Últimas Notícias
0
Versão sem anúncios. Atualize sua experiência no Investing.com. Economize até 40% Mais detalhes

Ibovespa tem 1ª perda mensal desde fevereiro com inflação e política endossando ajuste

Ações30.07.2021 17:40
Salvo. Ver Itens salvos.
Este artigo já foi salvo nos seus Itens salvos
 
© Reuters. REUTERS/Paulo Whitaker

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa fechou esta sexta-feira em forte queda, selando o primeiro mês negativo em cinco, com preocupações com a inflação e política interna, após alta de cerca de 15% acumulada nos quatro meses anteriores.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa caiu 3,08%, a 121.800,79 pontos, na sessão, menor patamar desde maio, acumulando perda de 2,6% na semana e de 3,94% no mês. No ano, a alta agora é de 2,34%. O volume financeiro nesta sexta-feira somou 35,2 bilhões de reais.

Com a inflação ainda distante do centro da meta definida pelo Banco Central, houve aumento nas projeções para a taxa básica de juros, atualmente em 4,25%. Na próxima semana, o Copom deve promover mais uma alta, e várias instituições, a exemplo do Goldman Sachs, já esperam uma aceleração no aumento, para 1 ponto percentual.

Investidores também continuaram melindrados com as mudanças tributárias propostas no final de junho pelo governo federal, que tendem a persistir sob os holofotes em meio a negociações sobre um texto final, com algum desfecho aguardado para as próximas semanas.

Com popularidade em queda, o presidente Jair Bolsonaro trocou o comando da Casa Civil em busca de mais apoio no Congresso, ao mesmo tempo em que seguiu atacando o sistema eleitoral e o Supremo Tribunal Federal e o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, bem como reafirmou a futura alta do Bolsa Família e aventou a manutenção do auxílio emergencial.

LEIA MAIS: Vale (SA:VALE3) cai com realização de lucros após resultado forte; confira análises

"Está voltando para a pauta esse risco político e esse ruído fiscal que a gente não via há algum tempo", afirmou o diretor de investimentos da BS2 Asset, Mauro Orefice.

A bolsa paulista ainda sentiu em julho os efeitos de uma série de ofertas de ações (folow-ons e IPOs), com muitos gestores se desfazendo de posições para participar das operações. Os volumes de negociação para uma média diária de 27,8 bilhões de reais, ante 34,3 bilhões no ano.

Nas últimas duas semanas, agentes financeiros também se depararam com o começo da temporada de resultados corporativos, que tiveram repercussão mista - ora por resultados mais fracos do que o esperado, embora fortes, ora por pressões em margens, apesar de expansão significativa de receitas.

Do exterior, o crescimento de casos de coronavírus com a disseminação da variante Delta adicionou volatilidade, embora dados de atividade continuaram endossando o quadro de recuperação das economias. No entanto, vieram acompanhados das preocupações sobre os efeitos nos preços, em particular nos EUA.

O Federal Reserve, porém, seguiu sinalizando que ainda não é o momento de retirar estímulos, embora tenha admitido que já começou a discutir o tema. Uma redução na política expansionista do banco central norte-americano pode ter efeito em fluxos de recursos que tendem a beneficiar emergentes como o Brasil.

VEJA TAMBÉM: Após resultado recorde, Usiminas (SA:USIM5) deve continuar surpreendendo positivamente

Wall Street resistiu e o S&P 500 acumulou mais um mês de alta, o sexto consecutivo. A safra de balanços de empresas também repercutiu em Nova York, corroborando de modo geral o ambiente de retomada da economia norte-americana.

A China também trouxe desconforto, em meio a ações regulatórias mais firmes para setores como o de tecnologia, além de medidas de controle de preços de commodities, como a decisão da China de reduzir a produção de aço que fez o preço do minério de ferro em Dalian desabar 8% nesta sexta-feira.

O fluxo de capital externo no segmento Bovespa também caminha para fechar o mês negativo, com as saídas superando as entradas em 7 bilhões de reais até o dia 28, após três meses consecutivos de salto positivo, que no ano ainda alcança quase 41 bilhões de reais.

As maiores quedas do Ibovespa em julho foram Americanas ON (SA:AMER3), 25,9%; Lojas Americanas (SA:LAME4) PN, 20,71%; e Via Varejo (SA:VVAR3) ON, 20,27%. Na ponta positiva, JBS (SA:JBSS3) avançou 10,14%, Cia Hering (SA:HGTX3) ON, 8,74%; e Rumo ON (SA:RAIL3), 7,89%.

