Últimas Notícias
0
Versão sem anúncios. Atualize sua experiência no Investing.com. Economize até 40% Mais detalhes

Como se Defender da Crise Sem Abrir Mão da Bolsa?

Por Rebeca NevaresAções27.03.2020 16:15
br.investing.com/analysis/como-se-defender-da-crise-sem-abrir-mao-da-bolsa-200434274
Como se Defender da Crise Sem Abrir Mão da Bolsa?
Por Rebeca Nevares   |  27.03.2020 16:15
Salvo. Ver Itens salvos.
Este artigo já foi salvo nos seus Itens salvos
 

Por Rebeca Nevares, sócia-fundadora da Ella’s Investimentos

Não é novidade que os mercados financeiros de todo o planeta derreteram desde que o coronavírus chegou. No Brasil, o Ibovespa acumula queda de cerca de 60% (em dólar) e não dá para prever quando o fundo do poço chegará. Estados como São Paulo e Rio de Janeiro estão praticamente parados. As discussões sobre o impacto do “lockdown” na economia não param e ninguém tem dúvida de que o cenário é preocupante.

Contudo, diante de todo este movimento, algumas oportunidades começaram a surgir na bolsa de valores. Ações de boas empresas ficaram “baratas”, mas é preciso considerar algumas características desses ativos antes de investir. É sobre isso que eu quero falar com você.

Uma estratégia interessante neste momento é buscar papéis com dividend yield atrativo. Esta é uma boa alternativa para quem busca menor volatilidade e ajuda a criar um fluxo de renda recorrente. Além disso, no longo prazo, é possível que haja uma apreciação nos preços dessas ações, afinal toda crise tende a passar!

Setores como o de energia podem oferecer algumas oportunidades nesta linha. Porém, é preciso analisar e até mesmo conversar com alguém que entenda do assunto para que você tenha mais segurança. O momento pelo qual passamos exige um modelo de negócios sólido e muita competência dos gestores. 

Nos EUA, por exemplo, o setor que tem sido mais resiliente à queda é o de tecnologia, afinal está provado que o digital veio para ficar. A Amazon (NASDAQ:AMZN) planeja contratar mais de 100 mil pessoas ao passo que empresas tradicionais estão sendo bastante afetadas. Por isso aqui no Brasil temos um impacto maior na bolsa, dado que temos poucas empresas listadas focadas em tecnologia.   

O momento é de investir em companhias eficientes e resilientes que consigam passar com mais tranquilidade por este período e assim compor a sua carteira de forma defensiva. Como não dá para prever quando vão haver novos circuit breakers, a recomendação é comprar essas ações aos poucos com o caixa disponível durante alguns dias de forma espaçada para aproveitar as quedas. E, claro, não use o dinheiro da reserva de emergência para investir no mercado de ações! 

Tenho certeza que após alguns anos você olhará para trás e terá orgulho da investidora ou investidor que se tornou! Comprar ações de boas empresas com dividendos atrativos e reinvestir seus lucros fará com que o dinheiro trabalhe cada vez mais para você!

Como se Defender da Crise Sem Abrir Mão da Bolsa?
 

Artigos Relacionados

Thiago Bisi
Ibovespa Fecha em Alta de 0,10%   Por Thiago Bisi - 20.10.2021 1

Análise gráfica (técnica) de Ibovespa, Índices, Dólar e Ações.   Papéis em destaque: Ibovespa, Mini Índice, Mini Dólar, S&P 500 Futuros, Dow Jones, ETF iShares S&P 500 (SA:IVVB11),...

Como se Defender da Crise Sem Abrir Mão da Bolsa?

Adicionar comentário

Diretrizes para Comentários

Nós o incentivamos a usar os comentários para se engajar com os usuários, compartilhar a sua perspectiva e fazer perguntas a autores e entre si. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

  • Enriqueça a conversa
  • Mantenha-se focado e na linha. Só poste material relevante ao tema a ser discutido.
  • Seja respeitoso. Mesmo opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
  • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
  • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
  • Evite palavrões, calúnias, ataques pessoais ou discriminatórios dirigidos a um autor ou outro usuário.
  • Somente serão permitidos comentários em Português.

Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de comentar no futuro, a critério do Investing.com

Escreva o que você pensa aqui
 
Tem certeza que deseja excluir este gráfico?
 
