Últimas Notícias
0
Versão sem anúncios. Atualize sua experiência no Investing.com. Economize até 40% Mais detalhes

Últimas Notícias

Bolsonaro rejeita bancar perda de arrecadação tributária dos Estados em PEC sobre combustíveis

Setor público deve fechar ano com primeiro superávit primário desde 2013, diz Guedes

Economia07.12.2021 18:25
Salvo. Ver Itens salvos.
Este artigo já foi salvo nos seus Itens salvos
 
© Reuters. Ministro da Economia, Paulo Guedes, participa de evento na CNI em Brasília 07/12/2021 REUTERS/Adriano Machado

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta terça-feira que o setor público consolidado --que inclui as contas do governo federal, Estados, municípios e estatais-- deve apresentar superávit primário no encerramento deste ano, registrando o primeiro dado positivo desde 2013.

Em apresentação em inglês durante evento promovido pela consultoria Eurasia, o ministro disse que o apoio do governo federal a Estados e municípios provocou substancial melhora nas contas dos governos regionais.

O ministro destacou que o atual mandato do presidente Jair Bolsonaro será encerrado com uma despesa menor do que a observada em seu primeiro ano, em 2019.

Segundo ele, o governo começou com uma despesa de 19,5% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2019, patamar que foi elevado para 26,5% do PIB em 2020, durante a pandemia, e finalmente retornou a 19,5% na projeção para este ano. Em 2022, pela estimativa da pasta, o gasto deve ficar entre 18% e 18,5% do PIB.

Guedes afirmou que mesmo com a expansão de gastos para ampliar programas sociais, a previsão de déficit para 2022 é de 0,5% do PIB.

O ministro ainda afirmou que preferiria pedir por um "waiver" do que revisar o teto de gastos, mas ressaltou que o país é uma democracia e a decisão final foi pela revisão do teto.

Segundo ele, a mudança no teto abre espaço orçamentário e é "politicamente oportunista", mas ponderou que essa margem adicional já foi ocupada por gastos como a compra de vacinas e despesas previdenciárias.

 

(Por Bernardo Caram)

Setor público deve fechar ano com primeiro superávit primário desde 2013, diz Guedes
 

Artigos Relacionados

Adicionar comentário

Diretrizes para Comentários

Nós o incentivamos a usar os comentários para se engajar com os usuários, compartilhar a sua perspectiva e fazer perguntas a autores e entre si. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

  • Enriqueça a conversa
  • Mantenha-se focado e na linha. Só poste material relevante ao tema a ser discutido.
  • Seja respeitoso. Mesmo opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
  • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
  • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
  • Evite palavrões, calúnias, ataques pessoais ou discriminatórios dirigidos a um autor ou outro usuário.
  • Somente serão permitidos comentários em Português.

Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de comentar no futuro, a critério do Investing.com

Escreva o que você pensa aqui
 
Tem certeza que deseja excluir este gráfico?
 
