Últimas Notícias
0
Versão sem anúncios. Atualize sua experiência no Investing.com. Economize até 40% Mais detalhes

Entenda Por Que É Melhor Ficar Longe dos Fundos Imobiliários Neste Momento

Por Investing.com (Haris Anwar/Investing.com)Ações27.05.2020 08:42
br.investing.com/analysis/its-a-good-idea-to-ignore-reits-right-now-despite-soaring-yields-heres-why-200435307
Entenda Por Que É Melhor Ficar Longe dos Fundos Imobiliários Neste Momento
Por Investing.com (Haris Anwar/Investing.com)   |  27.05.2020 08:42
Salvo. Ver Itens salvos.
Este artigo já foi salvo nos seus Itens salvos
 

Investir em empresas que administram algumas das maiores propriedades imobiliárias dos EUA – como edifícios de apartamentos, hotéis, hospitais, shoppings, complexos de escritórios, data centers e armazéns – tem sido bastante desafiador para o mundo pós-pandemia. Essas empresas, mais conhecidas como Fundos de Investimento Imobiliário (FII), são geralmente valorizadas por investidores que buscam obter renda fixa a partir da distribuição constante e crescente de dividendos.

Mas, com o agravamento das atuais condições, os FIIs estão sofrendo cada vez mais pressão dos locatários tanto residenciais quanto comerciais, que lutam para sobreviver. Essa mudança repentina no ambiente econômico ameaçou os milhões de investidores que buscam refúgio na segurança dos altos pagamentos feitos pelos FIIs, que geram renda mensal em um mundo com títulos públicos rendendo pouco.

Neste ano, o principal fundo que rastreia o setor nos EUA, o S&P REIT Index Fund (NYSE:FRI), apresentou um dos piores desempenhos do mercado, ao despencar 22%. No Brasil, o Índice Fundos de Investimentos Imobiliários da B3 tem queda acumulada de 18,2% no ano, após disparar 35,98% em 2019.

FRI Weekly
FRI Weekly

Antes da pandemia, os FIIs estavam entre as classes de ativos com melhor desempenho. De fato, o índice norte-americano de fundos imobiliários gerou um retorno de 24% em 2019, enquanto o rendimento dos títulos de 10 anos do Tesouro americano derrapavam para cerca de 1,9%, contra 2,55% no início do ano.

Muitas vezes considerados como substitutos dos títulos públicos, os FIIs distribuem a maior parte dos lucros provenientes da administração de propriedades aos cotistas, gerando um dividend yield médio de cerca de 3% a 4%. Além disso, distribuem eventuais lucros de mudanças nos preços de suas cotas aos acionistas. Quando os títulos públicos caem, os FIIs ficam mais atraentes aos investidores que buscam renda, e o título de 10 anos nos EUA gera atualmente apenas 0,66%.

Mas a pandemia de covid-19 forçou shoppings, restaurantes e escritórios a fechar seus espaços, obrigando os clientes a comprar online e seus colaboradores a trabalhar de casa. Isso significa que as receitas dos FIIs caíram drasticamente, razão pela qual não recomendamos investir neles no momento.

LEIA MAIS: Home Office Será um Empecilho para os FII de Laje Corporativa?

De fato, cabe a cada um avaliar quanto tempo levará para as coisas voltarem a um certo grau de normalidade e se esses operadores de shoppings e espaços de escritórios conseguirão sobreviver à crise. Além disso, muitas empresas descobriram que o teletrabalho pode ser uma opção viável para uma porcentagem significativa de colaboradores, gerando economias de custos, ao eliminar a necessidade de espaços de escritórios para alguns funcionários.

Angústia em níveis extremos

O bilionário Carl Icahn, um dos investidores de maior sucesso em Wall Street, declarou em entrevistas recentes à imprensa que sua maior operação neste momento é uma posição vendida de vários bilhões de dólares no mercado de imóveis comerciais. “Você também verá essa bolha estourar, e ninguém está olhando esse setor”, disse Icahn em uma recente entrevista à CNBC.

