Últimas Notícias
0
Versão sem anúncios. Atualize sua experiência no Investing.com. Economize até 40% Mais detalhes

Ambev, Itaú e Bradesco estariam entre as mais afetadas por tributação de proventos, diz XP

Ações30.06.2021 10:11
Salvo. Ver Itens salvos.
Este artigo já foi salvo nos seus Itens salvos
 
© Reuters. Ambev, Itaú e Bradesco estariam entre as mais afetadas por tributação de proventos, diz XP

A proposta da segunda fase da reforma tributária encaminhada pelo governo federal ao Congresso, caso aprovada sem alterações, teria impacto negativo sobre o resultado de grandes empresas de diversos setores da B3 (SA:B3SA3), aponta análise da XP Investimentos.

A XP utilizou dados históricos de 2019 e 2020 das empresas sob sua cobertura para calcular qual seria o impacto das 3 principais medidas inclusas na proposta: o fim dos juros sobre capital próprio (JCP), a tributação dos dividendos e a redução do imposto de renda para pessoa jurídica, de 25% para 22,5% em 2022, e 20% a partir de 2023.

O resultado revelou que dentre as empresas mais prejudicadas pelas medidas estariam os grandes bancos brasileiros listados na Bolsa (Banco do Brasil (SA:BBAS3), Bradesco (SA:BBDC4), Itaú (SA:ITUB4) e Santander Brasil (SA:SANB11), além do gaúcho Banrisul (SA:BRSR6)), gigantes do varejo (Carrefour (SA:CRFB3) Brasil e Lojas Americanas (SA:LAME4)), locadoras de veículos (Localiza (SA:RENT3), Movida (SA:MOVI3) e Unidas (SA:LCAM3)) e empresas de telecomunicações (Tim (SA:TIMS3) e Vivo (SA:VIVT3)). Figuram também entre as companhias mais afetadas negativamente a farmacêutica Hypera (SA:HYPE3), a empresa de bebidas AmBev (SA:ABEV3), a empresa de medicina Fleury (SA:FLRY3), a seguradora Porto Seguro (SA:PSSA3), a transportadora JSL (SA:SIMH3), a administradora de shopping centers Multiplan (SA:MULT3) e a concessionária de transmissão de energia ISA CTEEP (SA:TRPL4), além da própria B3.

O levantamento aponta também para algumas poucas empresas que se beneficiariam do novo regime tributário, com destaque para o Grupo Pão de Açúcar (SA:PCAR3), do setor de supermercados, e o Grupo Soma (SA:SOMA3), do varejo de moda.

Apesar do resultado apontar para um impacto inicial negativo das medidas, a XP conclui que ainda é cedo para que sejam tomadas decisões precipitadas. A corretora destaca ainda que a tributação de dividendos tende a estimular o reinvestimento do lucro adicional, o que, no longo prazo, tende a valorizar os preços das ações.

Por Mercado News

Ambev, Itaú e Bradesco estariam entre as mais afetadas por tributação de proventos, diz XP
 

Artigos Relacionados

Adicionar comentário

Diretrizes para Comentários

Nós o incentivamos a usar os comentários para se engajar com os usuários, compartilhar a sua perspectiva e fazer perguntas a autores e entre si. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

  • Enriqueça a conversa
  • Mantenha-se focado e na linha. Só poste material relevante ao tema a ser discutido.
  • Seja respeitoso. Mesmo opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
  • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
  • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
  • Evite palavrões, calúnias, ataques pessoais ou discriminatórios dirigidos a um autor ou outro usuário.
  • Somente serão permitidos comentários em Português.

Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de comentar no futuro, a critério do Investing.com

Escreva o que você pensa aqui
 
Tem certeza que deseja excluir este gráfico?
 
