, e o secretário do Tesouro Nacional, Jeferson Bittencourt, terem pedido exoneração de seus cargos na véspera em meio à crise em torno do financiamento do novo programa, Guedes avaliou o movimento como natural.

O ministro disse que eles são jovens e que é compreensível que os jovens defendessem o lado fiscal ao mesmo tempo em que a ala política pedia mais proteção social.

No pronunciamento à imprensa, Guedes confirmou Esteves Colnago como sucessor de Funchal.

Não queremos tirar 10 no fiscal e deixar brasileiros passando fome, diz Guedes
 

Artigos Relacionados

Adicionar comentário

Diretrizes para Comentários

Nós o incentivamos a usar os comentários para se engajar com os usuários, compartilhar a sua perspectiva e fazer perguntas a autores e entre si. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

  • Enriqueça a conversa
  • Mantenha-se focado e na linha. Só poste material relevante ao tema a ser discutido.
  • Seja respeitoso. Mesmo opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
  • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
  • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
  • Evite palavrões, calúnias, ataques pessoais ou discriminatórios dirigidos a um autor ou outro usuário.
  • Somente serão permitidos comentários em Português.

Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de comentar no futuro, a critério do Investing.com

Escreva o que você pensa aqui
 
Tem certeza que deseja excluir este gráfico?
 
