Últimas Notícias
0

Ibovespa recua 2,8% com queda forte em Wall St e noticiário sobre Bolsonaro antes de pesquisa

Ações10.10.2018 17:51
Salvo. Ver Itens salvos.
Este artigo já foi salvo nos seus Itens salvos
 
© Reuters. Homem passa por gráfico de cotações na Bovespa

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa fechou em forte queda nesta quarta-feira, com o forte declínio em Wall Street adicionando pressão aos negócios, que já refletiam a reação do mercado a declarações do candidato à Presidência do PSL, Jair Bolsonaro, sobre temas econômicos.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa caiu 2,8 por cento, a 83.679,11 pontos, na mínima da sessão. O giro financeiro somou 14,6 bilhões de reais.

Na véspera, Bolsonaro afirmou ser contrário à privatização de ativos na área de geração de energia elétrica, assim como gostaria de manter o "miolo" da Petrobras, ao mesmo tempo em que disse acreditar que a proposta da Previdência "dificilmente vai ser aprovada" como está.

Para o analista Régis Chinchila, da Terra Investimentos, o mercado passou por forte realização de lucros. "Investidores ficaram preocupados com os comentários sobre reforma da Previdência e privatizações", observou.

Notícias envolvendo o principal conselheiro econômico de Bolsonaro, o economista liberal Paulo Guedes, em investigações do Ministério Público Federal sobre fraudes com fundos de pensão de estatais também pesaram, disse o analista, lembrando que Guedes é o principal lastro para temas econômicos de Bolsonaro.

A bolsa fechou com agentes financeiros na expectativa da divulgação de pesquisa Datafolha ainda nesta quarta-feira, a primeira sondagem sobre a preferência dos eleitores para o segundo turno da eleição presidencial, em que Bolsonaro enfrentará o petista Fernando Haddad (PT).

Em Nova York, a alta dos rendimentos dos títulos do Tesouro norte-americano e preocupações sobre o comércio global, particularmente a disputa EUA-China, geraram aversão a risco. O S&P 500 caiu 3,29 por cento, com forte recuo de ações de tecnologia. O Dow Jones perdeu 3,15 por cento.

DESTAQUES

- GOL (SA:GOLL4) PN desabou 10,32 por cento, conforme a alta do dólar frente ao real abriu espaço para realização de lucros nos papéis da companhia aérea, que acumulavam até a véspera alta de mais de 30 por cento em outubro.

- ELETROBRAS ON (SA:ELET3) e ELETROBRAS PNB (SA:ELET6) recuaram 9,21 e 8,36 por cento, penalizadas pelos comentários de Bolsonaro, que também endossaram embolso de ganhos de mais de 45 por cento no caso das ações ON e de mais de 40 por cento nas PNB em outubro até terça-feira.

- MRV (SA:MRVE3) desabou 7,33 por cento, após divulgar na noite da véspera queda de 6,6 por cento nas vendas contratadas do terceiro trimestre ante mesmo período de 2017, a 1,445 bilhão de reais, embora a geração de caixa da companhia tenha dobrado, impulsionada por recebimentos de vendas anteriores.

- PETROBRAS ON (SA:PETR3) caiu 3,7 por cento e PETROBRAS PN (SA:PETR4) cedeu 2,87 por cento, corrigindo altas recentes, em meio ao ambiente mais adverso e tendo como pano de fundo a forte queda do petróleo no exterior.

- VALE (SA:VALE3) fechou em baixa de 3,07 por cento, contaminada pela maior aversão a risco no exterior, com ações de mineradoras também recuando na Europa.

- SUZANO valorizou-se 2,22 por cento, encontrando na valorização do dólar suporte para se recuperar, assim como outras ações do setor de papel e celulose e exportadoras, como EMBRAER (SA:EMBR3) (+1,39 por cento) e WEG (SA:WEGE3) (+0,55 por cento).

Ibovespa recua 2,8% com queda forte em Wall St e noticiário sobre Bolsonaro antes de pesquisa
 

Artigos Relacionados

Adicionar comentário

Diretrizes para Comentários

Nós o incentivamos a usar os comentários para se engajar com os usuários, compartilhar a sua perspectiva e fazer perguntas a autores e entre si. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

  • Enriqueça a conversa
  • Mantenha-se focado e na linha. Só poste material relevante ao tema a ser discutido.
  • Seja respeitoso. Mesmo opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
  • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
  • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
  • Evite palavrões, calúnias ou ataques pessoais dirigidos a um autor ou outro usuário.
  • Somente serão permitidos comentários em Português.

Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de comentar no futuro, a critério do Investing.com

Escreva o que você pensa aqui
 
Tem certeza que deseja excluir este gráfico?
 
