Últimas Notícias
0
Versão sem anúncios. Atualize sua experiência no Investing.com. Economize até 40% Mais detalhes

Brasil tem 9ª semana consecutiva de fluxo negativo; saldo em 12 meses é o pior em 20 anos

Moedas16.10.2019 15:53
Salvo. Ver Itens salvos.
Este artigo já foi salvo nos seus Itens salvos
 

Por José de Castro

SÃO PAULO (Reuters) - O Brasil voltou a registrar fortes saídas de recursos na semana passada, a nona consecutiva de fluxo negativo, um dos fatores a sustentar o dólar perto de máximas históricas, acima de 4,16 reais.

Entre 7 e 11 de outubro, as saídas de moeda estrangeira superaram as entradas em 3,186 bilhões de dólares, depois de uma debandada de 4,083 bilhões de dólares na semana anterior (de 30 de setembro a 4 de outubro), conforme dados do Banco Central divulgados nesta quarta-feira.

No acumulado de nove semanas, o país perdeu, em termos líquidos, 17,788 bilhões de dólares.

O saldo negativo da semana passada foi ditado pela conta financeira --por onde circula dinheiro para renda fixa, ações, investimento produtivo e tomada e pagamento de dívidas, por exemplo.

Essa linha ficou deficitária em 3,646 bilhões de dólares. Na conta comercial (exportação menos importação), o fluxo ficou positivo em 461 milhões de dólares.

Um dos temas mais comentados no mercado para justificar as saídas de recursos é a dinâmica de pré-pagamento de dívida por empresas brasileiras a credores no exterior.

A queda da Selic a sucessivas mínimas recordes reduziu o custo de captação de recursos no mercado local. Com isso, muitas empresas com dívidas em moeda estrangeira decidiram antecipar pagamentos dessas obrigações para se financiarem em reais. Esse movimento gera fluxo cambial negativo, o que exerce pressão de alta para o dólar.

A antecipação de pagamento de dívida pelas empresas é reconhecida pelo Banco Central, e no fim de setembro o presidente da instituição, Roberto Campos Neto, disse que grande parte do movimento de pré-pagamento de dívida corporativa já havia sido feito.

Porém, o fluxo segue negativo, e o dólar continua pressionado. Nesta quarta-feira, a moeda norte-americana (BRBY) era cotada acima de 4,16 reais, com o real mostrando desempenho pior que seus pares há algumas semanas.

As saídas de dólares do Brasil têm persistido em 2019, com déficit de 19,829 bilhões de dólares no acumulado do ano. No mesmo período de 2018, o fluxo estava positivo em 20,311 bilhões de dólares.

No acumulado de 12 meses, o saldo negativo alcança 32,008 bilhões de dólares, o pior número desde agosto de 1999 (-40,680 bilhões de dólares).

Brasil tem 9ª semana consecutiva de fluxo negativo; saldo em 12 meses é o pior em 20 anos
 

Artigos Relacionados

Adicionar comentário

Diretrizes para Comentários

Nós o incentivamos a usar os comentários para se engajar com os usuários, compartilhar a sua perspectiva e fazer perguntas a autores e entre si. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

  • Enriqueça a conversa
  • Mantenha-se focado e na linha. Só poste material relevante ao tema a ser discutido.
  • Seja respeitoso. Mesmo opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
  • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
  • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
  • Evite palavrões, calúnias, ataques pessoais ou discriminatórios dirigidos a um autor ou outro usuário.
  • Somente serão permitidos comentários em Português.

Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de comentar no futuro, a critério do Investing.com

Escreva o que você pensa aqui
 
Tem certeza que deseja excluir este gráfico?
 
