Últimas Notícias
0
Versão sem anúncios. Atualize sua experiência no Investing.com. Economize até 40% Mais detalhes

Últimas Notícias

Susep: setor de seguros arrecada R$ 172,4 bi até julho; alta de 16,4%

Arquitetura de uma Pirâmide: de Onde vem o Dinheiro Pago aos Participantes?

Por André SalmerónResumo do Mercado01.09.2021 12:28
br.investing.com/analysis/arquitetura-de-uma-piramide-de-onde-vem-o-dinheiro-pago-aos-participantes-200444396
Arquitetura de uma Pirâmide: de Onde vem o Dinheiro Pago aos Participantes?
Por André Salmerón   |  01.09.2021 12:28
Salvo. Ver Itens salvos.
Este artigo já foi salvo nos seus Itens salvos
 

Nesta última semana o Brasil inaugurou uma nova página do nosso longo almanaque de tragédias e fiasco. Em Cabo Frio, vítimas de um esquema de pirâmide financeira se organizaram para protestar contra a prisão do responsável pelo esquema. “Nunca atrasou nenhum pagamento, é com esse dinheiro que sustento minha família”, afirmou um dos manifestantes. Tendo isso em vista, acho que é importante explicar melhor como funciona um esquema desse tipo, e como ele consegue pagar esses retornos astronômicos.

Para manter a simplicidade, vamos imaginar que eu te prometo um retorno de 10% ao mês se você investir 10 mil reais na minha “empresa”. Um mês depois, eu uso uma parte dos seus 10 mil reais para “pagar” esse rendimento. Você pensa que tem 11 mil, mas na realidade continua com os mesmos 10 mil, sendo que nove estão comigo.

Pois bem, para cobrir o que você me passou, mais o que eu te prometi, eu chamo outra pessoa para dentro do esquema, que entra com os mesmos 10 mil e a promessa de 10% ao mês. Como faço, então, para pagar o rombo deixado pelos dois? Simples, eu chamo mais outra pessoa, e mais outra, mais outra, mais outra. Isto é: a pirâmide começa comigo no topo e duas pessoas abaixo de mim; para pagar essas duas, eu coloco mais quatro abaixo delas; abaixo dessas quatro, mais oito; e assim adiante.

Enquanto houver pessoas entrando no esquema, pessoas mantendo seu dinheiro “investido” e pessoas que não pedem ou que pedem, mas não recebem seu investimento inicial corrigido, existe a possibilidade de manter o modelo crescendo. É justamente para manter as pessoas engajadas e investidas nesse esquema que os “retornos” são tão altos. Entretanto, trata-se de um modelo absolutamente insustentável.

Inevitavelmente, chegará o ponto no qual a quantidade de pessoas que precisam aderir ao esquema para formar uma nova “camada” da pirâmide é tão grande que os fluxos inteiros são interrompidos. Geralmente, esse é o ponto crítico no qual a estrutura começa a desabar: vítimas começam a tentar resgatar seu investimento, não conseguem, entram em pânico e fazem com que mais pessoas ainda tentem sacar seus fundos, gerando uma reação em cadeia.

Tradicionalmente, o grosso dessa quantia já foi lavado pela quadrilha responsável pela pirâmide e separado para que possam embolsar os fundos quando o esquema (inevitavelmente) desmoronar. Enquanto a quadrilha fica com o dinheiro das vítimas, eventualmente escapando das autoridades, as vítimas perdem tudo que foi “investido”, restando a elas apenas o que lhes foi “pago” ou aquilo que conseguiram resgatar antes do fim do esquema.

“Marketing multinível”

Uma outra forma muito comum de esquema de pirâmide é conhecida como “marketing multinível”, um modelo extremamente comum no Brasil, mas igualmente perigoso. Nesse modelo, em vez de um “investimento financeiro”, é oferecida a “oportunidade” de vender determinado produto (cosméticos, vitaminas, shakes etc.). Então você paga uma quantia em dinheiro pelos produtos que irá revender, mas a pegadinha é que uma parte dos seus lucros vai para a pessoa que te introduziu ao esquema.

