Últimas Notícias
0
Versão sem anúncios. Atualize sua experiência no Investing.com. Economize até 40% Mais detalhes

Mineração de Bitcoins Prejudica o Meio Ambiente

br.investing.com/analysis/mineracao-de-bitcoins-prejudica-o-meio-ambiente-200441393
Mineração de Bitcoins Prejudica o Meio Ambiente
Por Vivaldo José Breternitz   |  18.04.2021 12:00
Salvo. Ver Itens salvos.
Este artigo já foi salvo nos seus Itens salvos
 
 
Cerca de 80% dos bitcoins minerados atualmente vem da China. Essa atividade está colocando em risco as metas de combate à mudança climática fixadas pelo governo daquele país, segundo um estudo publicado pela revista Nature. A China planeja se tornar neutra em carbono até 2060, sendo para isso necessária uma grande redução no uso de combustíveis fósseis.

 

 

Esse risco ocorre em função do alto consumo de energia exigido pela mineração de bitcoins, sendo que na China, 40% do consumo de eletricidade usada para esse fim, provém da queima de carvão, combustível altamente poluente.

 

 

O estudo da Nature concluiu que, se as coisas continuarem nesse ritmo, apenas a mineração de bitcoins na China gerará 130,5 milhões de toneladas métricas de emissões de carbono até 2024, quase tanto quanto a totalidade das emissões de países como Itália e Arábia Saudita. A nível mundial, 0,6% da energia gerada deverá ser consumida pela mineração, mais que o consumo da Noruega, país com apenas 5 milhões de habitantes, mas com alto consumo de energia em função do clima muito frio.

 

 

As empresas chinesas, com acesso a eletricidade e hardware baratos, processaram cerca de 79% das operações globais com bitcoins em abril de 2020, disse o estudo; isso envolve, além da mineração, o processamento das transações com essa criptomoeda.

 

 

O governo chinês tentou, sem sucesso, desestimular a mineração de bitcoins por meio do aumento de impostos para os mineradores, porém os altos lucros trazidos pela atividade tornaram essa medida inócua. Curiosamente, a China proibiu o comércio de criptomoedas em 2019 para evitar a lavagem de dinheiro, mas a mineração continua permitida.

 

 

Alguns governos locais, como o da Mongólia Interior, estão tomando medidas para proibir a mineração, depois que a região não conseguiu cumprir as metas anuais de redução do consumo de energia. Ali, concentram-se 8% da capacidade de computação utilizada para minerar e processar as transações de bitcoins em todo o mundo; nesse aspecto, ela supera os Estados Unidos.

 

 

Agressão ao meio ambiente é mais um argumento em favor daqueles que lutam pela proibição das criptomoedas.

 

 

Vivaldo José Breternitz, Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
 
Mineração de Bitcoins Prejudica o Meio Ambiente
 

Artigos Relacionados

Mineração de Bitcoins Prejudica o Meio Ambiente

Adicionar comentário

Diretrizes para Comentários

Nós o incentivamos a usar os comentários para se engajar com os usuários, compartilhar a sua perspectiva e fazer perguntas a autores e entre si. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

  • Enriqueça a conversa
  • Mantenha-se focado e na linha. Só poste material relevante ao tema a ser discutido.
  • Seja respeitoso. Mesmo opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
  • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
  • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
  • Evite palavrões, calúnias, ataques pessoais ou discriminatórios dirigidos a um autor ou outro usuário.
  • Somente serão permitidos comentários em Português.

Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de comentar no futuro, a critério do Investing.com

Escreva o que você pensa aqui
 
Tem certeza que deseja excluir este gráfico?
 
