Últimas Notícias
0
Versão sem anúncios. Atualize sua experiência no Investing.com. Economize até 40% Mais detalhes

Ibovespa sobe 2% e zera perda na semana em dia de IPCA e payroll

Ações08.10.2021 17:52
Salvo. Ver Itens salvos.
Este artigo já foi salvo nos seus Itens salvos
 
© Reuters. REUTERS/Paulo Whitaker

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa avançou 2% nesta sexta-feira e praticamente zerou as perdas acumuladas na semana, chegando a superar os 114 mil pontos na máxima, em meio a ajustes técnicos relevantes e após números sobre a inflação no Brasil e emprego nos Estados Unidos.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa fechou com elevação de 2,03%, a 112.833,20 pontos, acumulando na semana uma variação negativa de 0,06%, após registrar perda de mais de 2% até a véspera. O volume financeiro nesta sexta-feira somou 34,8 bilhões de reais.

O último pregão da semana encontrou respaldo particularmente no alívio das taxas futuras de juros, após o IPCA abaixo do esperado em setembro - embora ainda em níveis elevados. A taxa em 12 meses superou 10% pela 1ª vez desde 2016.

De acordo com o diretor de investimentos da BS2 Asset, Mauro Orefice, o dado alimentou percepções no mercado de que o pior do IPCA talvez tenha passado, e que a inflação pode começar a mostrar uma trajetória mais comportada.

Ao mesmo tempo, a pauta externa nesta sexta-feira trouxe um número sobre criação de empregos no mês passado nos EUA também menor do que as previsões dos analistas, apesar de revisão para cima no dado de agosto e queda na taxa de desemprego.

Os dados, segundo o diretor de investimentos da Reach Capital, Ricardo Campos, sinalizam que o Federal Reserve não deve acelerar o 'tapering' (redução de estímulos), o que é bom para o Brasil de modo geral.

Endossando a premissa, o gestor de renda variável da Western Asset Cesar Mikail acrescentou que os números sugerem que a economia norte-americana não está tão pujante e traz dúvidas de quando o Fed começará a reduzir os estímulos.

Ele também chamou a atenção para o começo da temporada de resultados corporativos nos Estados Unidos na próxima semana, que se confirmarem as expectativas positivas será mais um componente positivo para os mercados.

Em Wall Street, o S&P 500 fechou o dia com variação negativa de 0,19%, mas acumulou na semana elevação de 0,79%.

Na visão do membro do comitê de investimento de ações e sócio da Occam Pedro Menezes, a alta na B3 (SA:B3SA3) refletiu um movimento mais técnico, com incertezas principalmente locais - que vêm pressionando a bolsa nos últimos meses - ainda no radar.

Apesar de acumular uma alta de cerca de 1,7% nesses primeiros pregões de outubro, o Ibovespa vem de três meses seguidos de queda (-3,9% em julho, -2,5% em agosto e -6,6% em setembro). No ano, agora contabiliza decréscimo de 5,2%.

DESTAQUES

- MAGAZINE LUIZA ON (SA:MGLU3) disparou 6,7%, buscando suporte no clima mais comprador na bolsa para recuperar parte das perdas que acumula no ano e ainda somam quase 40%. No setor, AMERICANAS ON (SA:AMER3) subiu 5,8% e VIA ON (SA:VIIA3) fechou com acréscimo de 3,47%.

- VALE ON (SA:VALE3) subiu 0,62%, após o minério de ferro de Dalian, na China, atingir máxima de um mês, com participantes do mercado otimistas com as perspectivas de demanda pelo material da maior produtora de aço do mundo. No setor, USIMINAS PNA (SA:USIM5) foi destaque de alta com elevação de 4,95%.

- PETROBRAS PN (SA:PETR4) valorizou-se 1,82%, acompanhando a alta do petróleo no exterior. A companhia também anunciou que levará o preço médio da gasolina e do gás de cozinha nas refinarias em 7,2% a partir de sábado, refletindo o avanço do petróleo no exterior e fortalecimento do dólar.

- ITAÚ UNIBANCO PN (SA:ITUB4) e BRADESCO (SA:BBDC4) avançaram 0,74% e 0,68%, respectivamente, com o destaque no setor no Ibovespa ficando para BANCO INTER UNIT (SA:BIDI11) - que subiu 7,41%.

- CIELO ON (SA:CIEL3) saltou 14,29%, com agentes atrelando o desempenho à redução dos prêmios na curva de juros e 'short squeeze', após a ação ter renovado mínima histórica intradia na última quarta-feira, a 2,23 reais. Em 2021, a ação ainda acumula um declínio de mais de 30%.

- GPA (SA:PCAR3) ON caiu 1,6%, entre as poucas quedas do Ibovespa na sessão, após a Cnova, empresa na qual detém uma participação de 34%, adiar um plano para levantar capital e afirmar que não poderia mais confirmar guidance por condições desafiadoras de negócios no terceiro trimestre.

(Edição Alberto Alerigi Jr.)