E adivinhe só? Uma parte dos lucros de quem você colocar no esquema irá para você. As pessoas colocadas por você recebem uma parte dos lucros de quem elas colocarem, e assim por diante... Percebeu como essa estrutura vai ganhando a forma de uma pirâmide? Cada novo “nível” desse modelo de “marketing” depende de mais pessoas comprarem para revender, embora o incentivo para trazer mais pessoas para dentro seja bem mais interessante financeiramente.

Por fim, vale lembrar que existe uma diferença crucial entre revenda autorizada de produtos e um esquema como esse. Um exemplo de empresa que foi condenada por esse tipo de atividade, pagando multa de cerca de 200 milhões de dólares (algo em torno de um bilhão de reais) foi a Herbalife, nos EUA. Infelizmente, muitas outras empresas continuam replicando esse modelo de forma impune.

Na dúvida, é melhor ficar longe de qualquer modelo de negócio no qual exista qualquer pressão ou recompensa para quem incluir mais pessoas, ou no qual o principal rendimento não venha da revenda de produtos, mas da adesão de mais pessoas ao programa de “revenda”.

GAS Consultoria Bitcoin

Segundo informações que circulam pela mídia, a operação criada por Glaidson Acácio dos Santos chegou a movimentar 38 bilhões de reais em seis anos. Segundo relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), só nos últimos 12 meses a movimentação chegou a cerca de 17 bilhões. No seu apartamento, foram apreendidos 14 milhões de reais em espécie, além de 150 milhões em criptoativos como bitcoin.

Segundo o Ministério Público Federal, a “empresa” oferecia ganhos de 10% ao mês através de investimentos em criptoativos. Entretanto, a empresa não tinha autorização para realizar esse tipo de aplicação e os valores nunca chegavam a serem investidos. Esse modus operandi, se confirmado, está em linha com o que discutimos aqui: os pagamentos a investidores/as são feitos com os aportes feitos por novos investidores/as.

Para sorte das pessoas que protestavam pela soltura do acusado, as autoridades responsáveis decretaram a prisão preventiva de Glaidson, o que pode garantir um eventual ressarcimento dos fundos que foram captados pela GAS Consultoria. Foram realizadas outras duas prisões preventivas e a esposa de Glaidson, Mirelis Zerpa, considerada foragida, é agora procurada pela Interpol. A informação é que ela tenha tentado fugir para os EUA.

Com informações de Marcus Sadok, da Band News FM Rio e Jornal da Band.

Arquitetura de uma Pirâmide: de Onde vem o Dinheiro Pago aos Participantes?
 

Artigos Relacionados

Julio Hegedus Netto
Tentações Populistas Por Julio Hegedus Netto - 17.09.2021 29

Fomos dormir ontem com a notícia de que o governo resolveu elevar o IOF para pessoa física e jurídica, visando o financiamento do novo Bolsa Família (chamado “Auxílio Brasil”). Tal...

Arquitetura de uma Pirâmide: de Onde vem o Dinheiro Pago aos Participantes?

Adicionar comentário

Diretrizes para Comentários

Nós o incentivamos a usar os comentários para se engajar com os usuários, compartilhar a sua perspectiva e fazer perguntas a autores e entre si. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

  • Enriqueça a conversa
  • Mantenha-se focado e na linha. Só poste material relevante ao tema a ser discutido.
  • Seja respeitoso. Mesmo opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
  • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
  • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
  • Evite palavrões, calúnias, ataques pessoais ou discriminatórios dirigidos a um autor ou outro usuário.
  • Somente serão permitidos comentários em Português.

Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de comentar no futuro, a critério do Investing.com

Escreva o que você pensa aqui
 
Tem certeza que deseja excluir este gráfico?
 