Postar
Postar também no :
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por este motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
Comentários (26)
Sardinha do Trade
Sardinha do Trade 30.03.2020 11:23
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
A temporada de balanços está começando, vamos ver o que vem pela frente.  Algumas empresas já estão congelando o pagamento dividendos, além do dividend yield ficar distorcido com as ações descontadas após uma queda muito rápida. O que ainda vale mesmo é a visão de longo prazo.
Jéssica Freitas
Jéssica Freitas 30.03.2020 9:36
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
É nessa estratégia que tenho investido e tem dado muito certo 🤩
Trajano Bicalho
Trajano Bicalho 29.03.2020 17:09
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Rebeca Nevares MTO boa colocação, parabéns! Enquanto os cães ladram a carruagem passa!
Maurício Poleza
Maurício Poleza 28.03.2020 12:45
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Yield (não yeld) - JJ JJ
Colombo Colombo
Colombo Colombo 27.03.2020 23:28
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Gostei da mensagem, vamos esperar anos? Eu vou viver mais 32 anos espero colher frutos para meus entes.
Manoel Silva Silva
Manoel Silva Silva 27.03.2020 19:49
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
legal essa sua dica tenho muito ainda a aprender, pois sou iniciante, mas já invisto na sinquia espero ter êxito
Paulo Almeida
Paulo Almeida 27.03.2020 18:26
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Vem intervenção pesada do Biroliro pra baixar contas de luz e no setor de utilities em geral. Não comprem estatais. No primeiro suspiro é tijolada na cabeça.
Mister Cruzzer Cruz
Mister Cruzzer Cruz 27.03.2020 17:51
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Gostei boa dica recebeca eu estou aprendo como investir meu dinheiro , estas dicas estão sendo de grande ajuda 🤙.
Mister Cruzzer Cruz
Mister Cruzzer Cruz 27.03.2020 17:51
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Aprendendo kkk 😷✌️
Henrique Rocha
Henrique Rocha 27.03.2020 17:43
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Seria a magalu a "Amazon brasileira" ? 🤔
Edison Moraes
Edison Moraes 27.03.2020 17:20
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Rebeca navares, me passa seu zap, pra mim tirar algumas dúvidas
Mostrar respostas anteriores (6)
Mauricio Winter Nicola
MauricioNicola 27.03.2020 17:20
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Há sim Matheus Dornelles: Empresário liberal pedindo ajuda do Estado, temos aos montes...
Sergio Menegaz
Sergio Menegaz 27.03.2020 17:20
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
analfabeto é o seu pai Luladrão e sua mãe Dilmanta! Bolsonaro é oficial das forças armadas! Chora mais...
Mauricio Winter Nicola
MauricioNicola 27.03.2020 17:20
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Sim. E o Sérgio Menegaz é imune ao Coronavirus. Ele usa supositório de cloroquina tamanho GG todas as noites
Haroldo William Alessi De Souza
Haroaless 27.03.2020 17:20
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Mauricio Winter Nicola   Inteligentinho de esquerda/reificado/mal educado. Foice e Martelo? Que século você está?
Marcio Hungaro
Marcio Hungaro 27.03.2020 17:20
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
meu! Explica para nós, como um comunista aplica na bolsa?
Valdir Colodo
Valdir Colodo 27.03.2020 17:12
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
se esses economistas, analistas e palpiteiros soubessem de alguma coisa teriam previsto essa baderna financeira lá no final de janeiro, mais não tagarelavam a plenos pulmões em bolsa a 140 mil pontos no final do ano e agora?
Deiverson Souza
Deiverson Souza 27.03.2020 17:12
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
falou tudo! teve blá blá blá de até 300 mil pontos!e olha que foi de analista renomado!Muitas besteiras falada por esse povo. Bobo é quem acredita!
Pedro Hurwicz
Pedro Hurwicz 27.03.2020 17:12
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Ninguém poderia prever o que esta acontecendo, mas se parar ate julho pode chegar ate 125K no final do ano.
Pedro Lins
Pedro Lins 27.03.2020 17:12
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
tudo pra vender curso!
Pedro Hurwicz
Pedro Hurwicz 27.03.2020 17:12
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Pedro Lins  Se investir a longo prazo em fundos de ações, como no BB, fundos setoriais, vai ganhar e ainda tem fundos de ações americanas que também acompanham o dólar
Mario Souza Santos
Mario Souza Santos 27.03.2020 17:12
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
obrigado Rebeca Abraço
Durval Pereira Da Costa
Durval Pereira Da Costa 27.03.2020 17:12
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