Postar
Postar também no :
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por este motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
Comentários (28)
José Carlos Zavatieri
José Carlos Zavatieri 01.07.2021 13:12
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Incrível que o Bradesco todo ano faz bonificação de 10% e eles simplesmente ignoram isso, teve 2 anos recentes que foi 20%
Alessandro Souza
Alessandro Souza 01.07.2021 7:10
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Um país não pode só beneficiar bancos e taxar abusivamente todos nós trabalhadores .
José Carlos Zavatieri
José Carlos Zavatieri 01.07.2021 7:10
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Bancos já são absurdamente tributados e toda vez que a tributação deles é aumentada, quem paga a conta é o cidadão que precisa de algum tipo de empréstimo/crediário, pois eles simplesmente aumentam as taxas para compensar.
Fernando Lima
Fernando Lima 01.07.2021 1:55
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Paulo Jeguessss
jonatas souza
jonatas souza 30.06.2021 19:59
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O povo e o maior prejudicado
Fabio Piloto
Fabio Piloto 30.06.2021 16:51
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Imagina se os grandes bancos com lucro médio projetado em 2021 na casa dos 25 bilhões reterem parte dessa grana para aquisições e/ou recompra de ações? A ação vai dobrar de valor fácil.
Cesar Capri
Cesar Capri 30.06.2021 15:41
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Se mexe com grandes bancos, não vai passar.
Odilon Oliveira
Odilon Oliveira 30.06.2021 15:26
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Essa XP e impressionante como tenta sempre manipular tudo para sempre se beneficiar, creio que o Bentimol se acha dono deste mercado tupiniquim. Pelo terror da materia altamente tendenciosa, praticamente das Blues chips, sobrou a Vale. XP, se ligue na real pois o Pactual esta no seu vacuo.
Rubens Acyole
Rubens Acyole 30.06.2021 15:26
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Entendo a revolta pela matéria manipulada, mas qual é a lógica em torcer pelo Pactual? Não seria trocar o sujo pelo mal lavado?
Marcos Aurelio Manfredini Junior
Marcos Aurelio Manfredini Junior 30.06.2021 15:26
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Todas são tendenciosas
Luiz Antônio Ferreira
Luiz Antônio Ferreira 30.06.2021 15:26
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
XP altamente tendenciosa, como de costume, kkk
Antonio vila
Antonio vila 30.06.2021 15:15
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Pra a XP tá reclamando é pq ela vai sofrer com o aumento de impostos
Guilherme Rocha
Guilherme Rocha 30.06.2021 14:45
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Tenho a impressão que essa reforma pode ser a única coisa boa que esse governo conseguirá fazer. Diminuindo os impostos sobre a PF sobra mais dinheiro, que volta para o sistema através de maior consumo, aumentando as vendas, faturamento e lucros. E pode ter um impacto muito positivo no setor imobiliário para quem quer comprar um imóvel, pois os fundos imobiliários especularam menos e os preços de casas e apartamentos pode voltar a realidade do poder aquisitivo brasileiro. Só falta apresentarem uma proposta pra reduzir o ICMS, aí sim o Brasil entraria em um ciclo virtuoso de consumo e crescimento novamente.
Wellington Ferreira
Wellington Ferreira 30.06.2021 14:45
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Do que adianta ter dinheiro e nao saber usar? É isso que sempre aconteceu e agora nao será diferente. Terao mais dinheiro para usar das piores formas.
Mant Newmann
MaNve 30.06.2021 14:45
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Rapaz, quanta baboseira, nessa voce se superou. O cara acabou com os FII, esta subindo de forma desenfreada os juros e acabando com a Construçaao Civil. No longo prazo, aumentou o imposto de boa parte dos contribuintes PF com o fim do desconto simplificado do IR.... Quanta alucinação!!!!! O Chá que esta tomando é muito forte....
Leonardo Sobrinho
LeonardoSobrinho 30.06.2021 14:45
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
aumento do juros é pra controlar a inflação.
Mant Newmann
MaNve 30.06.2021 14:45
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Leonardo Sobrinho  A inflação que eles mesmos criaram jogando os juros para 2% de forma irresponsável. Se houvesse planejamento, nào estariam dobrando os juros em 2 meses. Isso foi fruto da irresponsabilidade passada deste desgoverno.
Fran Tex
Fran Tex 30.06.2021 14:44
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
bozoNazi é o Rei M3rdas: tudo onde se mete vira b0st4. o s3rial kill3r do Planalto merece o mesmo tratamento que deram ao lazaro.
David Soares
David Soares 30.06.2021 14:44
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
ta reclamando pq ele ta taxando os bancos???
Mant Newmann
MaNve 30.06.2021 14:44
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
David Soares hahahahhaha, taxando os bancos? Taxou todos com dividendos exceto os amigos bancoes que financiam o LCI, LCA,  CRI e CRA
Everton Bastos
Everton Bastos 30.06.2021 14:44
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Taxa bancos e dividendos superiores a 20k, isentando pequenos investidores, mas é errado!! uma das ações mais sensatas que vi em muito tempo. Governos anteriores nem pensavam em mexer com bancos!! Por que será???
Mant Newmann
MaNve 30.06.2021 14:44
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Everton Bastos  Insensatez é defender o corrupto do planalto sem saber o que esta falando. Dividendos suuperiores a 20k nao valem para acoes e FII. Os bancos se beneficiaram ja que nao taxaram LCI, LCA, CRI e CRA.
Hulk Alves
HULK1978 30.06.2021 14:44
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
É pra rir né, lembro de petrobras falaram e falaram acão despencou e vejam onde está agora, pode ter certeza se cair vão entrar comprando, essas p@rr@s são criadores do caos
João Correia
João Correia 30.06.2021 14:44
