Últimas Notícias
0
Versão sem anúncios. Atualize sua experiência no Investing.com. Economize até 40% Mais detalhes

Guedes: subida dos juros deve provocar desaceleração na economia

Economia06.12.2021 08:22
Salvo. Ver Itens salvos.
Este artigo já foi salvo nos seus Itens salvos
 
© Reuters

Agência Brasil - O ministro da economia, Paulo Guedes, reconheceu que a subida dos juros para combater a inflação vai provocar uma desaceleração na economia no ano que vem. Para ele, o resultado será o melhor possível a ser feito, e a política econômica está seguindo o caminho correto.

“A Faria Lima e os banqueiros estão prevendo um crescimento menor. É natural. No ângulo de visão de financistas, é claro que vai haver uma desaceleração forte, porque os juros estão subindo. A inflação subiu, de novo estamos fazendo a coisa certa. O importante não é a previsão. O importante é fazer a coisa certa. O resultado será o melhor possível. Quando previram que o Brasil ia cair 10 [%], eu apenas descredenciei a previsão de 10. Eu não disse quanto ia cair. Aí surgiu uma guerra de fatos. Eu acreditava em recuperação em V. Não disse em quanto tempo e aconteceu até mais rápido do que eu esperava. Em compensação, veio acompanhada do componente inflacionário”, disse, ao participar nessa sexta-feira (3) do Encontro Anual da Indústria Química.

Em contrapartida ao efeito dos juros, Guedes conta com o avanço da taxa de investimentos, que vem registrando evolução e pode chegar em 2022 a 20% do Produto Interno Bruto (PIB). Para o ministro, o crescimento do Brasil é inevitável e o país está recuperando sua economia de forma sustentável. Segundo ele, a economia passa por uma fase de recuperação cíclica em forma de V, que é quando registra recuo seguido de ascensão, baseada em transferência de renda e agora passa para a etapa do aumento dos investimentos. “É um número importante. Estamos subindo a nossa taxa de investimentos", afirmou.

O ministro acrescentou que não vai fazer projeções do crescimento do PIB para 2022 . “Eu não estou prevendo quanto vai ser o crescimento do ano que vem. Eu estou tentando de novo colocar um certo ceticismo nessas previsões, que foram de queda de 10%, de depressão, de desemprego em massa. Estou tentando justamente inspirar uma volta à normalidade da economia brasileira e até transcender esse estado, questionando essas previsões do PIB e de crescimento zero. É verdade que a subida de juros para combater a inflação desacelera o crescimento, mas também é verdade que uma taxa de investimento de 20% do PIB é um sinal de bom crescimento à frente”, observou.

 

Guedes: subida dos juros deve provocar desaceleração na economia
 

Artigos Relacionados

Adicionar comentário

Diretrizes para Comentários

Nós o incentivamos a usar os comentários para se engajar com os usuários, compartilhar a sua perspectiva e fazer perguntas a autores e entre si. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

  • Enriqueça a conversa
  • Mantenha-se focado e na linha. Só poste material relevante ao tema a ser discutido.
  • Seja respeitoso. Mesmo opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
  • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
  • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
  • Evite palavrões, calúnias, ataques pessoais ou discriminatórios dirigidos a um autor ou outro usuário.
  • Somente serão permitidos comentários em Português.

Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de comentar no futuro, a critério do Investing.com

Escreva o que você pensa aqui
 
Tem certeza que deseja excluir este gráfico?
 
