Últimas Notícias
0
Versão sem anúncios. Atualize sua experiência no Investing.com. Economize até 40% Mais detalhes

Últimas Notícias

Algorand, Polygon e mais duas altcoins prontas para subir, aponta analista

Selic será levada até onde for preciso para estabilização, afirma Campos Neto

Dados Econômicos14.09.2021 10:35
Salvo. Ver Itens salvos.
Este artigo já foi salvo nos seus Itens salvos
 
© Reuters

Por Jessica Bahia Melo

Investing.com - Com a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 9,68% na variação de doze meses finalizados em agosto, o presidente do Banco Central do Brasil (BCB), Roberto Campos Neto, sinalizou que a taxa básica de juros da economia (Selic) vai subir o quanto for preciso para que o indicador volte aos patamares previstos no regime de metas. A meta definida pelo Conselho Monetário Nacional é de 3,75% para o ano de 2021, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual. O presidente do BCB tratou do tema durante painel “Cenário Macroeconômico e Política Monetária no Brasil” no evento Macro Day, realizado pelo BTG Pactual (SA:BPAC11).

LEIA MAIS: Inflação nos EUA desacelera em agosto e vem abaixo do consenso

De acordo com Campos Neto, o país nunca teve tantos choques consecutivos do mesmo lado [oferta], o que gerou uma inflação de curto prazo acima do esperado. A inflação nos serviços com o fim do isolamento já era antecipada, ao contrário dos problemas relacionados ao clima, como a onda de calor na América do Sul, as geadas e a falta de chuvas.

Na 240ª reunião, o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu elevar a taxa de juros em um ponto percentual para 5,25% ao ano. Com expectativas do mercado acima das do Banco Central, Campos Neto garantiu que o instrumento de controle da inflação será utilizado como for necessário.

“Quando a gente fala whatever it takes (o que custar) a gente tem um instrumento na mão que vai ser usado da forma como ele precisa ser usado e a gente entende que pode levar a Selic até onde precisar ser levada para que tenha convergência da meta. Isso não significa que o BC vai reagir a cada dado de alta frequência que sai. A gente tem um plano de voo que olha para o horizonte mais longo. Isso não significa que não vai atingir o objetivo de estabilizar e fazer a convergência de inflação lá na frente”, reforça.

Câmbio

Com o dólar sistematicamente acima de R$ 5, o presidente do BCB disse que o país está em um momento de fragilidade, mas que a maior desvalorização ocorreu no ano passado. Neste ano, há volatilidade, mas não uma tendência de alta do dólar. No entanto, segundo ele, "parte dessa volatilidade está relacionada à compra estrutural no final do ano” e o Banco Central terá de atuar frente a essa demanda pontual.

Inflação como fenômeno global

Durante a apresentação, Campos Neto comparou o cenário brasileiro com o global, destacando que a inflação não é problema apenas no país. O Brasil, segundo ele, estaria com indicador elevado, mas perto de países como Rússia e Índia.

A variante delta do coronavírus, o aumento nos preços com a retomada do setor de serviços após o isolamento e problemas na cadeia dos suprimentos afetam também outros países da América Latina e da Ásia. Esse fenômeno estaria demorando mais do que o esperado e deve continuar em 2022, ainda de acordo com Campos Neto.

“Quando a persistência aumenta em alguns componentes, também há uma pré-compra maior. A gente acha que vai ter uma normalização mais lenta, o que faz com que o processo inflacionário no mundo seja um pouco mais prolongado”, completa.

Selic será levada até onde for preciso para estabilização, afirma Campos Neto
 

Artigos Relacionados

Adicionar comentário

Diretrizes para Comentários

Nós o incentivamos a usar os comentários para se engajar com os usuários, compartilhar a sua perspectiva e fazer perguntas a autores e entre si. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

  • Enriqueça a conversa
  • Mantenha-se focado e na linha. Só poste material relevante ao tema a ser discutido.
  • Seja respeitoso. Mesmo opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
  • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
  • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
  • Evite palavrões, calúnias, ataques pessoais ou discriminatórios dirigidos a um autor ou outro usuário.
  • Somente serão permitidos comentários em Português.

Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de comentar no futuro, a critério do Investing.com

Escreva o que você pensa aqui
 
Tem certeza que deseja excluir este gráfico?
 