Ibovespa tem 1ª perda mensal desde fevereiro com inflação e política endossando ajuste
 

Artigos Relacionados

Adicionar comentário

Diretrizes para Comentários

Nós o incentivamos a usar os comentários para se engajar com os usuários, compartilhar a sua perspectiva e fazer perguntas a autores e entre si. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

  • Enriqueça a conversa
  • Mantenha-se focado e na linha. Só poste material relevante ao tema a ser discutido.
  • Seja respeitoso. Mesmo opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
  • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
  • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
  • Evite palavrões, calúnias, ataques pessoais ou discriminatórios dirigidos a um autor ou outro usuário.
  • Somente serão permitidos comentários em Português.

Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de comentar no futuro, a critério do Investing.com

Escreva o que você pensa aqui
 
Tem certeza que deseja excluir este gráfico?
 
Postar
Postar também no :
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por este motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
Comentários (42)
Ronald Ronald
Ronald Ronald 31.07.2021 8:29
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Biroliro está perdendo apoio dos mercados. O Centrão segue firme e cada vez maior no governo. Os Lavajatistas foram expurgados faz tempo. Tá sobrando apenas os terraplanistas no apoio, buscando voto de papel.
Andollinni Carleone
Andollinni Carleone 30.07.2021 22:46
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
“Popularidade em queda”. Faz-me rir Reuters lixo
alex costa
alex costa 30.07.2021 22:42
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
É cada análise...
suzana lima
suzana lima 30.07.2021 21:42
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
fora bolsotario fora bozo fora bolsotario destruidor da economia e da blzbolsa de valores, fora bozo impeachment já. 💩💩💩💩💩😈💩💸💸💸💸💩💩💩💸💸💸💸💩💩💩💩💩💩💩💩💸
alex padilha santos
alex padilha santos 30.07.2021 21:42
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Vai nessa ele vem forte. Quer lula bolsa nunca chegou nesse patamar.
Fabio Curty
Fabio Curty 30.07.2021 21:13
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Tá complicado separar as matéria sérias das politicamente enviesadas erro de 10 Bilhões no volume financeiro, procurar justificativa na politica sendo a maior causa a preocupação no setor de comodities que já se arrastava desde a segunda feira por conta da China. Mudança tributária já foi precificada a duas semanas pelo menos. No mais continua saída de capital especulativo do pais que somaram exatos 7 Bilhões junto com uma correção mais forte pros 121k que é o suporte mais importante entre 122k a 120k.
Deivison Freire
Deivison Freire 30.07.2021 21:13
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Caiu 99,99% da bolsa. Despencou, pra ser mais exato.
ismael chanca
ismael chanca 30.07.2021 21:06
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
crise hidrica, geada e petróleo em alta , culpa de bolsonaro , tem que sair logo, impeachment. kk
suzana lima
suzana lima 30.07.2021 21:06
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
tão te pagando quanto pra você ficar aí defendendo o Bozo.
Michel maciel
Michel maciel 30.07.2021 21:06
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Boa Ismael, infelizmente nem todo mundo consegue distinguir as coisas.
suzana lima
suzana lima 30.07.2021 21:06
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Michel maciel gado fanático defendendo o outro gado fanático.
Marcos Soares
Marcos Soares 30.07.2021 21:06
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Suzana Lima vai estudar história e para de tecer comentários idiotas
Ronald Ronald
Ronald Ronald 30.07.2021 21:06
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
suzana lima A terra é redonda, mas eles não entendem.
Renato Favero
Renato Favero 30.07.2021 20:48
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Desculpinha pra ter correção no preços das ações, nenhum problema novo.
Altair Honorato
Altair Honorato 30.07.2021 20:48
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Verdade,o problema continua o mesmo, ausência de um presidente de verdade.O que está lá é fake.
ricardo reis
ricardo reis 30.07.2021 20:35
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
ESTE MaNve deve estar sem papel ora enxugar as lagrimas ,BOLSONARO 22 SEJA HOMEM E SE MUDE PRA VENEZUELA
suzana lima
suzana lima 30.07.2021 20:35
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
sai fora gado fanático puxa saco do bozo 💩💩💩😈😈😈💩😈😈😈😈😈💩💩💩💩💩🤡.
Bastião Coió Bastião
Bastião Coió Bastião 30.07.2021 20:34
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Lula preso em 2022!!! Lá é o lugar dele!
suzana lima
suzana lima 30.07.2021 20:34
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
gado cego e burro. fora bolsotario impeachment já.
Cesar Capri
Cesar Capri 30.07.2021 20:33
