Últimas Notícias
0
Versão sem anúncios. Atualize sua experiência no Investing.com. Economize até 40% Mais detalhes

Últimas Notícias

Companhias aéreas europeias sobem com flexibilização de viagens ao Reino Unido

Copom: o que esperar sobre a decisão da nova taxa de juros no Brasil?

Dados Econômicos04.08.2021 07:43
Salvo. Ver Itens salvos.
Este artigo já foi salvo nos seus Itens salvos
 
© Reuters.

Por Leandro Manzoni

Investing.com - O aumento mais elevado da inflação do que o mercado e o Banco Central esperavam, combinado com a deterioração da expectativa do IPCA para o ano que vem deve levar o Comitê de Política Monetária (Copom) a acelerar o ritmo de alta da taxa de juros nesta quarta-feira (4).

LEIA MAIS: O que significa a alta da taxa Selic?

Após três altas seguidas de 75 pontos-base a partir de março, a taxa Selic deve subir 1 ponto percentual, de 4,25% para 5,25%, de acordo com projeção do mercado e dos quatro economistas consultados pelo Investing.com.

“Há 4 semanas, o IPCA esperado para julho era de 0,4% e deve fechar o mês mais próximo de 1%”, afirma Rafaela Vitória, economista-chefe do Banco Inter (SA:BIDI4), explicando como as projeções para a inflação subiram em julho, especialmente após o IPCA-15 do mês de 0,72% ficar acima do consenso.

“Copom não está conseguindo ancorar as expectativas de inflação para 2022, porque a projeção no Focus está se deteriorando”, diz Mauro Orefice, diretor de investimentos da BS2 Asset, ao abordar que a projeção média dos economistas ouvidos pelo Banco Central no Boletim Focus para o IPCA no ano que vem está subindo nas últimas semanas.

No último Focus, o IPCA de 2022 era projetado em 3,81%, acima dos 3,8% da estimativa da semana e dos 3,77% de quatro semanas atrás.

LEIA MAIS: UBS BB (SA:BBAS3) passa a ver Selic de 8% em 2021 por inflação e crescimento mais altos

Além de combater uma inflação mais persistente e realinhar a expectativa de inflação para o centro da meta de 3,5% no próximo ano, a taxa Selic vai subir 100 pontos-base como “cumprimento de promessa” do Copom expressa no comunicado publicado após a última reunião.

“Uma deterioração das expectativas de inflação para o horizonte relevante pode exigir uma redução mais tempestiva dos estímulos monetários”, diz o Copom no último comunicado, condicionando um avanço acima de 75 pontos-base de acordo com a evolução dos dados, o que acabou ocorrendo, segundo os economistas entrevistados pelo Investing.com.

Veja abaixo a avaliação de cada economista:

CONFIRA: Calendário Econômico completo do Investing.com

Adauto Lima, da Western Asset

O economista-chefe da gestora prevê alta de 1 ponto percentual da taxa Selic, além de projetar o encerramento do atual ciclo de aperto monetário acima do que o mercado e o próprio Banco Central prognosticavam inicialmente.

“Inicia um aperto moderado na política monetária, antes expansionista e depois neutra”, diz Lima, afirmando que vê o Copom calibrando a taxa de juros para o novo patamar de inflação como uma forma de se prevenir a uma deterioração da expectativa. “Atual momento enseja cautela ao BC, para reafirmar seu compromisso com a inflação no centro da meta em 2022”, prossegue.

“Inclusive novos choques, como as geadas da semana passada, podem fazer com que a inflação se mantenha em um patamar indesejado”, avalia o economista, alertando sobre o risco de algum repasse no futuro, o que deve gerar mais uma alta de mesma magnitude na reunião subsequente.

Alexandre Manoel, da MZK

O economista-chefe da gestora (adquirida pela AZ Quest) diz que a taxa Selic vai subir para 5,25% devido aos dados de inflação não seguir as previsões do Copom. “Os bens comercializáveis não caíram como se esperava”, afirma Manoel, que também aborda as incertezas relacionadas à crise hídrica, as geadas recentes e o comportamento dos preços no setor de serviços com o processo de reabertura após a vacinação contra a Covid-19.

