Últimas Notícias
0
Versão sem anúncios. Atualize sua experiência no Investing.com. Economize até 40% Mais detalhes

Resultado Via (VVAR3) 2T21: A Via de Crescimento Só Está Começando!

Por Breno BonaniAções12.08.2021 18:30
br.investing.com/analysis/resultado-via-vvar3-2t21-a-via-de-crescimento-so-esta-comecando-200443954
Resultado Via (VVAR3) 2T21: A Via de Crescimento Só Está Começando!
Por Breno Bonani   |  12.08.2021 18:30
Salvo. Ver Itens salvos.
Este artigo já foi salvo nos seus Itens salvos
 

Mais um resultado para vocês turma! Vou comentar o resultado da Via (ex Via Varejo (SA:VVAR3)), que por sinal, foi bem forte em alguns pontos. Mostrando realmente que a empresa está correndo atrás do crescimento.

UMA VIA? UM VIADUTO DE RESULTADO!

Indicadores
Indicadores

Fonte: Press Release Via 2T21

Antes de tudo, acho válido começar pelo início. Receita líquida de R$7,8 bilhões, crescimento de 49,2%. Sim, houve queda de margem bruta e houve queda de margem EBITDA. Até porque, houve um aumento de SG&A de 47% no trimestre.

Estamos falando de varejo também, margens são super apertadas e não é o foco de nenhuma companhia de varejo com ecommerce hoje ficar correndo atrás disso. Logo, isso pressionou o lucro operacional até chegarmos no Lucro Líquido.

Que inclusive, só foi positivo por conta dos impostos diferidos, que ajudaram a companhia no bottom line. Dito isso, o que importa para muitos a meu ver, é o crescimento do marketplace e quanto eles conseguem crescer para abocanhar mais market share.

Logo, vamos focar naquilo que tem interessado de fato!

O crescimento dos GMV’s. Para quem não está familiarizado com o termo GMV (Gross Merchandise Volume), ele costuma ser usado para determinar a saúde dos negócios de um site de comércio eletrônico porque sua receita será função da mercadoria bruta vendida e das taxas cobradas.

O GMV Total (Lojas Físicas + ecommerce) cresceu 51%. Sendo o Lojas Físicas Bruto, crescimento de 123% no trimestre. Olhando para o 1P, ele encerrou em R$4,7 bilhões, alta de 6,8%. Mas o foco da companhia, que tem sido o 3P, cresceu quase 85% no trimestre, encerrando em R$1,7 bilhão. Sendo assim, o GMV ecommerce bruto totalizou em $6,3 bilhões, alta de 20% frente ao mesmo período anterior.

Performance
Performance

Fonte: Press Release Via 2T21

 

Olhem que bacana também. A companhia alcançou 30 milhões de SKUs no 2 trimestre, um crescimento de 10x em relação ao 2T20. Sem contar que os sellers saíram 6mil para 71,2mil, representando uma alta de mais de 1000% em relação ao mesmo período anterior.

Isso permitiu com que a companhia, últimos sete trimestres, aumentasse o seu market share online de forma consistente, mais que dobrando o share. Eles saíram de 7,8% no 3T19 para 16,4% em julho de 2021, segundo a fonte Compre & Confie. Um salto interessante e que aproxima bastante da meta de ter pelo menos 20% do market share até 2025.

Outro ponto que merece a atenção, é a continua evolução do vendedor online (GMV 3P) que alcançou 18% no trimestre.

Participação
Participação

Fonte: Press Release Via 2T21

Sendo assim, é de se esperar que o omnichannel acelere o seu protagonismo. A companhia comentou que está com um plano agressivo de lojas. Sendo que, no primeiro semestre ela já inaugurou 19 das 120 lojas programadas para o ano, todas lojas estão configuradas para atender as demandas de e-commerce 1P e 3P.

