Últimas Notícias
0
Versão sem anúncios. Atualize sua experiência no Investing.com. Economize até 40% Mais detalhes

Últimas Notícias

Banco Inter aprova oferta de units de R$5,5 bi

Ibovespa 130 Mil Pontos: É Hora de Comprar Bolsa?

Por Bruce BarbosaAções09.06.2021 15:31
br.investing.com/analysis/ibovespa-130-mil-pontos--hora-de-comprar-bolsa-200442502
Ibovespa 130 Mil Pontos: É Hora de Comprar Bolsa?
Por Bruce Barbosa   |  09.06.2021 15:31
Salvo. Ver Itens salvos.
Este artigo já foi salvo nos seus Itens salvos
 

Ibovespa a 130 mil pontos!

Os comprados estouram champagne e quem ainda não tem ações se morde de raiva.

Ibovespa.
Ibovespa.
Ibovespa. Fonte: Bloomberg.

Voltamos à mesma pergunta de sempre: "Está na hora de comprar bolsa?"

E a resposta é a mesma de sempre: "Sim, é sempre hora de comprar bolsa."

Bolsa é sempre. Bolsa é para sempre.

"Ah, mas eu queria comprar na baixa"

Esse é o sonho de todo mundo que nunca investiu (ok, de quem já investe também):

Ibovespa.
Ibovespa.
Ibovespa. Fonte: Bloomberg.

Que maravilha seria. Comprar na mínima e vender na máxima.

Mas os gênios do passado só não saberiam dizer o que fazer agora. Se hoje é compra ou venda.

A realidade de quem investe no mercado é muito mais assim:

Ibovespa.
Ibovespa.
Ibovespa. Fonte: Bloomberg.

E a realidade hoje é clara. É compra ou é "não venda". É tão óbvio.

Qualquer um que disser que acerta os movimentos do mercado é mentiroso ou pilantra. Ou os dois.

"Mas a bolsa já subiu demais, está cara"

Muita calma, pequeno gafanhoto.

Pare de olhar para as cotações e olhe para os resultados das empresas. Só os resultados te dirão se estamos pagando caro ou barato por algo.

Quando compramos empresas (não são ações, são empresas), estamos comprando a capacidade dessas empresas de entregar gordos lucros no futuro.

É isso, a sua salvação é olhar os lucros. Veja só:

Ibovespa.
Ibovespa.
Ibovespa. Fonte: Bloomberg.

Lucros em alta = ações em alta.

Lucros em queda = ações em queda.

Se a bolsa está cara ou barata depende do que acontecerá com os resultados das empresas da bolsa.

É muito simples.

"E os riscos? E se a bolsa cai?"

Peter Lynch tem uma frase ótima sobre isso:

 

“Mais dinheiro foi perdido por investidores se preparando para correções ou se antecipando a correções do que nas correções em si “ – Peter Lynch.

Permita-me perguntá-lo: você já viu um jornalista otimista?

Print de manchete da Folha de São Paulo: "Economia dá mais sinais de despiora. Vendas no comércio crescem além do esperado, mercado financeiro anda mais calmo."
Print de manchete da Folha de São Paulo:
Fonte: Folha de São Paulo.

Crise, pânico e desespero vendem muito mais jornais.

Print de manchete do Valor Econômico: "Otimismo domina bolsa apesar de risco elétrico. Principal índice da B3 subiu 0,52% para 126.216 pontos; ganhos foram sustentados pela ação da Vale, responsável por pouco mais de 30% da alta total do Ibovespa."
Print de manchete do Valor Econômico:
Fonte: Valor Econômico.

Os jornais estão sempre anunciando o fim do mundo no meio da crise e também no meio do boom.

"Bolsa está na máxima, mas os riscos são enormes."

"Bolsa está na mínima, mas os riscos são enormes."

As manchetes da pandemia deixaram isso extremamente claro.

Tem medo? É só não fazer o que você sabe que é errado.

Não quer quebrar? Não siga quem quebrou

A bolsa só é um cassino para quem trata a bolsa como um cassino.

Já viu o gráfico abaixo?

Gráfico sobre o mercado financeiro (em dias: muitas variações; em uma década: linha reta de aumento.
Gráfico sobre o mercado financeiro (em dias: muitas variações; em uma década: linha reta de aumento.
Fonte: Nord Research.

