Últimas Notícias
0
Versão sem anúncios. Atualize sua experiência no Investing.com. Economize até 40% Mais detalhes

FOCUS: Inflação e crescimento do PIB de 2021 e 2022 têm nova deterioração

Dados Econômicos18.10.2021 08:38
Salvo. Ver Itens salvos.
Este artigo já foi salvo nos seus Itens salvos
 
© Reuters.

Por Leandro Manzoni

Investing.com -  Os analistas de mercado consultados pelo Boletim Focus continuam com expectativa de deterioração da inflação e da atividade econômica para 2021 e 2022. Já as projeções da taxa Selic e do dólar mantiveram no mesmo patamar. 

Confira abaixo as expectativas para IPCA, PIB, Selic e dólar divulgados nesta segunda-feira (18).

Inflação

Os economistas consultados pela autoridade monetária elevaram as estimativas para o IPCA neste ano de 8,59% para 8,69%, enquanto há 4 semanas estavam em 8,35%. Foi a 28ª semana consecutiva de alta na projeção do nível de preços para 2021. A estimativa do IPCA continua acima tanto da meta de 3,75% como do limite superior de 5,25%. 

Em relação ao IPCA de 2022, a deterioração da perspectiva inflacionária prossegue, com as estimativas elevadas de 4,17% para 4,18%, enquanto para 2023 ficaram em 3,25%.

PIB

Os economistas voltaram a rebaixar as estimativas para a alta do PIB no fim do ano, com avanço projetado de 5,04% para 5,01%, enquanto há quatro semanas estava em 5,04%.

Para 2022, a estimativa de também caiu, de 1,54% para 1,5%, assim como para 2023, cuja projeção foi de 2,2% para 2,1%. Em 2024, a estimativa subiu para 2,5%.

Selic

Já a projeção da taxa Selic se manteve estável em 8,25% no fim deste ano, mesmo nível de quatro semanas atrás.

Para 2022, a projeção tampouco se alterou, com o consenso permanecendo em 8,75%, com manutenção da estimativa de 6,50% para 2023 e 2024.

Dólar

Em relação ao dólar, as apostas se mantiveram em R$ 5,25, enquanto há quatro semanas a estimativa estava em R$ 5,20. Para 2022, as estimativas continua R$ 5,25 pela 2ª semana consecutiva.

FOCUS: Inflação e crescimento do PIB de 2021 e 2022 têm nova deterioração
 

Artigos Relacionados

Adicionar comentário

Diretrizes para Comentários

Nós o incentivamos a usar os comentários para se engajar com os usuários, compartilhar a sua perspectiva e fazer perguntas a autores e entre si. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

  • Enriqueça a conversa
  • Mantenha-se focado e na linha. Só poste material relevante ao tema a ser discutido.
  • Seja respeitoso. Mesmo opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
  • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
  • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
  • Evite palavrões, calúnias, ataques pessoais ou discriminatórios dirigidos a um autor ou outro usuário.
  • Somente serão permitidos comentários em Português.

Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de comentar no futuro, a critério do Investing.com

Escreva o que você pensa aqui
 
Tem certeza que deseja excluir este gráfico?
 