Além disso, a companhia é uma das poucas do país que conseguem atender os 5.568 municípios brasileiros, incluindo localidades como Jutaí, município com menos de 14 mil habitantes, encravado na floresta amazônica, e onde o acesso se dá apenas por via aérea ou fluvial.

Por isso, o braço logístico vai ser um propulsor importante. Até o final do ano a Companhia reforçará sua vocação como “hub logístico” ao expandir seu pacote de serviços agnósticos para os sellers do marketplace incluindo o fulfillment (coleta, armazenagem e entrega de mercadorias) que será oferecido também no conceito mar aberto.

Assim, mesmo que o seller efetue a venda por outra plataforma, poderá contar com a Via para cuidar de toda sua logística. Hoje a companhia já entrega em 24 horas em 2.500 municípios e no mesmo dia em 65, performance sem precedentes no varejo brasileiro.

Pegando o gancho agora do portfólio financeiro da companhia, que praticamente está virando um ecossistema financeiro, tem potencial para preencher uma lacuna pouco explorada pelo mercado brasileiro, através do BNQI SCD e a Rede Celer.

Números
Números

Fonte: Press Release Via 2T21

Essas ofertas de soluções financeiras retroalimentam o ecossistema da Via. Abrem novos canais de conexão com os seus clientes, reduzem os custos de transações e aumenta a recorrência e fidelização na ponta final.

Aquisição
Aquisição

Fonte: Press Release Via 2T21

Para finalizar essa parte, falta comentar sobre a evolução no crediário e a dívida. Falando do crediário, a companhia já possui uma expertise de longa data, afinal, praticamente seis décadas operando em cima desse modelo.

Atualmente são mais de 15 milhões de clientes pré-aprovados, sendo +4,0 milhões de clientes ativos. Apesar do fechamento de lojas no período, a carteira do crediário seguiu com evolução positiva: crescimento de 52% YoY no 2T21 para R$ 4,7 bilhões (+R$ 1,6 bilhões nos últimos 12 meses).

Produção
Produção


Fonte: Press Release Via 2T21

E entrando um pouco no mercado de cartões, a companhia vem fazendo um trabalho bem interessante. Ela possui parceria de operação com o Itaú (SA:ITUB4) (Ponto) e Bradesco (SA:BBDC4) (Casas Bahia). Sendo que o total de novos cartões cresceu 3x em relação ao segundo trimestre de 2020.

Sem contar que o TPV (Total Payment Volume), que mede o total de volume transacionado utilizando os meios de pagamentos dela, alcançou R$4,6 bilhões, um aumento de 59% YoY. Agora vamos falar da dívida (prometo que é o fim). A companhia encerrou o trimestre de uma forma bem saudável a meu ver, com relação entre o caixa líquido ajustado e o EBITDA LTM de 0,7x.

Estrutura
Estrutura

Fonte: Press Release Via 2T21

Conclusão e Valuation

Minha conclusão é simples. Dados sólidos e avanços interessantes em diversos segmentos que a companhia atua. Está preocupado com o fato de o Lucro Operacional ter sido pressionado e o Lucro Líquido ter sido ajudado por conta dos impostos diferidos? Eu não ficaria preocupado com isso agora.

A companhia gerou um FCO positivo, assim como um FCF também. Dívida controlada, sem contar que é uma empresa muito grande, que sobreviveu 2020 fazendo um turnaround e tem acesso a diversas linhas de crédito.

A companhia vem entregando um bom crescimento do GMV, que corroborou com um bom ganho de market share (quase chegando na meta estabelecida pela empresa). Além disso, o foco em abertura de mais lojas, com o fortalecimento do omnichannel, juntamente com a melhora da experiência do usuário, me deixam tranquilos que a Via, está mesmo em uma via de crescimento.

