Últimas Notícias
0
Versão sem anúncios. Atualize sua experiência no Investing.com. Economize até 40% Mais detalhes

Senado aprova PEC dos Precatórios; proposta volta à Câmara

Economia02.12.2021 15:05
Salvo. Ver Itens salvos.
Este artigo já foi salvo nos seus Itens salvos
 
© Reuters. Plenário do Senado em Brasília 03/03/2021 REUTERS/Adriano Machado

Por Maria Carolina Marcello

BRASÍLIA (Reuters) - O Senado aprovou nesta quinta-feira, em dois turnos, a PEC dos Precatórios, que modifica as regras de quitação dessas dívidas do governo e altera o prazo de correção do teto de gastos pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

A proposta pretende dar margem ao Executivo para colocar em prática o Auxílio Brasil em substituição ao Bolsa Família, em caráter permanente. A intenção do governo é que sua aprovação ocorra a tempo de permitir o pagamento do benefício antes do Natal.

Alterado durante a tramitação no Senado, o texto terá de voltar à Câmara dos Deputados.

Mais cedo, o relator da PEC e líder do governo, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), divulgou uma nova versão de seu parecer, acolhendo demandas de senadores na tentativa de ampliar o apoio à proposta.

Uma das mudanças acatadas por Bezerra diz respeito à vinculação de todo o espaço fiscal criado pela proposta para fins sociais e de assistência social.

"Cito-os: ampliação de programas sociais de combate à pobreza e à extrema pobreza; e saúde, previdência e assistência social. Assim, todo o esforço feito pelo Congresso Nacional na busca de recursos estará vinculado às finalidades sociais mais urgentes nesse momento de crise", explica o parlamentar no relatório.

"Outra sugestão que acolhemos... é a de reduzir o tempo em que o sublimite para precatórios vigorará. Em vez de vigorar por todo o tempo do Novo Regime Fiscal, ou seja, até 2036, o sublimite irá até 2026, dando tempo suficiente para o Poder Executivo melhor acompanhar o processo de apuração e formação dos precatórios e seus riscos fiscais, mas sem criar um passivo de ainda mais difícil execução orçamentária", acrescentou.

Bezerra informou ainda que retirou do texto medidas relacionadas à securitização de dívidas tributárias, tema que não contava com consenso na Casa.

A PEC dos Precatórios precisava de, no mínimo, 49 votos favoráveis para ser aprovada pelo plenário do Senado. No primeiro turno, seu texto principal obteve 64 votos contra 13. No segundo turno, foram 61 votos a 10.

A proposta modifica as regras de quitação dessas dívidas do governo cujo pagamento foi determinado pela Justiça, e altera o prazo de correção do teto de gastos pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

O Senado analisa ainda nesta quita-feira medida provisória que cria o Auxílio Brasil.

Senado aprova PEC dos Precatórios; proposta volta à Câmara
 

Artigos Relacionados

BC comunica vazamento de dados de 160,1 mil chaves Pix
BC comunica vazamento de dados de 160,1 mil chaves Pix Por Agência Brasil - 21.01.2022

Agência Brasil - Cerca de 160,1 mil clientes da Acesso Soluções de Pagamento tiveram dados das chaves Pix vazadas, informou hoje (21) o Banco Central (BC). Esse foi o segundo...

Adicionar comentário

Diretrizes para Comentários

Nós o incentivamos a usar os comentários para se engajar com os usuários, compartilhar a sua perspectiva e fazer perguntas a autores e entre si. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

  • Enriqueça a conversa
  • Mantenha-se focado e na linha. Só poste material relevante ao tema a ser discutido.
  • Seja respeitoso. Mesmo opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
  • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
  • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
  • Evite palavrões, calúnias, ataques pessoais ou discriminatórios dirigidos a um autor ou outro usuário.
  • Somente serão permitidos comentários em Português.

Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de comentar no futuro, a critério do Investing.com

Escreva o que você pensa aqui
 
Tem certeza que deseja excluir este gráfico?
 
