Últimas Notícias
0
Versão sem anúncios. Atualize sua experiência no Investing.com. Economize até 40% Mais detalhes

Últimas Notícias

XP compra 20% da Jive, gestora de ativos depreciados, diz site

O Que Fazer se Você Está em Pânico Com a Queda Recente das Ações

Por Cristiane FensterseiferAções13.05.2021 13:07
br.investing.com/analysis/o-que-fazer-se-voce-esta-em-panico-com-a-queda-recente-das-acoes-200441931
O Que Fazer se Você Está em Pânico Com a Queda Recente das Ações
Por Cristiane Fensterseifer   |  13.05.2021 13:07
Salvo. Ver Itens salvos.
Este artigo já foi salvo nos seus Itens salvos
 

A última semana foi estressante para alguns investidores.

Nesta coluna semanal, faz algum tempo que eu venho falando sobre minha preocupação com a inflação, em especial na última edição, da quinta-feira passada (06/05/2021), que dediquei inteiramente para falar disso.

Parece que de lá para cá o receio com a inflação aumentou muito nos mercados, ainda mais com a divulgação de um CPI (índice de inflação ao consumidor americano) muito maior que o mercado previa, divulgado ontem, no dia 12/05/2021.

O CPI trouxe consigo a informação que o núcleo da inflação americana registrou o maior aumento em 26 anos e levantou uma bandeira vermelha sobre um risco já iminente.

A recuperação econômica dos EUA está pujante, uma vez que a vacinação por lá já está atingindo proporção alta da população jovem, ao contrário do que vivenciamos no Brasil, onde a vacinação se dá a passos de tartaruga.

Esta recuperação da economia nos EUA está trazendo consigo o aumento de preços, dado que a oferta não é tão elástica.

Provavelmente a alta de preços do setor de serviços, que estava morto na pandemia, vai se juntar à alta de preços às commodities nos níveis mais altos de muitos anos e teremos inflação um pouco mais persistente pela frente, em minha opinião.

A inflação mais alta traz consigo a expectativa do mercado de uma normalização mais rápida dos estímulos monetários – leia-se: haverá muito provavelmente a necessidade de aumento da taxa de juros nos EUA antes do previsto, embora os dirigentes do Fed e o próprio presidente Biden insistam e repitam veementemente o contrário.

O mercado que não é bobo nem nada, não cai em discurso – muito menos de políticos - e não vai literalmente pagar para ver se o juros sobe mais rápido ou não, está precificando rapidamente esta provável alta de juros antecipada e isto tem impactado negativamente ações de empresas de tecnologia e alguns outros ativos que vem sendo influenciados pela alta liquidez no sistema gerada com a pandemia, como as criptomoedas.

Voltando para o título, se você é um destes investidores que está em pânico com a queda recente de seus ativos, meu conselho é: Apegue-se à perspectiva micro.

Pergunte e responda a si mesmo quais as perspectivas intrínsecas de cada um dos ativos que você possui no seu portfólio independentemente da alta de juros no curto prazo.

Você acha seus ativos têm a capacidade de continuar se valorizando, mesmo em um cenário de alta de juros expressiva nos EUA? Ou tal alta vai ser prejudicada se os Treasures de 10 anos aumentarem de 1,6% para mais de 2%?

Se as ações, mesmo sendo do setor de tecnologia, têm condições de entregar crescimento acelerado e gerar fluxos de caixa razoáveis nos próximos 5 a 10 anos, mesmo com uma taxa de juros superior, eu não ficaria em pânico.

Agora, se a alta recente de tais ativos foi mais motivada pelo excesso de liquidez do que pela capacidade real de entregar crescimento e geração de caixa relevante nos próximos 10 anos, então, eu sairia correndo e desta posição, antes que seja tarde demais.

O Que Fazer se Você Está em Pânico Com a Queda Recente das Ações
 

Artigos Relacionados

O Que Fazer se Você Está em Pânico Com a Queda Recente das Ações

Adicionar comentário

Diretrizes para Comentários

Nós o incentivamos a usar os comentários para se engajar com os usuários, compartilhar a sua perspectiva e fazer perguntas a autores e entre si. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

  • Enriqueça a conversa
  • Mantenha-se focado e na linha. Só poste material relevante ao tema a ser discutido.
  • Seja respeitoso. Mesmo opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
  • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
  • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
  • Evite palavrões, calúnias, ataques pessoais ou discriminatórios dirigidos a um autor ou outro usuário.
  • Somente serão permitidos comentários em Português.

Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de comentar no futuro, a critério do Investing.com

Escreva o que você pensa aqui
 
Tem certeza que deseja excluir este gráfico?
 