Em 2019, um novo time de gestão assumiu a companhia, desde então, a missão é fazer uma transformação digital e concluir o turnaround com sucesso. Além disso, o crescimento direcionado ao marketplace, juntamente com o seu sistema logístico (ASAP LOG e I9XP) e com o seu diferencial em conceder crédito para os seus clientes (BanQI, CDC e Cartões), me fazem acreditar que o time realmente está indo em direção ao caminho certo.

Sendo assim, acredito que o mercado está sendo míope, tal qual foi com outras empresas no passado. Faz parte. Mas não se esqueçam, a companhia negocia a 0,5x EV/GMV, 18x P/L e 20% de ROIC para 2022. Margem de segurança, é bom e eu gosto.

Resultado Via (VVAR3) 2T21: A Via de Crescimento Só Está Começando!
 

Artigos Relacionados

Resultado Via (VVAR3) 2T21: A Via de Crescimento Só Está Começando!

Adicionar comentário

Diretrizes para Comentários

Nós o incentivamos a usar os comentários para se engajar com os usuários, compartilhar a sua perspectiva e fazer perguntas a autores e entre si. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

  • Enriqueça a conversa
  • Mantenha-se focado e na linha. Só poste material relevante ao tema a ser discutido.
  • Seja respeitoso. Mesmo opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
  • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
  • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
  • Evite palavrões, calúnias, ataques pessoais ou discriminatórios dirigidos a um autor ou outro usuário.
  • Somente serão permitidos comentários em Português.

Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de comentar no futuro, a critério do Investing.com

Escreva o que você pensa aqui
 
Tem certeza que deseja excluir este gráfico?
 