“Com incerteza é prudente acelerar a alta em 100 pontos-base”, diz. Porém, o economista não vê risco de descontrole da inflação no médio prazo devido ao menor risco fiscal, que é a variável que determina o nível de preços na economia, citando que os gastos de mais de R$ 500 bilhões de combate à pandemia desde o ano passado geraram um aumento da relação dívida/PIB de 76% para 81%, abaixo da previsão de mercado de alta para próximo de 100%.

Além disso, Manoel cita a Lei Complementar 173, cujas premissas não permitem que ocupantes atuais de cargos públicos deixe aumento de gastos para o sucessor, o que limita a possibilidade que eventual alta dos gastos públicos ano que vem se tornem permanentes, assim como os gastos com a pandemia. "É diferente da crise 2008, quando medidas emergenciais se tornaram permanentes e até aprofundadas", completa.

Mauro Orefice, da BS2 Asset

O diretor de investimentos da BS2 avalia que a alta da taxa Selic para 100 pontos-base vai ocorrer devido à insuficiência dos três aumentos anteriores de 0,75 ponto percentual de conter a deterioração da expectativa de inflação para 2022, citando que essa justificativa estará no comunicado após a decisão.

Para as próximas reuniões, o Copom novamente vai deixar a porta aberta para um aperto maior ou menor, dependendo das condições futuras dos dados de inflação. Caso haja uma maior deterioração, o BC poderia novamente aumentar o ritmo de alta da Selic.

Rafaela Vitória, economista-chefe do Banco Inter

A porta aberta pelo Copom na reunião anterior, de aumentar a magnitude de alta da Selic caso a inflação se deteriorasse, vai ser utilizada para justificar uma alta de 100 pontos-base, segundo a avaliação de Rafaela Vitória do Banco Inter.

A economista cita que a expectativa de inflação já está acima do centro da meta de 3,5% e, com a expectativa de o IPCA acumulado em 12 meses fechar em 8,9% em julho, impõe riscos para a inflação futura, considerando potenciais repasses em setores que até agora não haviam apresentado correções significativas, principalmente os serviços.

“É importante o BC agir com um pouco mais de firmeza, antecipando a alta e deixando claro que o objetivo é trazer a inflação para a meta em 2022”, afirma Vitória, que projeta nova “contratação” de alta da taxa Selic em pelo menos 75 pontos-base na reunião subsequente pelo Copom no comunicado pós-decisão.

Copom: o que esperar sobre a decisão da nova taxa de juros no Brasil?
 

Artigos Relacionados

Adicionar comentário

Diretrizes para Comentários

Nós o incentivamos a usar os comentários para se engajar com os usuários, compartilhar a sua perspectiva e fazer perguntas a autores e entre si. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

  • Enriqueça a conversa
  • Mantenha-se focado e na linha. Só poste material relevante ao tema a ser discutido.
  • Seja respeitoso. Mesmo opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
  • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
  • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
  • Evite palavrões, calúnias, ataques pessoais ou discriminatórios dirigidos a um autor ou outro usuário.
  • Somente serão permitidos comentários em Português.

Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de comentar no futuro, a critério do Investing.com

Escreva o que você pensa aqui
 
Tem certeza que deseja excluir este gráfico?
 