Postar
Postar também no :
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por este motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
Comentários (28)
Pedro Melo
Pedro Melo 15.05.2021 9:25
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Obrigado Cristiane. Foi extremamente util para mim. Vou assumir tres perdas que ja estava perdedo a fé. Obrigado.
Fabricio Vitorelli Franco
Fabricio Vitorelli Franco 14.05.2021 17:42
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
muito bom conteúdo
Juliano Reginaldo
Juliano Reginaldo 14.05.2021 12:58
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Queda? Matéria tendenciosa, recheada de opiniões pessoais que são divergentes dos fatos. Enfim, entrei na matéria pois achei que se tratava de outro país que não o Brasil.
Orlando Ferreira
Orlando Ferreira 14.05.2021 8:26
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
muito bom artigo.parabéns
Luciano Raizler
Luciano Raizler 14.05.2021 7:43
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Muito bom!
fl morais
fl morais 14.05.2021 7:04
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Impressionante! A matéria aborda vários pontos, principalmente sobre a economia americana, mas o pessoal prefere se ater a uma simples frase de opinião sobre ritmo da vacinação. Esse é o brasileiro médio, que sempre reclama de tudo!
Marcelo Reis
Marcelo Reis 14.05.2021 6:40
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
É impressionante como uma jornalista informa mau, o Brasil é uma dos países que mais vacina no mundo, perdendo apenas para os países que tem toda a cadeia produtiva da vacina. É por isso que somos uma nação atrasada, o brasileiro dá valor a um País de quinta categoria lá fora e não consegue ver as grandes realizações em seu próprio País.
Wander Junior Rodrigues
Wander Junior Rodrigues 14.05.2021 5:44
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O Brasil é um dos poucos países que está conseguindo vacinar o seu POVO; diante de todas as dificuldades Mundial. Estamos sendo fortes, frente aos que não entendem nada de ADM. pública, ficam apenas em casa nos seus ar-condicionados, olhando apenas o que querem enxergar. Nós somos enormes, e seguimos o princípio CRISTÃO; o da VERDADE. Wjr.
Fabio Luiz Honda
Fabio Luiz Honda 14.05.2021 1:40
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Resumindo : uso do stop
Antonio Soares
Antonio Soares 13.05.2021 22:51
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Passo de tartaruga manca kkkk
Dênis Morais
Dênis Morais 13.05.2021 22:45
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Vacinação a passo de tartaruga???tá de sacanagem né?!
José Rossetto
José Rossetto 13.05.2021 22:08
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
hiper alta de preços daz commodities...hiper inflação.o Hedge nas commodities pea liquidez dos estimulos se transformou numa hiper bolha no mercado acionário
alex vitorino
alex vitorino 13.05.2021 21:33
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Estou no caminho certo então...ufa...
alex vitorino
alex vitorino 13.05.2021 21:32
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Estou no caminho certo então...ufa...
Valdir Zaccaron
Valdir Zaccaron 13.05.2021 21:09
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Bem na Mira. Bom tiro.
Flávio Brito
Flávio Brito 13.05.2021 20:36
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Excelente abordagem, Cristiane! Clara, objetiva e sincera. Como deve ser. Parabéns!
Adrianorafael Rehder
Adrianorafael Rehder 13.05.2021 20:25
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Tem muito ativo q corrigiu Hoje quase 10% Aí o pessoal ficou louco saiu vendendo tomando prejuízo. amanhã terá mais ativo q vai cair 8 a 10 % então fica a dica. não se desespere.
Ricardo Filho
rgsfilho 13.05.2021 20:25
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
quais ativos?
Jônatas Medrado
Jônatas Medrado 13.05.2021 20:25
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
eu vendi hj com um 5% de lucro, já prevendo essa queda, vou comprar maia barato amanhã
André Costa
André Costa 13.05.2021 20:19
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Ou seja, se suas posições são fundamentadas, tanto na atual conjuntura econômica como em qualquer outra, você sempre fica tranquilo. Agora se está posicionado em empresas em recuperação judicial, smalcaps de baixa liquidez,etc, amigos vocês devem ficar preocupados independente do aumento dos juros nos EUA, perspectiva de guerra em Israel,etc!
Elvio Del Nero
Elvio Del Nero 13.05.2021 20:11
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Ela realmente deu este toque a todos a semana passada , pena que eu passei , mas ja estou ligado nas suas analises . Parabens
Marcelo Bruschi
Marcelo Bruschi 13.05.2021 20:08
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Ibov nos 60k lindo colocar Zé comprinha pra correr kkk
Alessandro Gagliardi
Alessandro Gagliardi 13.05.2021 20:08
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
60 k ??? vc tá vendido ???
Fagner Rubens ferreira franca
Fagner Rubens ferreira franca 13.05.2021 20:06
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Quem tem tesla, ta com coracao na mao
Helem Oliveira
Helem Oliveira 13.05.2021 20:06
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Ricardo Cardoso Barbosa
Ricardo Cardoso Barbosa 13.05.2021 20:06
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Eu comprando mais
Gilberto Abreu
Gilberto Abreu 13.05.2021 20:05
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Resumindo: dê seus pulos!
Max Meinhof
Max Meinhof 13.05.2021 20:05
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Gustavo Skrebsky
Gustavo Skrebsky 13.05.2021 19:40
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
vende, dai os tuba compram.
Daniel Martins
Daniel Martins 13.05.2021 19:06
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Toma um calmante
Maria Clara Gimmler da Luz
Maria Clara Gimmler da Luz 13.05.2021 18:19
Salvo. Ver Itens salvos.