O Simon Property Group (NYSE:SPG), maior operador de shoppings dos EUA, despencou mais de 60% neste ano.

SPG Weekly
SPG Weekly

A ação, que paga um dividendo de US$ 2,10, agora rende 15%, o que mostra o extremo grau de angústia em seu modelo de negócios.

Da mesma forma, a Brookfield Property Partners (NASDAQ:BPY), que gerencia estabelecimentos de varejo, escritórios, condomínios residenciais e ativos industriais em todo o mundo, viu seu rendimento ultrapassar 14%, quando suas ações despencaram quase 50% desde o início de 2020.

BPY Weekly
BPY Weekly

Com um payout ratio de 235,37% e seus negócios em dificuldade, seria inteligente por parte dos investidores duvidar da sustentabilidade dos seus US$ 0,3325 por ação em proventos trimestrais.

A maior incerteza com os FIIs neste momento é saber se seus locatários podem pagar seus aluguéis, algo que não era um problema tão grande durante a crise financeira de 2008, quando os valores dos FIIs também colapsaram.

Além disso, os últimos dados do mercado imobiliário sugerem que os investidores estão em compasso de espera. As vendas de hotéis, escritórios, shoppings e outros estabelecimentos imobiliários afundaram 71% em abril nos EUA, atingindo o nível mais baixo em uma década, de acordo com a Real Capital Analytics Inc.

Os FIIs de shopping centers tiveram uma leve melhora no recolhimento de aluguéis em abril, de acordo com uma reportagem da CNBC. Mas o setor ainda registrou apenas 48% da receita típica com recolhimento de aluguéis em maio.

Resumo

Os investidores devem permanecer bastante cautelosos ao investir em FIIs neste ambiente. Apesar dos seus atraentes dividend yields, acreditamos que uma estratégia prudente seria ignorar completamente esse setor, principalmente neste momento de grande incerteza em relação ao recolhimento de aluguéis de imóveis comerciais em geral.

Entenda Por Que É Melhor Ficar Longe dos Fundos Imobiliários Neste Momento
 

Artigos Relacionados

Entenda Por Que É Melhor Ficar Longe dos Fundos Imobiliários Neste Momento

Adicionar comentário

Diretrizes para Comentários

Nós o incentivamos a usar os comentários para se engajar com os usuários, compartilhar a sua perspectiva e fazer perguntas a autores e entre si. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

  • Enriqueça a conversa
  • Mantenha-se focado e na linha. Só poste material relevante ao tema a ser discutido.
  • Seja respeitoso. Mesmo opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
  • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
  • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
  • Evite palavrões, calúnias, ataques pessoais ou discriminatórios dirigidos a um autor ou outro usuário.
  • Somente serão permitidos comentários em Português.

Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de comentar no futuro, a critério do Investing.com

Escreva o que você pensa aqui
 
Tem certeza que deseja excluir este gráfico?
 
