Últimas Notícias
0
Versão sem anúncios. Atualize sua experiência no Investing.com. Economize até 40% Mais detalhes

Fundo da Adam Capital, de Márcio Appel, Encolhe 90 Por Cento. E Agora?

Por Luiz FelippoAções27.11.2021 15:19
br.investing.com/analysis/fundo-da-adam-capital-de-marcio-appel-encolhe-90-por-cento-e-agora-200446161
Fundo da Adam Capital, de Márcio Appel, Encolhe 90 Por Cento. E Agora?
Por Luiz Felippo   |  27.11.2021 15:19
Salvo. Ver Itens salvos.
Este artigo já foi salvo nos seus Itens salvos
 

Quando Márcio Appel criou a Adam Capital cinco anos atrás, seu nome virou sinônimo de uma revolução no mercado de investimentos do Brasil.

Só que com a queda no apetite por fundos multimercado, os ativos sob gestão do Adam Macro caíram 90 por cento desde o pico em meio a retornos pouco inspiradores. Em todo o setor, investidores estão sacando dinheiro no ritmo mais rápido desde 2017.

Diante desse cenário, fui convidado pela Bloomberg para comentar sobre a ascensão das novas assets, aquelas que surgiram a partir de 2018, e trouxe parte desse conteúdo aqui para você.

O emblemático caso de Adam Capital

Durante os dias de glória, o Fundo da Adam, de Márcio Appel, chegou a atingir 12 bilhões de reais e era tido como a grande promessa do mercado quando abriu. O histórico dele no Safra (gerindo o Galileo) era simplesmente espetacular.

Quando Appel foi montar o fundo, as expectativas eram altas e a gestora chegou a captar 9 bilhões de reais nos fundos da casa em 2017, sendo globalmente um dos fundos que mais captaram.

No gráfico, retorno de CDI de 7 por cento a.a em média.
No gráfico, retorno de CDI de 7 por cento a.a em média.

No gráfico, retorno de CDI de 7 por cento a.a em média. Fonte: Economatica

Em poucos anos, o fundo chegou a ter 12 bilhões de reais, figurando entre os maiores da indústria.

A verdade é que as expectativas foram altamente quebradas. O fundo teve um começo bem interessante, mas aos poucos foi se apagando.

Desde o início, o fundo teve um retorno de 56 por cento (128 por cento do CDI) e uma volatilidade em torno de 6 por cento, trazendo o Índice de Sharpe para 0,27 — o que é bem baixo se comparado à indústria.

O mais assustador é quem entrou no ápice da captação, quando atingiu os 12 bilhões de reais, em maio de 2018. Passado pouco mais de três anos, o fundo teve um retorno de 7,28 por cento, enquanto o CDI foi de 17,12 por cento (42,52 por cento do CDI).

Se observarmos as últimas janelas de três anos, o fundo tem sofrido bastante para rentabilizar seus cotistas e isso tem se traduzido em fortes resgates. Os 12 bilhões de reais viraram, hoje, 1,2 bilhão no fundo mais conhecido, o Adam Macro.

Gráfico apresenta Captação (Cinza) versus o patrimônio (linha laranja).
Gráfico apresenta Captação (Cinza) versus o patrimônio (linha laranja).

Captação (Cinza) versus o patrimônio (linha laranja). Fonte: Economatica

Conclusão

É evidente que a performance histórica do fundo ficou muito a desejar, mas ao mesmo tempo é difícil apontar culpados, pois um movimento como esse nunca tem um único culpado.

As hipóteses possíveis:

1. O fundo cresceu de forma demasiada e muito rápido, o que acabou complicando a forma do modelo de gestão.

2. Passivo em asset independente versus o que ele via no Galileo em termos de qualidade e estabilidade.

3. Modelo de gestão mais centralizado.

4. Perdas de integrantes da equipe, com o Ruy Alves que acabou indo para a Kinea.

O caso traz alguns aprendizados sobre a análise de fundos. Anota aí:

1. Montar um negócio de gestoras novas envolve riscos bem maiores, seja de adaptação ao modelo de asset independente, seja do “negócio” vingar. Tome cuidado com novas promessas da indústria

2. Crescimento muito acelerado de um fundo pode trazer consequências perversas (perdas de retorno, menor apetite por risco dos gestores etc.).