Postar
Postar também no :
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por este motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
Comentários (28)
Renato Candido de Paula
Renato Candido de Paula 06.08.2021 17:22
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Cautela !
Ricardo Gomes
Ricardo Gomes 05.08.2021 8:15
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Ué fica em casa e a economia vemos depois. Imagina se fosse o LADRÃO, já seria Venezuela ou Argentina antes do virus.
Russo trilionario
Russo trilionario 04.08.2021 22:35
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
vai ser uma lavada tao grande do lula em cima do bolsonaro ano q vem, acho q essa galera q gosta do bolsonaro nao tem nenhuma percepçao da realidade que os cerca, pessoal, acordem, vai ser tipo flamengo x madureira, 10 x 1, vai ser muita grande a diferença de votos
pericles periclesplb
pericles periclesplb 04.08.2021 18:26
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
BACEN letárgico.... mercado já projetando SELIC acima de 8 para 2021... para 2022... o céu é o limite!!!!!
Mant Newmann
MaNve 04.08.2021 14:30
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O Rei da Rachadinha já sabe que a máscara de liberalismo dele já caiu faz muito tempo. Largou de mão os otários que acreditaram nele em 2018 e partiu para o auxílio eleição do povão. Quem paga a conta são os otários da classe média que jogaram seu voto no lixo. Lula e Bozo são corruptos medíocres. Só não vê que está mamando na teta do governo ou quem é cego
ELCIO ROBERTO
ELCIO ROBERTO 04.08.2021 13:30
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
" O CÍRCULO NEGRO" - Respondendo ao título da matéria, 'o que esperar do COPOM hoje?". Resposta: NADA.
José Artur Medina
José Artur Medina 04.08.2021 12:41
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Atenção petistas, essa é pra vocês que não conseguem entender a relação entre a taxa de juros e o crescimento da economia (aula de graça). Imagine que vcs tenham 1 bilhão de dólares. Você investiria na bolsa, FII, investiria na produção ou emprestaria para um BC? O que lhes parece mais seguro? emprestar a um governo certo? mas se o governo paga 0% como os EUA ou 2% como era antes no Brasil? Aí ao invés de emprestar aos governos vale a pena talvez pegar empréstimos e construir um prédio e vende-lo (gera empregos e movimenta a economia). Pegar parte e investir na bolsa e FII. Pois bem, o país não cresce por causa de Selic mas por causa dos juros verdadeiramente praticados (juros futuros). Se o estado contrata companheiros e gasta mais do que arrecada, apesar da redução da Selic os juros futuros continuam altos, por isso o imbecil do Mantega/Dilma quebraram nossa economia. Selic de 14% retira $ do trabalhador para dar aos banqueiros. Por isso nossa bolsa não pára de quebrar recordes, Gado
jorge rubens
jorgerubens 04.08.2021 12:41
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
kkkk falo só m..e..r..d..a!!!!kkk só passa vergonha!!!!kkk coisa de bolsonarista!!!!kkkk
José Artur Medina
José Artur Medina 04.08.2021 12:27
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
juros futuros desabando por isso eu votei no Bozo. Viva o PG, melhor ministro da economia do mundo.
Ronaldo Santos
Ronaldo Santos 04.08.2021 12:27
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
voce além de burro é doente
Henrique sp
Henrique sp 04.08.2021 11:41
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Esta assim dessa Forma ainda porque elegemos um Presidente Honesto e sem corrupcao..Imagina se o P.T tivesse ganho .a gente ja tava numa Guerra ..e afundado ...o qui Estragou o Governo Bopsonaro Foi a Pandemia ..senao ja estavos batendo os USA ...por Isso em 2022 é #17
Paulo Jose
PauloJose 04.08.2021 11:41
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Tivesse a turma do Molusco 9 Dedos... EFETIVAMENTE teríamos comprado vacinas superfaturadas, Selic 14%, injetando $$ nas Estatais para não quebrarem, investindo os Fundos de Previdência das Estatais em Cuba, Venezuela e países Africanos, gritando Lula Livre...misericórdia do nosso país
José Artur Medina
José Artur Medina 04.08.2021 11:41
