Últimas Notícias
0
Versão sem anúncios. Atualize sua experiência no Investing.com. Economize até 40% Mais detalhes

Últimas Notícias

Crise hídrica piora clima da votação sobre a Eletrobras

Avaliado em US$ 30 bilhões, Nubank amplia ameaça a bancos tradicionais

Ações09.06.2021 13:10
Salvo. Ver Itens salvos.
Este artigo já foi salvo nos seus Itens salvos
 
© Reuters Avaliado em US$ 30 bilhões, Nubank amplia ameaça a bancos tradicionais

A entrada de um novo investidor peso-pesado no Nubank promete acirrar a disputa entre fintechs, corretoras e bancos tradicionais pelo bolso do investidor brasileiro. De um total de US$ 750 milhões em dinheiro novo que a instituição anunciou ontem, US$ 500 milhões têm origem nobre: o fundo Berkshire Hathaway, do megainvestidor Warren Buffett. Segundo analistas, é um divisor de águas para o banco, que ganha novo status entre os investidores e se consolida como o maior banco digital do mundo em total de clientes - 40 milhões.

Com esses US$ 750 milhões extras, o Nubank completou também a maior rodada de investimento já feita por uma startup latino-americana: US$ 1,15 bilhão desde janeiro. Mais forte, a instituição põe água na fervura em um setor em ebulição: os bancos tradicionais correm para se adaptar à era digital - o Bradesco (SA:BBDC4), por exemplo, tem um banco digital independente, o Next - e têm de se acotovelar não só com fintechs, mas com bancos de investimento como o BTG e corretoras como a XP, que têm travado uma guerra particular envolvendo o passe de agentes autônomos.

Os analistas estão de olho em como essa aposta de Buffett e de outros investidores importantes, como o Verde Asset Management, de Luis Stuhlberger, pode mudar o setor bancário. "O ceticismo que muitos gestores têm com os bancos digitais, especialmente o Nubank, foi colocado em xeque. Afinal, a Berkshire Hathaway não é qualquer tipo de investidor", afirma Henrique Esteter, analista da corretora Guide. "Isso pode mostrar que o modelo de negócio pode ser sustentável."

Em dia de "realização de lucros" pelos investidores, depois de sucessivos recordes desde a semana passada, o anúncio foi mais um componente a derrubar a cotação das ações dos bancos na Bolsa de Valores. Itaú Unibanco (SA:ITUB4) e Bradesco fecharam com queda de 0,7%, seguidos de Banco do Brasil (SA:BBAS3) (0,6%) e Santander (0,48%) - em comparação a um recuo de 0,76% do Ibovespa, o principal índice da B3 (SA:B3SA3).

Com o aporte de ontem, o Nubank passou a ser avaliado em US$ 30 bilhões, segundo estimativas de mercado. Se já tivesse ações negociadas em Bolsa, a companhia comandada pelo colombiano David Vélez teria deixado para trás a XP (US$ 23 bilhões) e o BB (US$ 20,6 bilhões) e estaria próxima do BTG Pactual (SA:BPAC11) (US$ 36,4 bilhões) e do Santander Brasil (SA:SANB11) (US$ 33,6 bilhões). No topo, mais distantes, estão hoje o Itaú Unibanco (US$ 60,2 bilhões) e o Bradesco (US$ 50,9 bilhões).

Fora da caixa

A Berkshire Hathaway fez o maior investimento individual já recebido pelo Nubank - mas a fintech não divulgou a participação que o fundo de Buffett terá em seu capital. Ao lado do americano e do brasileiro Stuhlberger, figuraram outros investidores. "É com bastante entusiasmo que ingressamos nessa jornada como um dos primeiros investidores brasileiros", afirmou José Zitelmann, cofundador da gestora Absoluto. Já Barron Martin, sócio-diretor da Sands Capital, afirmou, em nota, que a gestora tem buscado "empresas que não estejam apenas desafiando o status quo hoje, mas também estejam moldando o futuro".

Com sede em São Paulo, o Nubank é a maior fintech da América Latina e uma das maiores do mundo, com 40 milhões de usuários no Brasil, no México e na Colômbia. Desde a fundação, em 2013, a empresa já levantou cerca de US$ 2 bilhões em investimentos - ou seja, essa última rodada representou mais da metade do total levantado. O valor supera a quantidade de dinheiro atraído pela colombiana Rappi, que tem investimentos somados de US$ 1,7 bilhão.

