Últimas Notícias
Garanta 40% de desconto 0
🔎 Confira as ProTips completas de NVDA e descubra riscos e retornos DESCONTO de 40%

China agradece sanções da UE, bancos russos recorrem aos Cips

Publicado 01.03.2022 17:36 Atualizado 02.03.2022 13:18
Salvo. Ver Itens salvos.
Esse artigo já foi salvo nos seus Itens salvos
 
© Reuters
 
C
-1,04%
Adicionar/Remover de uma Carteira
Adicionar aos favoritos
Adicionar posição

Posição adicionada com êxito a:

Dê um nome à sua carteira de investimento
 
BNPP
-1,86%
Adicionar/Remover de uma Carteira
Adicionar aos favoritos
Adicionar posição

Posição adicionada com êxito a:

Dê um nome à sua carteira de investimento
 
USD/CNY
+0,03%
Adicionar/Remover de uma Carteira
Adicionar aos favoritos
Adicionar posição

Posição adicionada com êxito a:

Dê um nome à sua carteira de investimento
 
STAN
+0,22%
Adicionar/Remover de uma Carteira
Adicionar aos favoritos
Adicionar posição

Posição adicionada com êxito a:

Dê um nome à sua carteira de investimento
 
HSBC
-0,29%
Adicionar/Remover de uma Carteira
Adicionar aos favoritos
Adicionar posição

Posição adicionada com êxito a:

Dê um nome à sua carteira de investimento
 

Por Alessandro Albano, publicado originalmente no Investing.com Itália

Investing.com - A rápida proibição imposta pelo Ocidente levou Moscou a buscar abrigo em outro lugar. Após o bloqueio do sistema de mensagens interbancárias, os bancos russos de fato abordaram o Sistema de Pagamento Interbancário Transfronteiriço (CIPS).

Desenvolvido pela China - principal parceiro do Kremlin - em 2015, o sistema de pagamentos CIPS é usado principalmente para liquidar créditos internacionais em yuan e comércio relacionado à Iniciativa do Cinturão e Rota da Seda, atuando como um sistema alternativo ao tradicional Swift criado em 1973, embora nãoseja ainda completamente independente. 

O sistema permite que os bancos globais realizem transações internacionais diretamente em yuan onshore, em vez de através de bancos de compensação em centros offshore, e visa tornar a moeda de Pequim uma moeda de reserva global para todos os efeitos. 

De acordo com o jornal estatal Jiefang Daily, o sistema chinês processou cerca de 80 trilhões de yuans (12,68 trilhões de dólares) em 2021, um aumento de 75% em relação ao ano anterior, enquanto a empresa que opera a plataforma disse no final de janeiro que cerca de 1.280 instituições financeiras de 103 países e regiões conectados ao sistema.

Entre estes, há 30 bancos no Japão, 23 bancos na Rússia e 31 bancos em países africanos que recebem fundos em yuan por meio de projetos de infraestrutura sob a Iniciativa do Cinturão e Rota da Seda de Pequim. Além disso, bancos ocidentais como HSBC (NYSE:HSBC), Standard Chartered  (LON:STAN), Citigroup (NYSE:C) e BNP Paribas SA (PA:BNPP)  também decidiram usar o sistema de acordo com os dados da Qichacha. 

Com a relação comercial entre Pequim e Moscou, que para 17,5% é regulada pelo yuan (de 3,1% em 2014), os bancos russos decidiram recorrer ao parceiro mais natural e desenvolver ainda mais seu sistema de pagamentos transfronteiriços SPSF, criado em 2014, mas usado principalmente por instituições nacionais.

Para se beneficiar mais dessa mudança para o leste estão as ações chinesas envolvidas no desenvolvimento dos Cips, como HyUnion Holding  e Shenzhen Forms Syntron Information. 

De acordo com a Citic Securities, o primeiro banco comercial chinês, o aumento do uso dos Cips "poderia impulsionar a internacionalização do yuan e reduzir em certa medida a dependência da China e seus parceiros do sistema Swift". 

China agradece sanções da UE, bancos russos recorrem aos Cips
 

Artigos Relacionados

Adicionar comentário

Diretrizes para Comentários

Nós o incentivamos a usar os comentários para se engajar com os usuários, compartilhar a sua perspectiva e fazer perguntas a autores e entre si. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

  • Enriqueça a conversa
  • Mantenha-se focado e na linha. Só poste material relevante ao tema a ser discutido.
  • Seja respeitoso. Mesmo opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
  • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
  • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
  • Evite palavrões, calúnias, ataques pessoais ou discriminatórios dirigidos a um autor ou outro usuário.
  • Somente serão permitidos comentários em Português.

Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de comentar no futuro, a critério do Investing.com

Escreva o que você pensa aqui
 
Tem certeza que deseja excluir esse gráfico?
 