Postar
Postar também no :
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por este motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
Comentários
JORGE RUAS
JORGE RUAS 11.10.2018 1:19
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
o maior mal em administrar é não oferecer soluções, a uma oportunidade , pois morei em uma sociedade durante um tempo que quem faz a política é a população então já que a população é contraditória ...os políticos serão com certeza!
Responder
0 0
Luiz Machado
Luiz Machado 10.10.2018 21:53
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Elet3 elet6 somadas sao 0.9 do indice....
Responder
2 0
Rafael Martin
Rafael Martin 10.10.2018 20:13
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
"imcompetentes" tá serrtoo!!
Responder
1 0
Marcelo Nogueira
Marcelo Nogueira 10.10.2018 20:13
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
a culpa é do professor de português do rapaz! se ele votar no Haddad vai ter chance de estudar novamente!!!
Responder
1 0
Francisco Carneiro
Francisco Carneiro 10.10.2018 19:58
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
A queda é mais por causa de Wall St do que com relação a Bolsonaro. .Se as apurações transcorrerem dentro da honestidade, duvido que o Poste vença o Capitão!!!.Não tem como, nem matematicamente nem historicamente!!!.PT NUNCA MAIS!!!!!
Responder
3 0
geiziel caldas
geiziel caldas 10.10.2018 19:58
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
rapaz quero acreditar em você mas também tô com muito medo do pt ganhar a eleição
Responder
0 0
geiziel caldas
geiziel caldas 10.10.2018 19:58
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
o miserável cresceu na pesquisa
Responder
0 2
Francisco Carneiro
Francisco Carneiro 10.10.2018 19:58
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
geiziel caldas Não se preocupe, se houver lisura nas apurações (esse é o maior problema) o Haddad não vence. Não tem como, a diferença é muito grande!!!!
Responder
1 0
E. Andrade
E. Andrade 10.10.2018 19:49
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Recua porque o SP500 caiu. Recuou porque tem que voltar pra média. Normal!
Responder
1 0
Luiz Machado
Luiz Machado 10.10.2018 19:36
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Puxa vida hein Eletrobras tem uma enorme percentegem no indice bovespa nao é????
Responder
0 0
Laert Lima
Laert Lima 10.10.2018 19:11
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Foi a bolsa americana que caiu forte. Não tem nada a ver com as eleições do segundo turno no Brasil.
Responder
3 0
Helder Menezes
Helder Menezes 10.10.2018 19:04
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
o problema não é por causa dos presidenciável.. e sim, a bolsa americana com as taxa de juros.. a sp 500 caiu mais de 3%
Responder
4 0
Helder Menezes
Helder Menezes 10.10.2018 19:03
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
o problema não é por causa dos presidenciável.. e sim, a bolsa americana com as taxa de juros.. a sp 500 caiu mais de 3%
Responder
1 0
Marcelo Nogueira
Marcelo Nogueira 10.10.2018 19:00
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
não vai ter reforma da previdência...não vai ter privatizações ! vai mudar o que então??? 4 anos de muita confusão e um presidente incompetente! Bolsonaro é uma ilusão que custará muito caro ao Brasil!!!
Responder
3 5
JOAO PAULO ANTUNES OLIVEIRA
JOAO PAULO ANTUNES OLIVEIRA 10.10.2018 19:00
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Eu estou ciente disso, e estou alocando meus investimentos considerando isso.
Responder
1 0
JOAO PAULO ANTUNES OLIVEIRA
JOAO PAULO ANTUNES OLIVEIRA 10.10.2018 19:00
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
tenho pena de quem investe contando com um bom governo do Bolsonaro
Responder
1 0
Edson Silva
Edson Silva 10.10.2018 18:35
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Que os banqueiros do BTG sao pilantras todo mundo sabe... estranho foi a Bolsa disparar depois de dois imcompetentes serem eleitos para o 2ndo turno.
Responder
0 6
Rafael Martin
Rafael Martin 10.10.2018 18:35
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
"imcompetentes" tá serrtoo!!
Responder
1 0
Charles Leal
Charles Leal 10.10.2018 18:35
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Verdade, tambem nao consegui compreender esse assanhamento todo do mercado considerando a inconsistencia e as contradiçoes no discurso do Bolsonaro.
Responder
0 0
JOAO PAULO ANTUNES OLIVEIRA
JOAO PAULO ANTUNES OLIVEIRA 10.10.2018 18:35
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
estão achando que o Guedes que vai direcionar as decisões do Bolsonaro, se isso acontecer, maravilha, mas eu não acredito
Responder