Últimas Notícias
0
Versão sem anúncios. Atualize sua experiência no Investing.com. Economize até 40% Mais detalhes

Últimas Notícias

Panasonic revela protótipo de bateria para ajudar Tesla a reduzir custos de produção

Tic-Tac para Evergrande

Por Felipe MirandaResumo do Mercado20.09.2021 13:27
br.investing.com/analysis/tictac-para-evergrande-200444796
Tic-Tac para Evergrande
Por Felipe Miranda   |  20.09.2021 13:27
Salvo. Ver Itens salvos.
Este artigo já foi salvo nos seus Itens salvos
 

Havia outros planos para este Day One. A realidade insiste em sua agressividade e seu não comedimento, atropelando de maneira avassaladora qualquer planejamento. “O campo escala”, ensina o filósofo Tite.

Futuros de Wall Street em queda significativa, commodities em forte baixa, dólar em alta, corrida para os títulos do Tesouro norte-americano. “Ah, e as criptomoedas?” Em forte baixa, também. Na hora do pânico, não há diferenciação. Venda primeiro, entenda depois. As correlações convergem para 1, desafiando qualquer fronteira eficiente de alocação de capital. A diferenciação ocorre no pós-pânico.

Daí emerge um primeiro corolário importante: se a diferenciação ocorre apenas num segundo momento, a paciência é escalada para o jogo com a faixa de capitã. Ela forma o trio de ataque (ou seria de defesa?) com a serenidade e a disciplina. Dias em que os vieses cognitivos são colocados à prova e as Finanças Comportamentais se tornam mais relevantes do que as métricas clássicas de valuation.

A catálise para a maior aversão ao risco vem, majoritariamente, das preocupações com a crise de crédito envolvendo a incorporadora chinesa Evergrande (OTC:EGRNY) e seu potencial contágio para o setor e a economia local como um todo.

O que está em jogo?

Em grande medida, a própria capacidade chinesa em lidar com crises desta magnitude e sua decisão de salvamento ou não de grandes empresas como essa.

Análises envolvendo a China são sempre complexas. Falta transparência, sobram valores e instituições (formais e informais) diferentes daqueles valorizados no Ocidente. O confucionismo acima da valorização da democracia ocidental.

Pelas sinalizações do final de semana, Pequim pretende lidar com a crise a partir de regras de mercado. Em sendo mesmo o caso, estaríamos lidando com a Evergrande como uma alusão aos grandes bancos americanos (“too big to fail”), numa analogia mais superficial e menos precisa, dado o caráter menos sistêmico da companhia (crises com instituições financeiras em seu epicentro são fenômenos mais complexos pela sua própria natureza), e à crise do LTCM (paralelo um pouco mais preciso), mas com maior capacidade de gerenciamento, dada a possibilidade de reação antecipada, a interpretação por parte das autoridades de que ela seria também grande demais para falir e a capacidade do governo chinês de agir sem precisar dos mecanismos clássicos de “checks and balances” de democracias mais consolidadas.

De forma mais simples, há dois grandes cenários à frente. Uma liquidação da companhia ou sua reestruturação. Há um terceiro entre ambos, que seria uma reestruturação desordenada, mas que, em termos práticos, representaria quase o mesmo de uma liquidação. Conforme escreveu a Fitch recentemente, esse cenário negativo é algo que as autoridades locais querem evitar.

Como lembrou o UBS em relatório desta segunda-feira, a entrega dos projetos é a questão mais importante em termos de estabilidade social e gerenciamento de uma crise imobiliária. Os compradores de imóveis e os fornecedores são os stakeholders mais relevantes.

Dito isso, uma liquidação seria o cenário menos provável. Emerge como possibilidade a segregação em companhias menores para tocar os projetos, acompanhada de uma reestruturação da dívida, sem escapar de um haircut significativo.

Sendo mesmo o caso, conseguiríamos atravessar a crise sem grande contágio sobre o setor financeiro; contudo, sem falsas ilusões. Sempre há consequências. Algumas cicatrizes ficariam, como maior desconfiança sobre o setor imobiliário chinês e aumento dos custos de financiamento. Fica ainda o risco de difícil mensuração fora do setor bancário tradicional — é sempre complexo mensurar as imbricadas relações do shadow banking na China. No setor financeiro, os bancos com maior exposição ao problema seriam JSB e Minsheng Bank.

