Últimas Notícias
0
Versão sem anúncios. Atualize sua experiência no Investing.com. Economize até 40% Mais detalhes

O Ibovespa Está Barato?

Por Ademir GutierriResumo do Mercado09.08.2021 15:55
br.investing.com/analysis/o-ibovespa-esta-barato-200443856
O Ibovespa Está Barato?
Por Ademir Gutierri   |  09.08.2021 15:55
Salvo. Ver Itens salvos.
Este artigo já foi salvo nos seus Itens salvos
 

A nossa bolsa está barata? Depois de quatro ótimos meses (alta de 29% entre março a junho, em dólar), o Ibovespa finalmente sofreu uma correção relevante. Nossa bolsa caiu 3,9% em Julho, ou 6,8% em dólar.

Em paralelo a essa queda, as empresas listadas em bolsa começam a divulgar seus balanços trimestrais, alterando assim sua fotografia perante os analistas. Esses movimentos começam a despertar a atenção, pois podem verificar novamente uma oportunidade de compra para nosso principal índice.

Mas será que nossa bolsa está mesmo barata? O cenário mostra-se favorável para a continuação de nossa retomada econômica? É o que vamos descobrir hoje!

O que mudou o humor dos investidores em julho?

Como não poderia ser diferente, a queda do índice está diretamente ligada à saída de capital estrangeiro de nosso país, que foi constante durante o mês de Julho, sendo esse o segundo mês no ano no qual os investidores estrangeiros mais retiraram recursos, com uma saída líquida em torno de R$7 bilhões.

Gráfico comparativo investidores estrangeiros na B3 e contratos futuros (a bolsa está barata)
Gráfico comparativo investidores estrangeiros na B3 e contratos futuros (a bolsa está barata)
Fonte: InvestMax

Essa saída reflete o renascimento do sentimento de aversão ao risco dos investidores estrangeiros com relação ao Brasil. Três foram os principais gatilhos para essa mudança de sentimento.

O primeiro deles é a queda de popularidade do Presidente da República e ascensão de candidatos de oposição nas pesquisas.

O segundo está na possibilidade de aprovação do novo fundo eleitoral, que poderia custar até R$ 5 bilhões nos cofres da União em caso de aprovação, ou então um atraso na agenda de privatizações devido a indisposições entre Executivo e Legislativo, em caso de veto.

O terceiro gatilho é o descontentamento dos investidores com a proposta de reforma tributária que tramita pelo Congresso, que pode onerar mais os investidores em diversas modalidades de investimentos. De forma geral e no aspecto e corporativo, a proposta de reforma é negativa, principalmente para os setores de alimentação e bebidas, telecomunicações e bancos, devido ao possível fim do JCP. Já outros setores, como o de saúde, serviços financeiros e varejo podem sair beneficiados dessa reforma.

Gráfico (a bolsa está barata)
Gráfico (a bolsa está barata)

E as perspectivas?

As perspectivas econômicas vêm melhorado semana a semana devido a observação de uma recuperação econômica mais acelerada, e o motivo não poderia ser diferente.

A imunização contra o coronavírus segue avançando pelo país, o que contribui com as expectativas positivas de continuidade de recuperação e reabertura da economia. A vacinação conseguiu manter uma média boa de doses administradas diariamente e tem se mostrado eficaz mesmo com o surgimento da variante delta.

Número de vacinados (a bolsa está barata)
Número de vacinados (a bolsa está barata)

Por mais que Julho tenha sido um mês de turbulência, principalmente pelo retornos das incertezas políticas e fiscais (fundo eleitoral e reajuste no bolsa família), ainda se espera que a recuperação econômica seja o principal motor propulsor dos mercados até o final do ano.

O que dizem os indicadores? A bolsa está barata?

Conforme foi dito no início desse texto, a queda do Ibovespa, aliada a temporada de balanços com os resultados referentes ao 2º trimestre de 2021, mudou o panorama geral da precificação do Ibovespa e suas empresas.

Um dos principais indicadores fundamentalistas utilizados para verificar se um ativo está barato é o chamado índice P/L, que é a relação do preço de uma ação com o seu lucro por ação.