Postar
Postar também no :
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por este motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
Comentários (23)
Tiago GLima
Tiago GLima 14.09.2021 23:49
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Esse cara colocou a taxa de juros num patamar que praticamente expulsou dólar do país e por consequência trouxe inflação. Um desastre total.
pericles periclesplb
pericles periclesplb 14.09.2021 18:18
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Inércia desse BACEN é o maior da história brasileira. Fiasco total!!!!! Selic de 02 dígitos será uma realidade nos próximos anos.
Sergio Salomao
Sergio Salomao 14.09.2021 17:53
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
BC brincou e perdeu o controle da inflacao. Foram pessimos, agora o remedio será longo e amargo.
Al Silva
Al Silva 14.09.2021 17:12
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Até o Daciolo seria melhor. Hahahaha
Ricardo Ribeiro
Ricardo Ribeiro 14.09.2021 17:12
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
com esse pensamento(que é o meu tmb)EU VOTO EM QUALQUER UM QUE CHEGAR EM UM SEGUNDO TURNO CONTRA O BOZO.....nada pode ser pior que o governo atual!
Al Silva
Al Silva 14.09.2021 17:11
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Micooo!!!
Jaroo Clima
Jaroo Clima 14.09.2021 15:42
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Austera as falas do presidente do BC. Mas, para atingir rapidamente o alvo da questão, precisa buscar com essa determinação, mecanismo pra reduzir drasticamente o valor do dólar, razão principal da inflação estar nas alturas e também a razão principal da instabilidade econômica que assedia o país todos os dias. De início, foi a alta do dólar provocada por falas desconexa do ministro, que maquiou pra pior a economia brasileira e os preços das commodities... principalmente as agrícolas e com isso acordou a inflação. Querer consertar as coisas sem reduzir a cotação do dólar e sem elevar a Selic pra dois dígitos se preciso for, é chover no molhado... para curar a amarga doença que tem gerado toda essa iinstabilidadena econômica que assola o país, o remédio tem que ser amargo e urgente: elevar a selic quantas vezes for preciso e reduzir drasticamente o valor do dólar mesmo que a ministra da agricultura e/ou alguém mais, seja quem for, queira espernear ou grita.
José Artur Medina
José Artur Medina 14.09.2021 15:42
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
inflação subiu por causa do dólar que subiu devido a redução da Selic
Jaroo Clima
Jaroo Clima 14.09.2021 15:42
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
José Artur Medina  Verdade! Inflação na zona do Euro: 2,2% em julho foi a mais elevada em quase três anos - (B C Europeu mostrou os dados). A Eurostat informou que os preços ao consumidor nos 19 países do bloco subiram 2,2% em julho tendo sido a taxa mais elevada desde outubro de 2018... detalhe o Euro não desvalorizou. Inflação nos EUA: 5,4% e começou a cair. Detalhe: o Dólar continua firme e forte.  Detalhe: O Índice de Preços ao Consumidor (CPI) é o que mede a variação de preços de tudo que pesa no bolso do consumidor é realidade pura. Brasil: Inflação real de tudo que pesa no bolso do consumidor é hoje se comparado com janeiro de 2019, mais  de 48%.  Além do que, existe uma infinidade de coisas que dobrou de preço, outras estão perto de dobrar de preço e outras coisas mais, de consumo diário mais que o dobrou... (a relação não cabe aqui). Detalhe: o Real está desvalorizado hoje frente ao dólar, se comparado com sua cotação de 3,65 em janeiro de 2019 em mais de 45%.
Ray Redington
Ray Redington 14.09.2021 15:42
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
José Artur Medina  juros caem = dólar sobre. juros sobem = dolar cai. Há casos em que não acontece, mas no geral é isso. Por isso o BC vai subir Selic tentando baixar o dolar. Conseguirá? E a que taxas? 10, 12, 15%? 2022 vem difícil pro Brasil
Jaroo Clima
Jaroo Clima 14.09.2021 15:42
