Últimas Notícias
0
Versão sem anúncios. Atualize sua experiência no Investing.com. Economize até 40% Mais detalhes

2022: Câmbio, eleições e inflação devem guiar o mercado, diz BTG Pactual Digital

Ações08.12.2021 06:19
Salvo. Ver Itens salvos.
Este artigo já foi salvo nos seus Itens salvos
 

Por Ana Beatriz Bartolo

Investing.com - O próximo ano será marcado pelo quadro inflacionário global, o ritmo da retomada econômica e o calendário político, segundo o BTG Pactual Digital. Para os analistas do banco digital, esses temas devem se sobrepor à pandemia do coronavírus, que vinha ditando o humor dos mercados até então.

A inflação elevada no Brasil demanda uma taxa Selic mais alta, o que por um lado ajuda a valorizar o real, mas por outro reduz a atividade econômica, o que deve gerar um PIB próximo da estabilidade, segundo os analistas. Para 2022, a previsão é que o IPCA fique em 4,6%, acima da meta 3,5%, mas dentro do teto de 5%. O BTG Pactual Digital, porém, não descarta a possibilidade de uma inflação maior, ocasionada pelo câmbio depreciado.

As eleições presidenciais em outubro devem trazer grande volatilidade para o mercado interno, especialmente por causa das incertezas sobre os rumos do Brasil no longo prazo. A expectativa do banco é que o dólar gire em torno dos R$ 5,60 no próximo ano.

No cenário internacional, dezembro de 2021 ainda traz dados relevantes para guiar os caminhos de 2022, como a nova reunião do FOMC nos Estados Unidos, que deve trazer uma aceleração do ritmo do tapering - redução dos estímulos monetários. A previsão também é que a política monetária do Federal Reserve seja mais hawkish (de aperto monetário) nos próximos meses, visto que a finalização da compra de ativos deve ser seguida pelo início do ciclo de alta de juros.

Com esse cenário, as divisas emergentes, incluindo o real, devem ficar mais desvalorizadas. A desaceleração da economia chinesa também deve afetar a moeda brasileira, por causa da redução de investimentos da China em países emergentes.

Além disso, a situação no país asiático pode afetar as exportações de commodities brasileiras, uma vez que a demanda chinesa tende a se estabilizar. Ainda assim, o BTG Pactual (SA:BPAC11) Digital destaca que os preços dessas mercadorias tendem a continuar em uma patamar elevado.

2022: Câmbio, eleições e inflação devem guiar o mercado, diz BTG Pactual Digital
 

Artigos Relacionados

Coty Brasil e Cantu desistem de IPOs, diz CVM
Coty Brasil e Cantu desistem de IPOs, diz CVM Por Reuters - 19.01.2022

SÃO PAULO (Reuters) - A operação brasileira da empresa de beleza e cuidados pessoais Coty e a plataforma de comércio eletrônico de pneus Cantu desistiram nos últimos dias de...

Adicionar comentário

Diretrizes para Comentários

Nós o incentivamos a usar os comentários para se engajar com os usuários, compartilhar a sua perspectiva e fazer perguntas a autores e entre si. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

  • Enriqueça a conversa
  • Mantenha-se focado e na linha. Só poste material relevante ao tema a ser discutido.
  • Seja respeitoso. Mesmo opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
  • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
  • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
  • Evite palavrões, calúnias, ataques pessoais ou discriminatórios dirigidos a um autor ou outro usuário.
  • Somente serão permitidos comentários em Português.

Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de comentar no futuro, a critério do Investing.com

Escreva o que você pensa aqui
 
Tem certeza que deseja excluir este gráfico?
 