Esse indicador mostra quantos anos seriam necessários para que o investidor obtivesse o retorno do seu investimento, considerando o preço que pagou e o lucro que o ativo gera. Quanto mais baixo esse indicador, melhor é essa relação e mais barato é o ativo.

Acontece que o índice P/L não é utilizado somente para analisar um ativo específico, mas sim para analisar também um mercado inteiro, através da média ponderada dos resultados dos ativos que compõem esse mercado.

O que chama a atenção é que o mercado de ações brasileiro terminou Julho sendo negociado a um P/L de 8,9x, bastante abaixo da média histórica dos últimos 10 anos, de 11,6x. Isso significa que nosso mercado não só está sendo negociado com desconto em relação aos seus pares (países emergentes), como está sendo negociado bastante abaixo da sua própria média.

Outro indicador bastante é o Equity Risk Premium (ERP), que é medido pelo inverso do P/L (ou Earning Yield) menos as taxas de juros reais de 10 anos. Ou seja, o objetivo desse indicador é medir o prêmio adicional projetado recebido pelo investidor por se posicionar nesse ativo ou mercado. E o mais interessante é que, mesmo com o recente aumento da tax a SELIC para 5,25% a.a., o ERP está em mais de um desvio padrão acima da sua média histórica.

Esses são apenas um dos indicadores que começam a apontar que nossa bolsa se encontra em preços bem atrativos.

O próximo passo seria fazer um filtro dentre as ações do índice para entender quais as que de fato estão baratas (stock picking). Ou então, para o investidor que atua de forma mais simples e utiliza apenas ETFs, ele pode estudar aumentar sua exposição no índice.

Obviamente isso dependerá do perfil de cada investidor e do seu horizonte de tempo. Embora nosso índice esteja com indicadores em pontos bastante atípicos, é muito provável que tenhamos momentos de volatilidade até o ano que vem, por conta das eleições.

Por isso é sempre bom lembrar que ao investir no mercado de renda variável, o foco precisa ser no longo prazo e na construção de patrimônio e riqueza.

E você, também acha que a nossa bolsa está barata? Deixe sua opinião aqui nos comentários.

Te espero no próximo artigo! Abraços!

O Ibovespa Está Barato?
 

Artigos Relacionados

O Ibovespa Está Barato?

Adicionar comentário

Diretrizes para Comentários

Nós o incentivamos a usar os comentários para se engajar com os usuários, compartilhar a sua perspectiva e fazer perguntas a autores e entre si. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

  • Enriqueça a conversa
  • Mantenha-se focado e na linha. Só poste material relevante ao tema a ser discutido.
  • Seja respeitoso. Mesmo opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
  • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
  • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
  • Evite palavrões, calúnias, ataques pessoais ou discriminatórios dirigidos a um autor ou outro usuário.
  • Somente serão permitidos comentários em Português.

Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de comentar no futuro, a critério do Investing.com

Escreva o que você pensa aqui
 
Tem certeza que deseja excluir este gráfico?
 
