Últimas Notícias
0
Versão sem anúncios. Atualize sua experiência no Investing.com. Economize até 40% Mais detalhes

Redução de impostos nos combustíveis não chegaria aos consumidores, diz UBS

Ações24.01.2022 14:43
Salvo. Ver Itens salvos.
Este artigo já foi salvo nos seus Itens salvos
 
© Reuters

Por Ana Beatriz Bartolo

Investing.com - A possível redução de impostos sobre o combustível teria um impacto mínimo para os consumidores, na visão do UBS. A medida poderia, no entanto, ajudar a reduzir a concorrência desleal no setor, um dos principais problemas que pressionam estruturalmente as margens em todo o país.

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que pretende enviar ao Congresso uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que permita a redução do PIS/Cofins sobre os combustíveis. O Ministério da Economia prevê que isso cause uma perda de R$ 50 bilhões nas receitas do governo, mas que gere um impacto de R$ 0,20 por litro para os consumidores. Na prática, isso seria uma redução na bomba de 3% para a gasolina e de 4% para o diesel.

O UBS, porém, estima que para esses R$ 50 bilhões, haja uma redução potencial de R$ 0,61/L nos preços dos combustíveis. Ainda assim, o banco espera que os impactos reais nas bombas sejam mínimos.

A intenção do governo em questionar os preços do combustível sem interferir na política de preços da Petrobras (SA:PETR4) é um sinal positivo sobre a independência da estatal, na visão do UBS.

Por outro lado, a perda da receita para o governo sem compensação pressiona ainda mais a situação fiscal do país, o que pode resultar em uma alta no câmbio. Como consequência, com o dólar mais elevado, os combustíveis tendem a subir, reduzindo os efeitos da PEC.

Além disso, existe a possibilidade que ao invés da medida ter um efeito no custo do consumidor final, essa redução nos impostos seja absorvida pelas margens das empresas na cadeia de distribuição do combustível.

Assim, levando em conta que em 2021 o volume de diesel e gasolina nas bombas somou mais de 100 bilhões de litros, o UBS projeta que cada R$ 1 bilhão em subsídios, haveria um impacto potencial de aproximadamente R$ 0,012/L nos preços final.

A recomendação do UBS para as ações da Petrobras é de compra, com preço-alvo em R$ 44.

Às 14h41, as ações da Petrobras PN recuavam 1,57%, a R$ 31,27. 

Redução de impostos nos combustíveis não chegaria aos consumidores, diz UBS
 

Artigos Relacionados

Adicionar comentário

Diretrizes para Comentários

Nós o incentivamos a usar os comentários para se engajar com os usuários, compartilhar a sua perspectiva e fazer perguntas a autores e entre si. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

  • Enriqueça a conversa
  • Mantenha-se focado e na linha. Só poste material relevante ao tema a ser discutido.
  • Seja respeitoso. Mesmo opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
  • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
  • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
  • Evite palavrões, calúnias, ataques pessoais ou discriminatórios dirigidos a um autor ou outro usuário.
  • Somente serão permitidos comentários em Português.

Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de comentar no futuro, a critério do Investing.com

Escreva o que você pensa aqui
 
Tem certeza que deseja excluir este gráfico?
 