Postar
Postar também no :
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por este motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
Comentários (79)
Marcio Cordeiro
Marcio Cordeiro 17.06.2020 21:03
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
concordo... vamos esperar as coisas melhorarem e qd todos os fundos estiverem la em cima a gente entra !!!
Marcio Wakano
Marcio Wakano 15.06.2020 16:09
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Discordo foi o melhor momento para investir em fii de shoppings para o longo prazo desde que os shoppings centers não falirem.
Marco Antonio Matos
Marco Antonio Matos 09.06.2020 18:09
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
ESTE E O MELHOR MOMENTO PARA COMPRAR POIS O0S PRECOS ESTAO DESVALORIZADOS. nÃO CONCORDO COM ESTE ARTIGO.. QUE ORIENTA ESPERAR SUBIR PARA ENTAO COMPRAR????? SABE DE NADA INOCENTE
Yves Santa Rosa
Yves Santa Rosa 01.06.2020 21:03
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
é historia pra boi durmir... há anos o petroleo tem seus dias contados como matriz energética. carros autonomos e c9nvencionais disputam espaço. todo esse "novo normal" que o covid trouxe nao vai alterar o comportamento do investidor. dizer que home office vai diminuir demabdas por lajes corporativas funcionam pra empresas como a google e sao sempre inovadoras e permitem que seus colaboradores sejam expostos a um modelo único. agora querer implantar isso no brasil e todos quererem inovar e permitir aos seus colaboradores espaços modernos, flexibilidade de horário etc... nao pega aki
Antonio Kildare
Antonio Kildare 29.05.2020 5:55
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Boa hora para pensar em um melhor tipo de investimento que a poupança para contas bloqueadas de falecidos por coronavírus ao processo de Inventário.
Daniel ADM
DanielADM 28.05.2020 20:38
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
só falta dizer que é melhor investir em poupança
Leandro Masotti
Leandro Masotti 28.05.2020 15:21
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Matéria que não sabe distinguir REITs de FIIs. Lamentável
Miguel Lucena
Miguel Lucena 28.05.2020 12:23
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
depende do Fll...se for shopping, realmente!!
Miguel Lucena
Miguel Lucena 28.05.2020 12:20
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
depende do Fll...
Paulo Vitor Ferreira
Paulo Vitor Ferreira 28.05.2020 11:21
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Carl Icahn está errado, certo estão os brasileiros sardinhas.
Alexandre Teixeira
Alexandre Teixeira 28.05.2020 9:20
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Não entendi nada do racional e ainda comparou REIT/FII com empresas listadas que administram propriedades. Negócios bem diferentes, ainda que relacionados
Alessandro Monteiro
Alessandro Monteiro 28.05.2020 1:13
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Parabéns pela matéria. O que me impressiona nesse segmento é que ele surge contra uma tendência; cerca de 2 anos atrás, eu pude ver imóvel vago na 5Av...
André Castelo Branco
André Castelo Branco 27.05.2020 23:33
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Mais importante que os contratos de aluguel são os imoveis. Os imoveis vao continuar de pé. Podemos até perder alguns alugueis com a inadimplencia, mas o momento agora é de comprar imóveis baratos. Lixo de matéria.
Marcio Rezende
Marcio Rezende 27.05.2020 23:33
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Concordo
Maximiliano Alves
Maximiliano Alves 27.05.2020 23:33
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Se o seu foco for o longo prazo (10 anos), vale a pena comprar na baixa. Mas se precisar de liquidez no curto prazo, esquece, vai perder dinheiro. Essa bolha dos galpões logísticos vai estourar a qualquer hora.
Jorge Luiz
Jorge Luiz 27.05.2020 19:57
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
A análise em si não faz sentido, se o mercado está caindo, ent quer dizer que os preços da mesma tmb estão, ent é melhor pra pequenos investidores comprar suas partes na barganha. Esse cara só quer vender notícia.
Marc Rodri
Marc Rodri 27.05.2020 19:54
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O cara está tão vendido que nem se digna a assinar seu nome na materia. Affff
Reuel Rodrigues
Reuel Rodrigues 27.05.2020 18:56
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Vocês não entenderam gente... Os caras estão querendo desfazer suas posições vendidas, portanto, vendam pra eles recomprarem agora que está tudo a preço de banana!
Jiselmo Vieira
Jiselmo Vieira 27.05.2020 18:56
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Entendi, mas, realmente o texto do cara não ficou claro!!!
Junior Junior
Junior Junior 27.05.2020 18:36
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Evitar o setor ??? Vou evitar é esse tipo de análise.
Ivan Correa
Ivan Correa 27.05.2020 18:36
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Boa! Pensei o mesmo!
Guilherme Dantas
Guilherme Dantas 27.05.2020 17:40
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Em resumo: Compre na alta. Venda na baixa. Repita até ficar pobre.
Marcos Pivô
Marcos Pivô 27.05.2020 17:39
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
matéria muito pobre
SAPIENZ RECORDS
SAPIENZ RECORDS 27.05.2020 16:07
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Essa matéria parece ter sido trauzida ao pé da letra do Investing.com, e não ter sido escrita sob uma ótica do mercado de FIIs brasileiros (apesar da lógica ser a mesma, a moeda não é)
Rafael Bernardo
Rafael Bernardo 27.05.2020 15:20
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Fuja das recomendações dos estagiários
Matheus Hanani
Matheus Hanani 27.05.2020 15:01
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Primeiro erro encontramos na análise gráfica quando ele elenca como ruim uma queda do IFIX de 18%. Então Selic à 3% e IBOV com queda de 30% seriam o que?Segundo erro encontramos quando ele se refere à inadimplência... vejamos... quem são os maiores inadimplentes? São justamente os participantes da Bolsa. Será que os locatários estão melhor ou pior que os locadores nos Fii's?Fii's de shoppings estão ruins? Quem dirá Magalu, Centauro e Via Varejo.Fii's de hotéis estão ruins? Quem dirá CVC, Azul e Gol.Fii's educacionais estão ruins? Quem dirá Estácio e Ser Educacional.Fii's de bancos estão ruins? Quem dirá Itaú, Bradesco e Santander.Resumo: Ou o artigo está carente de entendimento ou está recheado de parcialidade.
Camino Santiago
Camino Santiago 27.05.2020 15:01
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Acho que não entendi o texto. Para mim, ele fala da situação dos EUA. Estagiário se empolgou com a promoção a analista de mercado.
JB Wilson
JB Wilson 27.05.2020 15:01
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Gostei mais da sua análise Matheus Hanani. Bem dentro da nossa realidade.
jonathan amorim
jonathan amorim 27.05.2020 14:57
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Largar completamente um tipo de ativo levando em conta um cenario atual que muito provavel se recuperará dentro de alguns anos me parece exagero. Obviamente que houve uma aceleracao no processo de inovacao tecnologica das empresas e isso custará mto para alguns FIIs/REITs.
Bruno Correa
Bruno Correa 27.05.2020 14:41
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
investimento em renda variável sempre e sempre requer cautela e muito estudo. Os FII não são ruins, mas assim como outros investimentos de renda variável é necessário estudar antes de entrar afim de reduzir o risco.
Luis Petroski
Luis Petroski 27.05.2020 14:27
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
No Brasil, apesar da materia falar principalmente em REITs nos EUA, muitos Fiis estao sendo negociados abaixo do valor patrimonial. Quem investe no longo prazo, o setor está em promocao de black friday.
 