Postar
Postar também no :
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por este motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
Comentários (26)
cla mangi
cla mangi 17.10.2019 8:20
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
vão investigar o comportamento de investidor estrangeiro no brasil antes de crise de 2008...será que dessa vez teremos "marolinha" ou tsunami?
Alessandro Reis
Alessandro Reis 16.10.2019 23:17
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Gringos se acham espertos,dessa vez nao ,quando voltar ,terão que pagar mais caro ,gostavam do Brasil bagunçado,agora esta criando direção,estamos apenas no início.Viva o BRASIL,estamos saindo da UTI.
Mostrar respostas anteriores (2)
Carlos Kettermann
Carlos Kettermann 16.10.2019 23:17
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
que boçal. Se o dolar sobe, o país barateia. Vira tudo pechincha aqui. E caro tudo que se importa, ou turismo.
cla mangi
cla mangi 16.10.2019 23:17
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Alessandr...volte aqui depois de estudar um pouco. Sem os greengos...nem bolsa existiria no brasil...
Mauricio Winter Nicola
MauricioNicola 16.10.2019 23:17
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
kkkk...esse manja. Alice no País das maravilhas.
cla mangi
cla mangi 16.10.2019 23:17
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
perceba o comportamento de massa....um cara fala uma asneira sem cabimento e mais vários "positivam"....tipo...nem importa o tamanho da bobagem que o cara fala, o importante é viver a ilusão, ou tentar iludir quem entende menos ainda, se é que é possível...um bando de bozobot, bozonet, alicetes.....país da mentira....país do império da lei Gerson.
Angelo Lattari
Angelo Lattari 16.10.2019 23:17
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Sim,  saindo da UTI e entrando no estado de coma ! Dependemos imensamente de importação de produtos e serviços tecnológicos e estamos muito perto do falecimento como nação independente e autônoma !
Raí Lima
Raí Lima 16.10.2019 22:17
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Provavelmente retorne um pouco para o famoso rallhy de final de ano.
Daniel Jalmusny
Daniel Jalmusny 16.10.2019 21:26
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Chega de gringo especulando.. agora é nossa vez de ganhar...
cla mangi
cla mangi 16.10.2019 21:26
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
sabe de nada inocente
Carlos Kettermann
Carlos Kettermann 16.10.2019 17:48
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Interessante. Antes de 2000 era o mesmo desespero.
Carlos Kettermann
Carlos Kettermann 16.10.2019 17:46
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Interessante. No governo dos comunistas o dólar dos capitalistas só entrava e sobrava. No governo dos capitalistas o dólar foge desesperadamente. até marciano entende. Só bolsominion que procura justificativas fantasiosas.
Mostrar respostas anteriores (1)
Guilherme Medeiros
Guilherme Medeiros 16.10.2019 17:46
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Era só dolar especulativo. Nao houve investimento. Nao adiantou nada
Eduardo Calixto
Eduardo Calixto 16.10.2019 17:46
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
A questão não é o governo e sim os juros ...
Eduardo Calixto
Eduardo Calixto 16.10.2019 17:46
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Exatamente isso.... 14% ano garantido perderam a mamata estão migrando...
Dih Silva
Dih Silva 16.10.2019 17:46
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Mercado tem a ver com politca, mas o que esta acontecendo é que o real teve um mal desempenho.  mas o verdadeiro problema do Brasil é a educação, pessoas acima dos 40 quase todos com pouca escolaridade e agora jovens embarcando na depressão usando drogas e festa para "escapar".  foque na educação, se algum tempo quase todos estiver com educação vão saber  voltar,  até lá se agarram em quem promete mais.
cla mangi
cla mangi 16.10.2019 17:46
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Guilherme Medeiros  vivemos tempos de pleno emprego nesse pais, mas era só especulação.
Eduardo Calixto
Eduardo Calixto 16.10.2019 17:45
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
juros baixos os gringos tiram a grana da renda fixa...a bolsa tá linda ... fuck the dólar...
Eduardo Calixto
Eduardo Calixto 16.10.2019 17:44
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Na década de 80 o dólar valia muito mais que 4.16...esse não é o maior valor que o fale já custou no Brasil....
Ottorino Cetti
Ottorino Cetti 16.10.2019 17:44
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Nào è maior valor porque o pior BC dos ultmos 40 anos, continua vendendo dolars de linham moeda verdadeira. Assim o valor das reservas que era de 380 BI agora està em 300 BI porque deve descontar 80 BI de swaps que BC fiz
Ottorino Cetti
Ottorino Cetti 16.10.2019 17:44
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Nào è maior valor porque o pior BC dos ultmos 40 anos, continua vendendo dolars de linham moeda verdadeira. Assim o valor das reservas que era de 380 BI agora està em 300 BI porque deve descontar 80 BI de swaps que BC fiz
Samuel Cunha
Samuel Cunha 16.10.2019 17:38
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Engracado dos comentarios contrarios ao governo que PTista agora aprendeu a fazer conta kkkkkkkkk
Rodrigo Rangel
Rodrigo Rangel 16.10.2019 17:21
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Palmas para essa base de comparação, aliás palmas não, Tocantins inteira. Quem escreveu só pode ser um brincalhão.
Eduardo Riviello
Eduardo Riviello 16.10.2019 17:18