Postar
Postar também no :
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por este motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
Comentários (25)
Fernando Borelli
Fernando Borelli 08.12.2021 16:04
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Revista TIME e a Personalidade do Ano. A esquerdalha pira!
Mant Neuman
BombeiroAristide 08.12.2021 13:38
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Hahahhahahahhaa. O curral esta agitando com o Bombeiro Aristides!!! Será que é pela proximidade do bombeiro com o lado feminino da familia Bozo e do Aristides com o lado masculino (ou não)? Haahahahahha. Nem comentam mais sobre economia, vou me candidatar a presidente!!!
Mant Neuman
BombeiroAristide 08.12.2021 13:38
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Nem posso dar um pulinho na padaria que a galera fica nervosa... sentindo minha falta...
Bruno Cabral
Bruno Cabral 08.12.2021 12:58
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
KKKKKKK bombeiro nao adianta mudar de nome sua ignorancia da pra ver de longe🤣🤣
Fabio Piloto
Fabio Piloto 08.12.2021 10:47
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Com 20 milhões de famílias recebendo o novo valor do auxílio Brasil que será mais que o dobro do atual, Bolsonaro já está reeleito…fora o impulso na economia que essa massa de $$$ vai provocar…
JulianaKatz Lang
JulianaKatz Lang 08.12.2021 10:04
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
E o desespero da bozotralha só aumenta cada vez que a noivinha cai nas pesquisas. kkkkkkkkkk
Julio de Castro
Julio de Castro 08.12.2021 10:04
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Aqui na minha cidade tem bastante cachorrinho 🐕
José Artur Medina
José Artur Medina 08.12.2021 10:00
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
asneira é não saber escrever o próprio nome. Ponha-me no meu lugar, já que tem tanta asneira escrita descreva-as, evolui-se assim a partir do debate. Esse debate do qual você foge, aliás não usou nenhum "ista" então já ganhou um ponto.
Fabio Douglas
Fabio Douglas 08.12.2021 10:00
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Não sabe nem escrever e fala dos outros ...
Marco Dangot
Marco Dangot 08.12.2021 9:53
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Esse pessoal burguês e do MST que fica em foram de investimentos falando besteira vão ver é o Lula preso no próximo governo do Bolsonaro.
Julio de Castro
Julio de Castro 08.12.2021 9:40
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Lula dinovo para alegria do Povo!!
Sergio Santos
Sergio Santos 08.12.2021 9:40
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Kkkkkkkkkkk nao consegue nem ir no boteco comprar cachaca, que é vaiado. Simplesmente um vagabundo
Paulo Jose
PauloJose 08.12.2021 9:40
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Dinovo pra cadeia!!
Ederaldo Semioni
Ederaldo Semioni 08.12.2021 9:37
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
2023 teremos um governo novo,,, com planos e metas,,, a única certeza que não será o bozo, ,, ja nos dá uma alegria imensurável,,, apostar que depois disso aí,, só pode ter mtas coisas boas,,,
José Artur Medina
José Artur Medina 08.12.2021 9:31
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Juros futuros apontam para 2031 Selic 11,06 (agora) Fonte (advfn juros futuros). Se a Selic subir +1,5 pontos vai pra 9. Se eu fosse gringo bilionário eu emprestaria meu bilhão de dólar para a 13 economia do mundo. Se isso acontecer o dólar cai fortalecendo nossa moeda, permitindo redução de preço de produtos importados. Queda da inflação setorial por força de mercado, volume financeiro, corrigindo e premiando nossa economia. A queda dos juros futuros ocorrerá apesar da elevação da Selic, por consequência o financiamento de bens duráveis fica facilitado estimulando a construção civil. Não é a toa que as construtoras hoje bummmm!!! A criação de empregos (construção civil) iria novamente explodir levando o PIB de reboque.  #PG é muito.....mas bota muito f...vamos crescer de novo em 2022  5,5%...os juros futuros recuaram bonito na sexta +1%...caíram forte no começo do ibov (outro1+) e recuperaram agora no final fechando estáveis.
marco antonio frankzhovitz
marco antonio frankzhovitz 08.12.2021 9:31
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
quanta asneira
Mauricio Soares
Mauricio Soares 08.12.2021 9:30
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
BTG fala pelo pau no Guedes, ou o pau no Guedes fala pelo BTG?
Celso Santos
Celso Santos 08.12.2021 8:56