Ibovespa sobe 2% e zera perda na semana em dia de IPCA e payroll
 

Artigos Relacionados

Adicionar comentário

Diretrizes para Comentários

Nós o incentivamos a usar os comentários para se engajar com os usuários, compartilhar a sua perspectiva e fazer perguntas a autores e entre si. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

  • Enriqueça a conversa
  • Mantenha-se focado e na linha. Só poste material relevante ao tema a ser discutido.
  • Seja respeitoso. Mesmo opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
  • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
  • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
  • Evite palavrões, calúnias, ataques pessoais ou discriminatórios dirigidos a um autor ou outro usuário.
  • Somente serão permitidos comentários em Português.

Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de comentar no futuro, a critério do Investing.com

Escreva o que você pensa aqui
 
Tem certeza que deseja excluir este gráfico?
 
Postar
Postar também no :
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por este motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
Comentários (12)
Mansur Staim
Mansur Staim 08.10.2021 22:44
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Dar uma idéia, prezado Presidente, tenha seriedade, o resultado dos fundos de pensão e previdência mais um mês horroroso, pé na bhunda do PG e trabalhar calado, mais dois meses assim é cárcere e perda financeira total pra TODOS inclusive sua família. basta de amadorismo. Fui educado.
Walber Gonçalves
Walber Gonçalves 08.10.2021 20:31
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
NECROPRESIDENTE.
Tiago Luciano
Tiago Luciano 08.10.2021 20:26
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Estou só de olho...
JulianaKatz Lang
JulianaKatz Lang 08.10.2021 20:19
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
#FORA_BOZONAZI
JulianaKatz Lang
JulianaKatz Lang 08.10.2021 20:19
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
#FORA_GENOCIDA
Julimar Pieri
Julimar Pieri 08.10.2021 20:08
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
avante Brasil Bolsonaro 2022 para o choro da esquerda derrotada e da mídia podre e corrompida sem dinheiro público
pericles periclesplb
pericles periclesplb 08.10.2021 19:24
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
A inflação de outubro promete ser a maior últimos 30 anos!!!
Marcio Costa
Marcio Costa 08.10.2021 19:24
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
fica em casa...
Flavio Moura
Flavio Moura 08.10.2021 19:24
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Marcio Costa tome a décima dose até o coração parar
Mauricio Moreira
Mauricio Moreira 08.10.2021 19:24
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
meu deus
Mauricio Moreira
Mauricio Moreira 08.10.2021 19:24
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
tá sendo a maior inflação em décadas em vários países, principalmente nos países que estimularam o fique em casa por muito tempo, mas como o objetivo é criticar o presidente, a gente finge que isso não está acontecendo no resto do mundo
welington felix
welington felix 08.10.2021 19:23
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Paulo Guedes não será demitido.Sera que o pp,centrão etc e tal daria o ouro ao "esquerdido"? Martelo no ibov pra todo lado no semanal.Será que agora vai?
Carlos Silva
Carlos Silva 08.10.2021 19:04
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O que acontecerá com o IBOV caso o Paulo Guedes seja demitido? . . .
Luis Basso
Luis Basso 08.10.2021 19:04
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Vai a 300 mil pontos ligeiro!
João Santos
JoãoS 08.10.2021 18:28
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Legal é a PETR anunciar aumento de 7,2% na gasol e no gás de cozinha, as ações da empresa sobem pela expectativa de lucro, a bolsa sobe etc. Só falta alguém avisar que vai subir a inflação (a bolsa devia cair por isso), e que o aumento é por conta da subida do U$, ainda que 80% dos custos da empresa sejam em R$. Bolsonaro vai perder a eleição se não mexerem nisso, ao menos reduzindo o % de etanol na mistura da gasolina.
Dirceu Machado
Dirceu Machado 08.10.2021 18:21
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
ANP autorizou o Porto Sudeste - Mubadala & Trafigura (PSVM11), a operar graneis líquidos - Petróleo e derivados, na modalidade "Ship to Ship" atracado . Fato Relevante publicado 17/09/2021- diário oficial da União 16/09/2021.
Mant Neuman
BombeiroAmigo 08.10.2021 17:39
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Uau!!!!! Em dolares recuperamos o patamar de Novembro de 2005. Um fenomeno !!!! Parabéns!!!. Na semana andamos de lado, desde que o rei da rachadinha assumiu, caiu de 42USD para 32USD... O que mais falta para assinar o atestado de incompetëncia ? A inflação de setembro? Recorde em 26 anos!!!!
Mostrar respostas anteriores (1)
LC Carmo
LC Carmo 08.10.2021 17:39
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Vota no molusco, segundo as pesquisas ele foi o mais escolhido pra combater a corrupção!
Mant Neuman
BombeiroAmigo 08.10.2021 17:39
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Marco Antonio  O mundo ficou em casa. O Brasil esta entre as piores taxas de desemprego, inflação e mortes do MUNDO.... Acho que dá para chegar a alguma conclusão sem necessáriamente defender o bandidinho de estimação.
Mant Neuman
BombeiroAmigo 08.10.2021 17:39
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
LC Carmo  Em 22, seja patriota, pense no Brasil. Não vote nos CORRUPTOS Lula e Bozo. Não tenha um bandidinho de estimaçào para chamar de seu.
David Soares
David Soares 08.10.2021 17:39
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
quando é pra falar em bolsa pra vc a referencia é dolar...quando é pra falar de petróleo a referencia é reais....vai plantar batatas
Mant Neuman
BombeiroAmigo 08.10.2021 17:39
Salvo. Ver Itens salvos.