3. O modelo de gestão importa. Nós sempre tivemos uma desconfiança maior com modelos que são de um único gestor, com um único camisa 10. Acredito que possa funcionar, assim como ocorre de certa forma na Verde, mas são casos muito raros. Seguimos preferindo modelos mais descentralizados.

4. Gestores erram, mas quando há certa persistência é sinal de atenção. Um gestor pode passar por uma fase de performance ruim – mesmo o Luis Stuhlberger, gestor do fundo Verde, teve já fases com retorno abaixo do CDI (vide 2016 a 2018). Isso em si não caracteriza o fato de você resgatar um gestor.

Em linhas gerais, o investidor precisa entender se os fundamentos pelos quais decidiu investir em determinado fundo ainda se mantêm ou não. É necessário estar atento a isso, justamente para não ser um “zé cotinha”.

Fundo da Adam Capital, de Márcio Appel, Encolhe 90 Por Cento. E Agora?
 

Artigos Relacionados

Thiago Bisi
IBOV Fecha em Alta de 1,35%   Por Thiago Bisi - 19.01.2022

Análise gráfica (técnica) do Ibovespa, Índice, Dólar e Ações. Papeis em destaque: IBOV, SMLL, DJI, ESFUT, NMFUT, QRFUT, IBOV, DOLFUT, DI1F25, CCMH22, BGIF22, ICFFUT, FEF2!, UKOIL,...

Fundo da Adam Capital, de Márcio Appel, Encolhe 90 Por Cento. E Agora?

Adicionar comentário

Diretrizes para Comentários

Nós o incentivamos a usar os comentários para se engajar com os usuários, compartilhar a sua perspectiva e fazer perguntas a autores e entre si. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

  • Enriqueça a conversa
  • Mantenha-se focado e na linha. Só poste material relevante ao tema a ser discutido.
  • Seja respeitoso. Mesmo opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
  • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
  • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
  • Evite palavrões, calúnias, ataques pessoais ou discriminatórios dirigidos a um autor ou outro usuário.
  • Somente serão permitidos comentários em Português.

Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de comentar no futuro, a critério do Investing.com

Escreva o que você pensa aqui
 
Tem certeza que deseja excluir este gráfico?
 