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Se o PT tivesse vencido o governo estaria voltado para sustentar a elite burocrática do funcionalismo público. O PT/PSDB/Centrão se uniram e fizeram a constituição de 1988. Nela os grandes beneficiados foram os advogados dos corruptos, os corruptos antigamente chamados de marajás, que se locupletam do dinheiro da iniciativa privada que sustenta esta bodega. São a favor das medidas tomadas pela Argentina (+ESTADO+Sindicato+funiconalismo+controle sobre a mídia+dinheiro das construtoras)=+fascismo. O problema é quando acaba o dinheiro do pobre, aí imprime-se + dinheiro, como faz o Fernandez na Argentina, que põe a culpa na ganância dos comerciantes. (UMA OFENSA À INTELIGÊNCIA, PQP e tem gente que defende a esquerda)
Jamerson Maia
Jamerson Maia 04.08.2021 11:41
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Jumnetralhas nunca mais !
Ronaldo Santos
Ronaldo Santos 04.08.2021 11:41
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
hoje, se fosse outro presidente, não teríamos tantas mortes por covid.
Henrique sp
Henrique sp 04.08.2021 11:41
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Ronaldo Santos  VERDADE SE FOSSE O HADADD ,, NINGUEM MORRERIA DE COVID , JA TERIAMOS MORRIDO DE FOME E JA TERIA ACONTECIDO UMA GUERRA ,, CLARO QUI NINGUEM IA MORRER DE COVID AI VC ACERTOU ....
Mant Newmann
MaNve 04.08.2021 11:39
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Todos paises passaram pela pandemia e lockdown. Mas, com uma pesquisa rápida na Internet, verificamos que a inflação e o desemprego do Brasil estão muito acima da média, praticamente perdendo somente para paises quebrados ou em guerra civil... Sera que é pq os outros paises nào tem um Rei da Rachadinha para roubar e desestabilizar a economia?
José Artur Medina
José Artur Medina 04.08.2021 11:39
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Se informe melhor
Marco Carvalho
Marco Carvalho 04.08.2021 11:39
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Está pedindo o impossível, a intenção dele(MaNve) é só desinformar mesmo!
Mant Newmann
MaNve 04.08.2021 11:39
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
José Artur Medina  em lugar de mimimii, cite algo util. Ou vai falar Venezuela, Cuba, Siria, Sudao, ....
Wilson Vitorio
Wilson Vitorio 04.08.2021 11:32
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Não tivessemos um presidente negacionista e vacinado a população há mais tempo a retomada das atividades teria sido há mais tempo, com muito, muito menos impacto na economia.
Paulo Jose
PauloJose 04.08.2021 11:32
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Bom se fosse o Calcinha Apertada...estaríamos em um novo surto de reinfecção de Coronavirus e vaCHINAdos com a Coronavac... legal né?!??!?!
José Artur Medina
José Artur Medina 04.08.2021 11:32
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
São Paulo tem os piores números da COVID19.
Marco Carvalho
Marco Carvalho 04.08.2021 11:32
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Difícil!! Negacionista aonde? Comprou a vacina quando houve autorização da Anvisa, injestou dinheiro nos Estados o quanto pode! Deu Liberdade para o trabalho a quem não tinha outra forma de sustentação no Lockdown (que não garantiu nada), fora a ajuda... Tira a venda dos olhos!
Ronaldo Santos
Ronaldo Santos 04.08.2021 11:32
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Marco Carvalho  mais um mentiroso
Paulo Jose
PauloJose 04.08.2021 11:24
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Desemprego: reclame com seu prefeito e governador que te trancou em casaInflação: expandiu a base monetária, injetou $$ na economia, falta de insumos e matéria prima... queria o que?
Ulli Michel
Ulli Michel 04.08.2021 11:02
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
País subdesenvolvido com taxa real negativa. It makes sense ..
José Artur Medina
José Artur Medina 04.08.2021 11:02
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Faz todo o sentido! Leia Alfred Mill.
Pedro Pontes
Pedro Pontes 04.08.2021 10:58
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Inflacao anualuzada nos USA esta em 5,4 isso esta acontecendo em todo o mundo e sera transitoria
José Artur Medina
José Artur Medina 04.08.2021 10:58
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
5,4=não inflação
Chico Miranda
Chico Miranda 04.08.2021 10:39