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Como assim 4,16? O dólar não ficaria abaixo de 2 reais com a eleição do sujeito que hoje goza a presidência e seu guru no Ministério da Economia? Deve ser culpa do petê! Fora, Dilma!
cla mangi
cla mangi 16.10.2019 17:18
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
e elles acreditaram....kkkk
Décio Alves
Décio Alves 16.10.2019 17:05
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Viraremos um Porto Rico...
Ezequiel Silva
Ezequiel Silva 16.10.2019 17:01
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
e quem vc acha q está segurando a alta do dólar? o BC lógico se não, o dólar já estaria R$6,00
cla mangi
cla mangi 16.10.2019 17:01
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
até um cego vê isso Ezequiel
Ronaldo Cajares
Ronaldo Cajares 16.10.2019 16:59
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
E nessa crise da fuga de dolares do pais o Banco Central irá autorizar a abertura de contas em dolares para algumas “personalidades” fisicas e juridicas com o fim de equalizar parte desta situação. Porém leva-se a dúvida: haverá quebra de sigilo bancário para tais “personalidades” a fim de fiscalizar a movimentação desses dolares e se de fato está fazendo bem de modo geral a nossa economia? Tais “personalidades são diplomatas e todos os seus assessores, cartões de creditos e segue-se. Caso contrário a pergunta acima basta conhecer uma dessas personalidades para ter um doleiro a disposição. A situação do dolar no país e a proposta do BC são vulneráveis a segurança das divisas nacionais e terreno fértil a corrupção.
cla mangi
cla mangi 16.10.2019 16:59
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
dolar a 6,00 logo, logo.
Maikel Borges
Maikel 16.10.2019 16:52
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Esse é obvio, quando tem crise o estrangeiro compra e depois na alta pega seu lucro.
Juliano Moraes
Juliano Moraes 16.10.2019 16:41
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
isso é ótimo do ponto de vista que as empresas brasileiras, estão pagando antecipamente suas dívidas.
cla mangi
cla mangi 16.10.2019 16:41
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
se não pagar agora com o dólar a 4,00 depois vai ficar mais caro com dólar a 6,00....então...bora pagar as contas.
Juliano Moraes
Juliano Moraes 16.10.2019 16:41
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
isso é ótimo do ponto de vista que as empresas brasileiras, estão pagando antecipamente suas dívidas.
cla mangi
cla mangi 16.10.2019 16:41
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
por que eu estaria me desfazendo do meu caixa para pagar contas antecipadamente??? se pensar bem pouquinho vai entender...
gabriel gealh de campos
Jordann 16.10.2019 16:35
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Jair Bolsonaro e seus príncipes estão destruindo a imagem do Brasil e a confiança do investidor estrangeiro.
Fdf Fd
Fdf Fd 16.10.2019 16:35
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Jair não tem absolutamente nada haver com isso. Isto é oquê ocorre quando há um período de risco de uma recessão e reflexos da guerra comercial Eua e china aliados ao impasse do brexit os investidores preferem arriscar menos em moedas emergentes e se proteger no dólar e ouro, a também a queda da taxa de juros, oquê torna menos atrativo os estrangeiros assumirem nossos títulos visto que o risco de calote tende a aumentar com uma possível recessão!
gabriel gealh de campos
Jordann 16.10.2019 16:35
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Fdf Fd    e o queiroz ?  tbm não tem nada a ver com isso?
Valdo Melo
Valdo Melo 16.10.2019 16:35
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
marcos ribeiro
marcos ribeiro 16.10.2019 16:32
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
A conotacão do site é sempre com vies negativo , nunca existiu um presidente liberal e pro mercado com extensas privatizaçoes , concessoes e obras continuadas...Agora fia sim e dia tambem vem com dicas do BTG ....Envolvido em diversas denuncias de corrupcao da era petralha ...Isencao zero , façam analises sem vies!!!!!!O BTG é o patrocinador do site?
Gil Leôncio Duarte
Gil Leôncio Duarte 16.10.2019 16:31
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Maus presságios!!!
Lázaro Andrade
Lázaro Andrade 16.10.2019 16:31
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Com o corte dos juros os investidores comecam a procurar outros lugares pra investir. Alem disso essa instabilidade da moeda com forte aumento do dolar tambem prejudica investidores que veem seu capital ser lapidado com o enfraquecimento do real frente ao dolar.
Gil Cordeiro
Gil Cordeiro 16.10.2019 16:30
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Sim, bom e seguro era antes, o Ibovespa a 110 com solidez e segurança, o mundo inteiro queria investir aqui, agora devem estar todos saindo do Brasil pra investir na Venezuela, só pode
Gil Cordeiro
Gil Cordeiro 16.10.2019 16:30
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Sidnei Horst
Sidnei Horst 16.10.2019 16:27
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Isto.seria muito simples de reolver, tirar 30 bi das reservas que custam.dinheiro alto.para mantee e injetar no mercado! Mas pergunta pro Guedes e Campos Neto porque nao querem resolver? kkkk ai tem boi na linha
Mauricio Nardi Junior
Mauricio Nardi Junior 16.10.2019 16:27
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Paulo Guedes vem queimando as reservas acumuladas pelo PT.
Marco Tulio Frota
Smigol 16.10.2019 16:23
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Se o Bovespa fechar o ano nos 100K pts tá de bom tamanho
Helcio Ennes
Helcio Ennes 16.10.2019 16:23
Salvo. Ver Itens salvos.