Postar
Postar também no :
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por este motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
Comentários (12)
João Brito
JoãoB 01.12.2021 16:29
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
excelente análise, tive Adam por alguns meses na pandemia e como vi que não saia do lugar resolvi sair. Pena pois a expectativa era boa...
Roberto Grigolli
Roberto Grigolli 28.11.2021 22:47
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
E pode apostar, quando esses ´gestores´ te dizem para não estar nem ai para as quedas, midia e performances pifias, Eles estão diariamente de olho e sofrendo vendo suas taxas de admn caindo, com o pessoal saindo dos barcos furados.
Roberto Grigolli
Roberto Grigolli 28.11.2021 22:44
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Alaska é outro, e o mais divertido é ver o Bredda vendo seu fundo derreter, diariamente jogando aquelas frasesinhas manjadas no insta, é tudo longo prazo, porque como dizia Buffet não sei que, não olhem as mídias nem notícias, etc.  Como se longo prazo fosse uma esc + escape para esconder tudo, decisões pífias, ingerência, gestor torcedor de um político e performance ruim comparado a outros da mesma categoria.
Maik Lopes
Maik Lopes 28.11.2021 22:44
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Concordo! O mais engraçado era ver ele antigamente o dia todo no Twitter. Eu via ele lá e me perguntava: esse cara não trabalha não? Ele passava o dia todo nas redes, parecia que largava o fundo à sorte do desempenho da Magalu... e a galera toda bajulando ele como O Cara do mercado financeiro e da finwit... kkkkkk
Roberto Grigolli
Roberto Grigolli 28.11.2021 22:40
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Alaska é outro, o mais engraçado e ver o Bredas todo dia soltando aqeuals frasesinhas manjadas no Insta, é tudo longo prazo, porque Buffet não sei que, e que não se deve estar nem ai sobre o desempenho quedas, etc.  Sempre voltando ao escape longo prazo, como se o longo prazo pudesse esconder decisões pífias, ingerência de riscos, perder feio desempenho comparado a outros..etc..    Agora vai ver se ele e outro não acompanham diariamente o quanto estão perdendo diariamente em taxas de Admn.com o pessoal pulando fora.
Rafa Tricolor
Rafa Tricolor 28.11.2021 17:40
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O problema desses fundos como em qq outra aplicação nesses moldes são as vendas de ilusões, o cpf iludido achando que existe uma aplicação milagrosa que gere lucros de 50% ao mes entra de cabeça e vai, ele não se informa a respeito de taxas, data de resgate, sobre o que o fundo de ação atua, ele simplesmente olha o quanto gerou de lucro nos 3 primeiros meses e vai, ai amigo e caixao e vela preta
Sebastião Aberto Maia
Sebastião Aberto Maia 28.11.2021 16:14
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Já apliquei um tempo atrás nesse fundo, por recomendações, mas pulei fora rápido quando vi que não prestava. O problema é que essas mídias do mercado financeiro muitas vezes fazem marketing com um determinado ativo, mas quem ganham são só eles, com a taxa de adm!Agora a moda é marketing com Bitcoin, mas é uma grande furada!
Rafael Moises Bezerra da Silva
Rafael Moises Bezerra da Silva 28.11.2021 14:43
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
E agora? agora aguenta coração, vc não tem mais salvação, eu te falei que eu medo, amar não é nenhum brinquedo, agora aguenta coração....
Gizele Reginato
Gizele Reginato 28.11.2021 14:42
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Pedi baixa da minha aplicacao no Galileo, me pediram 32 dias?!?! Ate agora nao vi a grana na minha conta…
Luffy D Arce
Luffy D Arce 28.11.2021 14:42
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
pirâmideeeeee.... Golpeeee.
Sebastião Aberto Maia
Sebastião Aberto Maia 28.11.2021 14:42
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Mas tem tanto fundo Multimercado bom, tem quem acompanhar mensalmente!
Pedro Marcondes
Pedro Marcondes 28.11.2021 0:08
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
7 letras: P A S S I V O
Paulo Almeida
Paulo Almeida 27.11.2021 22:06
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Poderiam falar tb do Exploritas. Outra tranqueira.
Yves Santa Rosa
Yves Santa Rosa 27.11.2021 22:06
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
discordo. o exploritas tem histórico. nos ultimos 2 anos o fundo se arriscou e perdeu o alpha que tinha gerado anos antes. diferente do Adam , o Exploritas teve vários bons anos
Rodrigo Coelho
Rodrigo Coelho 27.11.2021 20:08
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Aposto que a culpa disso vai ser do bolsonaro tb.
Gustavo Henrique
Gustavo Henrique 27.11.2021 20:08
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Muuuuuuuuu.
Luffy D Arce
Luffy D Arce 27.11.2021 20:08
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O cara compra topo leva fumo e quer culpar o boca de tamandá kkkkkkk.
Eder Menezes
Eder Menezes 27.11.2021 15:36
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Fundo ativo nunca foi e nunca será uma boa alternativa. Pouquíssimos batem o mercado no médio/longo prazo. ETFs são muito mais acertivos como fundos.
 
Tem certeza que deseja excluir este gráfico?
 
Postar
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Anexar um gráfico a um comentário
Confirmar bloqueio

Tem certeza de que deseja bloquear %USER_NAME%?

Ao confirmar o bloqueio, você e %USER_NAME% não poderão ver o que cada um de vocês posta no Investing.com.

%USER_NAME% foi adicionado com êxito à sua Lista de bloqueios

Já que acabou de desbloquear esta pessoa, você deve aguardar 48 horas antes de bloqueá-la novamente.

Denunciar este comentário

Diga-nos o que achou deste comentário

Comentário denunciado

Obrigado!

Seu comentário foi enviado aos moderadores para revisão
Declaração de Riscos: Fusion Media would like to remind you that the data contained in this website is not necessarily real-time nor accurate. All CFDs (stocks, indexes, futures) and Forex prices are not provided by exchanges but rather by market makers, and so prices may not be accurate and may differ from the actual market price, meaning prices are indicative and not appropriate for trading purposes. Therefore Fusion Media doesn`t bear any responsibility for any trading losses you might incur as a result of using this data.

Fusion Media or anyone involved with Fusion Media will not accept any liability for loss or damage as a result of reliance on the information including data, quotes, charts and buy/sell signals contained within this website. Please be fully informed regarding the risks and costs associated with trading the financial markets, it is one of the riskiest investment forms possible.
Cadastre-se com Google
ou
Cadastre-se com o e-mail