Postar
Postar também no :
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por este motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
Comentários (31)
claudio prado
claudio prado 25.09.2021 12:42
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Excelente análise, excelente conteúdo!!
Roberto Augusto Carvalho Barbosa
Roberto Augusto Carvalho Barbosa 11.08.2021 23:44
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Ademir, o governo taxou os investidores de café em 2011 e desde lá, são 10 anos de queda e fuga dos gringos. Agora com essas novas regras de taxar dividendos e acabar com JCP + problema fiscal, os gringos vão embora de novo!
olavo rico
olavo rico 11.08.2021 14:11
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
repito, ano q vem ate o ze das couves ganha do mito de vcs, graças a deus boçais como bolsonaro e quem o apoia sao minoria, a maioria das pessoas percebem o cancer que ele é; mas vcs boçais se identificam com esse monstro pois ele é o reflexo de vcs
Paulo Tôrres
Paulo Tôrres 11.08.2021 11:08
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
muito bom o conteúdo
Paulo Tôrres
Paulo Tôrres 11.08.2021 11:08
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
muito bom o conteúdo
Ademar Abreu
Ademar Abreu 10.08.2021 11:47
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Só nao e verdade a afirmaçao esquerdista que uma razao é queda de popularidade do Presidente da República e ascensão de candidatos de oposição nas pesquisas
vinicius moreira
vinicius moreira 10.08.2021 11:47
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
muuuuu o pior cegoé aquele que não quer ver
Sorri Dente
Sorri Dente 10.08.2021 11:47
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
é fato. e o sr. mercado não está reagindo bem à volta do luladrão
André Alves
André Alves 10.08.2021 9:09
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
artigo muito bom. parabéns
Paulo Alvim Borges
Paulo Alvim Borges 10.08.2021 9:07
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
excelente matéria. limpa e objetiva
Paulo Jurach
Paulo Jurach 10.08.2021 8:55
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
É, só o tempo vai provar, então pra se ter certeza, ESPERAR pra dizer... Caro ou Barato... Ou consultar numa bola de cristal, que faz tempo que estou procurando.
Arley Martins
Arley Martins 10.08.2021 8:53
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Ótima analise. Parabéns ao Ademir por colocar um ponto de vista sem puxar saco de esquerda, direita ou centro. Tira do índice Vale, Petrobras e Magalu. Isso vai a 100k tranquilo.
Ze Ricardo Iocken
Ze Ricardo Iocken 10.08.2021 8:52
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Excelente materia! parabéns o que costumo fazer e pegar o earning yield (inverso do P/L) e comparar com a taxa do tesouro prefixado de 10 anos. Assim chegamos ao prêmio cobrado pelo investidor de longo prazo em comparação ao investimento. O inverso do P/L está dando 12%aa e a taxa pré de 10 anos está um pouco menos de 10%, ou seja, chega-se nos ~2.5% de média do gráfico tb.
Daniel de macedo silva
DanielMS 10.08.2021 8:44
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
boa máteria
Airton Somavilla
Airton Somavilla 10.08.2021 8:19
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Na média, concordo que os papéis estão baratos. Ibovespa em níveis pré pandemia com dólar a 4,20. Hoje, com dólar a 5,20, mais barato ainda se precificado na moeda padrão mundial.
Danny Almog
Danny Almog 10.08.2021 8:19
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Barato pra eles, não pra gente
Raimundo Bomfim Bomfim
Raimundo Bomfim Bomfim 10.08.2021 8:10
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Acho que alguns papeis estao muito esticados!!CSN por exemplo e outros. Mas existem papeis bem atrativos para o longo prazo, principalmente o Varejo!! Pergunta a Fumio Paulo se ele estsva na bolsa em 2008. Governo de esquerda!!
Benjamin Ahola
Benjamin Ahola 10.08.2021 7:56
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Se tirar as bolhas da Magalu e o Inter, o Ibov sai na faixa!!
fumio paulo yendo
fumio paulo yendo 10.08.2021 7:52
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Esquerdista duma figa.
Ederval Pablo Ferreira
Ederval Pablo Ferreira 10.08.2021 7:48
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
A única parte que o pessoal leu é sobre a popularidade do presidente....o fanatismo político tá demais....o povo tá doente...por isso que esse Brasil tá essa "maravilha"
Benjamin Ahola
Benjamin Ahola 10.08.2021 7:48
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O Brasil esta esta "maravilha" Desde a proclamação da República. Antes tivéssemos continuado na monarquia!
Emerson Almeida
Emerson Almeida 10.08.2021 7:48
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Aquela velha frase, Nao basta ser pobre, tem que ser burro tambem..
Ederval Pablo Ferreira
Ederval Pablo Ferreira 10.08.2021 7:48
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Benjamin Ahola Concordo plenamente!!
Ederval Pablo Ferreira
Ederval Pablo Ferreira 10.08.2021 7:48
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Pois é...e desde então somos a famosa "república das bananas"
Eni Santos
Eni Santos 10.08.2021 7:45
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
voce nao deve esta no Brasil.. a popularidade em baixa..???
Nilson A Costa
Nilson A Costa 10.08.2021 7:45
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
realmente. a popularidade dessa pessoa está nas estrelas. ........
Jefferson Gasperazzo
Jefferson Gasperazzo 10.08.2021 7:37
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Creio que esse senhor está lendo a pesquisa eleitoral errada.
Jefferson Gasperazzo
Jefferson Gasperazzo 10.08.2021 7:36
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Creio que esse senhor está lendo a pesquisa eleitoral errada.
Marcelo Akio Nakasone
Marcelo Akio Nakasone 10.08.2021 7:35
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Acredito que a analise é muito boa e quem ja teve a iportunidade de viver no exterior pode entender como nem tudo o que reluz é ouro. Olhando para os mercados de capitais no estrangeiro, em especial ao americano, nota-se como o valor dos premiuns a serem pagos por ações de empresas sólidas, com destaque para as techs e farmaceuticas, encontram-se extremamente descoladas dos valores pré-pandemia, isso pode indicar que muitas pessoas entraram no mercado de capitais dado os avanços tecnológicos proporcionados por apps como o hobbynhood ou então que é apenas algo de momento e estamos prestes a vivenciar o estouro da maior bolha da história quando se trata de mercado de capitais. Há espaço para teorias de ambas as vertentes, porém o que ocorrerá de fato o tempo nos dirá. Economistas são ótimos em fazer previsões e péssimos em acerta-las.
Antonio Oliveira
Antonio Oliveira 10.08.2021 7:35
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Sua analise tem vies politico, tendencioso e imparcial. O maior problema foi taxar dividendos e inflacao corroendo o view metal. Queda de popularidade nao abosultamente nada com o cenario, tem sim a instabilidade do momento de conflito entre poderes.
Paulo Kunzmann
Paulo Kunzmann 10.08.2021 7:34
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Em uma outra analise tambem podemos dizer que a entrada de novas ações na bolsa não foi acompanhada de novos aportes por investidores, houve apenas uma migração de recursos aplicados em ações ja existentes.
Marcelo Akio Nakasone
Marcelo Akio Nakasone 10.08.2021 7:34
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Fato meu caro, já migrei meus recursos porém, assim como migramos agora para fora, assim que a turbulencia das eleições passarem o mercado volta ao seu equilibrio. O tempo passa e tudo muda mas as pessoas continuam agindo como manadas prestes a perder tudo ou ganhar tudo.
Tiago Bridi
Tiago Bridi 10.08.2021 7:32
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Nao sei aonde vc ve a baixa popularidade do Presidente, muito blablabla e pouco efetivo essa analise, deve ficar o dia todo lendo valor economico.
Luciano Arruda
Luciano Arruda 10.08.2021 7:32
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Realmente a popularidade do genocida está alta para o gado cloroquinado.
Gabriel Papi
Gabriel Papi 10.08.2021 7:32
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Pesquisa Datapovo confirma popularidade em alta
Waldemir Comin
Waldemir Comin 10.08.2021 7:28
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
excelente análise.
 