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Verdade esse é o cenário... por falta de espaço cortei "mais" (mais mecanismo para reduzir drasticamente o valor do dólar.) Temos uma situação que por mais se queira ignora-la mais ela transparece: independente de pandemia ou qualquer outra coisa que se queira inventar, a alta do dólar foi provocada com clareza pelas falas do ministro da economia conspirando contra o Real, moeda mais forte da América Latina até janeiro de 2019... Selic e inflação sob controle e a economia do país com toda balbúrdia iniciada em 2014 ia bem... precisava apenas de pequenos ajustes o que não aconteceu... propósitos políticos de péssima qualidade, visando principalmente trazer o agronegócio para o lado do presidente, que antes mesmo de completar os primeiro meses de seu governo ja pensava na reeleição... a alta do dólar foi provocada de forma infantil e irresponsável e foi com ela que a coisa desandou feio...
Nilvo Tasso
Nilvo Tasso 14.09.2021 12:28
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
enquanto procurarm 10% ao ano ganhei 30% em uma semana na bolsa
julio cesar
julio cesar 14.09.2021 12:28
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Nossa, vc é bom mesmo...
Rogerio Soares
Rogerio Soares 14.09.2021 12:28
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
aposta tudo então já que vc é gênio. kkk
Claudio Petinda
Claudio Petinda 14.09.2021 12:28
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O bombeiro tá fazendo falta em Brasília 🐂🐂🐂🤘🤘🤘, deram muito crédito pro 🤡 agora tá todo enrolado na mangueira
Fabiano Devechi
Fabiano Devechi 14.09.2021 11:47
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Fora que o cdi nao da a selic ne. Vai ai uns 90% da selic pra vc
Fabiano Devechi
Fabiano Devechi 14.09.2021 11:46
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
10% ao ano… to sussegado na bolsa. Emprestar dinheiro meu pra banco a 10% ao ano e ele empresta pros outros a 24/30%. Meu socio por acaso? Kkk
Henrique Uejima
Henrique Uejima 14.09.2021 11:46
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
tesouro direto!
Rogerio Soares
Rogerio Soares 14.09.2021 11:46
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
não quando vc empresta a 165% do CDI. :)
David Tribal
David Tribal 14.09.2021 11:40
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
vou ficar RICO com cdbs kk
Ricardo P Silveira
Ricardo P Silveira 14.09.2021 11:39
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Alô Alô *** GUIDO MANTEGA *** Outrora tão criticado por suas medidas, já podes acusar de PLÁGIO o Mr. Guedes e o estagiário Campos Neto ; )
Odilon Oliveira
Odilon Oliveira 14.09.2021 11:33
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Maior fiasco deste presidente “raso”, foi estupidamente reduzir a selic 2%aa. Imaginando que Brazil conviveria pacificamente com juros negativo.resumo: ele quando Santander so fez “merda” e no Bacen nao sera diferente. Aguardem + merdas a frente. Pra evitar uma tragedia na economia, Bozo de Paulo G deveriam acordar em tempo. “Vai Brazil sem energia com a politicaladroagem dominando geral”
José Artur Medina
José Artur Medina 14.09.2021 11:33
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
QUE PUTA BOBAGEM! VÁ ESTUDAR E RELEIA O QUE VOCÊ ESCREVEU
JulianaKatz Lang
JulianaKatz Lang 14.09.2021 11:33
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Excelente comentário!
Luis Nicolucci
Luis Nicolucci 14.09.2021 11:21
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
mais fácil ferrar com a economia segurando o crédito do que resolver o problema hídrico e de combustível. Parabéns governo burro.
Dom Luiz
Dom Luiz 14.09.2021 11:19
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Quero renda fixa de 15% ao ano. Pode ficar com a bolsa kkkkk.
Afrânio Ribeiro
Afrânio Ribeiro 14.09.2021 11:07
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Ulli e Ricardo, leigos. se o governo fosse PT, com tudo que está acontecendo no mundo, hoje estaríamos com uma SELIC de 15% e inflação de 20% e juros de 30%.
Mostrar respostas anteriores (3)
David Tribal
David Tribal 14.09.2021 11:07
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
A inflação é a mais alta dos 21 anos,ou seja antes do Pt
Fabiano Devechi
Fabiano Devechi 14.09.2021 11:07
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Daniel Silva  vai la gênio vc, se candidata e assume la a bronca
Fabiano Devechi
Fabiano Devechi 14.09.2021 11:07
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Filipe Berndt  tava voando mesmo, dos cofres!
Daniel Silva
Daniel Silva 14.09.2021 11:07
