Últimas Notícias
0
Versão sem anúncios. Atualize sua experiência no Investing.com. Economize até 40% Mais detalhes

Últimas Notícias

Governo estuda edição de MP para viabilizar Auxílio Brasil de R$400 já em dezembro

Dólar: Feriado Nacional Com Manifestações Escala Instabilidade do País

Por Vanessa Blum CollocaCâmbio07.09.2021 00:05
br.investing.com/analysis/dolar-feriado-nacional-com-manifestacoes-escala-instabilidade-do-pais-200444525
Dólar: Feriado Nacional Com Manifestações Escala Instabilidade do País
Por Vanessa Blum Colloca   |  07.09.2021 00:05
Salvo. Ver Itens salvos.
Este artigo já foi salvo nos seus Itens salvos
 

Setembro será um mês importante e, por que não dizer decisivo, na questão da crise hídrica. O governo vai avaliar até outubro os impactos das medidas tomadas no final de agosto. Não se descarta ainda novo aumento na bandeira tarifária. A inflação então promete ficar ainda mais alta.

FOCUS: Nova bandeira tarifária de energia impulsiona projeções do IPCA em 2021

Hoje, feriado no Brasil, expectativa sobre as tensões políticas e os atos que ocorrem pró e contra o governo. STF e Centrão estão condicionando o acordo sobre precatórios e o novo Bolsa Família ao comportamento do presidente no evento de hoje. Uma solução para os precatórios abriria espaço no orçamento para fazer um Bolsa Família turbinado.

Quanto à reforma do Imposto de Renda (IR), a expectativa gira em torno das chances do projeto ser aprovado pela Câmara. A opinião dos tributaristas é de que as distorções aumentam a regressividade do sistema tributário brasileiro. A isenção de lucros e dividendos para quem ganha mais de R$ 300 mil por mês é um exemplo que gera perda na arrecadação. A Receita Federal, que é o órgão responsável pelo cálculo oficial, ainda não deu seu parecer. O secretário do Tesouro, no entanto, disse que o governo vem trabalhando com impacto de R$ 20 bilhões para a União. Para estados e municípios, a redução é da ordem de R$ 19,3 bilhões nas receitas, mas isso ainda pode ser revertido no Senado.

No Boletim Focus de ontem, a projeção do IPCA neste ano foi de 7,27% para 7,58%, enquanto há 4 semanas estavam em 6,88%. Já o PIB no fim do ano teve avanço projetado de 5,22% para 5,15%, enquanto há quatro semanas estava em 5,3%. A taxa Selic foi projetada de 7,50% para 7,63% no fim deste ano, contra 7,25% há quatro semanas. Quanto ao dólar, as apostas subiram de R$ 5,15 para R$ 5,17. Há quatro semanas, a estimativa estava em R$ 5,10. Para 2022, as estimativas se mantiveram em R$ 5,20 pela 12ª semana consecutiva, mas com aumento da projeção para 2023 e 2024, para R$ 5,07 e R$ 5,05, respectivamente.

Hoje sai PIB da zona do euro e PIB do Japão, quando mercado já estiver fechado. Amanhã, IGP-DI e fluxo cambial semanal. O indicador IPCA de agosto, que só sai na quinta-feira, deve trazer a escalada persistente da inflação, ainda que o recente tarifaço da energia não esteja neste índice, pois começou a valer só em setembro. Os choques nas contas de luz afastam cada vez mais a inflação da meta. Amanhã, nos Estados Unidos, saem os dados de ofertas de empregos e também discurso de Williams, membro do Fomc.

Enquanto isso, do outro lado do mundo, na China a suspensão de importação da carne bovina brasileira devido à doença da vaca louca pode levar a um choque de um a dois meses no qual a ampliação da oferta no mercado interno pode fazer o preço cair para o consumidor. Esse embargo deve durar entre 10 e 20 dias. A repercussão ainda depende do período de bloqueio aos embarques.

Nesta semana financeira mais curta devido ao feriado de ontem nos EUA e de hoje aqui, o mercado se mantém na defensiva. E amanhã sai o livro Bege nos EUA. Tudo indica que o Federal Reserve (Fed) vai planejar com muita cautela a retirada gradual de estímulos da economia americana. Na Europa, o comitê da presidente Christine Lagarde não deve agir num curto prazo. Vamos acompanhar esse assunto do BCE, que forneceu suporte monetário recorde para a zona do euro desde o início da pandemia. Mas o crescimento econômico no bloco está agora sólido, o desemprego está caindo e a inflação está em alta, abrindo espaço para um debate que vai mapear a trajetória do banco nos próximos anos.