O segredo da bolsa é comprar empresas e focar no longo prazo.

A probabilidade de sucesso do investidor sobe junto com o prazo de seu investimento.

Os day traders entregam seu dinheiro de mão beijada para os investidores de longo prazo (agradecemos muito! Obrigado!).

Boas empresas a bons preços geram muito valor para seus acionistas a longo prazo.

Duvida? Pergunte ao Bezos, Musk, Arnault, Gates, Zuckerberg e Buffett...

 

Quer ficar rico? Siga o que os ricos fazem

Você já viu day trader na lista de mais ricos do mundo? Pois é, nem eu.

Compre boas empresas a bons preços ou comece uma. É o mesmíssimo conceito.

Afinal, quem paga mais barato que o fundador de uma empresa?

Não sabe qual empresa fundar? Seja sócio de uma na bolsa. É muito mais fácil.

Ela já está prontinha, gerando gordos lucros para você aproveitar.

Procure sempre por isso:

Gráficos: à esquerda – Ebitda de LCAM3; à direita – Lucro de LCAM3.
Gráficos: à esquerda – Ebitda de LCAM3; à direita – Lucro de LCAM3.
Fonte: Nord Fundamentos.

Ebitda e lucro subindo a longo prazo. É aqui que você vai ganhar dinheiro.

Evite isso:

Gráficos: à esquerda – Ebitda de MEAL3; à direita – lucro de MEAL3.
Gráficos: à esquerda – Ebitda de MEAL3; à direita – lucro de MEAL3.
Fonte: Nord Fundamentos.

Fácil, não?

"Sou muito azarado, e se a bolsa cai?"

Ok, vamos simular a compra de um "azarado".

Comprou todo o seu dinheiro em ações na véspera da crise da pandemia.

Gráfico apresenta desempenho de ANTI-Trader e do Ibovespa desde 11/06/2019. 
ANTI-Trader: +145% em 1 ano e 4 meses.
Gráfico apresenta desempenho de ANTI-Trader e do Ibovespa desde 11/06/2019. ANTI-Trader: +145% em 1 ano e 4 meses.
ANTI-Trader e Ibovespa. Fonte: Bloomberg.

O sujeito "amargou prejuízo" de mais de -60 por cento na crise até março de 2020.

Mas se o "azarado" nos mandou um Telegram, se acalmou e não vendeu suas ações, ele já estava no mesmo patamar em agosto de 2020.

Mesmo não tendo aproveitado a queda para comprar mais ações a preços baixíssimos.

O mesmo "azarado" da crise teria acumulado entre fevereiro de 2020 e junho de 2021 um belo retorno de +145 por cento.

Foi só pensar a longo prazo e confiar nos resultados das companhias.

"Pobre azarado".

O segredo está em quais empresas investir. Simples, comprando boas empresas a bons preços e confiando em seus investimentos. Estudando as empresas a fundo e tendo confiança em seus resultados de longo prazo.

A estratégia do anti-trader é muito simples. Apenas procuramos por isso:

Gráficos: à esquerda – Ebitda de PRIO3; à direita – lucro de PRIO3.
Gráficos: à esquerda – Ebitda de PRIO3; à direita – lucro de PRIO3.

Pagamos pouco (EV/Ebitda e P/L baixos) por Ebitda e lucros altos e crescentes a longo prazo.

Só isso.

"Como serão os resultados das empresas nos próximos trimestres?"

Vou enumerar:

  1. Estamos nos recuperando (ainda não saímos) de uma crise que derrubou todas as economias globais.
  2. Os governos e bancos centrais mundiais ainda estão estimulando suas economias para que se recuperem.
  3. A demanda maior está puxando os preços das commodities para cima.
  4. O Brasil é o maior exportador de commodities do mundo.
  5. As projeções de crescimento de PIB do Brasil, em 2021, estão em 5 por cento e subindo.
  6. Os resultados das empresas estão melhorando e deverão continuar crescendo forte.
  7. Lucros em alta = ações em alta.
  8. Caiu? Oportunidade de compra, esteja preparado.

Afinal, melhor do que lucrar só com Ações é lucrar com seu patrimônio como um todo.

Ibovespa 130 Mil Pontos: É Hora de Comprar Bolsa?
 