Postar
Postar também no :
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por este motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
Comentários (54)
Edmilson Souza
Edmilson Souza 24.10.2021 11:04
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
É isso aí Ministro.... se necessário cortar a própria carne em.prol dos menos favorecidos e vulneráveis, fazer o quê. como brasileiro confiante de um País melhor, apoio estas medidas. Quanto a cortes de emendas, verbas , etc para alguns aqui não entendem que isso está fora das mãos do executivo. Mas seguimos em frente e força 💪sempre!!!!!
Milton Heyde de Macedo
Milton Heyde de Macedo 24.10.2021 6:35
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Porque não cortam as emendas parlamentares que vão custar 20 bilhões? fundo eleitoral 2,5 bilhões fundo partidário 4 bilhões supersalarios de + 100.000 férias de 60 dias ??????????
Water Mark
Water Mark 24.10.2021 0:25
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Política é a arte do possível. Apesar das evidentes dificuldades financeiras, o Governo se viu forçado a providenciar um auxílio para os mais necessitados. Parabéns ao ministro Paulo Guedes que continua firme na luta por um Brasil melhor.
Moacir Kaiser
Moacir Kaiser 23.10.2021 22:55
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Já pensou nos cortes.de.wmndas parlamentares e redirecionamento desses gastos? No outro dia Lira desengaveta.
José Pereira
JPEREIRAS 23.10.2021 21:39
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Parabéns, Sr. ministro Paulo Guedes! Esses R$ 30 bilhões na verdade é um investimento, pois o gasto para corrigir os problemas causados pela sua falta seria muito maior. O descumprimento de uma promessa realmente preocupa, mas sua inteligência irá prevalecer.
carlos carlos
carlos carlos 23.10.2021 21:39
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
retardado
roberto gadioli
roberto gadioli 23.10.2021 16:03
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
I.P.C.A 10,89% aa, I.G.P.M 38,04%aa, DESEMPREGO nas alturas 14,8milhões de brasileiros sem trabalho e renda, +605 mil m0rtes por covid-19. que BURR0 dá ZERO pra eles!
Luiz Antônio Ferreira
Luiz Antônio Ferreira 23.10.2021 13:49
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Paulo Guedes sempre foi um capacho do Bolsonaro. Nada fez de produtivo pela Política Econômica do nosso país. É um "banda mole" que só se beneficia das informações privilegiadas para enriquecimento pessoal.
Eduardo S Feltz
Eduardo S Feltz 23.10.2021 13:34
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Paulo Paraíso veio para afundar o Titanic, enquanto o navio só balançar ele não cai...
João Jorge
João Jorge 22.10.2021 21:50
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Guedes em 2020 : Juro pra baixo e dolar pra cima = 10,50% ipca e 35% Igpm ou matando o povo de fome, primeiro quebram nossas pernas e depois nos oferecem moletas !!!!Pasmem !!!!
Ray Redington
Ray Redington 22.10.2021 21:37
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
aí tira zero no fiscal e continua deixando povo com fome... sei não viu
Fabio Piloto
Fabio Piloto 22.10.2021 20:01
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O Brasil gasta 0,4% do PIB com o bolsa família e cada $1 gera $2,4 no comércio e $1,78 no PIB, fonte Ipea. O mercado é egoísta e vê fantasmas em tudo!
Rosildo da Silva
Rosildo da Silva 22.10.2021 20:01
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Lula 2022 sempre com razão com base nesse seu comentário. Viva o petismo.
marcondes carvalho
marcondes carvalho 22.10.2021 19:36
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
PG é MITO!!O CHORO É LIVRE, Canhotada!!!!
pericles periclesplb
pericles periclesplb 22.10.2021 18:39
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Ipiranga, nota ZERO!!!!
José Artur Medina
José Artur Medina 22.10.2021 18:16
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Cada $1 do bolsa família gera $2,4 no consumo do comércio e $1,74 no PIB, e só representa 0,4% do PIB em despesa…fonte: IPEA Referencia Fabio Piloto
luiz paes
luiz paes 22.10.2021 18:09
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
bombeiro amigo é pago pra falar aqui
Francis SR
Goldman777 22.10.2021 18:09
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Esse cara é extremamente chato e repetitivo.
José Artur Medina
José Artur Medina 22.10.2021 18:08
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Perfeito! PG melhor ministro da economia do mundo.
Fabio Rodrigues
Fabio Rodrigues 22.10.2021 18:04
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Pior d que já foi c os ladroes d passado isso nunca vai acontecer neste governo. Que venha 2022.
Marcelo David
Marcelo David 22.10.2021 18:00
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Pra quem acreditou em fofoca de CNN e vendeu as ações lá embaixo, com prejuízo: acorda!! Essa mídia esquerdalha fofoqueira somente quer ver o barco pegando fogo, pra vender na alta e comprar de vocês na baixa. Aprendam de uma vez por todas.
Wladson Oliveira
Wladson Oliveira 22.10.2021 18:00
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Acorda tu cara.Guedes tava vendido até o talo
Ricardo Santos
Ricardo Santos 22.10.2021 17:51
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
10 no fiscal?!? Essas lacraias vem ano após ano fechando no vermelho... e vem falar de tirar 10?!?
katia Cilene
katia Cilene 22.10.2021 17:38
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Caro Paulo Kunzmann a sua sacada ou seja seu comentário foi altamente objetivo e técnico,brilhante,pena que a maioria dos comentários são depreciativo e ignorantes. Já falei que o idiota do Bombeiro Amigo deveria chamar-se Incendiario  Maldito pois o cara só destila ódio.
José Artur Medina
José Artur Medina 22.10.2021 17:38
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Esse cidadão passa o dia no site, parece pago.
sida kraveski
sida kraveski 22.10.2021 17:33
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Esse jegue poderia dar 400 reais, pros menos necessitados, mais fazer essas pessoas prestar serviço pra prefeitura, não ficar dando dinheiro de graça pessoal no Paraná conheço muita gente que tem fazenda, agricultor, recebendo esse auxílio gente que nem precisa.
Fumio Sakuma
Fumio Sakuma 22.10.2021 17:33
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Isso que estava pensando! Poderia isso lá atrás abrir obras de melhorias ferroviárias, rodovias! reformar escolas, entre outras inúmeras obras de melhorias que matava dois coelhos. melhorava infraestrutura e gerava renda...
Francis SR
Goldman777 22.10.2021 17:33
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Mas aí o problema é do Governo ou do brasileiro que é SEM ÉTICA e moral para pegar algo que não precisa?
Erik Furukawa
Erik Furukawa 22.10.2021 17:31
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Diz isso pro cambio... Sem uma politica controlada esses 400 reais nao vao resolver nada... Tentativa e erro, e quem paga no final é o povo...
Andre Sucupira
Andre Sucupira 22.10.2021 17:26
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
É um fanfarrão
juliano andriollo
juliano andriollo 22.10.2021 17:26
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
No outro governo era um ladrão
ricardo souza
ricardo souza 22.10.2021 17:23
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
🇧🇷 exatamente !!!! 🇧🇷ver este governo Geno ajudando as pessoas, ma,ta os esquer🐴🐁👹doides de raiva kkkkkkk
ELCIO ROBERTO
ELCIO ROBERTO 22.10.2021 17:19
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
"O CÍRCULO NEGRO" - Compre ao som dos canhões e venda ao som dos violinos. Mas que diferença deste governo para aquele de 2002 à 2010. Aquele resolvia crises economicas obrigando a população a se endividar (62% dos brasileiros ainda estão pagando por essa "política") Sem dúvida um governo popular e democrático do tipo singular ( não podemos nos ferrar por causa de voces, o povo ). Este se endivida para ajudar aos mais vulneráveis em meio a uma crise sanitária e economica mundial sem precedentes. Para alguns a REALIDADE é uma fantasia eterna. Fique em casa e deite-se no seu caixão, o mundo aqui fora não é para voces.
Andre Sucupira
Andre Sucupira 22.10.2021 17:19
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Pode se internar
ELCIO ROBERTO
ELCIO ROBERTO 22.10.2021 17:19
Salvo. Ver Itens salvos.