Postar
Postar também no :
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por este motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
Comentários (36)
Pablo Luiz
Pablo Luiz 02.12.2021 17:51
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
acessoras
Pablo Luiz
Pablo Luiz 02.12.2021 17:51
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
só na rachada dos acessores e acessores.
Fernando Borelli
Fernando Borelli 02.12.2021 17:50
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Os precatórios serão pagos, por isto a PEC. Muito são lícitos e outros, outros nem tanto. Mas já foram julgados e não há como mudar isto. Lamentável!
JulianaKatz Lang
JulianaKatz Lang 02.12.2021 17:50
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Disse o "jurista europeu" kkk
welington felix
welington felix 02.12.2021 17:46
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Rapaz! e ainda volta pro senado? antes de ir pro STF? D'a tempo? Pensei que tava tudo resolvido.kkkkk
Tiago Monteiro Resende De Andrade
Tiago Monteiro Resende De Andrade 02.12.2021 16:53
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
#moroparapresidente
Rafael Rodrigues
Rafael Rodrigues 02.12.2021 16:53
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
desarmamentista, a favor do aborto do passaporte sanitário
JulianaKatz Lang
JulianaKatz Lang 02.12.2021 16:53
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Rafael Rodrigues Que ótimo! #moro presidente
caio tacla
caio tacla 02.12.2021 16:52
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
A esquerda brasileira acabou após fazer resistência contra a aprovação do Auxílio às famílias desesperadas por terem sido obrigadas por governadores e prefeitos a ficar em casa. Caiu a máscara dessa esquerda brasileira que nada mais é que o semi-colonialismo, vassalos do imperialismo europeu. A máscara caiu, caiu feio, pra sempre, e isso ficará claro em breve. O povo já sabe quem e o que são vocês !!!!! 🕓
Mostrar respostas anteriores (1)
Mauricio Moreira
Mauricio Moreira 02.12.2021 16:52
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
, mas a oposição foi contra o projeto. Assim como tenta acabar com o marco do saneamento, que levará esgoto encanado para milhões de brasileiros que não tem acesso. É só ver a fala dos líderes de partido da esquerda
Daniel Rolim
Daniel Rolim 02.12.2021 16:52
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
caio tacla  também não sou seu filho pq você tem vaga de ser um virgem de 60 anos.
Daniel Rolim
Daniel Rolim 02.12.2021 16:52
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Marcos Antônio Eduardo
Marcos Antônio Eduardo 02.12.2021 16:52
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
ele fica competindo com o medina
Marcos Antônio Eduardo
Marcos Antônio Eduardo 02.12.2021 16:52
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
teu devia ter goza.do na cara da pu.t@ da sua m.ãe. Assim não tinha nascido esse ab.orto.
Heron Custodio
Heron Custodio 02.12.2021 16:50
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Governo Bolsonaro entrará para a história como único governo sem nenhum caso de corrupção. Nota 10!
Heron Custodio
Heron Custodio 02.12.2021 16:47
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
A Soberania do Povo acabou! agora é a Soberania do STF. Tempos sombrios o que vivemos.
caio tacla
caio tacla 02.12.2021 16:46
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Ciro Gomes acaba de perder mais uma. O eterno candidato vassalo do PT, foi condenado a pagar indenização a Eunício Oliveira. Mas claro, ele já deve estar muito bem "acumulado" para pagar essa indenização e mais outras por ofender tanta gente. Esse vassalo do PT deveria estar preso por ter ofendido o então Juiz Sérgio Moro. Coronelzinho folgado e presunçoso, vai perder pro>>>>> Eimael <<<<<
Marcos Antônio Eduardo
Marcos Antônio Eduardo 02.12.2021 16:46
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
teu pai devia ter respeitado a regra e goza.do na cara da pu.ta da tua mã.e. Assim não existiria um reta.rdado igual a você.
caio tacla
caio tacla 02.12.2021 16:40
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Temos que acabar com a cultura da Ordenações Filipinas de que um juiz e um promotor de justiça podem fazer tudo e ficar impunes e blindados até mesmo de investigação. Chega dessa palhaçada !! Todos devem se submeter à lei !!! E os operadores do direito têm o DEVER de servirem de exemplo. Já chega de apanhar calados dessa oposição ladra e mensaleira, vamos pra cima deles !!!!!
caio tacla
caio tacla 02.12.2021 16:38
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O Congresso, o TCU e principalmente o Senado Federal têm o DEVER de investigar a formação desses precatórios. Muitos deles, embora lícitos, são IMORAIS e isso precisa ser revelado ao POVO que é sobre quem recai esses precatórios para "professor" safado.