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Um monte de palhaçada nos comentários. Mas é só olhar o gráfico mensal do ibovespa e ver que o mercado só tá testando o último topo rompido a dois meses, é pura correção, coisa que o mercado faz desde que existe.
Claudio Petinda
Claudio Petinda 30.07.2021 20:33
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Um dia pra esquecer, um ano pra esquecer e um governo pra retirar e esquecer!!!
zeni moura
zeni moura 30.07.2021 20:33
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Bolsonaro22 ... esquerda e 3 via deixaram o ibov em 37k ... bolsonaro levou a 125k .../.. ... fato...
ricardo reis
ricardo reis 30.07.2021 20:28
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
COMO TEM IDIOTA PETISTA AQUI ,CHOREM MESMO ,BOLSONARO 22
jorge rubens
jorgerubens 30.07.2021 20:28
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
kkkkk com certeza num manicômio!!!!falo como fosse uma bomba atômica e veio com peido de véia!!!!!!kkkkk
Sandro Edgar
Sandro Edgar 30.07.2021 20:02
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
🎵🎶 Um conto de FARDAS... E um Pai Zueiro 🎵🎶
carlos carlos
carlos carlos 30.07.2021 20:02
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
e um presidente retardado e um bando de gado alienado seguindo
Alex Falcão
Alex Falcão 30.07.2021 19:43
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Agora uma coisa. Se vc não é muito fã desse país, não aguenta a bagunça, até a maioria das pessoas, é doido pra ir embora etc., Pelo menos seu dindin pode atravessar a fronteira do desenvolvimento, do IDH elevado, da segurança jurídica, da estabilidade econômica, da tecnologia... Pelo menos até um político achar que investir no exterior a coisa de ricão e querer meter a mão, até rimou ;)
Alex Falcão
Alex Falcão 30.07.2021 19:43
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Fabio Correa
Fabio Correa 30.07.2021 19:19
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Bitcoin still lives ! Power to the people
Mant Newmann
MaNve 30.07.2021 19:16
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Vamos aumentar o bolsa eleição em ano de eleição. É so isso que importa!!!! Vamos dar  milho ao povo, depois que ele vier catar o milho, nos cozinhamos ele na panela com mais imposto.... Parabéns aos liberais da rachadinha que concordam com o modus operandi de Lula e Bozo. Pensar em crescimento sustentavel com teto de gastos, nunca!!! Vamos gastar para poder roubar mais!!!!!
Ricardo Silva
Ricardo Silva 30.07.2021 19:15
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Governo Mico
Mant Newmann
MaNve 30.07.2021 19:15
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Recorde de desemprego, recorde de inflação, recorde de mortes na pandemia, desacreditando instituiçoes, ameaças constantes ao teto de gastos com bolsa eleição, reformas medíocres, corrupção generalizada, uso de verbas do orçamento para emendas fantasmas eleitoreiras.... É, os fanáticos da rachadinha tem razão, não tem motivo interno para cair.....
Bastião Coió Bastião
Bastião Coió Bastião 30.07.2021 19:15
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Corrupção generalizada? 🤣🤣🤣 piadista! Vai pra venezuela que é o teu lugar, e já leva o Lula e a cambada de corruPTos junto!
Rafael Morais
Rafael Morais 30.07.2021 19:15
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Fique em casa! Lembra, ou voce faz questao de esquecer? Lixo!
Amanda Ramalho
Amanda Ramalho 30.07.2021 19:14
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Que artigo mais tendencioso -_- O problema principal hj foram as canetadas da China que derrubaram o preço do minerio de ferro e fizeram a Vale derreter quase 6% só hoje e por o mercado todo em panico
Fernando Alves Da Costa
Fernando Alves Da Costa 30.07.2021 19:07
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Acredito que este vôo do dólar já é reflexo da próxima reunião do Copom, e que logo nos dias após a reunião o dólar vai cair. Isto me parece óbvio.
Humberto Simoes
Humberto Simoes 30.07.2021 19:05
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Pib 7% bozo 2023
Luiz De Paula
Luiz De Paula 30.07.2021 18:49
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
BOZO é quem acredita na volta de Lula.
Ederaldo Semioni
Ederaldo Semioni 30.07.2021 18:49
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Só temos uma certezaaa,,, #boxonunca+ ,,, cada Live de desvaneio e mentiras perde um monte de asseclas,,, eleição melzinho na chupeta,,, quem chegar no segundo turno,,,leva
carlos carlos
carlos carlos 30.07.2021 18:49
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
bozo e quem acredita no bozo kkkk
Luiz De Paula
Luiz De Paula 30.07.2021 18:45
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Quando alguém chama o cara honesto de Bozo pode saber que é dele que o mercado se alimenta, o trouxa da mesa o mediocre da vida, aquele que atribui a outros a sua própria mediocridade.
Maurilio Rodrigues Cordeiro
Maurilio Rodrigues Cordeiro 30.07.2021 18:39
Salvo. Ver Itens salvos.