A conclusão mais geral da S&P Global Ratings parece pertinente: um default da Evergrande tenderia a causar um pouco mais do que mera volatilidade nos mercados, ao mesmo tempo que seria improvável uma grande onda de default catalisada por esse evento. Seria um pequeno nível de contágio, gerenciável.

Evidentemente, isso exigiria uma ação rápida e eficiente. Se confirmada a reestruturação e a não liquidação da companhia, o alívio no mercado de crédito chinês seria imediato e o contágio bastante limitado.

O risco existe e não é desprezível. Há várias incertezas e falta de acesso à informação para se acessar a real situação na China, o que inclusive contribui para reações mais exacerbadas de curto prazo do mercado. Ao menos até agora, porém, esse risco é gerenciável.

Tic-Tac para Evergrande
 

Artigos Relacionados

Tic-Tac para Evergrande

Adicionar comentário

Diretrizes para Comentários

Nós o incentivamos a usar os comentários para se engajar com os usuários, compartilhar a sua perspectiva e fazer perguntas a autores e entre si. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

  • Enriqueça a conversa
  • Mantenha-se focado e na linha. Só poste material relevante ao tema a ser discutido.
  • Seja respeitoso. Mesmo opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
  • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
  • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
  • Evite palavrões, calúnias, ataques pessoais ou discriminatórios dirigidos a um autor ou outro usuário.
  • Somente serão permitidos comentários em Português.

Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de comentar no futuro, a critério do Investing.com

Escreva o que você pensa aqui
 
Tem certeza que deseja excluir este gráfico?
 