um pouco obvio porém, um alento pros desesperados...
JJ JJ
JJ JJ 27.03.2020 17:09
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O tal baratinho, ppde ficar carinho, pois o cenário afeta os 2 drivers de valor, fluxo de caixa menores na maioria, e taxa de desconto maior (maior risk premium)
JJ JJ
JJ JJ 27.03.2020 17:08
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Yield (não Yeld) passado não é e nunca foi garantia de retorno futuro, ja tem empresa retendo dividendo para reforçar o caixa
JJ JJ
JJ JJ 27.03.2020 17:04
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
fraco e superficial, leva quem não entende e não sabe filtrar a cometer erros perigosos na hora de investir
Pedro Hurwicz
Pedro Hurwicz 27.03.2020 17:04
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Se investir a longo prazo em fundos de ações, como no BB, fundos setoriais, vai ganhar
JJ JJ
JJ JJ 27.03.2020 17:04
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
continuando pra não ter censura do investing
JJ JJ
JJ JJ 27.03.2020 17:04
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
continuando para não ser censurado pelo investing....1) Yield (não yeld) passado nunca foi e nunca será garantia de retorno futuro. algumas empresas já estão retendo dividendos para reforçar o caixa
Maurício Poleza
Maurício Poleza 27.03.2020 17:04
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
também achei. Do tipo 'vai para cima, caso não vá para baixo' ou 'invista em energia, mas converse antes com quem entende para ter segurança''estamos prevendo o futuro, mas tudo pode mudar caso o futuro seja outro' kkkkkk
Gianini Prado
Gianini Prado 27.03.2020 17:03
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Bom esclarecimento
JJ JJ
JJ JJ 27.03.2020 17:01
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Fraco e superficial, e pior, pode levar quem não entende e não filtra, a cometer erros perigosos de investimentos. 1) YIELD (não yeld) passado nunca foi e nunca será garantia de retorno futuro, algumas empresas já anunciaram retenção de dividendos para fortalecer o caixa. 2) O tal barato pode não ser barato, o cenário atual afeta os 2 drivers do valor, o fluxo de caixa, na maior parte dos casos deverá ser menor, e a taxa de desconto, que já esta maior, a parte livre de risco e o risco como o risco adicional requerido pelo investidor.
Mauro Guaritá
Mauro Guaritá 27.03.2020 16:56
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
👏👏👏👏
Fernando Santana
Fernando Santana 27.03.2020 16:55
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
simplesmente e direto ao ponto.
Dassaed Alencar
Dassaed Alencar 27.03.2020 16:55
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Mais do mesmo. É hr de comprar boas empresas e bla, bla, bla. Mas ngm tem coragem de dizer QUAIS são essas boas empresas.
Claudio Leandro Martins
Claudio Leandro Martins 27.03.2020 16:55
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Verdade, o q qualquer um com dinheiro no bolso tá fazendo agora
Pedro Hurwicz
Pedro Hurwicz 27.03.2020 16:55
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Se investir a longo prazo em fundos de ações, como no BB, fundos setoriais, vai ganhar e ainda tem fundos de ações americanas que também acompanham o dólar
Henrique Rocha
Henrique Rocha 27.03.2020 16:55
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
o BB está te patrocinando pra responder todos os comentários com esse conselho ?
Gabriel Baracho
Gabriel Baracho 27.03.2020 16:55
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
comprei Vivara, Gerdau , Via varejo e MRV . PAZ
Matheus Gurgel
Matheus Gurgel 27.03.2020 16:53
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Mas vale ressaltar que os dividendos serão totalmente imprevisíveis mesmo após o fim da crise, já que as empresas podem acumular prejuízos.
Samuel Baião
Samuel Baião 27.03.2020 16:46
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
muito bom..
Yuri Royer
Yuri Royer 27.03.2020 16:45
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Top!Onque achas da OIBR3?
Alexandre Neves
Alexandre Neves 27.03.2020 16:45
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
eu comprei bastante! apesar de sabermos do risco, as açoes estao subindo e em caso de quebra, paga-se ok para os acionistas! acho q com o papel a 50 centavos, na minha carteira esta valendo a pena (obs: nao sou investidor profissional, só entusiasta de mercado financeiro mesmo)
Pedro Hurwicz
Pedro Hurwicz 27.03.2020 16:45
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Alexandre Neves  Se investir a longo prazo em fundos de ações, como no BB, fundos setoriais, vai ganhar e ainda tem fundos de ações americanas que também acompanham o dólar
Luiz Henrique Marafon
Luiz Henrique Marafon 27.03.2020 16:43
Salvo. Ver Itens salvos.