Últimas Notícias
0
Versão sem anúncios. Atualize sua experiência no Investing.com. Economize até 40% Mais detalhes

Lira diz que ICMS é o "patinho feio" em aumento do preço dos combustíveis

Economia25.10.2021 12:25
Salvo. Ver Itens salvos.
Este artigo já foi salvo nos seus Itens salvos
 
© Reuters. 02/02/2021 REUTERS/Adriano Machado

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), voltou a apontar o ICMS cobrado dos combustíveis como um dos responsáveis pelo alto preço do insumo e chamou o tributo de "patinho feio da história", no dia em que a Petrobras (SA:PETR4) anunciou mais um reajuste do preço do diesel e da gasolina nas refinarias.

"O tema combustível no Brasil como no mundo ele vem sofrendo grande pressão, a pandemia machucou muito a produção, a alta dos preços do petróleo, o dólar no Brasil, vem pressionando muito e nós tocamos num assunto que parece muitas vezes que é transversal, mas, não, ele é focal: a discussão do trato do ICMS sobre os combustíveis", disse.

"E aqui não adianta nós falarmos que é o ICMS que aumenta o combustível. Não é ele que 'starta', e sim o preço do barril do petróleo na política da Petrobras mais o dólar. Mas ele é tio, o primo, o patinho feio da história", emendou ele, durante fala na Conferência Internacional da Datagro sobre Açúcar e Etanol, em São Paulo (SP).

Lira lembrou que o percentual cobrado de ICMS não é fixo, mas variável em cima de um valor. "E quando ele geometricamente sofre alteração todas as semanas ou de 15 em 15 dias é lógico que isso influencia diretamente no bolso do consumidor brasileiro", destacou ele.

Há duas semanas, a Câmara aprovou um projeto que torna fixo o ICMS incidente sobre os combustíveis. A mudança é defendida pelo presidente Jair Bolsonaro e contou com forte articulação de Arthur Lira para avançar entre os deputados após modificações à proposta enviada pelo Executivo.

Entretanto, desde então, a matéria não tem tido sinais claros de que vai avançar rapidamente no Senado em meio a reclamações de governadores. Eles alegam que vão perder 24 bilhões de reais em arrecadação com a mudança da tributação do ICMS.

Nesta manhã, a Petrobras anunciou que elevará o preço médio do diesel nas refinarias em 0,28 real, a 3,34 reais por litro, e o da gasolina em 0,21 real, a 3,19 reais por litro, a partir de terça-feira, informou a companhia em comunicado à imprensa nesta segunda-feira.

Lira diz que ICMS é o "patinho feio" em aumento do preço dos combustíveis
 

Artigos Relacionados

Dólar à vista fecha em alta de 0,27%, a R$5,6114
Dólar à vista fecha em alta de 0,27%, a R$5,6114 Por Reuters - 29.11.2021 1

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar fechou em alta nesta segunda-feira, acima de 5,60 reais e no maior patamar em um mês, amparado por renovados temores fiscais no Brasil num dia de...

Adicionar comentário

Diretrizes para Comentários

Nós o incentivamos a usar os comentários para se engajar com os usuários, compartilhar a sua perspectiva e fazer perguntas a autores e entre si. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

  • Enriqueça a conversa
  • Mantenha-se focado e na linha. Só poste material relevante ao tema a ser discutido.
  • Seja respeitoso. Mesmo opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
  • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
  • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
  • Evite palavrões, calúnias, ataques pessoais ou discriminatórios dirigidos a um autor ou outro usuário.
  • Somente serão permitidos comentários em Português.

Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de comentar no futuro, a critério do Investing.com

Escreva o que você pensa aqui
 
Tem certeza que deseja excluir este gráfico?
 