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Amigo a petrobras continua subvalorizada, deveria estar muito mais alta com o actual preço do petróleo... Deveria andar acima dos 14.50$.
Hulk Alves
HULK1978 30.06.2021 14:44
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
João Correia  eu sei disso, tenho ela na  carteira pm em 23,36 ON, não vendo tão cedo
marcos Freitas
marcos Freitas 30.06.2021 14:44
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
qal as melhores empresas para eu investir entre 1000 a 2 mil para me render um bom lucro em 2 anos
Alberto Júnior
Alberto Júnior 30.06.2021 14:44
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
OIBR3 ... cuida !!
marcos Freitas
marcos Freitas 30.06.2021 14:44
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
qal as melhores empresas para eu investir entre 1000 a 2 mil para me render um bom lucro em 2 anos
Candido Bizzotto
CandidoBR 30.06.2021 14:43
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Ohooo! Reporter sensacionalista. A reforma não prejudicará ninguém. Novas regras vão determinar uma NOVA POSTURA E NOVAS PRÁTICAS, mais nada. Quem paga o imposto é o acionista, não a empresa. Vai resultar na REDUÇÃO DO CAPITAL VOLÁTIL, vai resultar em maior interesse em REINVESTIMENTO, vai resultar em maior distribuição de AÇÕES DE BONIFICAÇÃO em vez de dinheiro. Simples assim. Ficar procurando pelo em ovo nesse momento é pura especulação - aliás, cadê os FATOS E DADOS? Nenhum, né, só especulação.
Mant Newmann
MaNve 30.06.2021 14:43
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Hummm, então FII não precisa mais ditribuir 95% em  dividendos ? Então as empresas podem continuar como lucro presumido? Então ainda posso escolher o simples se ganhar mais de 40k anual? Então quem investe pensando em dividendos no longo prazo é capital volátil..... Muita baboseira para defender o bandido de Brasilia.
Ary Nunes
Ary Nunes 30.06.2021 14:43
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
kkk vai para a venezuela amigao seu bandido predileto logo voltara para cadeia
Roberto Carneiro De Olindo
Roberto Carneiro De Olindo 30.06.2021 14:41
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Alô eu quero ler garantir dente aportunidade
Cristiano Pires Silva Zanqueta
Cristiano Pires Silva Zanqueta 30.06.2021 14:40
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Desde quando o que a XP diz serve pra alguma coisa?
Barry Cuellar
Barry Cuellar 30.06.2021 14:37
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
quem eh grande tem que pagar mais...
Silas Gustavo
Silas Gustavo 30.06.2021 14:37
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Capacidade Contributiva
Silas Gustavo
Silas Gustavo 30.06.2021 14:37
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Capacidade Contributiva é ponderar a tributação na medida de como as empresas possam arcar.
Ruy Novaes
Ruy Novaes 30.06.2021 14:36
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
É isso aí…
Raymundo Júnior
Raymundo Júnior 30.06.2021 14:27
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Gostaria de saber como as empresas serão prejudicadas. No meu entendimento o tributo incidirá no bolso dos acionistas das empresas, que apenas repassarão o valor líquido já descontado o tributo, como acontece hj com os jcp.
Hugo Lima
Hugo Lima 30.06.2021 14:27
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Boa parte dessas empresas fazem investimento em outras empresas para não deixar dinheiro parado em caixa sem obter lucro. Logo estas serão afetadas por menores rendimentos em suas operações.
José Carlos Zavatieri
José Carlos Zavatieri 30.06.2021 12:53
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Maiores prejudicadas na minha opinião serão empresas que possuem preços controlados (saneamento e elétricas entre outras) bancos podem aumentar suas tarifas e se adequar a esse novo custo.
Candido Bizzotto
CandidoBR 30.06.2021 12:53
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Não é um novo custo! É um tributo sobre o dividendo que ELA DECIDIR PAGAR.
Mant Newmann
MaNve 30.06.2021 12:53
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Candido Bizzotto  Os acionistas são os donos da empresa, é imposto sobre os acionistas, eles que decidem..... Esse é o liberalismo de taubaté. A proposito, FII nào tem nem opçào, é obrigado a distribuir 95%......
Paulo Afonso Artal
Paulo Afonso Artal 30.06.2021 12:44
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Quem vai mais sofrer com tributação de dividendos são as Fundações de Previdência, que tem posições ao longo dos anos e tem compromisso com seus aposentados.
Alacir Ribeiro Antonio Filho Ribeiro
Alacir Ribeiro Antonio Filho Ribeiro 30.06.2021 12:39
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Na Câmara pode até passar com maioria apertada...
Alacir Ribeiro Antonio Filho Ribeiro
Alacir Ribeiro Antonio Filho Ribeiro 30.06.2021 12:38
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Tributação dos Dividendos não vai passar no Senado...
Alberto Júnior
Alberto Júnior 30.06.2021 12:34
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
XP entrando LONG SHORT nas suas operações buscando o suporte de 125K da B3 para depois recomprar barato. Tai o golpe, cai quem quer !!
Mant Newmann
MaNve 30.06.2021 12:33
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
A melhor coisa desta reforma é que ela precisa ser aprovada.... Quem diria, estamos na torcida para o Congresso resolver a cortina de fumaça que o desgoverno jogou no ventilador para reduzir a presão sobre as investigações da roubalheira na Covaxin.
Alberto Júnior
Alberto Júnior 30.06.2021 12:33
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Candido Bizzotto
CandidoBR 30.06.2021 12:33
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Roubalheira sobre uma compra não realizada? Ops... ??
Mant Newmann
MaNve 30.06.2021 12:33
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Candido Bizzotto  hahahahahah, mesmo avisado preferiu fingir que nao viu. Como Lula, ele nào sabia de nada..... Quanta vergonha dos defensores do corrupto de estimação.
Luciano Arruda
Luciano Arruda 30.06.2021 12:33
Salvo. Ver Itens salvos.