Últimas Notícias
0
Versão sem anúncios. Atualize sua experiência no Investing.com. Economize até 40% Mais detalhes

Via Varejo: Quer Pagar Quanto?

Por Eduardo GuimarãesAções21.05.2019 11:11
br.investing.com/analysis/via-varejo-quer-pagar-quanto-200226245
Via Varejo: Quer Pagar Quanto?
Por Eduardo Guimarães   |  21.05.2019 11:11
Salvo. Ver Itens salvos.
Este artigo já foi salvo nos seus Itens salvos
 

Hoje irei falar sobre a Via Varejo (SA:VVAR3), pois muitos investidores têm me perguntado sobre a empresa e se vale a pena investir nas ações.

Indo direto ao ponto: a minha resposta é negativa. Não vale a pena investir na Via Varejo neste momento e pretendo explicar os meus motivos.

Perfil das ações da Via Varejo (VVAR3)

As ações da Via Varejo (VVAR3) estão listadas no Novo Mercado, representam 0,142 por cento do Ibovespa, com valor de mercado de 5,3 bilhões de reais e volume médio negociado de 35 milhões de reais

Os principais acionistas são: Grupo Pão de Açúcar (SA:PCAR4) (GPA), com 36,27 por cento de participação, a família Klein, com 25,25 por cento e fundos da XP Investimento com 1,8 por cento do capital da Via Varejo. As ações em livre circulação no mercado (free float) representam 38,46 por cento do total das ações.

Call de evento

O mercado financeiro gosta bastante de uma fofoca e de um evento societário nas empresas da bolsa de valores. Os jornalistas adoram antecipar os eventos societários e dar o furo na notícia. O tal “senhor Fontes” é muito famoso no mercado nesses momentos: “de acordo com fontes do mercado tal empresa estaria à venda”.

Eventos, por definição, são sempre binários, ou seja, podem acontecer ou não. É muito difícil precisar quando eles irão ocorrer.

No caso de Via Varejo, o evento é a venda da participação do Grupo Pão de Açúcar (GPA) no capital da empresa. Quem comprar assume o controle da empresa e poderá mudar a estratégia da Via Varejo, que ficou um pouco para trás na concorrência. A participação do GPA na Via Varejo está à venda desde 2016.

Caminho livre: mudança na “pílula de veneno”

O Conselho de Administração da Via Varejo alterou a “pílula de veneno” do seu estatuto social, o que facilita o processo de venda de participação do GPA, pois qualquer acionista que atingir 20 por cento do capital social da Via Varejo não precisa mais fazer uma oferta pública de aquisição (OPA).

Assim, o caminho está livre para o GPA vender a sua participação na Via Varejo. O caminho está livre para o “casamento”. Os bancos de investimentos já foram contratados para “arrumar a noiva”. Resta saber se o pretendente vai mesmo fazer a proposta de casamento com a Via Varejo.

O fundador da Casas Bahia pode estar voltando

O empresário Michael Klein (fundador das Casas Bahia) e a XP Investimentos estudam a aquisição das ações que o Grupo Pão de Açúcar (GPA) detém na Via Varejo, informação que foi confirmada pela empresa.

Via Varejo ficou para trás no varejo eletrônico

A Via Varejo é uma das maiores varejistas de produtos eletrônicos, dona das marcas Pontofrio e Casas Bahia.

As vendas brutas (GMV) da Via Varejo totalizaram 1,7 bilhão de reais no primeiro trimestre de 2019, crescimento de apenas 1,7 por cento, abaixo das suas principais concorrentes (B2W (SA:BTOW3) com crescimento de 15 por cento e Magazine Luiza (SA:MGLU3) com aumento de 28 por cento).

Na Via Varejo as vendas por meio do marketplace representam 21 por cento do GMV (62 por cento para a B2W e 41 por cento para a Magazine Luiza).

A Via Varejo apresentou fraco desempenho nas vendas mesmas lojas, com queda de 1,9 por cento no primeiro trimestre.

Sob nova direção

O atual presidente (CEO) da Via Varejo é também o presidente do Grupo Pão de Açúcar (GPA), Peter Esterman.

A Via Varejo precisa crescer pelas suas próprias pernas, com um controlador que defina muito bem a estratégia de crescimento no varejo eletrônico.

Eu não tenho bola de cristal

Sendo bem direto, eu não tenho a menor ideia quem será o comprador da participação do GPA na Via Varejo e quando este evento irá ocorrer.

Tudo indica que o novo controlador da Via Varejo pode ser o antigo fundador das Casas Bahia, mas podem aparecer outros investidores interessados através de fundos de investimento.

Em todo caso, esse evento deve destravar valor na ação, pois a empresa sob nova direção vai focar no crescimento do varejo eletrônico.

Conclusão

Eu acredito que a relação entre o retorno e o risco do investimento nas ações da Via Varejo não está favorável no momento. Eu não compraria as ações da Via Varejo apenas com base no evento societário de troca de controle.