"Para nós, essa é uma grande validação do que o Nubank tem feito desde o começo", diz Vélez.

Serviços

Além de contas de depósito e cartões de crédito, o Nubank oferece hoje seguro de vida, empréstimo pessoal, produtos de investimento, pagamentos via smartphones e produtos para pequenos e médios empreendedores. No ano passado, a empresa adquiriu a Easynvest, plataforma digital de investimentos com US$ 5 bilhões em ativos em carteira e 1,6 milhão de clientes.

Para Guilherme Fowler, professor de inovação da escola de negócios Insper, o Nubank está vivendo um momento de crescimento em potência máxima, o que justifica o alto volume de capital. "O crescimento de uma empresa pode se dar ampliando a oferta de produtos ou, então, expandindo geograficamente. O Nubank está apostando nos dois caminhos ao mesmo tempo", afirma.

Segundo Felipe Matos, presidente da Associação Brasileira de Startups (ABStartups), os investimentos podem preparar a empresa para uma possível abertura de capital. "A essa altura, parece que o aporte é menos pelo dinheiro em si e mais para trazer investidores estratégicos, que podem abrir caminho para um bom IPO", diz. De acordo com Vélez, entretanto, uma listagem em Bolsa não está nos planos do banco neste momento. Segundo ele, novas rodadas de financiamento estão fora de questão no momento. "Estamos muito, muito bem capitalizados. Não temos planos para levantar mais capital."

Apesar de o momento ser positivo para as fintechs no Brasil - até por mudanças promovidas pelo Banco Central para reduzir a concentração do mercado financeiro nacional -, Junior Borneli, presidente da plataforma StartSe, alerta que o cenário é concorrido. "O maior risco para o Nubank é a competição, que no Brasil ficou mais acirrada. Além disso, criar relevância de marca em outros países é sempre um recomeço", diz Borneli. Mas ele ressalta que, apesar do cenário difícil, "a empresa está bem posicionada."

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Avaliado em US$ 30 bilhões, Nubank amplia ameaça a bancos tradicionais
 

Artigos Relacionados

IPO da BR Partners pode movimentar até R$562 mi
IPO da BR Partners pode movimentar até R$562 mi Por Reuters - 15.06.2021

(Reuters) - A BR Partners (SA:BRBI11) anunciou nesta terça-feira uma oferta pública inicial (IPO) de units com esforços restritos de até 562 milhões de reais, que espera precificar...

Adicionar comentário

Diretrizes para Comentários

Nós o incentivamos a usar os comentários para se engajar com os usuários, compartilhar a sua perspectiva e fazer perguntas a autores e entre si. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

  • Enriqueça a conversa
  • Mantenha-se focado e na linha. Só poste material relevante ao tema a ser discutido.
  • Seja respeitoso. Mesmo opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
  • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
  • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
  • Evite palavrões, calúnias, ataques pessoais ou discriminatórios dirigidos a um autor ou outro usuário.
  • Somente serão permitidos comentários em Português.

Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de comentar no futuro, a critério do Investing.com

Escreva o que você pensa aqui
 
Tem certeza que deseja excluir este gráfico?
 