Tem certeza que deseja excluir este gráfico?
 
Postar
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Anexar um gráfico a um comentário
Confirmar bloqueio

Tem certeza de que deseja bloquear %USER_NAME%?

Ao confirmar o bloqueio, você e %USER_NAME% não poderão ver o que cada um de vocês posta no Investing.com.

%USER_NAME% foi adicionado com êxito à sua Lista de bloqueios

Já que acabou de desbloquear esta pessoa, você deve aguardar 48 horas antes de bloqueá-la novamente.

Denunciar este comentário

Diga-nos o que achou deste comentário

Comentário denunciado

Obrigado!

Seu comentário foi enviado aos moderadores para revisão
Declaração de Riscos: Fusion Media would like to remind you that the data contained in this website is not necessarily real-time nor accurate. All CFDs (stocks, indexes, futures) and Forex prices are not provided by exchanges but rather by market makers, and so prices may not be accurate and may differ from the actual market price, meaning prices are indicative and not appropriate for trading purposes. Therefore Fusion Media doesn`t bear any responsibility for any trading losses you might incur as a result of using this data.

Fusion Media or anyone involved with Fusion Media will not accept any liability for loss or damage as a result of reliance on the information including data, quotes, charts and buy/sell signals contained within this website. Please be fully informed regarding the risks and costs associated with trading the financial markets, it is one of the riskiest investment forms possible.
Cadastre-se com Google
ou
Cadastre-se com o e-mail