A empresa ainda precisa arrumar a casa, fazer os investimentos necessários para melhorar a experiência do usuário e diminuir a diferença para os concorrentes em termos de tecnologia, especialmente B2W e Magazine Luiza.

O novo controlador, quando definido, terá muito trabalho a fazer, pois a Via Varejo enfrentou muitos problemas de tecnologia na última Black Friday, uma data importante para o varejo eletrônico.

Eu gosto muito do setor de varejo eletrônico, que tem enorme potencial de crescimento, mas que precisa de muito investimento e prazo para obter o retorno esperado, num cenário de intensa competição e movimentos disruptivos.

Se as ações da Via Varejo estivessem numa corrida de Fórmula 1, o seu carro estaria largando do box, com o piloto reserva e sem saber qual é o chefe da equipe.

A Via Varejo pode ganhar até a corrida, mas existem outras equipes mais preparadas e favoritas (ex: B2W e Magazine Luiza) para chegar ao pódio.

Via Varejo: Quer Pagar Quanto?
 

Artigos Relacionados

Via Varejo: Quer Pagar Quanto?

Adicionar comentário

Diretrizes para Comentários

Nós o incentivamos a usar os comentários para se engajar com os usuários, compartilhar a sua perspectiva e fazer perguntas a autores e entre si. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

  • Enriqueça a conversa
  • Mantenha-se focado e na linha. Só poste material relevante ao tema a ser discutido.
  • Seja respeitoso. Mesmo opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
  • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
  • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
  • Evite palavrões, calúnias, ataques pessoais ou discriminatórios dirigidos a um autor ou outro usuário.
  • Somente serão permitidos comentários em Português.

Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de comentar no futuro, a critério do Investing.com

Escreva o que você pensa aqui
 
Tem certeza que deseja excluir este gráfico?
 
