Últimas Notícias
0
Versão sem anúncios. Atualize sua experiência no Investing.com. Economize até 40% Mais detalhes

Contra a Cloroquina e Contra a Mortadela, a Verdade

Por Felipe MirandaResumo do Mercado06.07.2021 11:01
br.investing.com/analysis/contra-a-cloroquina-e-contra-a-mortadela-a-verdade-200443122
Contra a Cloroquina e Contra a Mortadela, a Verdade
Por Felipe Miranda   |  06.07.2021 11:01
Salvo. Ver Itens salvos.
Este artigo já foi salvo nos seus Itens salvos
 

“Outrora, os melhores pensavam pelos idiotas; 
hoje, os idiotas pensam pelos melhores. 
Criou-se uma situação realmente trágica: 
ou o sujeito se submete ao idiota ou o idiota o extermina.”

Nelson Rodrigues

Em seu livro já clássico “O mundo assombrado pelos demônios: a ciência vista como uma vela no escuro”, Carl Sagan oferece uma comparação estatística simples, que, se levada a sério, pouparia esforços de crédulos e causaria abalos sísmicos ao turismo de uma cidade francesa. Diz assim (frisa-se: palavras dele):

“Em 1858, uma aparição da Virgem Maria foi relatada em Lourdes, França, e desde então centenas de milhões de pessoas desenganadas têm ido a Lourdes na esperança de serem curadas. A Igreja rejeitou a autenticidade de um grande número de pretensas curas milagrosas, mas aceitou apenas 65, em quase um século e meio. A taxa de regressão espontânea em todos os cânceres é estimada entre 1 em 10 mil e 1 em 100 mil. Se apenas 5% dos que vão a Lourdes ali estivessem para tratar de seus cânceres, deveria haver entre 50 e 500 curas milagrosas só de câncer. Como apenas 3 dos 65 casos autenticados são de câncer, a taxa de regressão espontânea em Lourdes parece ser inferior à que existiria se as vítimas tivessem simplesmente ficado em casa.”

Se, acometido pela Covid-19, você tomasse um remédio qualquer, suponhamos aleatoriamente uma medicação tradicional para tratamento de malária, e terminasse se recuperando, poderia afirmar que melhorou por conta da ingestão do remédio?

Estamos diante da falácia lógica clássica “post hoc, propter hoc”, a confusão entre correlação e causa. Não é porque algo aconteceu depois de um determinado fato que derive dele, que haja alguma relação causal entre as coisas.

Se estamos no campo das crenças ou da ideologia, saímos da racionalidade por construção e, portanto, nos afastamos da lógica, incorrendo mais facilmente em falácias e conclusões equivocadas. Se você é um devoto de Nossa Senhora, visita Lourdes e volta curado, vai atribuir quase necessariamente a melhora à Virgem. Se você tem um político de estimação e ele prescreve um medicamento qualquer, muito possivelmente você vai conferir poder de cura ao remédio, ainda que a ciência insista no contrário. 

Não é nada com você, em particular. É da natureza humana. Misturamos aqui dois vieses cognitivos muito bem documentados na literatura das Finanças Comportamentais: o de confirmação e o halo effect.

O primeiro se refere à tendência de perseguirmos informações, argumentos e fatos que confirmem nossas convicções prévias, enquanto evitamos o contraditório, muitas vezes sem nem conhecê-lo. Pulamos para a conclusão antes mesmo dos contra-argumentos; da tese à síntese, sem passar pela antítese. Matamos a ciência e sua cartilha dialética.

O segundo descreve a tendência de, por conta de uma virtude particular, fazer-se um julgamento geral, ainda que uma coisa não tenha necessariamente nada a ver com a outra. Um garçom educado e dedicado no restaurante é percebido como inteligente e íntegro. Uma pessoa simpática torna-se bonita. E, claro, um político amado vira epidemiologista e sommelier de vacina.

Uma das vantagens das decisões de sistemas quantitativos sobre aqueles discricionários e subjetivos do humano é que ele não tem religião, crença ou preferência político-partidária — assumindo, claro, que seus programadores não criaram setups para sair comprando ou vendendo conforme as aparições do Papa Francisco ou as bravatas populistas à esquerda e à direita.