No câmbio, estamos de um lado com o Fed atrasado para o tapering favorecendo o fluxo de emergentes e o ciclo de alta de juro do Copom que também alivia para o dólar. Na outra mão, a turbulência política e a instabilidade nas contas públicas apostam contra o real.

Se as manifestações forem pacíficas será muito bom para o povo brasileiro, se não forem o ambiente de instabilidade ficará ainda mais tenso e aos olhos de estrangeiros o risco país se agrava. Em cenários de tensão e instabilidade o dólar costuma ser o porto seguro para os investidores.

Dólar: Feriado Nacional Com Manifestações Escala Instabilidade do País
 

Artigos Relacionados

Vanessa Blum Colloca
Real Vulnerável Por Vanessa Blum Colloca - 07.12.2021 7

Parece que o medo da variante Ômicron do coronavírus diminuiu. O real porém não acompanhou o humor das commodities. O dólar voltou a subir com a...

Dólar: Feriado Nacional Com Manifestações Escala Instabilidade do País

Adicionar comentário

Diretrizes para Comentários

Nós o incentivamos a usar os comentários para se engajar com os usuários, compartilhar a sua perspectiva e fazer perguntas a autores e entre si. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

  • Enriqueça a conversa
  • Mantenha-se focado e na linha. Só poste material relevante ao tema a ser discutido.
  • Seja respeitoso. Mesmo opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
  • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
  • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
  • Evite palavrões, calúnias, ataques pessoais ou discriminatórios dirigidos a um autor ou outro usuário.
  • Somente serão permitidos comentários em Português.

Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de comentar no futuro, a critério do Investing.com

Escreva o que você pensa aqui
 
Tem certeza que deseja excluir este gráfico?
 