Postar
Postar também no :
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por este motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
Comentários (10)
ricardo reis
ricardo reis 07.12.2021 22:30
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
CHORA ESQUERDOPATAS, BOLSONARO 22
Regys Mendoza
Regys Mendoza 07.12.2021 21:34
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
esse site é de esquerdista inclusive deve ter gente negacionista só pra contra por o governo
Carlos Barbosa
Carlos Barbosa 07.12.2021 21:34
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Fala de gente retardada a sua! Esse seu papo combina com a revista veja! Aqui fala-se de mercado!
Gustavo Costa Oliveira Da Costa
Gustavo Costa Oliveira Da Costa 07.12.2021 20:46
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
com recessão,PIB caindo,inflação,desemprego,salários congelados..é um herói esse Guedes. .que diabos de ministro é esse? o que faz no ministério? não percam..novas ilações sobre o país ao qual não é o Brasil!
Carlos Barbosa
Carlos Barbosa 07.12.2021 20:46
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Ministro do posto ipiranga! Velho gaga ultrapassado
Mant Neuman
BombeiroAristide 07.12.2021 19:57
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Vamos tentar desenhar: INFLAÇÃO = MAIORES IMPOSTOS = MAIOR RECEITA = FOME DO POVO  = MAIS ROUBALHEIRA  DOS BANDIDOS DE BRASILIA...
Regys Mendoza
Regys Mendoza 07.12.2021 19:57
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
comediante de 3 categoria
Carlos Barbosa
Carlos Barbosa 07.12.2021 19:57
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Os ze manadas aqui vao ficar mugindo! Kkkk
caio tacla
caio tacla 07.12.2021 19:35
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
ATENÇÃO !! URGENTE !! Jair Bolsonaro acaba de ser eleito a personalidade do ano pelo Revista Time !! Repassem ao maior número de pessoas, a oposição vai se descabelar !!!!
Gabriel Borges
Gabriel Borges 07.12.2021 19:35
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Revista time de futebol? kkkk Ele só sabe chutar para fora do gol 😏🥱
Joaquim Santos
Joaquim Santos 07.12.2021 19:15
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Brasil decolando de ponta cabeca kkkkk
Mant Neuman
BombeiroAristide 07.12.2021 18:44
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Parabéns ao executivo de todas as esferas por estarem mamando na teta do POVO. A inflação destruindo com o poder de compra do POVO, trazendo a fome de volta. Enquanto isso, a politicalha safada comemora o aumento da arrecadação, graças a inflação, que engorda a roubalheira. Um fenômeno.... Difícil entender os imbecis que defendem isso.
Mostrar respostas anteriores (3)
caio tacla
caio tacla 07.12.2021 18:44
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
ATENÇÃO !! URGENTE !! Jair Bolsonaro acaba de ser eleito a personalidade do ano pelo Revista Time !! Repassem ao maior número de pessoas, a oposição vai se descabelar !!!!
Fernando Silva
Fernando Silva 07.12.2021 18:44
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
caio tacla só se for em Bangu kkk
antonio lisboa
antonio lisboa 07.12.2021 18:44
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
cara, nós países desenvolvidos a inflação tá altíssima, mas eles tem uma medida: redução de impostos, o q o presidente quer. mas alguns como vc torcem contra o presidente e acabem contra si mesmos: defendem impostos. além disso, a moeda no Brasil é fraca. para combater elevaram muito a taxa de juros. atualmente n querem fazer isso para n piorar a economia q o pt destruiu. vá estudar.
Mant Neuman
BombeiroAristide 07.12.2021 18:44
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
antonio lisboa  Vc nào esta conseguindo concatenar as ideias. Quem tentou criar o imposto sobre dividendos? Quem reduziu os juros de forma irresponsável e deixou o real se tornar a pior moeda do mundo? Quem aumentou o imposto de bancos para bancar o auxilio caminhoneiro? Não tente cuplar a roubalhera  pela incompetencia e roubalheira de seu bandidinho de estimação.
antonio lisboa
antonio lisboa 07.12.2021 18:44
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
N concordo com a taxação de dividendos. foi um erro de guedes engolindo palma de esquerdistas. mas o problema n é imposto sobre dividendos, até pq n tá acontecendo. repito: o problema é o imposto nos produtos, o q a Europa tá reduzindo, principalmente sobre combustível. quanto à taxa de juros, chegar a 2 por cento foi muito arriscado. sempre desconfiei, mas foi bom para empréstimo. pelo menos pra mim foi muito bom. lembre-se q a taxa de juros no PT ou FHC chegou a 19 por cento! o Brasil é país de RENTISTAS. nunca acreditaram no Brasil. a mudança está acontecendo, mas é necessário choro. lógico! principalmente banqueiros como Itaú e outros q eram amigos do rei como joesley, eike, etc.
welington felix
welington felix 07.12.2021 18:36
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Iiiih. !!! chamou o pai de careca e a mãe de cabeluda!
caio tacla
caio tacla 07.12.2021 18:32
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Vishhhhh imagina a decepção do bombeiro lendo essa matéria .... agora ele surta de vez 🤣🤣🤣🤣
Mario Jorge
Mario Jorge 07.12.2021 18:28
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Esquerdalha enlouquece.....
Carlos Barbosa
Carlos Barbosa 07.12.2021 18:28
Salvo. Ver Itens salvos.