Últimas Notícias
0
Versão sem anúncios. Atualize sua experiência no Investing.com. Economize até 40% Mais detalhes

Como a Defasagem de 24% do Preço Interno dos Combustíveis Afeta Ações da PetroRio?

Por Bruce BarbosaAções04.03.2022 15:06
br.investing.com/analysis/como-a-defasagem-de-24-do-preco-interno-dos-combustiveis-afeta-acoes-da-petrorio-200448099
Como a Defasagem de 24% do Preço Interno dos Combustíveis Afeta Ações da PetroRio?
Por Bruce Barbosa   |  04.03.2022 15:06
Salvo. Ver Itens salvos.
Este artigo já foi salvo nos seus Itens salvos
 

Diante da valorização do petróleo, a defasagem entre os preços internacionais da gasolina e do diesel e o quanto é cobrado no Brasil pela Petrobras (SA:PETR4) atingiu 24 por cento ou 0,78 centavos o litro, para a gasolina, e 27 por cento ou o equivalente a 0,99 centavos o litro, para o óleo diesel, segundo cálculo do consultor em Gerenciamento de Risco da consultoria Stonex, Pedro Shinzato. A estatal está há quase 50 dias sem mexer nos preços dos combustíveis nas refinarias.

Na quinta-feira, 3, o barril do petróleo Brent, referência global, encerrou em 113 dólares. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, defendeu urgência na votação de projetos que visam conter a alta dos preços dos combustíveis no mercado interno e anunciou que os dois projetos de lei (PLP 11/2020 e PL 1472/2021) que tratam de propostas nesse sentido, na Casa Legislativa, entrarão na pauta na semana que vem.

O Senado está desenterrando alguma forma de reduzir o preço dos combustíveis. A defasagem está bem elevada, mas será difícil repassar todo esse aumento aos combustíveis porque estamos em ano eleitoral, porém não é impossível. O Congresso é muito poderoso quando quer burlar as regras, tendo em vista a flexibilização no teto de gastos por meio da PEC dos Precatórios.

No Brasil, o preço do barril é cotado de acordo com o mercado internacional. A princípio, não impactaria a PetroRio (SA:PRIO3) se jogarem a bucha em cima da Petrobras. Contudo, se o Congresso decidir taxar a exportação de petróleo ou mesmo proibir a exportação da commodity, isso passaria a impactar negativamente PRIO, incluindo as petroleiras mundiais, como BP (SA:B1PP34) (NYSE:BP), Exxon Mobil (NYSE:XOM) (SA:EXXO34), Total (PA:TTEF), mas seria “briga de cachorro grande”, pois essas empresas investem bilhões no Brasil e não vão ficar nem um pouco felizes com novas taxas para exportação.

Por fim, é um negócio extremamente complexo conter a alta dos preços dos combustíveis e, obviamente, o Congresso vai tentar resolver problemas complexos com uma solução fácil e errada (padrão).

Por enquanto, nossa recomendação pública é para comprar PetroRio, que vem sendo beneficiada pelo petróleo mais caro, contudo se o preço do petróleo subir muito é ruim. A gente prefere o preço do petróleo estável e que as ações subam junto ao volume de produção.

No atual cenário, subindo de acordo com o preço do petróleo, a tendência é subir muito, depois devolver toda a alta. É melhor quando as cotações acompanham o volume de produção, e não os preços do petróleo.

 

Como a Defasagem de 24% do Preço Interno dos Combustíveis Afeta Ações da PetroRio?
 

Artigos Relacionados

Thiago Bisi
IBOV Fecha em Queda de 0,96%   Por Thiago Bisi - 29.06.2022

Análise gráfica (técnica) do Ibovespa, Índice, Dólar e Ações. SUMÁRIO: 00:00:00 Abertura 00:02:47 S&P 500 00:07:41 NASDAQ 00:08:15 DOW JONES 00:09:38  GER30 00:12:00...

Como a Defasagem de 24% do Preço Interno dos Combustíveis Afeta Ações da PetroRio?

Adicionar comentário

Diretrizes para Comentários

Nós o incentivamos a usar os comentários para se engajar com os usuários, compartilhar a sua perspectiva e fazer perguntas a autores e entre si. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

  • Enriqueça a conversa
  • Mantenha-se focado e na linha. Só poste material relevante ao tema a ser discutido.
  • Seja respeitoso. Mesmo opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
  • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
  • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
  • Evite palavrões, calúnias, ataques pessoais ou discriminatórios dirigidos a um autor ou outro usuário.
  • Somente serão permitidos comentários em Português.

Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de comentar no futuro, a critério do Investing.com

Escreva o que você pensa aqui
 
Tem certeza que deseja excluir este gráfico?
 
Postar
Postar também no :
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por este motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
Comentários (15)
Paulo Marcio Garcia Jr
Paulo Marcio Garcia Jr 07.03.2022 13:04
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Enquanto esse Congresso nao quebrar o pais eles nao vao sossegar.
Gustavo lgf
Gustavo lgf 07.03.2022 13:04
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O Governo que administra, que libera verbas, que patrocina o congresso. Quem quebra o país são os governos FRAQUÍSSIMOS. Quem discordar disso, está passando pano para os incompetentes e corruptos. Expectativa zero com o que está aí e com o próximo que virá.
Fabio Santana
Fabio Santana 07.03.2022 11:03
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Se eu fosse analista independente dos fundamentos jamais indicaria compra de um ativo cujo setor está com dias contatos e o pior podendo formar um topo duplo... Ou seja é muita coragem diante de tanta instabilidade indicar esta compra... Não compro um setor que está com os dias contados e principalmente no topo...
Paulo Marcio Garcia Jr
Paulo Marcio Garcia Jr 07.03.2022 11:03
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Lamento informar, mas o setor petrolifero esta muito longe de quebrar. O pior uso (sob a otica financeira) que se pode fazer do petroleo é para combustivel. A cadeia de valor do petroleo é gigantesca.
Samir Karam Semaan
Samir Karam Semaan 07.03.2022 11:03
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
vai estudar , não sabe nada de petróleo .
Ramon Macarini
Ramon Macarini 07.03.2022 11:03
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
meu deus cara ... não tens a mínima ideia do que tá falando ... kkk volta pra poupança tio
Vicente Blanco
Vicente Blanco 06.03.2022 14:41
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Tem seus custos em real e vendem em dolar, o custo do petroleo para petro rio é 17 dolares, medmo vendendo a 90 seria um lucro absurdo, antes nos 50 dolares gamhavam muito, onde tem defasagem nisso, só limita o lucro de um petroleo que tirado do solo brasileiro, se quiser tirar que satisfaça com esse lucro muito absurdo.
Georgio Custódio
Georgio Custódio 06.03.2022 12:37
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
É urgente privatizar e acabar com esse monopólio nefasto que destroi a cadeia produtiva.
Daniel Oliveira
Daniel Oliveira 06.03.2022 11:54
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Que defasagem é essa? BR subiu seus lucros em 1.500% com aumento de 75% dos seus combustível mais de 70% produzidos aqui (em real). Monopolista que fixa o próprio preço. Vivi para ver isso.
JOÃO JORGE
JOÃO JORGE 06.03.2022 10:09
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Não dizem que a Petrobrás é dos brasileiros ? dividendos recebidos pelo governo precisam subsidiar o diesel e em parte a gasolina. A petrorio não tem nada a ver com isso.
Mamoru Uehara
Mamoru Uehara 06.03.2022 9:42
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
por isso ceo da petr nao sobe. se subir antes da pec concluida alguem nao a empresa ou empresas pagaram o ônus...ele e experto. se subir agora que seja 10% quando cair 30% ele nao vai reduzir 30% kkk só 3%
Rafael Etzel
Rafael Etzel 06.03.2022 9:40
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Para mim, mesmo que o barril do Brent esteja US$ 118,00 (6,85% acima desta publicação - um dia depois - pelo Bruce), a PETR3 (minha preferida), segue com perspectiva extremamente favorável! A demanda mundial seguirá aumentando, ao passo que a oferta, segue reprimida (guerra). Ademais, a atual defasagem na precificação aos postos, será, como diz a matéria, quase impossível de manter! Com isso, o reajuste é inevitável e, mesmo que o jogo político interfira, será mais efeito retórico que prático!  Por fim, temos o EBTIDA recentemente reportado, mostrando o quão barata está a companhia, principalmente no que tange a montagem de uma carteira de médio/longo prazo. O sinal é verde e não amarelo, como estão vinculando por aí!
Nassib Lomes da Silva
Nassib Lomes da Silva 06.03.2022 9:26
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Quanto a cadeia de oleo e gas gera para os governos em termos de impostos, royalties e dividendos? para onde vai essa grana? que tal criar um fundo de estabilizacao de preços para momentos de alta volatilidade. Por oitro lado, segurar preços interferindo na rentabilidade no investidor (petroliferas), é marcar a data para o investimento nesse setor secar e o País afundar.
Antonio Jr
Antonio Jr 06.03.2022 9:23
Salvo. Ver Itens salvos.