Postar
Postar também no :
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por este motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
Comentários (36)
MAURÍCIO SILVA
MAURÍCIO SILVA 06.12.2021 11:26
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Todos os países da América Latina fizeram lockdown.Esse discurso de fique em casa não cola.Eh só comparar o PIB e ver que o de fato atrapalha o Brasil é a lambança política.
Ricardo Santos
Ricardo Santos 06.12.2021 9:38
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Esse bozo e Jegues precisam ser estudados, é incrível a capacidade deles de enganar o gado!!
Mant Neuman
BombeiroAristide 06.12.2021 9:27
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
A verdade doi para os negacionistas da Rachadinha. Além de termos a pior bolsa, tb estamos emtre as piores taxas de inflação, desemprego, juros reais e mortes do MUNDO.. O Rei da Rachadinha, sem se esforçar, consegue ser mais burro do que a Dilma e mais ladrão do que o Lula
nuno nogueira
nuno nogueira 06.12.2021 9:25
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
isso eh pra esfregar na cara dos aceitonistas dizendo: ta vendo o resultado do fique em casa?
Hugo Bonfim
Hugo Bonfim 06.12.2021 9:17
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Pra desacelerar, tem que estar acelerado. Algo que nunca existiu no governo do Bozo e cia.
Família Teixeira Vieira
Família Teixeira Vieira 06.12.2021 8:59
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Ele ainda é ministro? Não acredito!!!!
Francisco Gomes
Francisco Gomes 06.12.2021 8:39
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Ninguém sabia disso Gogó🤣
Mansur Staim
Mansur Staim 05.12.2021 11:43
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
É aí Jegues?? petróleo tá caindo esperar solução da indústria do petróleo é àquilo, vendendo fatiada a Petrobras só faz piorar, trás o seu carregamento de botijão de GLP do Caribe p salvar nois hehehehehe hehehehehe
marco antonio frankzhovitz
marco antonio frankzhovitz 05.12.2021 9:51
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
esse imbecil que deixou chegar a2%
Rodrigo Leite
Rodrigo Leite 05.12.2021 9:51
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Nunca vi pais pobre juros baixo
jonatas souza
jonatas souza 05.12.2021 9:47
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Nao importa o que esses politicos todos falem pt/pl…. A verdade que eles pensam assim - eu tenho horror a pobre….
Charles Andre
Charles Andre 05.12.2021 9:46
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Nem ele sabe o que fala. Ta perdidinho. So a grana dele esta salva off shore. Dolar tem que ficar nas alturas!!! Isso que inporta pra ele
Décio Coimbra
Décio Coimbra 05.12.2021 8:52
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Desaceleração no que está estagnado! 🤔
Peterson Mantovani
Peterson Mantovani 05.12.2021 7:29
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Falouuu o ministro da economia que deixa o dinheiro fora do país! Nem o cara acredita no Brasil mano kkkkkkkkkk #pilantra
Alexandre Nascimento
Alexandre Nascimento 05.12.2021 7:17
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Falou tudo @johnatan barreto
Mant Neuman
BombeiroAristide 05.12.2021 6:24
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Será que o Maranhãozinho sabe onde fica a empreiteira do Mario Frias? É ela que está gastando milhões da pandemia com o museu do Flamengo
marco antonio frankzhovitz
marco antonio frankzhovitz 05.12.2021 6:24
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
museu do cheirinho
Marcelo Nascimento
Marcelo Nascimento 05.12.2021 2:55
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Os investimentos advindos dos leilões feitos pelo governo vão retornar em benefício para a população, o problema é que muitos observam é apenas o curto prazo.
roberto gadioli
roberto gadioli 05.12.2021 2:55
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
qual população Marcelo!? a que recebe o BOLSA FAMÍLIA!? larga de ser T.R.O.U.X.A e repetir o que diz a galera que comanda a economia. ganhe $$ indo pra onde eles vão, pois o sistema é isso que está aí.
Johnatan Barreto
Johnatan Barreto 05.12.2021 2:43
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Fico impressionado o quanto o brasileiro prefere ficar na política ao invés de recuperar o tempo perdido com educação financeira.
roberto gadioli
roberto gadioli 05.12.2021 2:43
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
atá. quer ensinar educação pra que recebe o BOLSA FAMÍLIA e pra brasileiros que ganham SM!? larga de ser T.R.O.U.X.A johnatan isso é conversa fiada de quem faz preços e decidem quem ganha muito e quem sempre perde, para continuar do jeito que sempre foi.
Johnatan Barreto
Johnatan Barreto 05.12.2021 2:42
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Fico impressionado o quanto o brasileiro prefere ficar na política ao invés de recuperar o tempo perdido com educação financeira.
Edimilson Ramos
Edimilson Ramos 04.12.2021 23:54
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Um ministro da economia negacionista, não é nde adimirar no desgoverno, kkkkk
JOÃO JORGE
JOÃO JORGE 04.12.2021 23:44
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Alguém aqui aposta no real valorizando sendo que o nosso ministro tem milhões de dólares no exterior ? (presidente do bc tbm).Sinceramente eu torço pra estar enganado!
jonatas souza
jonatas souza 04.12.2021 22:57
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Kkk estava bombando antes ne? Por isso inflacao jkkkkjk
Marcos Ferreira
Marcos Ferreira 04.12.2021 22:35
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Uma coisa ele sabe: quanto mais o dólar sobe, mais rico ele fica. Então dane-se o resto. Como diria aquele humorista " Eu quero é me dar bem".
Alessandro Reis
Alessandro Reis 04.12.2021 22:27
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Pessoal ainda não entendeu a força da economia, mesmo com os lixos no governo, Brasil é foco do mundo 🌎, momento de real fragilizado de tanta lenha dos últimos anos,o triste é que as pessoas fazem o movimento contrário, sacando de fundos e saindo da bolsa,nao existe força maior pra crescimento de patrimônio do que a bolsa.
Lino Amorim
Lino Amorim 04.12.2021 21:58
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Estamos a deriva!!!! Irra...
Julio de Castro
Julio de Castro 04.12.2021 21:46
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Paulo Guedes está para economista, igual a Dilma está para Administradora. Se somar os 2, não dá 1.
Luciano macedo
Luciano macedo 04.12.2021 21:46
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Kkkkkkkkkkkkkk
Luciano macedo
Luciano macedo 04.12.2021 21:46
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Obviamente se ocorrer aumento dis juros, dificulta o financuamento da producao, nos tempos malditos do pt ladrao, tiamos juros de 18% de selic, 400% de cartao de credito, 600% do credito rotativo, e tem um seguimento burro, colocando na caveca dos alienados que o brasil eseava bem, caimos em uma divida internar de 1 trilhao de dolares, esse dinheiro esta tudo na conta dis bandidos do pt/mdb/psdb. Esse governo de hije patina, e o povo padece!
roberto gadioli
roberto gadioli 04.12.2021 21:46
Salvo. Ver Itens salvos.