Postar
Postar também no :
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por este motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
Comentários (24)
Tiago Santos Silva
Tiago Santos Silva 10.06.2021 6:48
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Um sócio estava tentando convencer o outro a não vender a empresa para este investidor e seu argumento foi " Não deveríamos vender nossa empresa pelo fato de warren buffett estar interessado" ele é o cara ... se está investido pode apostar sabe o que faz .
Angelo Lattari
Angelo Lattari 10.06.2021 5:48
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Quando se fala em banco é melhor sair fora e mudar de assunto ! Seja ele físico, digitalizado ou digital eles só querem por a mão grande no seu rico e suado dinheirinho !! Prestar bons serviços e baratos nem pensar, né?  !!!   São eles que catalizam o escravagismo , a inflação, as propinas, a arrogância dos nossos governantes e administradores públicos !
Ataíde Araújo
Ataíde Araújo 09.06.2021 22:39
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Incrível como "meros mortais" ainda questionam somente o "não dá lucro", enquanto isso... um dos maiores investidores do mundo faz a compra de parte do Banco. No fim das contas, só resta você escolher de qual lado da cerca quer ficar...
Daniel Fretta
Daniel Fretta 09.06.2021 22:39
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Todos podem acertar, todos podem errar em relação a Nubank. Só o tempo dará essa resposta, fica lambendo saco do Buffet não é argumento de nada
Marcos Garcia
Marcos Garcia 09.06.2021 21:10
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
30 bi kkkkk onde eles acham que vale tudo isso?
Bruno Panvequi
Bruno Panvequi 09.06.2021 20:15
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Começou a dar lucro já ?
Fabio Piloto
Fabio Piloto 09.06.2021 17:35
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Esse banco não faz IPO pq só dá prejuízo até agora. É fácil crescer a base de clientes oferecendo serviços grátis, quero ver qdo tiver que rentabilizar esses investimentos, sim pq cedo ou tarde esses investidores vão querer seu $$$ de volta.
Hernandes Wildner
Hernandes Wildner 09.06.2021 17:35
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
estão fazendo aquisições, ampliando crédito tanto emprestimo quanto cartao. O juros do meu empréstimo de 11.000 reais ficou em 1,35 ao mês e outra, não tinha um mínimo de parcelas mês vc escolhe de 2 até 24. Antes do pix vc já transferia 24 horas por dia no nubank.
Hernandes Wildner
Hernandes Wildner 09.06.2021 17:35
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
já compraram a easynvest e já aparece bem agressor em ações e futuros, se vc opera irá perceber....se tem pessoas fortes acreditando e porque dará resultado. Agora se depois do ipo largarem para os cpfs não muda nada a mudança que ela gera no mercado
Pedro Araujo
Pedro Araujo 09.06.2021 17:09
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Já vejo as ações do Nu listadas na bolsa americana em breve  , quem sonha com as ações do NU listadas aqui na B3 , pode esquecer haha
André Rosa
André Rosa 09.06.2021 15:47
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Vou de bancos tradicionais ainda... não adianta ter 100 milhões de clientes e não ganhar dinheiro!!! Vou de Itaú e Banrisul...ganhando meus dividendos...
Angelo Lattari
Angelo Lattari 09.06.2021 15:47
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
ITAU    ?????????? Pagando um e meio centavos de dividendos ao mês ????????  AH AH AH AH AH AH      ME ENGANA QUE EU GOSTO   !!!
Cláudio Dantas
Cláudio Dantas 09.06.2021 15:37
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Até quando o gado vai deixar esses bilionários sugar todo o dinheiro
Flavio Moura
Flavio Moura 09.06.2021 15:19
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Boa e velha Caixa e BB - acabou o país faliu, alias nem quando nosso país faliu umas 5 mil vezes esses bancos acabaram...tenho NU e Inter, Bradesco, Santander, Mercantil - Itaú só ações - cada 1 uso uma coisa seguro, boletos, poupança velha de guerra, financiamentos, lotérica, ordenado, corretora, taggy pedagio, e por ai vai...
cassiano braga
cassiano braga 09.06.2021 14:56
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Todo mundo achando que não, e as fintechs vindo pra cima... Bancão continua achando que não precisa rever conceitos, rever cobranças... "ah, nunca vai perder espaço tem bla bla bla capitalização". Vai vendo. Não existe essa de "too big to fail"... ou o banco tradicional reve completamente os conceitos ou o modelo atual será engolido em no máximo, uma década.
Luciano Machado
Luciano Machado 09.06.2021 14:55
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Até o momento parece que só deram prejuízo um dos maiores número de reclamação dos clientes no Banco Central é o Nubank ou seja um Banco novo já com esse tipo de problema sei não.
Mariana Miranda
Mariana Miranda 09.06.2021 14:55
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Falavam o mesmo da Amazon 😏, na verdade é só uma miopia em relação ao verdadeiro plano do negócio
Luciano macedo
Luciano macedo 09.06.2021 14:55