Marcos Antônio Eduardo
Marcos Antônio Eduardo 02.12.2021 16:38
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
safado é você. Coloca a sua foto, me diz onde tu fica. Quero quero ver você colocar esses argumentos na presença de professor. Eu encheria tua cara soco, seu ret@rdado.
Zecharia Sitchin
Zecharia Sitchin 02.12.2021 16:38
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
olha o frustrado do fórum aí. Ameaça e xinga todo mundo. É o corajoso do mundo digital. Looser. Total. LOOSER. Que educação esse sujeito deve ter tido dos pais? ou não, as vezes o pai é um pobre coitado q sofre com o filho. Mas fazer o que, ele acha que abafa e que amendronta e que lacra nos fóruns da vida. Coitado dá até dó... é... dá dó não.
Marcos Antônio Eduardo
Marcos Antônio Eduardo 02.12.2021 16:38
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
ow zumbi de bolzonaro. Vai procurar um terreno seu escravo.
Henrique Donato
Henrique Donato 02.12.2021 16:38
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Marcos Antônio Eduardo  olha sua foto, é professor, um coitado.... e quer chamar alguem de escravo?
rogerio vanadia
rogerio vanadia 02.12.2021 16:35
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
kkkkk populismo. rachadinha mansão a todo vapor. quem irá investir aqui se nem paga o próprio povo. povo burro merece.
caio tacla
caio tacla 02.12.2021 16:30
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
No twitter já se vê um importante movimento para a criação da CPI dos PRECATÓRIOS !!! Tem muita sacanagem nessas sentenças federais que muitas vezes são proferidas para beneficiar irregularmente servidores públicos. É necessário cuidar do dinheiro do povo e enfrentar o judiciário e só o Congresso tem poder pra fazer isso. Vamos pra cima !!!
Mai Egs
myeggs 02.12.2021 16:25
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Conseguiu dar calote nos ricos e dar esmola para pobre. Já esta reeleito. JÊNIO
Mant Neuman
BombeiroAristide 02.12.2021 16:25
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Ricos?????? hahahahhahahhaa. O ovinho não sabe o que é precatório e fica passando vergonha!!!
Flavio Moura
Flavio Moura 02.12.2021 16:12
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Alguém acha MELHOR FAZER COMO ARGENTINA EMPRESTIMO NO FMI????
Mant Neuman
BombeiroAristide 02.12.2021 15:58
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O Rei da Rachadinha entrará para história como o governo que destruiu toda a estrutura de combate a corrupção do país. Acabou com a lava a jato, com a lei de ficha limpa, com a lei de improbidade administrativa, com a transparência do orçamento. Aparelhou, desmoralizou e transformou a PF de orgulho para vergonha nacional. No momento, tenta acabar com a independência do MP e dos delegados da PF, a pá de cal que falta. Não é a toa que todos os corruptos políticos/juizes estão sendo soltos ou inocentados. Estudem, leiam, não caiam na onda das mentiras plantadas nas redes sociais pelo gabinete do ódio.
Mant Neuman
BombeiroAristide 02.12.2021 15:58
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Lei da Ficha LImpa, decisão monocrática de Kassio Marques / Lava Jato e soltura do Lula, decisão do STF com voto de KASSIO MARQUES / Lei improbidade, decisão do congresso com voto dos filhos do Rei e do centrão / Interferencia na PF, somente o Rei, com a troca de dezenas de delegados e superintendentes para proteger amigos e familiares.
Flavio Moura
Flavio Moura 02.12.2021 15:58
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Mant Neuman  vai chiar com teu prefeito que ira aumentar IPTU e o IPVA monstro que o teu partido PSDB vai arrecadar em SP
Alex Nad
Alex Nad 02.12.2021 15:58
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O flavio é presidente? E para ser rei ele teria que ganhar do PT nas rachadinas, que é 40 x maior do que a dele
Mant Neuman
BombeiroAristide 02.12.2021 15:58
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Alex Nad  Boa, fanáticos PTistas contra fanáticos Bozolistas, disputando quem rouba menos!!!! É a cara da mediocridade dos dois bandidos Lula e Bozo.
caio tacla
caio tacla 02.12.2021 15:44
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Tem que fazer uma auditoria nesses precatórios. E se encontrar sacanagem (vai encontrar muita sacanagem) tem que fazer uma CPI pra expor ao povo o que acontece. Acho melhor a oposição, perdedora e derrotada, baixar a bola, antes que a base do governo se irrite e promova uma CPI dos Precatórios.
Marcos Antônio Eduardo
Marcos Antônio Eduardo 02.12.2021 15:44
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Cara, tu não sabe sequer o que é um precatorio. Um ret@rd@do!!!