Postar
Postar também no :
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por esse motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
Comentários (25)
Elisandro Saldanha
Elisandro Saldanha 28.03.2022 17:47
Salvo. Ver Itens salvos.
Esse comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
qual não sabia que iria acontecer! cada país que sofrer sanções não fica mais isolado, corre para o país mais promissor do mundo
Fagner Pereira
Fagner Pereira 03.03.2022 9:39
Salvo. Ver Itens salvos.
Esse comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
tá difícil aqui!
Tati Ag
Tati Ag 03.03.2022 9:05
Salvo. Ver Itens salvos.
Esse comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Devemos repensar sobre fazer negócios com a China!!!
Rogerio Soares
Rogerio Soares 03.03.2022 0:42
Salvo. Ver Itens salvos.
Esse comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
quando os EUA invadem um país com o papo de liberdade não tem sanção. kkk
Rafael Boneto
Rafael Boneto 03.03.2022 0:42
Salvo. Ver Itens salvos.
Esse comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Eu parei de assistir o Disney Channel como forma de sanção...
Geraldo R Silva
LeoMoreira 02.03.2022 18:10
Salvo. Ver Itens salvos.
Esse comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
CIPS agradece... China quer acabar com esta coisa de dolar ser a maior moeda transacional.... CIPS mas cripto...os Eua que se cuidem e parem de querer ser xerife do mundo para seu proprio enriquecimento.... todos tem negociar e ceder um pouco senao vem 3a mundial ai....
evandro antunes
evandro antunes 02.03.2022 18:10
Salvo. Ver Itens salvos.
Esse comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Melhor o EUA xerife do mundo do que o XI e o Putim!
Geraldo R Silva
LeoMoreira 02.03.2022 18:10
Salvo. Ver Itens salvos.
Esse comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Pois eh cada um tem sua opiniao.
Geraldo R Silva
LeoMoreira 02.03.2022 18:10
Salvo. Ver Itens salvos.
Esse comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Precisamos de mais equilíbrio no mundo... porque por exemplo invasiram o Iraque e o Afganistao sem haver razao de guerra... e inda mentiram sobre haver destruiçao em massa... assim para se ter uma ideis morreram 500mil seres vivos no Iraque e 180mil no Afeganistão... e ninguem foi crucifocado por estas mortes... o Busch ta la todo protegido pela midia e pelo poderio armamentista dos Eua...
César Ferreira
César Ferreira 02.03.2022 17:41
Salvo. Ver Itens salvos.
Esse comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
A nova Cuba ao lado da Europa está começando. A Rússia sabe que melhorou quando tinha estreitos laços de negócios com a Europa e EUA, em eles a decadência é uma questão de tempo.
vilcinei da silva
vilcinei da silva 02.03.2022 17:30
Salvo. Ver Itens salvos.
Esse comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
parece que a China está ajudando, mais na verdade vai ganhar muito dinheiro com a Rússia.
Francisco Duarte
Francisco Duarte 02.03.2022 17:30
Salvo. Ver Itens salvos.
Esse comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
A China vai aumentar ainda mais seu poderio financeiro!
Marcos Colombo
Marcos Colombo 02.03.2022 16:44
Salvo. Ver Itens salvos.
Esse comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Chineses bandidos. Vírus + apoio aos criminosos.
Ana Paula Rope
Ana Paula Rope 02.03.2022 16:44
Salvo. Ver Itens salvos.
Esse comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
chineses do PCC . Não confundir povo com governo
Bruno Assenza
Bruno Assenza 02.03.2022 16:44
Salvo. Ver Itens salvos.
Esse comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
nossa q comentário pobre, vai estudar um pouco Marcos vai, vc gostaria do seu vizinho cheio de armas apontado pra sua casa e se aliando com a rua de baixo q são seus inimigos. fala besteira não fica feio. Errado toda guerra é, mais a princípios nessa guerra , não foi a Rússia q foi caçar confusão, e sim usa com a otan qrendo ser esperta demais.
SELCIO MELO
SELCIO MELO 02.03.2022 16:44
Salvo. Ver Itens salvos.
Esse comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Marcos, realmente, você precisa estudar, ufa! Quanta falta de conhecimento
Eduardo Oliveira
Eduardo Oliveira 02.03.2022 16:44
Salvo. Ver Itens salvos.
Esse comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Que sujeito bobo. Maritaca. Repete besteira propagada por outros mal informados. É o circuito da ignorância...
Eduardo Oliveira
Eduardo Oliveira 02.03.2022 16:44
Salvo. Ver Itens salvos.
Esse comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Que sujeito bobo esse Marcos Colombo! Maritaca. Repete besteira propagada por outros mal informados. É o circuito da ignorância...
Júlio Dos santos
Júlio Dos santos 02.03.2022 16:41
Salvo. Ver Itens salvos.
Esse comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
resposta a altura, Jajá veremos o índice russo volta pra cima igual um foguete,os pregadores do apocalipse não vão nem entender.
Marcelo Sachini
Marcelo Sachini 02.03.2022 16:41
Salvo. Ver Itens salvos.
Esse comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Se lascaram os lacradores
Llionaldo Henning
Llionaldo Henning 02.03.2022 16:41
Salvo. Ver Itens salvos.
Esse comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
então invista na Rússia, você vai ficar rico.
César Ferreira
César Ferreira 02.03.2022 16:41
Salvo. Ver Itens salvos.
Esse comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Exatamente..se vc acredita nisso coloque seu dinheiro na Rússia agora kkkkkkkkkkkkk, claro que não nem vc acredita nisso né bobaum?
Eduardo Oliveira
Eduardo Oliveira 02.03.2022 16:41
Salvo. Ver Itens salvos.
Esse comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
só pq teu presidente foi lá tirar selfie com o Russo (...gastando dinheiro público) vcs agora se viraram do avesso... mais uma vez. Essa é a extrema direita brasileira... não sabe onde tá, nem de onde veio e muito menos pra onde vai...
Eduardo Oliveira
Eduardo Oliveira 02.03.2022 16:41
Salvo. Ver Itens salvos.
Esse comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Marcelo Sachini só pq teu presidente foi lá tirar selfie com o Russo (...gastando dinheiro público) vcs agora se viraram do avesso... mais uma vez. Essa é a extrema direita brasileira... não sabe onde tá, nem de onde veio e muito menos pra onde vai...
Mateus Ferrer
Mateus Ferrer 02.03.2022 16:39
Salvo. Ver Itens salvos.