Postar
Postar também no :
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por este motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
Comentários (35)
Alexandre Dos Santos
Alexandre Dos Santos 12.11.2021 12:19
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
gostaria de saber informação a partir de quanto valor mínimo se pode iniciar investir nesta operação
Beto Mei
Beto Mei 07.09.2021 23:20
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
justamente, o STF precisa voltar ao papel original de protetores da constituição, e parar de atuar como puxadinho político do stablishment!
Felipe d Amico
Felipe d Amico 07.09.2021 18:29
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Como que essa pessoa tem um emprego, só esplica mesmo a militância política… só tem jornalista que coloca sua ideologia acima até da própria realidade em si. Patético.
Marcelo Cunha
Marcelo Cunha 07.09.2021 17:04
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
EU AUTORIZO!
João Jorge
João Jorge 07.09.2021 16:22
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Acho que o Bolsonaro deve cancelar a indicacao do Andre Mendonca ex assessor do Tofoli, porque ele vai fechar o STF e seu lacaio vai ficar desempregado !!!!
André Santos
André Santos 07.09.2021 16:02
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
viva o Dólar...
juleno singer
juleno singer 07.09.2021 15:34
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
daqui a pouco vão dizer que o crash no mercado de criptomoeda foi porque hj é feriado e o povo ta protestando, vai ver se eu estou na esquina!
Guilherme Demai
Guilherme Demai 07.09.2021 15:34
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
se as cripto despenca é culpa de quem?? kkkk jaja vem um fala q é do bolsonaro
juleno singer
juleno singer 07.09.2021 15:33
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
quem ta provocando instabilidades é o STF e a inercia do Congresso, para de mentir.
João Jorge
João Jorge 07.09.2021 15:33
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
E a lei de seguranca nacional que foi usada por qualquer critica ao governo foram atos democraticos ???
welington felix
welington felix 07.09.2021 14:39
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
É constrangedor para a mídia e oposição. Este apoio popular é inegável. Espero que o Mercado entenda que agora as reformas sairão...Deus nos abençõe com chuvas para voltarmos a crescer como previsto meses atrás.
Lineu Barros advogado
Lineu Barros advogado 07.09.2021 13:53
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Brasil acima de tudo (até dos meus gains na b3) e Deus acima de todos. Os brasileiros de bem vão vencer.
Ricardo Sena Maranhao
Ricardo Sena Maranhao 07.09.2021 13:53
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Gains acima de tudo, Deus acima de todos.  Menos mimimi de política nos comentários, mais estratégias de alvos para os investidores/especuladores.
Ademar Abreu
Ademar Abreu 07.09.2021 13:17
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
A conversa é sempre mesma de atribuir ao governo quando queda na bolsa e a variaçao positiva é atribuída a fatores externos.alguém ja criticou aqui o judiciario pela instabilidade política
Marcus Zulzke
Marcus Zulzke 07.09.2021 13:17
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
É o principal responsável. No mundo inteiro desenvolvido Executivo e Legislativo são iguais. O que os diferencia é um Judiciário íntegro, honesto e imparcial e também punitivo de acordo com as Leis!
Marcus Zulzke
Marcus Zulzke 07.09.2021 13:08
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
instabilidade quem está provocando é o Judiciário e o Senado. Onde se prende sem processo, sem sentença, sem defesa???
Luiz Felipe Mattos
Luiz Felipe Mattos 07.09.2021 12:20
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Estamos presenciando hoje umas das maiories manifestacoes a favor da democracia e liberdades da historia do pais! Parabens a todos os envolvidos
WA Jordao
WA Jordao 07.09.2021 12:20
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
denis Carvalho
denis Carvalho 07.09.2021 10:27
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Matéria super coerente com a realidade. Cenário político está inserido no contexto. Devemos respeitar a visão do escritor. Parabéns
denis Carvalho
denis Carvalho 07.09.2021 10:27
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Matéria super coerente com a realidade. Cenário político está inserido no contexto. Devemos respeitar a visão do escritor. Parabéns
Bruno Fabretti Cobianchi
Bruno Fabretti Cobianchi 07.09.2021 9:34
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Não entendo a histeria da galera nos comentários..em nenhum momento o jornalista se posiciona politicamente, apenas cita fatos! Vocês que são uns tapados..
Marcus Zulzke
Marcus Zulzke 07.09.2021 9:34
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Tapados?? Quer dizer que você concorda com as prisões ilegais??
Daniel Barbosa
Daniel Barbosa 07.09.2021 9:25
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Os analistas do investing precisam tirar o veu ideológico , pois queremos ler matérias técnicas , baseadas na lógica . Ontem o estagiario escreveu que o dólar subia pq twria manifestação goje... E em seguida o dolar caiu. Parem de chutar !
Rosildo da Silva
Rosildo da Silva 07.09.2021 9:23
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Té nisso, o Bolso é ruim, 7 de setembro outrora lembrava patriotismo, independência, comemoração, desfiles; agora : vagabundagem, badernas, milícias, pseudo-patriotismo, extremismo, terrorismo, ditadura, tudo por causa de um bolsonarismo obscurantista.
Cícero RP
Cícero RP 07.09.2021 9:23
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Quebradeira, baderna, caos é exatamente o q faz o Partido Terrorista!💥🤦
Neto Paes
Neto Paes 07.09.2021 9:19
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Escalada da instabilidade da bandidagem, só se for!!!O povo está em maioria na rua justamente para garantir a estabilidade da democracia, jornalista militante loser.
Gilvaney Santos
Gilvaney Santos 07.09.2021 9:11
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
que desceu até aqui, só pra ler os comentários 😏
jonatas souza
jonatas souza 07.09.2021 8:40
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Sei sei o golpe do stf prendendo por opiniao e utilizando de taticas conhecidas por ditadores nao causou problema nenhum kkk
Adao Silva Santos
Adao Silva Santos 07.09.2021 8:36
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
noix tá vivendo no tempo difícilquê mundo é esse 😔
Cristian cts
Cristian cts 07.09.2021 8:36
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Melhor comentário do dia ✌️
Adao Silva Santos
Adao Silva Santos 07.09.2021 8:35
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
noix tá vivendo no tempo difícilquê mundo é esse 😔
Marcos Valencio
Marcos Valencio 07.09.2021 8:28
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
só uma intervenção militar pra dar jeito nesse país. Dá lhe nesses comunistas Bolsonaro! artigo 142
Alex Sapucaia
Alex Sapucaia 07.09.2021 8:25
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Instabilidade começou quando um sujeito rasgou a constituição e começou a faze inqueritos e prisões inconstitucionais . Povo na rua é democracia . Pena que “jornslistas” , como você, são contra a liberdade de expressão e direitos individuais . Cuidado , o que você deseja para os outros , um dia acontece com você.
João Jorge
João Jorge 07.09.2021 8:25
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Usar a lei de seguranca nacional para os criticos do Bolsonaro pode !! Grande de democrata voce !! Cheio de moral !!!
Rogerio Gomes
Rogerio Gomes 07.09.2021 8:25
Salvo. Ver Itens salvos.