Escrevo este Day One num momento em que sobe a temperatura política. Pesquisas de intenção de voto apontam a vitória do ex-presidente Lula na eleição de 2022. E matéria do UOL sugere participação do então deputado Jair Bolsonaro em esquema de rachadinha. O debate fica acalorado, as conversas sobem o tom, a educação e a cordialidade dão lugar às ofensas. A racionalidade vai embora.

Há de se ter muito cuidado para suas decisões de investimento não serem contaminadas pelo fundamentalismo religioso ou político-partidário. 

Seja na CPI da Covid, seja na matéria do UOL, ao menos até aqui, sobra muito mais ruído do que sinal. O barulho das redes sociais em prol do impeachment, até o momento pelo menos, não encontra materialidade em fatos, tampouco dispõe-se de ambiência política para tanto. E qualquer suposição sobre as eleições de 2022 neste momento tem a mesma validade prática de uma conversa sobre como poderíamos colonizar Saturno. 

Contra a cloroquina e contra a mortadela, a verdade. O fundamentalismo que nos interessa é aquele de Graham e Buffett. A verdade objetiva sobre as ações está nos demonstrativos financeiros trimestrais. Antecipar o que ali pode conter oferece a resposta para tempos sombrios, em que só a ciência como uma vela no escuro pode iluminar o caminho. 

A primeira amostra que tivemos nesse sentido veio da prévia operacional de Cury (SA:CURY3), inaugurando a safra de divulgação de lançamentos e vendas contratadas de incorporadoras no segundo trimestre. Os lançamentos montaram a R$ 686 milhões no trimestre, o que representa uma alta de 120% sobre mesmo período de 2020 e de 16% frente aos três meses imediatamente anteriores. Vendas contratadas ficaram em R$ 682 milhões, subindo 134% e 15%, respectivamente.

Números bons no geral, para desafiar a desconfiança do mercado com incorporadoras. É a realidade se impondo, gradativamente, sobre os preconceitos. 

Com exceção de Eztec (SA:EZTC3) e Even (SA:EVEN3), esse segundo trimestre deve mostrar resultados fortes para home builders em geral. Mais do que isso, abre espaço para um segundo semestre muito forte, com queda de preço dos insumos (aço já caiu 2,5% na semana passada, segundo a Platts), bons lançamentos de projeto e demanda vigorosa.  

Além da possível boa reação de Cury hoje, abre um read through interessante para todos os players de baixa renda. Direcional (SA:DIRR3) é minha favorita no segmento. Tornando curta uma longa história, enquanto Cury vale R$ 3 bilhões, Direcional vale R$ 2 bilhões, sendo que deve se aproximar bastante dos números de Cury nos próximos trimestres com ramp-up de Riva, com margens semelhantes.

Outro destaque importante desta temporada de resultados e também da próxima deve ser o setor de commodities. Com o minério de ferro voltando a US$ 220 por tonelada e o petróleo a US$ 78 por barril, vamos começar a ventilar uma geração de caixa livre para o acionista no ano próxima a 30% do valor de mercado de Vale (SA:VALE3) e Petrobras (SA:PETR4). 

Não é fé. É pura conta. E é muita coisa.

Um beijo muito carinhoso para minha prima Lourdes, que não vejo há bastante tempo mas tinha uma posição grande de Vale e Petrobras. Com os dividendos a caminho, ela já deve estar se preparando para visitar o interior da França no final do ano. 

Contra a Cloroquina e Contra a Mortadela, a Verdade
 

Artigos Relacionados

Contra a Cloroquina e Contra a Mortadela, a Verdade

Adicionar comentário

Diretrizes para Comentários

Nós o incentivamos a usar os comentários para se engajar com os usuários, compartilhar a sua perspectiva e fazer perguntas a autores e entre si. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

  • Enriqueça a conversa
  • Mantenha-se focado e na linha. Só poste material relevante ao tema a ser discutido.
  • Seja respeitoso. Mesmo opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
  • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
  • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
  • Evite palavrões, calúnias, ataques pessoais ou discriminatórios dirigidos a um autor ou outro usuário.
  • Somente serão permitidos comentários em Português.

Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de comentar no futuro, a critério do Investing.com

Escreva o que você pensa aqui
 
Tem certeza que deseja excluir este gráfico?
 
Postar
Postar também no :
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por este motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
Comentários (20)
marcelo yamasihita
marcelo yamasihita 14.07.2021 23:50
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
tendencioso!! "elementos" como este filipinho...induzindo os investidores comprarem enquanto eles vendem..entenderam ? pesquisem..Felipe=Empiricus Empiricus = Antagonista mesmo sócio!!!! ano passado noticiaram com o mercado ainda aberto, noticias que afetaram a bolsa quem ganhou com a volatilidade??
marcelo yamasihita
marcelo yamasihita 14.07.2021 23:34
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Comprando ou vendendo...Direita ou esquerda ? minha conclusão vocês podem pesquisar! estes "elementos" manipulam para vender enquanto iludem eleitores a comprar..entendeu!! Felipe Miranda= Empiricus Empiricus = Antagonista mesmo sócio!!! antagonista soltou uma nota a tarde..e a bolsa despencou !! pesquisem !!!
Nelson Nolasco
Nelson Nolasco 13.07.2021 9:21
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
cara que volta que vc deu pra passar pano pro genocida...
Gabriel Papi
Gabriel Papi 06.07.2021 18:17
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Ninguém toma cloroquina pq o Bolsonaro receitou. O medicamento é receitado por médicos ao redor do mundo e tem se provado eficaz. Claro que a mídia comprada e a indústria farmacêutica, em plena corrida do ouro por uma vacina, não quer que você se cure com um remédio barato e amplamente disponível. Paz ;)
rone andrade
rone andrade 06.07.2021 18:17
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Vc como investidor sabe se realmente funcionasse nao seria "barato" a demanda encareceria o produto. um exemplo...uma simples caixa de luva antes 20 reais, no auge da histeria 100 reais. oq te faz pensar q a cloroquina seria diferente?
Felipe Johansen
Felipe Johansen 06.07.2021 18:16
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
o escritor consegue escrever mortadella com um L só, da forma correta, mas este site proibi nós comentaristas escrever com 1 L, acho que estes caras deste site são tudo mortadellas
zeni moura
zeni moura 06.07.2021 18:14
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Lendo esse texto eu me torno mais inteligente e informado ou mais um total alienado? “Não é porque algo aconteceu depois de um determinado fato que derive dele, que haja alguma relação causal entre as coisas.”
Cícero RP
Cícero RP 06.07.2021 18:05
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Patético e bizarro o fundamentalismo fanático religioso do autor, ao desprezar a ciência empírica que comprova de forma sólida e irrefutável o tratamento imediato de hcloroquina e ivermectina contra a peste chinesa!!🙉🤦
jorge coelho
jorge coelho 06.07.2021 17:44
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Não se preocupem, não há a mínima chance do Brasil dar certo. Mesmo assim, sempre dá pra lucrar. Já aguentamos, Sarney, Collor, Dilma..
Roberto Lima
Roberto Lima 06.07.2021 17:32
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Esse texto seu é tao bom e imparcial q o toroço q estava enroscado saiu e dediquei ele a vc ! Esse texto é digno do meu barro !!
Nelson Nolasco
Nelson Nolasco 06.07.2021 17:32
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
e o Oscar de melhor comentário vai para...hilário. show Roberto Lima
Jose Luiz Fernandes Correia
Jose Luiz Fernandes Correia 06.07.2021 17:28
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
faltou fazer uma análise agora só lado oposto...do ladrão que deixou de ser ladrão por puro fanatismo....mesmo que todos os fatos dizem o contrário mas por questão oblíqua ou crença o clube dos fanaticos acha um ladrão condenado inocente e capaz de administrar um país que já faliram mas esses mesmos fanáticos também não acreditam....tudo invenção da religião....
Roberto Lima
Roberto Lima 06.07.2021 17:28