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Essa assombracoes de mais valia de um banco Nubank, recorde de reclamacao por deservico. Fico com os nosso tradicionais, Bb e caixa!
Luciano macedo
Luciano macedo 09.06.2021 14:55
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Nubank recorde de reclamacao, fico com bb e caixa que é nosso e tem o guarda chuvas do governo, esse execesso de digital, so promove a maquina, e desprego em massa de bancarios
Guilherme Cabrera
Guilherme Cabrera 09.06.2021 14:50
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O rei do preju
Carlos Bastos
Carlos Bastos 09.06.2021 14:50
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Algo me diz que o Buffet percebeu algo que vc ainda nao sabe :-)
Armando Martins
Armando Martins 09.06.2021 14:50
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Já vimos a mesma coisa com as Empresas “X”, fazem o alarde, depois abrem o capital e saem de fininho e deixam os “patos” com o mico…
Angelo Lattari
Angelo Lattari 09.06.2021 14:50
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Boa  !!
Fabio Piloto
Fabio Piloto 09.06.2021 14:32
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Muito lindo tudo isso, só precisa conseguir dar retorno, porque até agora nada!!!
Danilo Ferreira
Danilo Ferreira 09.06.2021 14:27
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Não largo o nubank, podem cobrar taxa que eu não largo. Era cliente do Itaú, tinha que entrar no chat para pedir adiantamento de parcelas da fatura...No nubank é tudo automático. Investiram em tecnologia, os bancos tradicionais ficaram muito pra trás.
Rosefina Ruelita
Rosefina Ruelita 09.06.2021 14:21
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Eu amo o Banco do Brasil.👍
José Carlos Zavatieri
José Carlos Zavatieri 09.06.2021 14:20
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O sonho de todo controlador de banco digital é ser vendido para um bancão, só que para isso precisam começar a dar lucro de forma consistente. Simples assim.
Albert Vertero
Albert Vertero 09.06.2021 14:18
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
nubank é o melhor banco, gosto muito!
Gilson Ney
Gilson Ney 09.06.2021 14:05
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Só uma pergunta. Qal o trabalhador qu tem uma salário relativamente bom tem coragem de colocar para recet seu salário nessea bancos digitais. Essa é uma matéria para iludir os sardinhas quando o banco fazer IPO. Bancao é BBAS3 que financia a safra do Brasil.
cassiano braga
cassiano braga 09.06.2021 14:05
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Visão ultrapassada, tanto quanto a dos gestores de bancão perdendo espaço sem se darem conta que estão tecnologicamente defasados, e também defasados em qualidade de serviços. A 5 anos não uso nenhum "bancão" mais. A não ser algum deposito em espécie que imediatamente é transferido para digital. Nubank, C6 no giro de capital, Modal mais e BTG na operação de rentabilidade. É um abismo gigantesco em qualidade comparado a Itau,Bradesco, BB, Santander.
Roberto Adriano
Roberto Adriano 09.06.2021 14:05
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Queremos a IPO do Nubank!!!!
Pedro Araujo
Pedro Araujo 09.06.2021 14:05
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Vai ter sim só que não na B3
Ricardo Goncalves
Ricardo Goncalves 09.06.2021 14:03
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Banco Inter neles!!!
Guilherme Reis
Guilherme Reis 09.06.2021 14:03
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Gosto muito do bidi4, mas ele já ficou para trás. O tratamento é outro, as fontes de recursos são claras e as estratégias bem elaboradas. Da minha família só eu não utilizo, por não me identificar com o Nubank.
Alberto Júnior
Alberto Júnior 09.06.2021 13:59
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Os Bancos Brasileiros ja estão se modernizando e com estrategias fortes para seguir nesse novo jeito de ser Banco. BBAS3 - Banco do Brasil tem alvo de R$ 45,00 ( boa oportunidade de compra )
adolfojunior nascimento
adolfojunior nascimento 09.06.2021 13:59
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Na mesma platagorna da investing, tem outra materia falando queno Nubank, esta no vermelho!
adolfojunior nascimento
adolfojunior nascimento 09.06.2021 13:56
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Essa materia soh pode ser uma brincadeira , nao acham?! Um cisco de 30 bi, em um cenario de 300 bi. Acho que no momento certo, os BANCÕES, compram esses pequenos!
Gabriel Marques
Gabriel Marques 09.06.2021 13:56
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
acho que só leu pela metade. O Itaú (Bancão) é 60bi, concordo que é o dobro mas não tão distante diante do crescimento do Nubank
Vinícius Martins
Vinícius Martins 09.06.2021 13:56
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
30bi USD amigão, pouco mais de 150bi BRL ou seja, itau vale atualmente 300bi BRL. Nubank tem pouco menos de 20% da população brasileira como clientes
adolfojunior nascimento
adolfojunior nascimento 09.06.2021 13:56
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Gabriel , boa tarde, o valor do itau eh 320 bi.
adolfojunior nascimento
adolfojunior nascimento 09.06.2021 13:56
Salvo. Ver Itens salvos.