Postar
Postar também no :
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por este motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
Comentários (20)
Antonio Marcos Tonini
Antonio Marcos Tonini 02.09.2021 8:07
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Andre va estudar sobre marketing multinivel, pois voce esta bemIgnorante ainda !!!
Fernando Pauli
Fernando Pauli 02.09.2021 0:58
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Muito leviana sua explicação. O Marketing Multinivel nada mais é que o marketing de recomendação. Uma franquia, por exemplo, envolve investimentos com gastos elevados de várias naturezas, no marketing Multinivel esse investimento não é necessário e o dinheiro que seria gasto é repassado aos afiliados.
Jorge Ricardo
Jorge Ricardo 01.09.2021 22:20
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
marketing multinível, não entendo como pode ser pirâmide se tem um produto envolvido
Joao Soares de Mello
Joao Soares de Mello 01.09.2021 21:54
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Muito bem explicado. Só fico confuso com os bitcoins apreendidos! Como conseguitam isso?
André Salmerón
André Salmerón 01.09.2021 21:54
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Há algumas possibilidades, porque você tem carteiras "duras", isto é, que não ficam armazenadas na internet. Você pode guardar elas em HDs ou msm anotar os endereços/senhas numa placa de metal pra não ter perigo de ser danificado.
Eduardo Molina
Eduardo Molina 01.09.2021 19:01
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
realmente quem fez esse artigo não sabe de negócios, muito menos de dinheiro...deve ser mais um funcionário que não percebe que vive em uma pirâmide financeira chamada emprego.
Paulo Mendo
Paulo Mendo 01.09.2021 19:01
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Kkkkkkkkkk…mais um defensor da G.A.S. aí…
Marcio Ferreira
Marcio Ferreira 01.09.2021 19:01
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Se você tiver esse pensamento, até pra você nascer, deveria também pensar que sua árvore genealógica também é uma pirâmide
Antônio Madrugier Donkey
Antônio Madrugier Donkey 01.09.2021 19:01
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
piramideiro eh dose !!
Eduardo Molina
Eduardo Molina 01.09.2021 19:00
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
realmente quem fez esse artigo não sabe de negócios, muito menos de dinheiro...deve ser mais um funcionário que não percebe que vive em uma pirâmide financeira chamada emprego.
José Eduardo Medeiros
José Eduardo Medeiros 01.09.2021 19:00
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Para que, desesperadamente escrever e ficar replicando a mensagem, caso vc tenha entrado em uma pirâmide, aconselho a você voltar a trabalhar!
Eduardo Molina
Eduardo Molina 01.09.2021 19:00
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
realmente quem fez esse artigo não sabe de negócios, muito menos de dinheiro...deve ser mais um funcionário que não percebe que vive em uma pirâmide financeira chamada emprego.
Felipe Johansen
Felipe Johansen 01.09.2021 17:15
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
pirâmide financeira na b3 : mglu
Robson Mannes
Robson Mannes 01.09.2021 17:15
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
talvez uma bolha, mas não pirâmide.
Robson Mannes
Robson Mannes 01.09.2021 17:15
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
talvez uma bolha, mas não pirâmide.
Robson Mannes
Robson Mannes 01.09.2021 17:15
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
talvez uma bolha, mas não pirâmide.
José Eduardo Medeiros
José Eduardo Medeiros 01.09.2021 17:15
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Especulação, desconfiança no mercado interno, etc  mas antes de opinar sobre a Mglu3, analise os números dela durante dos últimos 3 anos... Vai gerar uma interrogação na sua frente, decifre a charada!
tiago Coelho
tiago Coelho 01.09.2021 16:56
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
igual a inode que vc tem que investir um valor e pegar produtos que ninguém quer , e adicionar vendedores pra investir também, vivem mais de palestras pagas e viagem encomendadas do que venda de produtos.
tiago Coelho
tiago Coelho 01.09.2021 16:55
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
