Últimas Notícias
0
Versão sem anúncios. Atualize sua experiência no Investing.com. Economize até 40% Mais detalhes

Arrecadação federal salta 24,5% no semestre e Guedes reforça nível sustentável das receitas

Indicadores Econômicos21.07.2021 14:05
Salvo. Ver Itens salvos.
Este artigo já foi salvo nos seus Itens salvos
 
© Reuters. Moedas de 1 real 15/10/2021 REUTERS/Bruno Domingos

(Corrige valor da arrecadação federal no semestre para 881,966 bilhões de reais, e não 844,9 bilhões de reais)

Por Isabel Versiani

BRASÍLIA (Reuters) - A arrecadação federal voltou a apresentar um crescimento real expressivo sobre 2020 no mês de junho, de 46,77%, e acumulou no semestre um valor recorde de 881,966 bilhões de reais para o período, mostraram dados divulgados pela Receita Federal nesta quarta-feira.

O salto da arrecadação ocorre em meio à retomada da economia após a grave crise sofrida no ano passado com a paralisação das atividades diante da pandemia da Covid-19, que afetou a tributação do consumo e da renda. Além disso, como medida de alívio às empresas, o governo postergou em 2020 o pagamento de uma série de tributos, o que não foi repetido na mesma intensidade neste ano.

As receitas somaram 137,169 bilhões de reais em junho, segundo maior valor para o mês da série da Receita, que tem início em 1995. Em junho de 2011, a arrecadação foi de 143,793 bilhões de reais, segundo dados corrigidos pelo IPCA.

A alta real das receitas no semestre na comparação com 2020 foi de 24,49%.

Segundo a Receita, excluindo o impacto sobre a arrecadação dos principais fatores não recorrentes e de alterações na legislação, como recolhimentos atípicos e diferimentos, a arrecadação teria crescido menos --20% em junho e 13,14% no semestre na comparação com 2020.

Ainda assim, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o patamar de arrecadação obtido no semestre é sustentável à frente, independentemente do desempenho da economia, e reiterou que a receita maior será usada para cobrir perdas com as medidas propostas pelo governo em sua reforma tributária.

"Mesmo se o Brasil parasse de crescer daqui para frente, nós já teríamos esse nível de arrecadação atingido e portanto sustentável", disse Guedes.

"O nível de arrecadação, com o regime fiscal que temos hoje, se mantém. O que nós vamos fazer é justamente pegar uma parte desse aumento de arrecadação e transformar isso numa redução de alíquotas e simplificação de impostos, como sempre prometemos", disse o ministro.

Na semana passada, Guedes havia dito que a arrecadação do semestre veio 100 bilhões de reais acima do previsto e que o valor seria suficiente para cobrir as perdas potenciais do governo com sua proposta de reforma do Imposto de Renda, estimadas em 30 bilhões de reais.

"Isso não está nos preocupando muito agora porque só de o PIB voltar para o patamar semelhante ao que estava antes da pandemia já veio uma arrecadação 100 bilhões (de reais) acima do previsto agora", disse Guedes na semana passada. [nL1N2OQ1VI]

A Receita informou que vai atualizar nesta quinta-feira suas projeções para as receitas no ano.

No semestre, todos os setores da economia analisados pela Receita tiveram alta na arrecadação, com destaque para a extração de minerais metálicos (+175,6%), metalurgia (+79,7%) e fabricação de produtos de borracha e plástico (+67,3%).

Os tributos cuja arrecadação mais cresceu foram o Imposto de Renda da Pessoa Física (+46,1%) e os impostos vinculados à importação (+43,2%).

Arrecadação federal salta 24,5% no semestre e Guedes reforça nível sustentável das receitas
 

Artigos Relacionados

Adicionar comentário

Diretrizes para Comentários

Nós o incentivamos a usar os comentários para se engajar com os usuários, compartilhar a sua perspectiva e fazer perguntas a autores e entre si. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

  • Enriqueça a conversa
  • Mantenha-se focado e na linha. Só poste material relevante ao tema a ser discutido.
  • Seja respeitoso. Mesmo opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
  • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
  • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
  • Evite palavrões, calúnias, ataques pessoais ou discriminatórios dirigidos a um autor ou outro usuário.
  • Somente serão permitidos comentários em Português.

Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de comentar no futuro, a critério do Investing.com

Escreva o que você pensa aqui
 
Tem certeza que deseja excluir este gráfico?
 