Postar
Postar também no :
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por este motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
Comentários (14)
Raphael Nunes
Raphael Nunes 18.10.2021 21:40
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
tem q ser realista focus ...vou ajudar vcs ta ..PELO MENOS SELIC 2022 ...11% ....
José Artur Medina
José Artur Medina 18.10.2021 11:09
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Nos oito primeiros foram criadas 2,203 milhões de vagas.  Ao final de agosto de 2021, o Brasil tinha saldo de 41,566 milhões empregos com carteira assinada. Isso representa um aumento na comparação com janeiro deste ano (39,624 milhões de empregos) e, também, com agosto de 2020, quando o saldo estava em 38,365 milhões.
Mant Neuman
BombeiroAristide 18.10.2021 11:05
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
FOCUS ESQUERDISTA!!!
Ricardo Santos
Ricardo Santos 18.10.2021 10:10
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Até o pipoqueiro que trabalha na frente do circo tem uma assertividade melhor do que as antas do Focus...
Milton Heyde de Macedo
Milton Heyde de Macedo 18.10.2021 9:33
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Ninguém fala que o BC FALHOU e NÃO cumpriu o seu dever de manter a inflação no máximo de 5 25% e como "prêmio " deram autonomia para ele!!!
Ricardo Santos
Ricardo Santos 18.10.2021 9:31
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Se você avaliar os boletins na linha do tempo vai ver que os erros de estimativas num horizonte de 3 meses são tão grandes que de NADA valem as previsões de 6, 12, 24 ou 36 meses.
Felipe Felinto
Felipe Felinto 18.10.2021 9:31
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
é só jogar uma moeda e ver o resultado kkk
José Artur Medina
José Artur Medina 18.10.2021 9:31
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Melhor governo da história do Brasil, vacinação na frente de potencias europeias, criação de empregos recorde, e a esquerda dizimada (pelo que se observa das manifestações que foram protagonizadas pela oposição e pela situação, podemos afirmar que as políticas liberais continuarão no país). IPCA de 8% para nosso histórico é motivo de comemoração. 2 milhões de carteiras assinadas em 1 ano conseguiremos corrigir o desemprego produzido pelo PT (Dilma). A terceira via está pior que a esquerda. Hoje crianças de 10-12 anos colocam professores doutrinadores em seu devido lugar. Assim que o dólar cair a inflação desaba e cresceremos muito , mas muito mais do que o pessoal da focus imagina.
Rosildo da Silva
Rosildo da Silva 18.10.2021 9:31
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
É militar, é político, é da elite do serviço público, é um grande empresário, é do agro ou é aquele que recebeu grande herança e se acha dono da meritocracia - pra sair em defesa do Bolso-genocida? Kkkkkkkk
marco antonio frankzhovitz
marco antonio frankzhovitz 18.10.2021 9:31
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
vc tá fando sério ou zuando?
José Artur Medina
José Artur Medina 18.10.2021 9:31
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Rosildo da Silva  , g e n o c i d a s são os heróis da esquerda, todos sem exceção.
Irani Gueller
Irani Gueller 18.10.2021 9:31
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O melhor presidente ao Brasil já teve foi o Sr Getúlio Vargas, o bozo ñ chega nem aos pés do Getúlio Vargas. Vc é lunático tio.
Robison Luis
Robison 18.10.2021 9:31
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Vá se tratar doente!
Pedro Pontes
Pedro Pontes 18.10.2021 9:26
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Focus sempre erra feio nunca acredite no que eles dizem!
José Artur Medina
José Artur Medina 18.10.2021 9:26
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Tipo recomendação da XP
julio cesar
julio cesar 18.10.2021 9:20
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Chovendo pra dedel e a globolixo ao invés de falar das represas enchendo foi descobrir um foco de incêndio na chapada Diamantina... Liiiiiixo
Flavio Alex
Flavio Alex 18.10.2021 9:20
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
você sabe o que representa a Chapada Diamantina meu caro. Ao invés de defender políticos corruptos e genocidas vai adquirir um pouco de cultura e conhecimento pra evoluir.
José Artur Medina
José Artur Medina 18.10.2021 9:20
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
isso reduz o preço da energia com efeito direto sobre os custos de produção.
julio cesar
julio cesar 18.10.2021 9:20
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Vc não entendeu o que eu quis dizer.....