igual a inode que vc tem que investir um valor e pegar produtos que ninguém quer , e adicionar vendedores pra investir também, vivem mais de palestras pagas e viagem encomendadas do que venda de produtos.
rodrigo oliveira
rodrigo oliveira 01.09.2021 16:35
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Falar sobre algo que apareceu nas mídias é mole. Agora fale sobre a maior pirâmide brasileira. O tal do INSS. kkkkkkkk essa não é pirâmide né, essa é do governo. kkkkkkkkkkEu duvido fazer uma matéria ou comentário sobre essa pirâmide. kkkkkkk
ricardo souza
ricardo souza 01.09.2021 16:10
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
meu Karo . uma informação para você . 38 bilhões !!! 10% ao mês !!!! OS BANCOS ESTÃO LOUCOS !!!! COMO PODE UMA EMPRESA NOS ROUBAR TANTO INVESTIMENTOS ASSIM !!!! você vê pessoas entrando na justiça contra empresas que lhes deram o golpe . NO CASO CITADO A EMPRESA É DEFENDIDA PELOS INVESTIDORES CONTRA A GLO💩 QUE PARECE ESTÁ COM OS BANCOS FAZENDO MATERIAS DIARIAS CONTRA ESTA EMPRESA!!!!
ricardo souza
ricardo souza 01.09.2021 16:10
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
a empresa promete e cumpre os investimentos feitos em criptomoedas e outras aplicações em rendas variáveis.
José Eduardo Medeiros
José Eduardo Medeiros 01.09.2021 16:08
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O cara que tem 14 milhoes de reais em especie, nao acreditava no proprio negocio e estava se preparando para fugir…
Roberto Rizzato
Roberto Rizzato 01.09.2021 16:06
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
André Samerón, excelente! Vendedores de ilusão, o mercado está, dinheiro nenhum cresce nas mãos de outros, a não ser do seu próprio suor.
Guilherme Duarte
Guilherme Duarte 01.09.2021 16:05
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Nao é piramide amigo! Traders existem ok?
Junior Batista
Junior Batista 01.09.2021 16:05
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Kkkkkkkkk. Tá no meio? Realmente da pra ganhar com daytrade. Ja mais de 20% em um dia. Mas nesse caso ai, é só golpe mesmo.
Sidnei poliqueze
Sidnei poliqueze 01.09.2021 16:05
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
mesmo sendo trade, é preciso ter conhecimento e os ganhos também são no longo prazo, não dá noite para o dia
Fernanda De Mello
Fernanda De Mello 01.09.2021 16:05
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Não sabem o que falam. Não tem orientação. Quem entra já sabem do risco que correm. Mais não tem ciência do motivo do risco.
É TUDO OU NADA
É TUDO OU NADA 01.09.2021 16:01
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
as ovelhas brigam para ir para a boca do lobo, eis a moral da história.
Armando Martins
Armando Martins 01.09.2021 15:59
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
É impressionante como as pessoas não aprendem. Não existe Dinheiro fácil e muito menos essas taxas absurdas de remuneração…
Yuri Sena
Yuri Sena 01.09.2021 14:27
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Esquemas Ponzi. Tenho amigos que perderam muito dinheiro com o TelexFree, e me disseram que tiraram ricas lições do golpe. Quem acha que aprenderam com o erro se engana, a lição que tiraram  não é evitar os esquemas suspeitos, mas entrar logo que começam. No final das contas o que vale aos espertalhões é garantir a sua própria vantagem.
Abraão Lincoln
Abraão Lincoln 01.09.2021 14:16
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Qual a difetença para a B3? Não vejo nenhuma!!!
Junior Batista
Junior Batista 01.09.2021 14:16
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
A diferenca q a B3 é regularizada e vc tira seu capital em qualquer dia util. Na GAS, os caras colocaram uma clausula q so poderia tirar o dinheiro daqui a dois anos. Ou seja, os caras criaram um dispositivo pra atrasar a quebra da piramide. Parabens pra esse gladson. Conseguiu enganar um monte de b*****
Fernanda De Mello
Fernanda De Mello 01.09.2021 14:16
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
A empresa não tem atividade cadastrada no CNPJ vinculada a CVM.
Junior Batista
Junior Batista 01.09.2021 14:16
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
A diferenca q na B3 é regularizada e vc tira na hora que quiser. Só isso. Pelo que vi, na GAS tinha q deixar 2 anos. Ou seja, os caras alem de escrotos, criaram um dispositivo pra atrasar a quebra da piramida. Genius.
Carlos Queiroz
Carlos Queiroz 01.09.2021 13:20
Salvo. Ver Itens salvos.