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Há 08 meses vem entrando capital estrangeiro no brasil, gringo compra real pra emprestar a juros alto e o brasil hoje está pressionado a aumentar a selic por essas e outras coisas, senão gringo troca real por dólar de novo e vai embora. Mas isso é inevitável, mesmo que a selic aumente hoje a tesouraria dos bancos na defesa das contas gringas já está compradassa no dólar desde quando dólar encostou em 4,90 há quase dois meses. Seja qual for o resultado selic hoje, gringo junto com os banqueiros vão fazer lucro com o dinheiro que botou no brasil, seja emprestando a juros alto, seja trocando real por dólar de volta pelas tesourarias.
Jerônimo GO
Jerônimo GO 04.08.2021 10:08
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Jamerson, a inflação aumentou sim no mundo todo: onde era 1% foi para 2%, aqui foi para mais de 30%, se considerarmos índices como o IGPM. Veja a discrepância e o perigo da inflação no Brasil enquanto nossos governantes brincam com a economia como se estivessem jogando Banco Imobiliário.O que me assusta em quem defende cegamente o atual governo é que, quando pergunto o que melhorou na vida da pessoa, fico sem resposta. Ouvir que a balança comercial melhorou não me serve de nada, eu não exporto soja ou milho, eu consumo (direta ou indiretamente), eu estou pagando mais por isso. Diga o que melhorou tanto na sua vida para eu saber por qual razão você defende o governo, talvez você faça parte de um seleto grupo que se beneficia do caos.
Mant Newmann
MaNve 04.08.2021 10:05
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Basta comparar a inflação do Brasil com os pares. Perdemos de Chile, Colombia, Peru, Bolivia, Uruguai, Mexico, Bolivia, Africa do Sul, .... Ganhamos de paises quebrados ou em guerra civil como Argentina, Venezuela, Turquia, Siria, .... Só não aceita quem prefere viver em um mundo paralelo para defender um corrupto de Brasilia. Se formos olhar para o primeiro mundo, a vergonha é maior ainda.... O povo esta colhendo os frutos do dolar alto é bom para o Brasil do Jegues. Basta comparar a inflação do Brasil com os pares. Perdemos de Chile, Colombia, Peru, Bolivia, Uruguai, Mexico, Bolivia, Africa do Sul, .... Ganhamos de paises quebrados ou em guerra civil como Argentina, Venezuela, Turquia, Siria, .... Só não aceita quem prefere viver em um mundo paralelo para defender um corrupto de Brasilia. Se formos olhar para o primeiro mundo, a vergonha é maior ainda.... O povo esta colhendo os frutos do dolar alto é bom para o Brasil do Jegues.
Mostrar respostas anteriores (2)
Cícero RP
Cícero RP 04.08.2021 10:05
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Sim, são as máfias corporativas. Pelo menos dólar alto ativa nossas exportações e fomenta nossa produção nacional evitando compra fora de produtos gerando mais empregos aqui, o q está acontecendo!
Mant Newmann
MaNve 04.08.2021 10:05
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Cícero RP  E a inflação, deixa para depois? Desemprego recorde!!!!
Mant Newmann
MaNve 04.08.2021 10:05
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Cícero RP  Como sempre, na falta de argumento, usa o mimimi de sempre. Pq não comparar com Chile, Uruguai, Peru, Bolivia, Mexico, Colombia, Equador, .... O Brasil do Rei da Rachadinha somente consegue ser melhor do que os paises que estão destruidos por populismo barato? E olha que nem estou citando o primeiro mundo...
Rodrigo Mello
Rodrigo Mello 04.08.2021 10:05
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O bom é que ele passaram 30 anos fudendo o país com desemprego, corrupção, mentiras na mídia, etc.. Mas a culpa de qualquer coisa agora são 3 anos de um governo honesto que luta para quebrar a máquina corrupta que vem atrasando todas as reforma, acabando com a maioria dos projetos, etc. Esses são seguidores de uns day traders que ganham dinheiro em casa, pedem por lockdown (nada científico), falam de compra de vacina quando não se vendia, etc. São as massa de manobras que querem ficar ricos e se dizem socialistas comuna.
Jerônimo GO
Jerônimo GO 04.08.2021 10:05
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Rodrigo Mello Parei de ler em “honesto”.
Jamerson Maia
Jamerson Maia 04.08.2021 9:51