Marcos Antônio Eduardo
Marcos Antônio Eduardo 02.12.2021 15:44
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
auditoria é usada em processos do executivo. O judiciário é acionado quando a auditoria não é suficiente. No caso, o precatorio após transitado em julgado não cabe auditar. O que você propõe é que o poste mije no cachorro.
Marcos Antônio Eduardo
Marcos Antônio Eduardo 02.12.2021 15:44
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
você me faz ter certeza que deveria ser obrigado a goz@r na cara de puta, proibido goz@r dentro. Se seu pai tivesse feito a coisa certa, não tinha nascido um essa coisa igual a você.
Leandro Engel
Leandro Engel 02.12.2021 15:43
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
bolsa Brasil garantida ...bóra compra ações da Ambev kkkkNatal não vai faltar cerveja no mercado ..
Flavio Moura
Flavio Moura 02.12.2021 15:42
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Investidor esta preocupado com o povo pegando 400 reais e pagando as contas e prestações da Magalu, Copel, Sabesp, gastando no chocolatinho da Americanas e comprendo bruzinhas na Marisa do que aquela montanha  de dinheiro em juros de horas de Juizes que não trabalharam em expediente normal e fizeram horas-extras depois colocaram no pau, do que as ações do funcionarios comissionados que não receberam a insalubridade pois alegam que eram DIRETORES de varrição e poda de arvore, mas nunca saíram de seus escritórios com ar condicionado...FIM DESTA PORCARIA, os das professorinhas idosas já serão pagos...fiquem em paz...alias quem aproveita precatório é tudo filhos e netos já abastados...tenho um conhecido que tirou 500 mil em ação do falecido pai Coroné da Pulicia e queimou tudo em carros mulheres e pinos de cocaína!!!! DÊEM esse dinheiro de precatório aos pobres que ainda estão vivos gastarem nas empresas que VC E EU SOMOS SOCIOS!
Tadeu Aguiar
Tadeu Aguiar 02.12.2021 15:42
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Calotear a dívida espanta investimento, aumenta a dívida e ainda gera inflação q baterá na porta de todos, PRINCIPALMENTE DOS MAIS POBRES
Marcos Antônio Eduardo
Marcos Antônio Eduardo 02.12.2021 15:42
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Mais um do time do caio tecla e o medina. Ret@ard@dos.
Flavio Moura
Flavio Moura 02.12.2021 15:42
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Tadeu Aguiar  , tem ideia melhor neste momento...bom eu prefiro renegociar pagar em parcelas menores do que NÃO PAGAR A DIVIDA, o governo aposta na recuperação do país e na continuidade da arrecação ao qual foram recordes desde 1 T 2 T 3 T e nao se incomode o seu prefeito ja aumentou IPTU e o Dorico rindo a toa pq um fox que vendia a 60 mil hoje vende um 1 T Cross a 120 mil e IPVA sera maior ainda....arrecadacao fiscal vem monstro devido ao aumento de tudo....
Fernando Borelli
Fernando Borelli 02.12.2021 15:41
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Se há uma PEC é porque não haverá calote, mas essa esquerdalha vive aqui falando bobagens. Parabéns Presidente Bolsonaro por auxiliar os mais necessitados neste momento!
Silvan Sil
Silvan Sil 02.12.2021 15:41
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
excelente 👏👉👉
Marcos Antônio Eduardo
Marcos Antônio Eduardo 02.12.2021 15:41
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O que mudou? No passado era o "bolsa vagabundo" nas palavras do bolsonaro, hoje, o que mudou?
Lucas Nacif
Lucas Nacif 02.12.2021 15:38
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Guerra entre Irã e Taliban, está afetando mercado internacionais. Sério.
Flavio Moura
Flavio Moura 02.12.2021 15:37
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
para que se preocupar com a dívida, segundo a Globo Uol Doria Estadão Carta Capital IstoÈ BandNews TVT PT Lula Sakamoto Juca Kfuro - todos nós morremos de genocídio ... !!!!
Julimar Pieri
Julimar Pieri 02.12.2021 15:36
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
avante Brasil Bolsonaro 2022
Andollinni Carleone
Andollinni Carleone 02.12.2021 15:30
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Fui parcelar minha compra em 3x e me disseram que eu tava dando calote 🤣
Flavio Moura
Flavio Moura 02.12.2021 15:30
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
culpa do Open Banking de cara já não deveriam te dar um cartão de crédito...mas acreditaram que você ia trabalhar...pelo visto...rsrsrs
Isaac Alves
Isaac Alves 02.12.2021 15:28
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O réu oculto do Mensalão está para voltar...Vamos ver se o povo brasileiro fará mais uma loucura nas urnas.
Marcos Antônio Eduardo
Marcos Antônio Eduardo 02.12.2021 15:28
Salvo. Ver Itens salvos.