Postar
Postar também no :
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por este motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
Comentários (17)
Joao Nascimento
Joao Nascimento 13.05.2021 10:34
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Cada noticia que aparece! Pessoal, existem outras fontes de energia limpas! A Solar e a Eolica por exemplo! Basta os mineradores adotarem uma destas fontes! Se o governo Chines ao invés de desestimular a mineração estimulasse a energia limpa, resolveria dois problemas! Total manobra politica e manipulação da criptonoeda!
Jean Michel Beppu
Jean Michel Beppu 26.04.2021 23:25
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
que conversa mais viajada
Eduardo Pinheiro
Eduardo Pinheiro 19.04.2021 15:31
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Desculpe perguntar mas o que está prejudicando o meio ambiente é a mineração de criptomoedas ou é a matriz energética antiquada e poluente da China? Eventualmente eu prejudico o meio ambiente, mesmo sem querer, devo ser exterminado tb?
Eduardo Pinheiro
Eduardo Pinheiro 19.04.2021 15:27
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
É a mineração que prejudica o meio ambiente ou a matriz energética antiquada e poluente da China?
AIMAR lopes
AIMAR lopes 19.04.2021 9:52
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Prof. Vivaldo, sempre atento e assertivo com as grandes questões que a sociedade não pode deixar de lado. Parabéns pelo artigo.
Lucca Ortolan Hansen
Lucca Ortolan Hansen 18.04.2021 21:53
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
E o impacto poluente de toda indústria financeira e dos bancos?Os prédios dos bancos são feitos de madeira renovável?Qual emissão de co2 global decorrente da atividade bancária tradicional?Tanta que talvez seja imensurável?
Genivaldo PS Tecnologia
PSTecnologia 18.04.2021 20:35
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Está acontecendo no Brasil desde 2019 um movimento para adoção do criptoativo Amazonascoin (AMZ) blocochain brasileira. seu foco é atuar com rastreamento da ceia produtiva, financiar projetos para sustentabilidade ambiental, favorecendo comunidades ribeirinhas na Amazônia. Agora em maio será liberado compra o seu token ZCO2, que equivale a 1 crédito de carbono.
Victor Mendonca leal
Victor Mendonca leal 18.04.2021 18:25
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Mais de 65 anos nao pode opinar sobre bitcoin tá com a mente fechada
Fabio Mk
Terminator_69 18.04.2021 16:01
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Todas as criptos estão seguindo o caminho do proof of stake, bitcoin é um dinossauro entre nós, e se mantém por pura ignorância, a geral só conhece o nome bitcoin.
antonio augusto tavares
antonio augusto tavares 18.04.2021 15:58
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
A mineração de minerais prejudica o ambiente acabamos com as comodites
Carlos de Souza
Carlos de Souza 18.04.2021 15:58
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Somente ouro consome mais energia do que o Bitcoin, imagine se juntarmos as dezenas de outros minerais? com razão Bitcoin prejudica é nada perto das comodities
antonio augusto tavares
antonio augusto tavares 18.04.2021 15:56
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
A vaca prejudica o ambiente, acabamos com elas.
antonio augusto tavares
antonio augusto tavares 18.04.2021 15:54
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O ser humano prejudica o ambiente, vamos nos livrar do ser humano.
Edson Magalhães
Edson Magalhães 18.04.2021 15:54
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
A mídia ta fazendo o papel para se livrar do ser humano. Fica sossegado.
Laudienio Laudienio
Laudienio Laudienio 18.04.2021 15:08
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Se alguém tivesse me perguntando se é verdadeira a afirmação que a mineração de Bitcoins e prejudicial ao meio ambiente eu com certeza afirmaria que é falso.
Márcio Moreira
Márcio Moreira 18.04.2021 15:03
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
hum  ....já os carros elétricos "verdes" ...não causam problema algum ...a final de onde vem e para onde vão as baterias deles ....e para recarregar as baterias?  ...me parece que a energia elétrica terá seu uso cada dia maior.  O  importante é ter alternativas viáveis de produção/obtenção. Esse discurso de que mineração de criptos é um problema ambiental ....é lobby de setor afetados por esse mercado
Ronaldo Bauab
Ronaldo Bauab 18.04.2021 14:05
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
1- o que nao prejudica o meio ambiente?2- tra uma oportunidade de negocios sermos mais verdes e ganharmos dinheiro com isso.3- a china alem de poluir distribuiu a nefasta doença para seu proprio crescimento..
Cícero RP
Cícero RP 18.04.2021 12:15
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O castelo de cartas das criptofakes ruindo, logo governos, BCs vão normatizar, controlar, taxar, não vão admitir concorrência!💥🤣🤣
Cícero RP
Cícero RP 18.04.2021 12:10
Salvo. Ver Itens salvos.