Últimas Notícias
0
Versão sem anúncios. Atualize sua experiência no Investing.com. Economize até 40% Mais detalhes

Governadores querem fechar proposta que congela ICMS de combustíveis por 90 dias

Economia27.10.2021 21:00
Salvo. Ver Itens salvos.
Este artigo já foi salvo nos seus Itens salvos
 
© Reuters. 08/07/2021 REUTERS/Amanda Perobelli

(Reuters) - O governador Wellington Dias (PT-PI), coordenador do Consórcio Nordeste, afirmou que os governos estaduais vão tentar fechar na sexta-feira, na reunião do Conselho de Política Fazendária (Confaz), uma proposta para o congelamento do ICMS dos combustíveis por 90 dias, em contraponto à proposta aprovada pela Câmara e que está em análise no Senado.

"Queremos contribuir com uma alternativa que não seja de enganação para reduzir o preço dos combustíveis", disse Dias, em vídeo divulgado por sua assessoria.

"Precisamos por unanimidade, e temos chance, encontrar uma alternativa que seja emergencial", acrescentou.

Os governadores têm trabalhado para evitar a votação de uma proposta, aprovada recentemente pela Câmara dos Deputados e que está no Senado, que torna fixo o ICMS sobre combustíveis pelo período de um ano. Eles alegam que os Estados vão perder 24 bilhões de reais se a proposta entrar em vigor.

O texto aprovado pelos deputados obriga Estados e Distrito Federal a especificar a alíquota para cada produto por unidade de medida adotada, que pode ser litro, quilo ou volume, e não mais sobre o valor da mercadoria. Na prática, a proposta torna o ICMS fixo em relação a variações do preço do combustível ou de mudanças do câmbio.

Dias defendeu que a fixação do ICMS seja usada de forma emergencial, mas disse que a questão dos combustíveis deveria ser resolvida em definitivo de outra forma, com a capitalização do fundo de equalização do combustível.

"É isso que faz cair o preço da gasolina, por exemplo, para 4,50 reais já no dia seguinte após a capitalização", afirmou. Segundo ele, a taxação da exportação do petróleo seria uma forma de financiar o fundo.

(Reportagem de Ricardo Brito)

Governadores querem fechar proposta que congela ICMS de combustíveis por 90 dias
 

Artigos Relacionados

Adicionar comentário

Diretrizes para Comentários

Nós o incentivamos a usar os comentários para se engajar com os usuários, compartilhar a sua perspectiva e fazer perguntas a autores e entre si. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

  • Enriqueça a conversa
  • Mantenha-se focado e na linha. Só poste material relevante ao tema a ser discutido.
  • Seja respeitoso. Mesmo opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
  • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
  • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
  • Evite palavrões, calúnias, ataques pessoais ou discriminatórios dirigidos a um autor ou outro usuário.
  • Somente serão permitidos comentários em Português.

Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de comentar no futuro, a critério do Investing.com

Escreva o que você pensa aqui
 
Tem certeza que deseja excluir este gráfico?
 
Postar
Postar também no :
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por este motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
Comentários (9)
Rodrigo Mello
Rodrigo Mello 28.10.2021 8:32
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Vindo do partido dos terroristas nada presta. O intuito mínimo é sufocar ainda mais este ano e começar 2022 com notícias ruins... Lógico que eles tem outros intuitos escusos. #bolsonaro2022
Mateus Silva
Mateus Silva 28.10.2021 8:26
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Mudança na política de preço da petrobras já! O petroleo é nosso. Nao temos que servir a interesses de fora. Parem de vender as refinarias! Presidente safado!
JR Alonso
JR Alonso 28.10.2021 8:26
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O "Petróleo é nosso"? Faz-me rirrrrrr... O que você tem ganho com a alta do petróleo e os lucros da Petrobras? Fala sério!! O petróleo é dos diretores, acionistas e funcionários da Petrobrás, que tem vários benefícios e bônus, etc.. Acorda... Esse mimimi de que o Petróleo é nosso é burro! Privatizar vai tornar a Petro eficiente e vai acabar com mordomias... Acho que você repete a narrativa burra de que o "petróleo é nosso". A não ser que vc seja um dos beneficiados acima...Se não for, precisa entender mais as vantagens de desfazer-se monopólios! E governo não é para administrar empresas... Cuide-se da saúde, educação e segurança, o resto... deixa para iniciativa privada que vai aumentar os lucros e ainda aumentar o quadro de funcionários, gerando empregos e renda e de quebra, limpar os parasitas na empresa
Mant Neuman
BombeiroAristide 28.10.2021 8:25
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Petróleo no mesmo valor de 2018, aliquotas de IRPJ e ICMS iguais a 2018, politica de preços da petro igual. Dolar do Jegues desvalorizou o Real em 60%!!! O que mais precisa falar para o gado entender onde esta o problema?
Gutemberg Carvalho
Gutemberg Carvalho 28.10.2021 7:14
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Agora que o petróleo está caindo os governadores "caridosos" querem congelar o ICMS...
Antonio vila
Antonio vila 28.10.2021 5:38
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Finalmente esses ladro es pensando no povo.
caio tacla
caio tacla 28.10.2021 4:55
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Depois volta tudo como antes, governadores safados, mesquinhos iguais ao senado, só pensam em arrecadação. O povo ta de olho em cada passo desses meliantes.
Bruno Azevedo
Bruno Azevedo 28.10.2021 4:55
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Senadores e governadores e a mesma coisa pois lá está cheio de ex-governadores e pai de governadores, da na mesma!
Milton Heyde de Macedo
Milton Heyde de Macedo 28.10.2021 2:36
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Governadores querendo congelar no topo!!!
Milton Heyde de Macedo
Milton Heyde de Macedo 28.10.2021 2:35
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Petróleo caindo 5% quero ver a Petrobras bsixar os preços dos combustíveis!!
Francisco De Almeida Valdevino
Francisco De Almeida Valdevino 27.10.2021 22:59
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Governadores: Tenho uma Proposta de não enganação.Povo: qual seria,baixar os impostos?Governadores: Não, Vamos Congelar o ICMS, Vocês são um bando de imbecil e a mídia comprada vai nos apoiar.
Silvan Sil
Silvan Sil 27.10.2021 22:59
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Para todo lugar que eu vou, eu ensino as pessoas... consulte no site da Petrobras e veja a formação de preço do combustível..Veja tamanho do IMPOSTO ESTADUAL....
Milton Heyde de Macedo
Milton Heyde de Macedo 27.10.2021 22:59
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
veja o custo de extração do petróleo pela Petrobras e por quanto ela está vendendo! Só neste trimestre vai ter um LUCRP de USD 0 68 por ação!!!!!
André Oliveira
André Oliveira 27.10.2021 22:59
Salvo. Ver Itens salvos.