Postar
Postar também no :
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por este motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
Comentários (33)
Geraldo R Silva
LeoMoreira 25.01.2022 7:59
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Quem viver verá... os bozopatas defendendo o uso "social" .. diga-se eleitoreiro da Petrobras... pqp viraram esquerdistas... parece que não sabem que o monopolio acabou e que uma das principais funções dela eh remunerar seus acionistas... haja visto o numero de acoes impetradas nos EUA... recentemente ate recebi da TdAmeritrade um comunicado de uma nova acao... alias como acionista quero mais eh dividendo de R$3 de novo... o preço da gasolins eh responsabilidade a R$7 eh responsabilidade deste governo incompetente...
carlos tomiello
carlos tomiello 24.01.2022 20:27
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Medida engana bôbo de um desgoverno incompetente, corrupto e populista PIOR AINDA que o governo do lula drão. É só vetar os 16.5bi do orçamento secreto, os 5bi do fundo eleitoral, parar de defecar pela boca, etc, etc....Isso td reduziria a dívida pública, com isso o risco brasil e assim teríamos o real menos desvalorizado e aí sim os combustíveis teriam os preços reduzidos. Agora uma medida populista para enganar 16% de otá rios seguidores, até lula drão faria.
Geraldo R Silva
LeoMoreira 24.01.2022 20:27
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Concordo... mais que engana bobo... simplesmente eleitoreira.
MILITAR DE DIREITA BOLSONARO
MILITAR DE DIREITA BOLSONARO 24.01.2022 18:31
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Boa tarde já vi análises de economistas no mesmo sentido e, acrescentando uma série de outros problemas que impactam na alta dos combustíveis...Alguns dos problemas está no refino, sendo que nosso petróleo e de péssima qualidade, o que já dificulta demais. Sendo necessário a importação, incidindo aí muitos insumos cotados em dólar, importador privado e etc...
Geraldo R Silva
LeoMoreira 24.01.2022 18:31
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Desculpe discordar mas ja foi o tempo do petroleo ruim... o oleo do pre,-sal tirando questão do CO2 eh bem leve e bom para refino. O monopolio ja nao existe o que faltou foram governos que nao deram estrutura a concorrencia.
Celso Santos
Celso Santos 24.01.2022 18:02
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
No ponto: para que uma PEC desse tipo fosse aprovada e não fosse derrubada por ação direta de inconstitucionalidade ajuizada no STF por qualquer governador, deverá a União ( leia-se o governo desse incompetente que comanda o País) prever a "compensação financeira" aos próprios Estados pela renúncia fiscal. E por que isto, diriam alguns? Porque é o que manda a lei e para que não prejudique a "cláusula pétrea do Federalismo" com enfraquecimento das receitas orçamentárias de entes federados menores ( os Estados-membros). O que sempre faltou a esse governo é "tecnicidade para as propostas legislativas"! De fato, seria fulminada uma PEC dessa natureza se não se observasse a necessária e EQUÂNIME compensação pela perda de arrecadação. E não adianta, no futuro, e como velha estratégia já batida, "culpar sempre os outros pelos próprios fracassos", reclamar se não vingasse, pelo próprio controle de legalidade feito pelos Parlamentares antes de deliberar uma proposta tão polêmica, ou o STF.
Edlayne Alves
Edlayne Alves 24.01.2022 17:52
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
A Petrobras é do povo... agora eu pergunto de q povo ? só serve de cabides de emprego para corruptos trocarem cargos e favores para partidos politicos !!
Clarence Abdala
Clarence Abdala 24.01.2022 17:52
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Bolsonaro 2022!
Ricardo P Silveira
Ricardo P Silveira 24.01.2022 17:40
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
*** INTERVENÇÃO *** Pode isso, Jegues??? Pensei em ter ouvido você dizer que isso era coisa de PTista que iria transformar a PETRO numa PDVSA 🤣🤣
Mamoru Uehara
Mamoru Uehara 24.01.2022 17:26
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
claro. reduz 10% ai o cabaço vai la e aumenta 20% ja era acabou...ai estado nao arrecada e nois vai afundando mais ainda...petr lixo deveria ter ficado sem reajuste ...conta de malandro. tava 85 desceu la baixo...ok. subiu voltou em 83 e ja reajustou que conta é essa? se tava em 85,00 e voltou em 83 e o cara vai la e sobe. quando cai so baixa 3%
Fabio Piloto
Fabio Piloto 24.01.2022 17:25
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
A proposta de redução do imposto federal tem a função de mostrar como o ICMS é absurdamente alto e alertar o consumidor que seu governador é bandido!
Manuel Gomez
Manuel Gomez 24.01.2022 17:25
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
estude como é a tributação no Brasil e pare falar bobagem.
Clarence Abdala
Clarence Abdala 24.01.2022 17:25
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Exatamente. A ponta dos Estados é absurda. Combustível não é artigo de luxo.
Geraldo R Silva
LeoMoreira 24.01.2022 17:25
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
PQP a proposta eh eleitoreira pq eh inconstitucional!
Antonio vila
Antonio vila 24.01.2022 17:20
Salvo. Ver Itens salvos.