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Inflação aumentou no mundo todo inclusive no USA e os jumentralhas culpa o bolsonaro !
Jerônimo GO
Jerônimo GO 04.08.2021 9:51
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Uma coisa não exclui a outra. Antes mesmo da pandemia, o atual governo vinha sistematicamente cometendo erros nas políticas cambial e monetária, portanto são fatores que se somam, não dá para passar a mão na cabeça de nossos governantes.
Mant Newmann
MaNve 04.08.2021 9:45
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O desgoverno está perdido. Levou a taxa de juros a irresponsáveis 2%. Potencializou a inflação global por aqui e, agora, quando o mundo começa a sair da crise, o Brasil precisa correr aumentando a Selic... Para piorar, o Rei da Rachadinha resolve copiar o Biden e distribuir bolsa eleição aumentando ainda mais a pressão sobre a inflação.... Como dizia Jegues, dólar alto é bom para o Brasil.....
Jamerson Maia
Jamerson Maia 04.08.2021 9:45
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Jumentralha a inflacao aumentou no mundo todo !
Jerônimo GO
Jerônimo GO 04.08.2021 9:45
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Sim, aumentou no mundo todo: onde era 1% foi para 2%, aqui foi para mais de 30%, se considerarmos índices como o IGPM. Veja a discrepância e o perigo da inflação no Brasil enquanto nossos governantes brincam com a economia como se estivessem jogando Banco Imobiliário.O que me assusta em quem defende cegamente o atual governo é que, quando pergunto o que melhorou na vida da pessoa, fico sem resposta. Ouvir que a balança comercial melhorou não me serve de nada, eu não exporto soja ou milho, eu consumo (direta ou indiretamente), eu estou pagando mais. Me diga o que melhorou tanto na sua vida para eu saber por qual razão você defende essa zona, talvez você faça parte de um seleto grupo que se beneficia do caos.
Jerônimo GO
Jerônimo GO 04.08.2021 9:45
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Mant Newmann Escrevi algo mais ou menos nessa linha, mas mesmo sem palavras ofensivas, caí na moderação. Concordo contigo.
Alexandre Romero
Alexandre Romero 04.08.2021 9:45
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Kkkk irresponsaveis? Emitiu todo auxilio emergencial a 2,3%. Petistas adoram dar dinheiro pra banqueiro rentista. Paulo Guedes nao da um centavo a mais, aguarda que vai cair mais o juros.
Mant Newmann
MaNve 04.08.2021 9:45
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Alexandre Romero  ????? Entende tudo de economia.... Emitiu a 2%, kkkkkk..... Vai cair mais, kkkkkk Ele assumiu com juros em 6,5%. Esta previsto 7% no fim do ano....
Fernando Borelli
Fernando Borelli 04.08.2021 9:07
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
A inflação está alta na maioria dos países.
Jamerson Maia
Jamerson Maia 04.08.2021 9:07
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Incluindo os estados unidos da america mas os jumentralhas acham que e so no brasil .
Daniel Lucas
Daniel Lucas 04.08.2021 9:02
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
eu espero IRB a 7,00
Rafael Morais
Rafael Morais 04.08.2021 9:02
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Maylenon Marques
Maylenon Marques 04.08.2021 8:56
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
So preciso de 8%  ao Ano ... Ja ganho pra viver bem!! rsrs
jonatas souza
jonatas souza 04.08.2021 8:48
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
E mesmo assim dolar segue elevadissimo… a economia foi muito detonada com as mudancas nas taxas e etc
David Tribal
David Tribal 04.08.2021 8:41
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
vou ficar RICO na renda fixa,porque na bolsa, a manipulação é terrível,empresas saem com balanço com recorde,é cai 5% Ou mais
Lucas Zimmer
Lucas Zimmer 04.08.2021 8:41
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
coloca toda o seu dinheiro na poupança e boa sorte...
David Tribal
David Tribal 04.08.2021 8:41
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Não,cdb querido
Daniel Carvalho
Daniel Carvalho 04.08.2021 8:41
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
CBD padrão continua perdendo da inflação, só refazer as contas.
Guilherme Valladão
Guilherme Valladão 04.08.2021 8:40
Salvo. Ver Itens salvos.