Sergio Ramos
Sergio Ramos 18.10.2021 9:07
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Esse Focus é a prova cabal de como os economistas não conseguem acertar as previsões.
José Artur Medina
José Artur Medina 18.10.2021 9:07
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Vão errar feio.
José Artur Medina
José Artur Medina 18.10.2021 9:07
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Se fossem bons de matemática seriam engenheiros e não economistas.
Robison Luis
Robison 18.10.2021 9:07
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
José Artur Medina  kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Gibran Malaquias
Gibran Malaquias 18.10.2021 8:57
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
5,01% ta “ruim” de mais🇧🇷🇧🇷🇧🇷!!! “Bom “ era no governo 🇨🇳lula dilma🇨🇳!!! 🤮🤮🤮🤮🤮
Mostrar respostas anteriores (4)
Aldo Villela
Aldo Villela 18.10.2021 8:57
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Mant Neuman legal é defender a ratazana de nove dedos
Mant Neuman
BombeiroAristide 18.10.2021 8:57
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Aldo Villela  Otários escolhem entre defender o Lula e o Bozo!!! Qualquer pessoa senssata sabe que são dois corruptos.
José Artur Medina
José Artur Medina 18.10.2021 8:57
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Mant Neuman  , como você ousa falar em corrupção ? Você passa o dia aqui falando mal do Bolsonaro, quem te paga pra você não precisar trabalhar ? Corrupto é você.
Ricardo Muradas
Ricardo Muradas 18.10.2021 8:57
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Mant Neuman  Juasjuassjuas , de onde vc saca os numeros da Globo ou da Folha ?
Charles Trindade
Charles Trindade 18.10.2021 8:57
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Mant Neuman incomparável, para ser miseravelmente justo
caio tacla
caio tacla 18.10.2021 8:53
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
#ficaemcasa economia a gente vê depois ✌️
Marcos Souza
Marcos Souza 18.10.2021 8:53
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Quanto foi o crescimento em 2019 antes da pandemia? aceita que esse governo é ruim e eu acho que você já é grandinho pra ficar bajulando marmanjo não acha haha
Joao Paulo Pinheiro
Joao Paulo Pinheiro 18.10.2021 8:53
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Exato! A lacração falou mais alto e agora a gente vai pagar a conta… o guedes pra piorar ainda quer complicar nossa vida… e eu botando fé nele…enfim…
caio tacla
caio tacla 18.10.2021 8:53
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
entendi, Marcos Souza, 15 anos de PT +12 anos de PSDB crise de 2015, 2019 com orçamento feito pela gestão anterior e a culpa é do Bolsonaro. Cara, pela sua inteligência, eu não te contrataria nem pra contar dinheiro 🤣
caio tacla
caio tacla 18.10.2021 8:53
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
mas olha, siga o João Dória do PSDB: #ficaemcasa economia a gente vê depois .... o-tá-rio 🤣
caio tacla
caio tacla 18.10.2021 8:49
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Inflação no Reino Unido (adivinha de quem é a culpa?) Inflação na américa (adivinha de quem é a culpa?). Inflação na União Europeia (adivinha de quem é a culpa?). Petralhas, vocês são a piada do mundo (de bastante mal gosto) 🤣
Mant Neuman
BombeiroAristide 18.10.2021 8:49
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
UK 3%, USA 3,2%, UE 1,7%, Brasil 10%... So mimimi e menhtiras. Não cansa de passar vergonha e continua com este papo de dividir o seu  planisfério entre pitistas e burros.
Ricardo Muradas
Ricardo Muradas 18.10.2021 8:49
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Mant Neuman  Cara no Brinca com a inteligencia dos outros UK e USA nesses valores inflacionarios , corresponderia a Brasil 20 % ,
Mant Neuman
BombeiroAristide 18.10.2021 8:41
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Focus esquerdista!!! Xiii.... A Focus é feita pelo BC.... BC esquerdista!!!!
caio tacla
caio tacla 18.10.2021 8:41
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
dê uma olhada na inflação no mundo inteiro, Reino Unido, Estados Unidos da América. Você tem uma visão muito curta, muito mesquinha do mundo. Nenhuma surpresa, você é petista (ou tucano, dá na mesma).
Mant Neuman
BombeiroAristide 18.10.2021 8:41
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
caio tacla  Pitisita mimimim. Pitista, bolsonarista e tucanista são iguais. Qualquer um que defenda politico é burro ou esta mamando na teta do governo.... UK 3%, USA 3,2%, Brasil 10%... So mimimi e menhtiras.
Ricardo Muradas
Ricardo Muradas 18.10.2021 8:41
Salvo. Ver Itens salvos.