Artigos Relacionados

Thiago Bisi
Ibovespa Fecha em Alta de 0,59%   Por Thiago Bisi - 14.06.2021 1

Análise gráfica (técnica) de Ibovespa, Índices, Dólar e Ações. Papéis em destaques: Ibovespa, Mini Índice, ETF iShares MSCI Brazil (NYSE:EWZ), Nasdaq 100, S&P 500 Futuros, Dow...

Ibovespa 130 Mil Pontos: É Hora de Comprar Bolsa?

Adicionar comentário

Diretrizes para Comentários

Nós o incentivamos a usar os comentários para se engajar com os usuários, compartilhar a sua perspectiva e fazer perguntas a autores e entre si. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

  • Enriqueça a conversa
  • Mantenha-se focado e na linha. Só poste material relevante ao tema a ser discutido.
  • Seja respeitoso. Mesmo opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
  • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
  • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
  • Evite palavrões, calúnias, ataques pessoais ou discriminatórios dirigidos a um autor ou outro usuário.
  • Somente serão permitidos comentários em Português.

Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de comentar no futuro, a critério do Investing.com

Escreva o que você pensa aqui
 
Tem certeza que deseja excluir este gráfico?
 
Postar
Postar também no :
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por este motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
Comentários (38)
Bruno Panvequi
Bruno Panvequi 11.06.2021 18:55
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Já era pra estar comprado faz tempo.
Roger Bamdra
Roger Bamdra 11.06.2021 11:38
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
E Massa de bico centavos mais centavos menos tida alegrias do patrimônio de Eike Batista
Glauco Garcia
Glauco Garcia 10.06.2021 9:37
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Longo prazo a unica certeza é a morte....todos. nós vamos envelhecer, adocer e morrer um dia.. isso sim é a unica certeza a longo prazo.. Dinheiro tem que trabalhar todos dias mesmo quem opera na bolsa.. Day Trade é cassino apenas para quem conhece , se você não é esse cara , opere swing trade, qdo atingir a meta saia do ativo e compre outros, se ficar com ele só aguardando vai correrno risco de devolver o lucro em algum momento inesperado(pandemia por exemplo), e que a propósito não é isso que o amigo escreveu no texto acima.. pegue como exemplo ativos de educação, turismo, aviação, alguns bancos, entre outros, muito distante da recuperação...
Sergio Peixoto Junior
Sergio Peixoto Junior 09.06.2021 20:33
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
compre na alta e venda na baixa. Repita até ficar falido!
Luciano Martins de Almeida
Luciano Martins de Almeida 09.06.2021 19:41
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Muito bom! Como já dizia Décio Bazin: "Pra onde vai a bolsa? Pra cima." É o que qconrece no longo prazo.
Leonardo Vinicius
Leonardo Vinicius 09.06.2021 19:17
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Muito bom. Sou novato no mercado financeiro e estava focado somente em day trade iludido com os youtubers que dizem que dá para ficar milionário com day trade. Mas agora eu tive uma visão mais ampla. Muito obrigado, me ajudou bastante.
Mariana Melo
Mariana Melo 09.06.2021 19:17
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
eita moço, faz isso não. Holder no longo prazo ganha mais, mas de vez enqdo se vc ver uma oportunidade de swing aí vale a pena.
Samuel Oliveira
Samuel Oliveira 09.06.2021 19:17
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Suriel Ports está rico vendendo cursos kkkk
Rodolfo Correia
Rodolfo Correia 09.06.2021 19:10
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Cada qual sabe do seu bolso e em que pode investir, tanto para longo prazo quanto para um curto prazo, cada uma tem suas diferenças de operar no mercado, o artigo é bom, mas acredito que um trader também tem chances de ficar rico sim.
Mariana Melo
Mariana Melo 09.06.2021 19:10
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
ter até tem. mas tem q manjar muito dos "paranaues"
Mariana Melo
Mariana Melo 09.06.2021 19:10
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
ter até tem. mas tem q manjar muito dos "paranaues"
Mariana Melo
Mariana Melo 09.06.2021 19:10
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
ter até tem. mas tem q manjar muito dos "paranaues"
Wagner Nv
Wagner Nv 09.06.2021 18:15
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Excelente!
Samuelboxer Silva
Samuelboxer Silva 09.06.2021 18:15