Postar
Postar também no :
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por este motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
Comentários (18)
Vitor Dória
Vitor Dória 25.10.2021 16:17
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
e aquele velho ditado, " mentira e boa quando eu conto", o ICMS sempre foi taxa (%) nesses mesmos valores, a questão é a descredibilidade e a péssima imagine que o país possuem internacionalmente que faz com que o dólar dispare e juntando com essa política de cotação internacional do petróleo, as coisas aumentarem sem controle e desordenadamente, mais os errados não são os políticos, errados somos nós que votamos em.pessimos gestores e representantes.
deussy pereira barroso
deussy pereira barroso 25.10.2021 15:44
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
perte do ICMS vai para o Federal e municipal
elton szweryda santos
elton szweryda santos 25.10.2021 15:44
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
icms para o federal???? muda a fonte
deussy pereira barroso
deussy pereira barroso 25.10.2021 15:40
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
tem o IPI e tem iv que são federal
Mant Neuman
BombeiroAmigo 25.10.2021 15:14
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Segundo a falácia do ICMS, podemos dizer que o bandido do planalto esta mamando no IRPJ, com aliquota fixa e cobrado em cascata sobre o lucro da Petro, Refinarias, Distribuidores e Postos. O culpado é um IRPJ!!!!! O dolar ter sido desvalorizado propositadamente em 50% nào tem influéncia nenhuma.... Povo otário que defende politico merece pagar gasolina a 10,
Mauro Henrique
Mauro Henrique 25.10.2021 14:58
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O ICMS não pode ser incidido sobre o valor total cobrado na bomba, e deve ser sobre o valor cobrado pela petrobras, e essa forma errada de cobrar acaba dobrando o valor do ICMS, porém, tem parte da população que por pura ignorância ou canalhice, insiste em defender a cobrança da forma atual alegando que isso não interfere em nada no valor, daí fica difícil. o lucro da petrobras é aproximadamente 0,10 por litro de combustível, esse é um dado público, divulgado através dos balanços trimestrais, porém, tem parte da população que acha que a petrobras é o problema e deve baixar o preço, em resumo, o povo merece uma PDVESA falida igual na Venezuela, que só tem o preço do combustivel mas não tem o produto.
Fabio Piloto
Fabio Piloto 25.10.2021 14:45
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O problema do ICMS é que a base de cálculo é um valor médio dos últimos 15 dias na bomba, portanto incide sobre toda cadeia da refinaria, transportes, margens e outros impostos, por isso qdo a Petrobrás diminuia o valor o preço não caia na bomba, isso chama-se estelionato!!!
Danilo Ferreira
Danilo Ferreira 25.10.2021 14:22
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Quem se vacinou contra a Covid adquire AIDS.
Alexandre Curvelo
Alexandre Curvelo 25.10.2021 14:22
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
eu achava que era o dolar que estava em 3,81 em 01/01/18 e hj está acima de 5,57 aumento de mais de 70%, já o barril nessa mesma época estava em 70 dólares e hj está em 85 dólares aumento de 20%, mas como ele eh um o presidente da camara deve saber mais do que eu kkkkkkkk
Noé Queiroz
Noé Queiroz 25.10.2021 13:48
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O Lira, de propósito confunde o leitor, ao afirmar que o ICMS é variável. Ele e uma percentagem como qualquer imposto e está é fixa nós últimos anos. quando o preço oscila no posto o valor do ICMS em R$ também oscila.
Fabio Piloto
Fabio Piloto 25.10.2021 13:48
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O % do ICMS é fixo, porém a base de calculo não está baseado no preço da refinaria e sim em um valor médio dos ultimos 15 dias na bomba, portanto incide sobre o ICMS do frete por exemplo, e impos federais, caracterizando bi-tributação.
FILIPE OLIVEIRA
FILIPE OLIVEIRA 25.10.2021 13:23
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
⛽...Em Minas Gerais 2,00 do preço dos combustíveis são de ICMS.
Rosildo da Silva
Rosildo da Silva 25.10.2021 13:14
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Bolsonarista Lira tá assistindo muitas lives do Bolso. Tem que parar um pouquinho…
Mant Neuman
BombeiroAmigo 25.10.2021 13:00
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Segundo a falácia do ICMS, podemos dizer que o bandido do planalto esta mamando no IRPJ, com aliquota fixa e cobrado em cascata sobre o lucro da Petro, Refinarias, Distribuidores e Postos. O culpado é um IRPJ!!!!! O dolar ter sido desvalorizado propositadamente em 50% nào tem influéncia nenhuma.... Povo otário que defende politico merece pagar gasolina a 10,
Ray Redington
Ray Redington 25.10.2021 13:00
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
se o ICMS é o patinho feio fica a questão: quem é o lobo mau? E o pinóquio nessa história?
Mant Neuman
BombeiroAmigo 25.10.2021 12:56
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
No mesmo dia que a Petro anuncia o aumento o corrupto costumaz Lira manda a mentira do ICMS. Um bando de safados destruindo com o país em nome da roubalhera eterna deles.
João Pombo
João Pombo 25.10.2021 12:51
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Culpar o ICMS é bobeira. Responsável é a política de preços da Petrobras, que está atrelada ao valor internacional e ao dólar. Culpar o imcs é desviar o foco do principal responsável. É preciso mudar a política de preços e valorizar o real.
caio tacla
caio tacla 25.10.2021 12:50
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Ta certo o Lira. Esse ta mostrando que é homem de verdade, peitando o cartel do ICMS dos governadores. Parabéns Lira, até que enfim a Càmara Federal tem um presidente de coragem.
caio tacla
caio tacla 25.10.2021 12:50
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Infelizmente não se pode dizer o mesmo do Rodrigo Pacheco. O Senado é realmente uma grande b...ta
Mant Neuman
BombeiroAmigo 25.10.2021 12:50
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Defender o Lira é sensacional!!! Mostra bem o tipo de pessoa que defende o Bozo!!!
Mant Neuman
BombeiroAmigo 25.10.2021 12:45
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Lira achando que o povo é um patinho otário para acreditar em corruptos. Brent no mesmo valor de 2018, ICMS e IRPJ na mesma aliquota de 2018, politica de preços da Petro a mesma de 2018, Real jogado na lama e desvalorizado em 50%!!! Pq será que nào temos o mesmo valor dos combustíveis de 2018?
Mauro Henrique
Mauro Henrique 25.10.2021 12:45
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Quanto era o dólar em 2018????
Gabriel Papi
Gabriel Papi 25.10.2021 12:45
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
No RJ o ICMS chega a ser maior do que o custo inteiro da Petrobras + seu lucro
Gabriel Papi
Gabriel Papi 25.10.2021 12:45
Salvo. Ver Itens salvos.