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Sim, e vc é o dono da verdade… ó ser superior… vc é q tem razão ! Vossa inteligencia é intocavel e superior… ó dono da verdade !
Ricardo Hoffmann
Rhoff 06.07.2021 16:48
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Como foi tudo utilizado como ilustração, passa. Porém devo ressaltar os péssimos exemplos. Sugiro ao autor que, prontamente utilizou de bom embasamento teórico para sua explanação, reveja suas bases de informação. Basta uma passadela por algumas Universidades (de primeiro mundo claro) e encontrará diversos estudos publicados sobre alguns medicamentos, logo, exemplo ruim. Vale dizer que 70% de sucesso não é 100%. Enfim, pouco importa. Importa usar a polemizada e direcionada exemplificação em momento acalorado e, diga-se, de nada valem as "ressalvas' já que para questões acalaloradas, "ressalvas" são inúteis. Escreva outro livro oraculóide, quem sabe emplaca novamente.
Maurice Lima
mcdli 06.07.2021 16:48
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
é você carluxo? só você escreve textos assim.
Chico Chicao
Chico Chicao 06.07.2021 16:48
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
hahahahah... perfeito!!! vai que é ele renomeado!!!
Lucas Oliveira
Lucas Oliveira 06.07.2021 16:29
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
belo texto,mandou a real ! mas vou acrescentar algo independente de quem ganhe em 2022 se vc espera de algum político de direita ou esquerda(lula ou bolsonaro)que eles façam algo por vc,sinto lhe informar vc ja esta ferrado e não sabe!
Roberto Rizzato
Roberto Rizzato 06.07.2021 15:09
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Numbers and facts don’t lie!
James Cerede
James Cerede 06.07.2021 15:09
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Patetico! O autor fala em racionalidade, mas usa Uol com base de seu texto! Hahahaha…
Lucas Ribeiro
Lucas Ribeiro 06.07.2021 15:09
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
por favor, não utilize terça livre, nem jornal da cidade online.
Lucas Ribeiro
Lucas Ribeiro 06.07.2021 15:09
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Nem brasil 247, nem revista fórum ou DCM
Chico Chicao
Chico Chicao 06.07.2021 15:09
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Tá por dentro, hein!!! Robozinho contratado!!!
Roberto Grigolli
Roberto Grigolli 06.07.2021 14:26
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Esse texto poderia ser muito bem escrito 3 meses antes da Dilma ser impichada, eu que não vou pagar para ver e ficar muito comprado em Brasil e real. O Fato relevante é que não é somente a materilização do impeachment em si, mas o enfraquecimento absurdo que o Governo Bolsonaro vem sofrendo, ele pode não sofrer o impeachment, mas ficar simplesmente incapaz de aprovar qualquer coisa ate as eleições, um floating duck.
Chico Chicao
Chico Chicao 06.07.2021 14:26
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Graças!!! Assim, não vai fazer mais nada errado!!!
JR Alonso
JR Alonso 06.07.2021 14:26
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Ele é mais esperto do que imagina... Aguarde...
Marcos Antonio Medeiros dos Santos
Marcos Antonio Medeiros dos Santos 06.07.2021 12:49
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Uma análise pragmática e sem paixões! é disso que eu pelo menos preciso, não como de politica partidária, fofocas e etc. Parabens!
Fred Santos
Fred Santos 06.07.2021 12:46
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
CURY e DIRR despencando. Matéria cheia de viés. Tem cara de ser eleitor do Dória e do Luciano Hulk. rs
JR Alonso
JR Alonso 06.07.2021 12:46
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Empiricus quer vender...rsrsrs, lança matéria, o desavisado corre pra comprar e eles... vendem. .rsrsrs O "gópi" taí, cai quem quer....
Rodrigo Custodio
Rodrigo Custodio 06.07.2021 12:44
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Se bem entendi a tese, eh como se alguem capaz de tomar boas decisoes de negocios passasse a escrever, digamos, non-sense philosophy e concluisse que eh porque as escreve que tem sucesso. Nelson Rodrigures eh muito bom mesmo!
Adriano Seniuk
Adriano Seniuk 06.07.2021 12:34
Salvo. Ver Itens salvos.