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
discordo da parte do day trade pelo fato que day trade não ser investimento. nem uma renda extra e sim uma profissão. o fato de muitos venderem o sonho de com mil fazer milhão aí desvaloriza o daytrade. se você que ser um profissional de daytrade: foque em daytrade e invista no longo prazo. e um fato interessante que algumas ações podem está em queda porém outras estam em alta forte. o Ibovespa é apenas um indice. então o Ibovespa pode esta caindo e ter boas ações pra compra. ou pode está subindo e ter ações péssimas para comprar.
Samuelboxer Silva
Samuelboxer Silva 09.06.2021 18:14
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
discordo da parte do daytrade pelo fato que daytrade não ser investimento. nem uma renda extra e sim uma profissão. o fato de muitos venderem o sonho de com mil fazer milhão aí desvaloriza o daytrade. se você que ser um profissional de daytrade: foque em daytrade e invista no longo prazo. e um fato interessante que algumas ações podem está em queda porém outras estam em alta forte. o Ibovespa é apenas um indice. então o Ibovespa pode esta caindo e ter boas ações pra compra. ou pode está subindo e ter ações péssimas para comprar.
Fagner Oliveira
Fagner Oliveira 09.06.2021 17:55
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Artigo muito bom, o negócio é pensar a longo prazo.
Nathan Silva
Nathan Silva 09.06.2021 17:53
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Discordo. No patamar atual os múltiplos estão baixos em grande parte das ações. Renda fixa longa muito mais atrativa que a grande maioria das ações. Não acho uma decisão inteligente pagar tão caro nas ações, sobretudo com economia com tantas dificuldades.
ferrare Ferrare
Ferrare 09.06.2021 17:51
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Excelente artigo!! Hoje temos operando na BV muitos centaveiros que nao deixam o papel se  valorizar, se a empresa é forte essa gente so tarda mais a valorização do papel !
Abiel Junior
Abiel Junior 09.06.2021 17:45
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Bom artigo. Fico me perguntando o motivo de muitos taxarem o day trade. Por que não focar na estratégia escolhida? Será uma tentativa frustrada ou um desejo não realizado?? Mesmo empresas com bons fundamentos não é bom comprar na máxima histórica. Weg e B3 são exemplos recentes. Estão na baixa e a bolsa em alta.
Eduardo S Feltz
Eduardo S Feltz 09.06.2021 17:43
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Logo o exemplo da Meal3, minha maior posição, só que com PM em 3 reais rsrs
luiz menezes
luiz menezes 09.06.2021 17:42
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Muito bom!
Marcelo Saraiva
Marcelo Saraiva 09.06.2021 17:41
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Cursos sobre renda variável?? Que nada. É só ler e guardar este artigo.
Marcelo Saraiva
Marcelo Saraiva 09.06.2021 17:41
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Cursos sobre renda variável?? Que nada. É só ler e guardar este artigo.
Paulo Vicente
Paulo Vicente 09.06.2021 17:36
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Muito bom! mas, acho que dá espaço pra swing trader para aumentar o capital e os investimentos. Grande abraço
Waldir BRASIL SANTIAGO
Waldir BRASIL SANTIAGO 09.06.2021 17:36
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
...num bom caipirês paulista,prá mim é mió ficá encima da análise técnica e ganhá 5% de 3 a 7 dias do que ficá um ano esperando talvez 100%...prá quem é tubarão e têm mais negócios é divertido...prá mim um saco...gosto da adrenalina diária do mercado!!!...mais ou menos lucro é relativo,mas aproveitar um final de semana cororido com dinheiro alheio é uma delúcia prazerosa!!!.
Daniel Cesar Silva
Daniel Cesar Silva 09.06.2021 17:36
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Estou torcendo pra isso
Amaro Vidal
Amaro Vidal 09.06.2021 17:35
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Compre bastante. Se cair, venda sua residência e compre mais. Se cair de novo, venda um órgão e compre mais ainda...
Raul Santiago Rosa
Raul Santiago Rosa 09.06.2021 17:34
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Enrolação
carlos brito
BRITO 09.06.2021 17:30
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O MELHOR MOMENTO SERÁ QUANDO TUDO QUEBRAR, AÍ AS AÇÕES VALERÃO CENTAVOS, ESTE SIM É O MOMENTO!!!! EM ALTA NUNCA.
Grigorio P M Neto
Grigorio P M Neto 09.06.2021 17:30
Salvo. Ver Itens salvos.