Postar
Postar também no :
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por este motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
Comentários (44)
Márcia de Oliveira
Márcia de Oliveira 12.06.2019 13:01
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Esta ótima tanto para investir, quanto pra operar em DT, eu sou fã de carteirinha. rsrs
JOSE CARLOS CAMPOS
JOSE CARLOS CAMPOS 30.05.2019 18:39
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Magazine Luiza estava na lona e multiplicou 192x em menos de 4 anos. Quem colocou R$ 1mil, virou para R$ 192mil, e R$ 10mil  viraram R$ 1.920.000,00. Hoje não compensa comprar mais MagaLu, já explodiu tudo que tinha direito. Vejo na Via Varejo a mesma oportunidade. Pode ser o outro foguete da bolsa. Para ganhar muito, tem que arriscar em papéis desse tipo. Vai que a Amazon resolve comprar a Via Varejo.
Jackson Pinheiro
Jackson Pinheiro 30.05.2019 18:39
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Procura foquete? Banco Pan (BPAN4) Novo banco Inter...
Joao Gabriel
Joao Gabriel 25.05.2019 19:54
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Quero comprar pelo preco atual e vender pelo preco de Amazon, depois de receber muitos dividendos. Dia 3 de junho está chegando, quando haverá a AGE da Via Varejo que vai acabar com a poison pill do Estatuto Social da empresa e permitir, finalmente, que o GPA venda o controle da Via Varejo e a empresa possa finalmente decolar.
Paulo Russomanno
Russom 24.05.2019 15:56
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
CONTINUANDO -  A magazine Luiza passou por isto isto recentemente, quando estava em situacao muito pior ja que suas vendas anuais eram pouco mais de 5,0 bilhoes e acrise tinha se instalado...!!!! Com boa gestao e capital de giro, todo resto e facil. Melhorar a experiencia de compra pela internet hoje em dia e um comodity, nao mais algo propritario e quanto a logistica a VVAR herdou uma muito bem estruturada e posicionada, so tem que trabalhar direito.
Paulo Russomanno
Russom 24.05.2019 15:54
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
A VVAR fatura cerca de 28 bilhóes por ano, mas perde dinheiro. A MLuiza fatura 15 bilhoes e ganha dinheiro, o lucro liquido e cerca de 5% do faturamento..... portanto nao e um problema de mercado mas de gestao e alinhamento de acionistas. Em 05 de junho o conselho se reune para aprovar que um comprador pode comprar mais que 20% das acoes, sem precisar fazer uma oferta para comprar todo o resto. portanto a partir desta data a situacao podera se resolver com um acionista dominante se for BTG com ex donos da casa Bahia ou outro fundo de investimento. Se acontecer, como esperanca de melhora a acao podera ter uma forte alta inicial e depois veremos se os resultados melhorarem ao longo do tempo e a VVAR caminhar em direcao a ter um lucro liquido de 5% sobre vendas (otimo para o setror)e diminuir seu endividamento para niveis semelhantes a MGLuiza a acao poderia chegar a 12 - 14,00 em 2 anos.
Marcus Pires
Marcus Pires 23.05.2019 18:09
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Vagner Caetano abriu compra de 100 mil ações de VVAR3. publicado ontem por ele no yt
Bruno Cabral
Bruno Cabral 22.05.2019 13:08
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O texto parece coisa escrita por uma criança para um trabalho de escola. Ainda levaria nota baixa.
Ítalo Marcio
Ítalo Marcio 22.05.2019 8:36
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Mas é isso que faz a diferença, o risco, e o ditado diz que quem não arisca, não petisca. Hoje é como se tivéssemos uma startup nas mas que podem ter o potencial de crescer 20x com a diferença de ser uma marca consagrada e conhecida do consumidor e carteira de clientes fiéis que pagam carnezinhos de compra e entrando forte no Market place as ações disparam. Eu compro sem medo e espero em 2 anos essas ações chegarem no mínimo a RS 25,00
Fabio Luiz Honda
Fabio Luiz Honda 22.05.2019 4:10
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Em 3,00 eu compro
Dalessandro Dos Santos
Dalessandro Dos Santos 21.05.2019 22:07
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
pelo preço que tá... vale a pena arriscar... nesse mercado coisas impossíveis de si acreditar acontecem... magazine Luiza e banco inter estão aí como exemplo
Lucas Murilo
Lucas Murilo 21.05.2019 21:00
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Entrar quando tudo estiver em ordem.... têm um preço... oportunidades vs risco...
Paulo Henrique
Paulo Henrique 21.05.2019 20:46
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Só falou o que até meu filho de 8 anos já sabe com relação a vvar3
Eduardo Domeni
Eduardo Domeni 21.05.2019 20:46
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
quando o novo controlador estiver alinhado suas estratégias, investido, captado o lucro e ela começar a concorrer de verdade com as varejistas, não fará mais sentido entrar na posição, Hehe se a estratégia de position valer ela vale nesse momento...
Sea Fish
Sea Fish 21.05.2019 17:46
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
quero pagar 3,00 e vender por 30...to comprado ate a tampa!rs
João Paulo Meira
João Paulo Meira 21.05.2019 16:18
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
NORD acaba de soltar outra recomendação de compra. Muito interesse por trás desse ticker.. . . Aposto na compra.. . . Análise fraca, só trouxe informações que todos já sabem... Tendencioso.. . . Ta vendido, tomando fumo ou querendo comprar a R$ 1,00.
Gabriel Magno
Gabriel Magno 21.05.2019 16:01
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Acho que todas as ações tem definido um grau de risco/retorno que o investidor deve analisar. Porém, acredito que com base em suas demonstrações e possível venda do seu controlador, vale a pena investir nela. Suas ações estão sendo negociadas a um preço bem abaixo do mercado. Enquanto MGLU3 está com um preço bem elevado, BTOW3 está indo para o mesmo caminho, VVAR3 ficou para trás e pode ser uma ótima oportunidade.
Raí Lima
Raí Lima 21.05.2019 14:29
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Como ele quer comprar a ação mais barata por isso que ele fez esse comentário cansativo blá blá blá.... via varejo no médio prazo é garantia de sucesso.
Flavio santos
Flavio santos 21.05.2019 13:48
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
acho que ele quer comprar mais barato... hahahha
Ari Silva
Ari Silva 21.05.2019 13:45
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
No dia 2 de maio foi convocada etc....A mudança vem no mundo real, nos resultados trimestre após trimestre. Existe um potencial enorme de reprecificação, conforme  de B2W Lame e Mglu. Mas não será em uma semana que isso irá acontecer. Vale a pena tomar o risco? Sim. Para além de todos os problemas, a companhia segue geradora de caixa e, excluindo não-recorrentes, segue entregando ROIC na casa de dois dígitos baixos. Aos preços atuais, me parece uma pechincha com chances de virar algo muito melhor no longo prazo. Recomendo COMPRA para VVAR3.
Wellinghton Mendes
Wellinghton Mendes 21.05.2019 13:43
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Parei de ler quando analisa disse: Não vale a pena investir. PERFEITA ANÁLISE !!!! cerca de 450 empresas na B3 tendo umas 60 empresas excelentes 100 ótimas 100 boas eu justamente irei colocar meu suado dinheirinho numa empresa ruim !!! thá sertuuuu !!!!! rs....rs.....
Ozildo Ferreira
Ozildo Ferreira 21.05.2019 13:40
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
a meta é 100% ainda esse ano
Alan Guariroba
Alan Guariroba 21.05.2019 13:36
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
fonte: Ricardo Schweitzer, Relatório (Nord Research)
Tiago Machado
Tiago Machado 21.05.2019 13:27
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
tá vendido e levando fumo né amigao?
Ozildo Ferreira
Ozildo Ferreira 21.05.2019 13:27
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
VVAR3 minha maior alegria kkkk
Paulo Almeida
Paulo Almeida 21.05.2019 13:21
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Sigo comprado.
Rubens Acyole
Rubens Acyole 21.05.2019 13:17
Salvo. Ver Itens salvos.