Tem certeza que deseja excluir este gráfico?
 
Postar
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Anexar um gráfico a um comentário
Confirmar bloqueio

Tem certeza de que deseja bloquear %USER_NAME%?

Ao confirmar o bloqueio, você e %USER_NAME% não poderão ver o que cada um de vocês posta no Investing.com.

%USER_NAME% foi adicionado com êxito à sua Lista de bloqueios

Já que acabou de desbloquear esta pessoa, você deve aguardar 48 horas antes de bloqueá-la novamente.

Denunciar este comentário

Diga-nos o que achou deste comentário

Comentário denunciado

Obrigado!

Seu comentário foi enviado aos moderadores para revisão
Declaração de Riscos: Fusion Media would like to remind you that the data contained in this website is not necessarily real-time nor accurate. All CFDs (stocks, indexes, futures) and Forex prices are not provided by exchanges but rather by market makers, and so prices may not be accurate and may differ from the actual market price, meaning prices are indicative and not appropriate for trading purposes. Therefore Fusion Media doesn`t bear any responsibility for any trading losses you might incur as a result of using this data.

Fusion Media or anyone involved with Fusion Media will not accept any liability for loss or damage as a result of reliance on the information including data, quotes, charts and buy/sell signals contained within this website. Please be fully informed regarding the risks and costs associated with trading the financial markets, it is one of the riskiest investment forms possible.
Cadastre-se com Google
ou
Cadastre-se com o e-mail