Postar
Postar também no :
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por este motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
Comentários (20)
João Marcelo
João Marcelo 22.07.2021 1:57
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Enquanto batemos recordes de arrecadação, esse desgoverno só sabe propor mais aumento na nossa altíssima carga tributária no país, a exemplo da proposta ilegítima de BITRIBUTAÇÃO dos dividendos. E tem gente que ainda idolatra essas porcarias!
welington felix
welington felix 21.07.2021 14:46
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Tudo isso com meus darfs...canalhas!(meu mimimi,tambem tenho direito,põ!)
Milton Heyde de Macedo
Milton Heyde de Macedo 21.07.2021 14:31
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Para as empresas o crédito tributário do ICMS foi aprovado mas para as pessoas o ICMS cobrado a maior nas contas de energia elétrica NADA
Milton Heyde de Macedo
Milton Heyde de Macedo 21.07.2021 14:29
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Este Guedes é um cara de pau, onde está a simplificação? 2.000.000 de resoluções, portarias, todo dia tem uma alteração na legislação tributária
Milton Heyde de Macedo
Milton Heyde de Macedo 21.07.2021 14:27
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Aumento de 46% na IRPF !!! Claro, quem ganha mais de 1900,00 já paga!! E os 170 bilhões de rombo para 2022???
Nilvanio Araújo
Nilvanio Araújo 21.07.2021 13:28
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
se os governadores e o STF deixasse governo federal deixasse trabalhar nosso país eram melhor do mundo
Reginaldo Mattos
Reginaldo Mattos 21.07.2021 13:28
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
será que esse idiota sabe trabalhar? o centrão está deixando e rolando como nunca!
Criver Crizinho Rosario
Criver Crizinho Rosario 21.07.2021 13:27
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Grande retomada, parabéns equipe econômica.
Murilo Ivanov
Murilo Ivanov 21.07.2021 13:24
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Meteram a mão no nosso bolso lindamente..crise.. que crise?? Só pra gente... desse jeito o fundão sai barato na visão deles .
Lucas Donda
Lucas Donda 21.07.2021 13:19
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
sinal de que a inflação no país está grande.
Davi Miranda
Davi Miranda 21.07.2021 13:16
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
sem roubo dinheiro aparece
José Artur Medina
José Artur Medina 21.07.2021 13:15
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Que comece o mimimi
Francisco Acv
Francisco Acv 21.07.2021 13:02
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
🇧🇷🇧🇷🇧🇷🤡🤡🤡Site congestionado de FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS com o garantido no final do mês e com RAIVINHA da boa vida e do atual governo!!!🤡🤡🤡🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Flavio Moura
Flavio Moura 21.07.2021 13:01
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
arrecadação pra lá de record e astronômica são Pfizer, J&J, AstraZeneca, Sinofarm, Sinovac, Moderna, Sanofi, Barat, BionTech, estão nadando em trilhões e quem vai pagar essa conta que estão sugando os povos dos países, em 2 agora 3 doses...e aí a China vai pagar??? fora a corrupção, que não é só desconfiança de brasileiros, nessas negociações de máscaras insumos equipamentos, gente milionária, bilionária aumento assustadoramente seu patrimônio --- e qualquer um dá e não liga e  ainda agradece pois tudo que mais quer é sua vida normal de volta, não vi ninguém de $$$ ter seu direito de ir e vir cerceado, todos passeando, como se não houvesse pandemia, ai vem como nosso Luciano Huck Dória globais dizer que o povão precisa ficar em casa sem emprego ...pq estão salvando nossas vidas, mas algum politico ou artista colocou feijão e arroz na sua mesa??? e outra negacionismo não existiu e sim ceticismos, pois o cético não nega, mas é precavido, buscador da verdade absoluta correndo menor risco!
José Artur Medina
José Artur Medina 21.07.2021 13:01
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Perfeito
Alacir Ribeiro Antonio Filho Ribeiro
Alacir Ribeiro Antonio Filho Ribeiro 21.07.2021 12:56
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Contribuinte paga pela voracidade do Governo Federal em arrecadar tributos...
fabiano schmitz
fabiano schmitz 21.07.2021 12:49
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
isto que os patifes dos governadores , congresso e STF , não deixam oi governo e o Presidente em paz. Deus abençoe o Presidente e os que torcem contra este governo.
Murilo Ivanov
Murilo Ivanov 21.07.2021 12:34
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Os olhos dos p.oliticos V.agabundos de Brasília chega brilhar, mais dinheiro para banca-los e acumular riqueza e aposentar com apenas 1 mandato.
Murilo Ivanov
Murilo Ivanov 21.07.2021 12:34
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Tem 2 cidadão que da deslike.. estão felizes com os impostos??
Ana Paula Rope
Ana Paula Rope 21.07.2021 12:24
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Então esta na hora de devolver para o contribuinte que não aguenta mais tanta carga tributaria e não ficar bancando fundo eleitoral!
Mant Newmann
MaNve 21.07.2021 11:54
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Uau!!!!! Aumentou em relação a 2020!!!! E ainda tem ignorante que comemora.... Esquece do recorde de inflação, recorde de desemprego, recorde de roubalheira, recorde de desvalorização do real,.... Recorde do fundão, que subiu para 2bi já com Bolsonaro e sua Bic e, agora, deve subir para 4bi!!!
ricardo souza
ricardo souza 21.07.2021 11:54
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
não 🐴 tinha que andar prá trás em relação a 2020 🐴
Renan Felix
Renan Felix 21.07.2021 11:54
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
deixa de ser bu44o e torcer contra, vai para Argentina que o governo adota a política que vc gosta.
Lucas Nacif
Lucas Nacif 21.07.2021 11:54
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O ano era 2015, Selic 14,75 inflação galopante. Tá com perda de memória retrógrada.
Ramiro Junior
Ramiro Junior 21.07.2021 11:54
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Não sabia que tinha batido o recorde de roubalheira dos governos anteriores
Mant Newmann
MaNve 21.07.2021 11:54
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Mais um passando vergonha para defender politico bandido..... 2019, quando o Rei da Rachadinha assumiu. Dolar 3, 70. Inflação 3,75%, desemprego 11%, roubalheira reduzindo com novas leis anti corrupção.Julho  2021. Dolar 5,30, inflação 8,35%, desemprego 15%, roubalheira aumentando com o fim da lava jato, fim da lei da ficha limpa, fim da lei de improbidade administrativa, volta do Bolsolão para compra do Congresso, interferencia na PGR sem usar a lista triplice, ....
Sidnei Horst
Sidnei Horst 21.07.2021 11:50
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Pra isso a receita funciona, pra explorar os empresarios e meter multas descabidas, de resto nada funciona nesse pais!
Reginaldo Mattos
Reginaldo Mattos 21.07.2021 11:50
Salvo. Ver Itens salvos.