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Fabiano Devechi  grande argumento kkkkkkkk
José Artur Medina
José Artur Medina 14.09.2021 11:07
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
David Tribal  MENTIRA! IPCA da Dilma 16%. Fora os 14 milhões de desempregados que ELA criou
Luciano Macedo
Luciano Macedo 14.09.2021 11:01
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
É uma notícia ruim, retém o investimento que continua a patinar desde dos tempos de Dilmão, além de transferir riquezas para dono do capital. Quem paga a conta é pobre
Ulli Michel
Ulli Michel 14.09.2021 10:54
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Ou seja, sempre fomos e sempre seremos o paraíso dos rentistas, como qualquer república de bananas...
Ricardo P Silveira
Ricardo P Silveira 14.09.2021 10:51
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Pode isso, Arnaldo? *** Mr. Guedes dizia que na era PeTê tudo estava na LUA... dólar $3... IPCA 6%... juros 14% *** Agora, estamos indo para NETUNO com dólar $5... IPCA 7%... só faltando aquele jurinho "básico" do Dilmo de calças ; )
Daniel Silva
Daniel Silva 14.09.2021 10:51
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
pra eles a culpa é do stf que soltou um ou dois bandidos e dos governadores que não acabaram com o icms kkkk
José Artur Medina
José Artur Medina 14.09.2021 10:51
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Quanto está o IPCA , Arnaldo? Ein GADO? Quanto está o IPCA????Continua. Só faltou o mais importante: CRIAÇÃO DE EMPREGOS. Como está o atual governo na CRIAçÂO DE EMPREGOS? E o outro governo Arnaldo? Criou os 14 milhões de desempregados que estão aí.
Ricardo P Silveira
Ricardo P Silveira 14.09.2021 10:51
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
José Artur Medina  você esqueceu de computar nessa "criação de empregos" os milhões de INFORMAIS (sem carteira de trabalho) e os famosos "empreendedores do MEI" (entregadores de aplicativo). Assim, fica fácil para o GADO errar nas contas ; )
Mant Neuman
BombeiroAmigo 14.09.2021 10:46
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Levaram irresponsávelmente a 2, agora, diz que levará irresponsávelmente para 2 digitos..... O estagiário esta perdido.
José Artur Medina
José Artur Medina 14.09.2021 10:46
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
QUE BOBAGEM SEM TAMANHO! VÁ ESTUDAR PARA NUNCA MAIS DAR PALPITE SOBRE ALGO QUE VOCÊ DEFINITIVAMENTE NÃO COMPREENDE NEM UM POUCO! Alfred Mill (200 páginas fáceis de ler) Está sendo feito de GADO!
Mant Neuman
BombeiroAmigo 14.09.2021 10:46
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
José Artur Medina  Meu caro, nào insista em dar murro em ponta de faca... Existe sim a inflação gerada pela demanda, mas aqui isso foi somado a queda irresponsável dos juros que potencializou a desvalorização do real.. Além de ler, é importante saber interpretar...
José Artur Medina
José Artur Medina 14.09.2021 10:46
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Mant Neuman  , essa queda dos juros é o que permitiu ao governo criar 2 milhões de empregos
Mant Neuman
BombeiroAmigo 14.09.2021 10:46
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
José Artur Medina  É, né? Tx desemprego reduzindo mais lentamente que seus pares após a pandemia.... Estude, tenha vergonha de distorcer os fatos.... Ou vai querer comparar nominalmente quantos empregos o Brasil Gerou com os paises menores?
José Artur Medina
José Artur Medina 14.09.2021 10:45
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Claro que não é um débil mental, mas a frase talvez fosse; " elevaremos a Selic o necessário para atrair o investidor estrangeiro e fazer o dólar cair abaixo de 5 ". Basicamente porquê elevar a taxa de juros em uma inflação causada por dólar alto, ou combustíveis altos, simplesmente NÃO FUNICONA como medida de controle inflacionário. Com esta frase os bancos devem bombar hoje, aguardar
Marcio Caram
Marcio Caram 14.09.2021 10:43
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
rentista pira
José Artur Medina
José Artur Medina 14.09.2021 10:43
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Explique seu ponto. Quem é rentista? Quem investe na bolsa ou quem investe em um fundo atrelado á Selic?
jonatas souza
jonatas souza 14.09.2021 10:43
Salvo. Ver Itens salvos.