Postar
Postar também no :
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por este motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
Comentários (35)
Fabio Kfouri
Fabio Kfouri 21.09.2021 15:20
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
sim...ciel3, cogn3, irbr3 e oibr3....ideal pra vender a casa e o carro e montar essa carteira perfeita...rs
Fred Lucas
Fred Lucas 21.09.2021 14:16
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Ciel3 no momento épico de compra
Rodrigo Matos
Rodrigo Matos 21.09.2021 14:16
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Jose Leite
Jose Leite 21.09.2021 7:20
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Kkkkkk sempre uma piada
Bryan Alves
Bryan Alves 20.09.2021 21:35
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
o cara até não cresceu cabelo kkk
José Antônio Martins
José Antônio Martins 20.09.2021 17:29
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Pois bem, nisso que da confiarem num pais que nao existe transparencia e bem fiscalizacao de verdade.
Sandro Edgar
Sandro Edgar 20.09.2021 17:24
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
EVER GLANDE
Max Silva
Max Silva 20.09.2021 17:24
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
kakakakakakkakaakkakaka
Max Silva
Max Silva 20.09.2021 17:24
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
muito bom!
welington felix
welington felix 20.09.2021 16:54
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Rapaz! Pela primeira vez o Sr não ficou como o BC(correndo atrás da curva)...Parabéns! continue assim.Antecipe a jogada ante o zagueiro. Sucesso!(mais)
Fernando Borelli
Fernando Borelli 20.09.2021 16:45
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Alguém confia na China?
Maurice Lima
mcdli 20.09.2021 16:45
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
imbecil, tudo que você compra vem da china.
Hernandes Wildner
Hernandes Wildner 20.09.2021 16:31
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
acharam mesmo que o FED iria levar a culpa pela falta de estímulo? bora empurrar a culpa em alguém kkkkkkk
Hernandes Wildner
Hernandes Wildner 20.09.2021 16:30
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
bla bla bla...perceberam algum banco muito alavancado nessa empresa aí como sempre vão torcer até o último pingo...depois alguém está disposto a pagar a dívida e bla bla bla. quem será o próximo lehman brothers?
Fabio Piloto
Fabio Piloto 20.09.2021 16:23
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Tudo manipulação do PCC chines para diminuir os preços das comodites e controlar a inflação, o presidente XI já havia dito que controlaria o mercado imobiliário.
Divania Martins
Divania Martins 20.09.2021 16:23
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Concordo plenamente, é manipulação de mercado braba desse dragão sem vergonha!!!
Roberto Grigolli
Roberto Grigolli 20.09.2021 15:56
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O problema é que o S&P vinha batendo recordes a anos, topo atrás de topo, nos já estavamos em queda forte a meses e meses, ai acontece algo assim e a Bolsa cai mais ainda que la fora ou seja, tendência de queda total aqui, não apenas pull back, contagio de fora, etc.
Victor Mendonca leal
Victor Mendonca leal 20.09.2021 15:56
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Forte queda ha meses? Que? Kkk
Felipe Santos
FelipeSantos 20.09.2021 15:52
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
"Na minha humilde opinião, esse é o cara mais inteligente do Brasil " Capacidade de marketing, enrolação, marolinha, piadista é sem tamanho!! Parabéns Felipão sei que estuda muito....
Luis Claudio
Luis Claudio 20.09.2021 15:38
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
mais um golpe da china
JD Wilson
JD Wilson 20.09.2021 15:35
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
VENDIDO DETECTADO
Fabiano Devechi
Fabiano Devechi 20.09.2021 15:29
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
So queria saber quem deixa uma divida crescer a esse ponto. Burro eles nao sao, ou estao lavando dinheiro ou querem enfraquecer bancos estrangeiros nesse maior “calote” do mundo. Tem coisa cabeluda ai
Dom Luiz
Dom Luiz 20.09.2021 15:29
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
A CHINA DESTRUINDO O MUNDO PELA SEGUNDA VEZ E OS CARAS RECLAMANDO DO BOZO. DANE-SE O BOZO E OS MILHÕES QUE ELE ROUBOU!!! A CHINA ROUBANDO TRILHÕES BANDO DE RETARDADOSPROGRESSISTASLIXO!!!
Leandro Oliveira
Leandro Oliveira 20.09.2021 15:29
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Quanta besteira...
Marcelrox Marcelrox
Marky 20.09.2021 15:29
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Esse manja
Andre Abilio
Andre Abilio 20.09.2021 15:29
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Quando vc beija uma mulher na boca? Ela considera um beijo grego não?
Fabiano Devechi
Fabiano Devechi 20.09.2021 15:27
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Esse felipe e sua equipe fazem parte do sistema forte de manipulacao de cpf galera. Nao de ouvido jamais pra esse tipo ai. Furada
Antonio Azevedo
Antonio Azevedo 20.09.2021 15:23
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Agora é fácil vim falar aqui né seu otário .
Sena Almeida
Sena Almeida 20.09.2021 15:15
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Coitada das minhas ações na Vale. Sumiu como Agulha no palheiro 😔😔
Divania Martins
Divania Martins 20.09.2021 15:15
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
eu tbm tenho, mas mantenha, não tenha medo e se conseguir comprar mais p baixar o valor dela, melhor! essa semana consegui baixar um pouquinho, se tivesse mais dindin baixaria mais!
Marlon Fonseca
Marlon Fonseca 20.09.2021 15:15
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
sai fora fumão goiano!
Marlon Fonseca
Marlon Fonseca 20.09.2021 15:13
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Se Brasil fosse serio, não teria tantos picaretas por traz ...
Sena Almeida
Sena Almeida 20.09.2021 15:13
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Só observo 👀
Joaci Portugal
Joaci Portugal 20.09.2021 15:07
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Essa crise imobiliaria Chinesa pode superar em grau geométrico a crash do subprime americano de 2008.
André Silva Soares
André Silva Soares 20.09.2021 15:05
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O cara da Empíricos? não foi ele que disse que Vale tava de graça? kkkkkk
Bruno Koslowski
Bruno Koslowski 20.09.2021 15:05
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Ele disse ano passando para Nao comprar bolsa nos 60k que era pra esperar que iria cair mais kkkkkk
Luis Claudio
Luis Claudio 20.09.2021 15:05
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
falou que a vale ia a 150 e Ibov poderia chegar a 300k
Jair Jose
Jair Jose 20.09.2021 15:05
Salvo. Ver Itens salvos.