Postar
Postar também no :
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por este motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
Comentários (32)
Thiago Teruya
Thiago Teruya 15.08.2021 10:16
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Bacana, vvar foi una das acoes que mais deu prejuizo esse ano
Bernardo Saenger
Bernardo Saenger 14.08.2021 16:43
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Nao vale investir no varejo a longo prazo 👎🏼👎🏼👎🏼
Aline Gomes
Aline Gomes 14.08.2021 9:07
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Do que adianta isso tudo, se nas últimas 48h o papel caiu 13 % ?
Cesar Canonenco
Cesar Canonenco 14.08.2021 9:07
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Devemos comprar tese e nao preço, caso seja uma investidora e nao trader. Se caiu 13% então é um baita momento de comprar mais, pois promoção assim acontece pouco. Sim , é possível cair até mais , e é por isso que as compras devem ser feitas em lotes espassados .
Alexandre Moutran
Alexandre Moutran 14.08.2021 9:07
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
hora de comprar com toda essa queda e perspectiva de crescimento
Alexandre Moutran
Alexandre Moutran 14.08.2021 9:07
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Hora de comprar, com toda essa queda a perspectiva é de crescimento. Eu vou nessa.
ROBSON REIS
ROBSON REIS 13.08.2021 23:14
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Muito boa análise. A Cia. vem sendo referencia no mercado de games tb onde tem boa participacao em vendas. Acredito q nao consiga entregar a abertura das 120 lojas esse ano, mercado ta precificando isso tb. Enfim, segue…
Rafael Rc
Rafael Rc 13.08.2021 13:56
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
pelo valor do papel vai recomprar é tudo, a empresa daqui a pouco não vale 10bi a mercado
Rafael Rc
Rafael Rc 13.08.2021 13:55
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
pelo valor que o papel esta indo vai recomprar é tudo
Marcos Meireles
Marcos Meireles 13.08.2021 11:58
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
ouvi comentários que via varejo irá recomprar fazer recompra de papéis ,semana que vem!  alguma informação?
Fernando Tarcsay Marques Filho
Fernando Tarcsay Marques Filho 13.08.2021 11:43
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Concordo com a sua análise, veja que amer3 e maglu3 estão sofrendo o mesmo baque pós balanço da vvar3 ontem. O mercado esta caindo em um reflexo do momento do país, apesar de um resultado sólido das varejistas em geral. Tirando Americanas que eu vejo como uma manipulação após estratégia de recompra de parte das ações o resto das 3 grandes varejistas é só questão de tempo e espera para chegarmos ao nosso objetivo. Tanto a vale quanto a petro dependem do mercado externo, as varejistas do mercado interno. Acredito em uma alta significativa dessas ações até 12/21 e acho bem viável o valor da vvar3 na faixa dos 18 a 21 nesse momento. Venho estudando e perdendo e ganhando como todos, mais na minha humilde opinião o momento é de manter minha carteira e apostar em pequenas coberturas com opções para ir diminuindo aos poucos o custo médio por ação e embolsar uma boa bolada com as varejistas no fim do ano.....obrigado pela sua opinião, faz muito sentido também...
Carlos Alberto
Carlos Alberto 13.08.2021 9:01
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Vvar3 caiu porque esta sendo fomparada com a concorrencia que esta operando melhor, como Mercado Livre e Magalu
Joao Jr
Joao Jr 13.08.2021 4:52
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Perfeito estudo amigo!!!!! Uma mudanca GIGANTESCA na empresa!
Marcio Ferreira
Marcio Ferreira 12.08.2021 23:27
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Mais parece um estudo parcial de casa de análise sugerindo compra forte.
Breno Bonani
BrenoBonani 12.08.2021 23:27
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Nah. Não trabalho para casa de análise amigo. Apenas a minha humilde opinião.
Pedro Costa
Pedro Costa 12.08.2021 23:27
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Guilherme Lopes
Guilherme Lopes 12.08.2021 22:50
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Por isso estou em magalu pm 8,30 10 mil cotas. Só alegria
Ricardo Silva
Ricardo Silva 12.08.2021 22:28
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Foi tao bom qur caiu 7% depois fo balanço
Breno Bonani
BrenoBonani 12.08.2021 22:28
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
No curto prazo as coisas são assim. Resultado foi bom, não é pq caiu um dia 7% que a empresa corrigiu por algum motivo sensato kkkkk
Dom Luiz
Dom Luiz 12.08.2021 22:01
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Varejo brasileiro é lixo. Melhor vender pra Amazon, para não passar mais vergonha...
Breno Bonani
BrenoBonani 12.08.2021 22:01
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Não diga isso Dom. Varejo brasileiro dá aula para a Amazon. A companhia entrega onde praticamente nenhuma entrega. No fim do dia, a Amazon ganha dinheiro com o AWS também, se não fosse isso, caia quase na mesma história da Via.
Carlos Barros
Carlos Barros 12.08.2021 21:07
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Excelente analise Breno. 👍🏼👍🏼
Breno Bonani
BrenoBonani 12.08.2021 21:07
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Valeu Carlos! Tmj meu querido
Gilson Fraga
Gilson Fraga 12.08.2021 20:47
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Nunca consegui entender isso, empresa que lucra muito e tem fundamento sólido no balanço despenca, e as empresas que dão prejuízo sobem...vai saber..
Marcos Faria do Nascimento
Marcos Faria do Nascimento 12.08.2021 20:47
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Isso se chama manipulação de mercado, enquanto a quantidade de pessoas físicas na B3 for tão pequena (comparado aos EUA e Europa) estamos fadados a isso, aqui quem move o mercado são os grandes players, olha o caso da JBS hoje, lucro absurdo, e nem teve o problema do ebitida da via, e foi madeira abaixo tbm, os sardinhas levam fumo, eles realizam, e daqui a pouco estão comprando de novo, engraçado que se sobe 10% a CVM vai atrás pra saber porque, mas se cai 10% eles tão nem aí.
César Carvalho
César Carvalho 12.08.2021 20:47
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Acompanho e invisto meus trocados na bolsa há alhuns anos .É praticamente em quase todas as pulblições que acontrce isso.Muito recorrente , independete da empresa .Me parece que acontece com as mais badaladas , é na bolsa também existe moda.
Leonardo Briguiet
Leonardo Briguiet 12.08.2021 20:47
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Além da tremenda manipulação, creio que o mercado de opções também contribuiu para toda essa instabilidade. Por último, acho que muitos investidores que já queriam se desfazer de determinada ação, esperam até o dia do resultado trimestral para ver se a ação dá um salto, se muitos investidores tiverem isso em mente, acaba que o efeito é super desastroso.
Gilson Fraga
Gilson Fraga 12.08.2021 20:46
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Nunca consegui entender isso, empresa que lucra muito e tem fundamento sólido no balanço despenca, e as empresas que dão prejuízo sobem...vai saber..
Edson Adriana
Edson Adriana 12.08.2021 20:44
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O mercado é realista e nao se opera nele atravez de sonhos!!
Breno Bonani
BrenoBonani 12.08.2021 20:44
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Através*. E ninguém tá sonhando não, o resultado foi bom.
Alessandro Gagliardi
Alessandro Gagliardi 12.08.2021 19:38
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
hoje em dia analista não serve para nada
Breno Bonani
BrenoBonani 12.08.2021 19:38
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Infelizmente, você perdeu o seu tempo lendo alguém que não serve para nada.
Magali Leite
Magali Leite 12.08.2021 19:37
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Breno, gostei muito da sua analise!
Breno Bonani
BrenoBonani 12.08.2021 19:37
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Magali! Fico grato!! Obrigado pelo elogio.
Airton Pinheiro
Airton Pinheiro 12.08.2021 19:32
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
não está dando para se basear em nada há tempos ou melhor a mais de um ano que é um foguete porém
Alan Salvador
Alan Salvador 12.08.2021 19:32
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
ótima análise técnica e objetiva! Fatos e dados geram precisão nos resultados!
Breno Bonani
BrenoBonani 12.08.2021 19:32
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Valeu Alan! O intuito é só ajudar sempre!!
Alex SF
Alex SF 12.08.2021 19:31
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Deixo aqui meus parabens pelo seu trabalho ficou tudo muito bem explicado pra quem quer aporta pra um periodo mais longo
Breno Bonani
BrenoBonani 12.08.2021 19:31
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Po Alex! Só força, brigadão! Abs.
Carlos Fagiani Junior
Carlos Fagiani Junior 12.08.2021 19:30
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
rapaz, comprei vvar3, ela subiu subiu e caiu caiu, antes de me deixar no negativo sai fora. cabreiro de comprar de novo.
Carlos Alberto
Carlos Alberto 12.08.2021 19:28
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Continua atendendo mal a seus clientes, Mercado Livre e Magalu atendem bem melhor. Comprei um produto no site da CB em junho, passados 30 dias sem entrega cancelaram o meu pedido sem explicaccao e ate hoje nao vi o reembolso no meu cartao. Detalhe: o produto continuava anunciado no site, ninguem no atendimento conseguiu me explicar porque o cancelamento da minha compra... e eu precisando do produto! Lamentavel um e-commerce assim...
Marcos Faria do Nascimento
Marcos Faria do Nascimento 12.08.2021 19:28
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Tá achando que não tem tu de cliente deles é? kkkkkk Já fui mal atendido pela Magalu, pela Amazon quase caí em golpe do Mercado livre, lojas americanas já me deu dor de cabeça, compro tudo online, uma hora ou outra você vai ter problema com a empresa, em todas, comigo o ponto frio resolveu bem meu problema, mas não vou dizer que é a melhor empresa do mundo, são milhões de clientes.
Breno Bonani
BrenoBonani 12.08.2021 19:28
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Rapaz, quase todo marketplace do mundo, você vai passar alguma dor de cabeça. Agora, pegar apenas um experiência ruim e definir a empresa é complicado. Eles não estão ganhando market share atoa Carlos...
Breno Bonani
BrenoBonani 12.08.2021 19:28
Salvo. Ver Itens salvos.