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Time é uma revista ultraliberal que não tem representatividade social alguma. Só os acéfalos dão importância a essa bobagem de atribuir adjetivos a outros seres humanos como "celebridades do ano", " ídolos" etc. É cada ignorante nesse mundo, não sabe se reconhecer no espaço onde vive e projeta em outra pessoa algo mágico ou divino, usando esses termos toscos: celebridade; ídolo, famoso etc. Estas são pessoas absolutamente comuns, em nada especiais, aliás, muito pelo contrário, mesmo! Infindáveis exemplos práticos temos por aí. Só caricaturas e mais nada. É a mídia, os meios de comunicação que criam esses conceitos "bizarros" do que ela entende ser um "modelo ideal de ser humano", daí adjetivam pessoas com a alcunha "celebridades, ídolo, personalidade do ano" 🤣🤣🤣 😴 Que coisa mais esdrúxula!!!
Carlos Eduardo Ferraz
Carlos Eduardo Ferraz 08.12.2021 8:56
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Falou ai o Lulista! Rsss
José Artur Medina
José Artur Medina 08.12.2021 8:55
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Dólar e juros futuros longos caem com otimismo sobre ômicron e espera por Copom
José Artur Medina
José Artur Medina 08.12.2021 8:55
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Juros futuros vão às mínimas após aprovação da PEC dos Precatórios no Senado; dólar se mantém em queda
Maurício Resende
Maurício Resende 08.12.2021 8:21
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Quanto mais o Biroliro estiver perto de sair, melhor. Simples assim.
Francisco Jaen Velazquez
Francisco Jaen Velazquez 08.12.2021 8:21
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
o PT vai trazer prosperidade.....
Lucas Degan
Lucas Degan 08.12.2021 8:19
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
grande merda, analistas do BTG kkkkkkkkkkkk
Fernando Borelli
Fernando Borelli 08.12.2021 8:17
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
3°via não existe. É puro marketing para ludibriar a população mais desinformada. Basta olhar os candidatos. It's TIME! Muitos países queriam ter um presidente como Bolsonaro!
Mostrar respostas anteriores (4)
Fernando Borelli
Fernando Borelli 08.12.2021 8:17
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Muitos, que provavelmente você não conheça!
Ederaldo Semioni
Ederaldo Semioni 08.12.2021 8:17
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Bozo não se reelegera,,, praticou verdadeiro estelionato eleitoral,,, seus eleitores tão decepcionados com o imbrochavel tupinikin,,, 2022 vida nova,, governo novo,,,,
Ederaldo Semioni
Ederaldo Semioni 08.12.2021 8:17
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Janeiro 23,,,,
Mauricio Soares
Mauricio Soares 08.12.2021 8:17
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Ah é??? Só se for em Belarus e Ucrânia. kkk Na reunião do G20 a gente viu quantos líderes das principais potências evitaram até tirar foto com ele, alguns nem a mão dele apertaram. Ele ia salvar o Brasil... não, não era só um mito.
José Artur Medina
José Artur Medina 08.12.2021 8:17
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Ederaldo Semioni  acho que não.....kkkkkk recebemos exatamente pelo que pagamos, a reunião vazada pelo Moro Escariotes deixou claro isso. Aprovou BC independente. Reduziu Selic a 2%. destruiu a Globo. Criou 2,7 milhões de empregos. Inflação de 10%. Reindustrialização (INDX). Vacinamos mais que EUA e Rússia. Qual foi o estelionato???
everaldo velame
everaldo velame 08.12.2021 8:08
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
L.U.L.A Lá, na cadeia 2022
Albuquerque Tomaz
Albuquerque Tomaz 08.12.2021 8:08
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
o ódio mata
Carlos Kettermann
Carlos Kettermann 08.12.2021 7:41
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Errou 50% dos palpites. putz,
Roberto de Freitas
Roberto de Freitas 08.12.2021 7:39
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O mesmo blá blá blá de sempre!Bancos e corretoras fazendo noticias para empurrar seus produtos.
Rafael Bernardo
Rafael Bernardo 08.12.2021 7:31
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
No mesmo texto, o dólar vai cair por causa do aumento da selic, o dólar vai subir por causa do aumento de juros nos EUA. Parabéns analistas.
Guilherme alves
Guilherme alves 08.12.2021 7:31
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
vai acontecer as duas coisas, o que vier com mais força vai mandar no valor da moeda
Guilherme alves
Guilherme alves 08.12.2021 7:31
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
vai acontecer as duas coisas, o que vier com mais força vai mandar no valor da moeda
Guilherme alves
Guilherme alves 08.12.2021 7:31
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
vai acontecer as duas coisas, são variáveis exatamente prováveis no cenário econômico, o que nao dá pra saber é quem vai mandar no valor da moeda
Pedro Pablo
Pedro Pablo 08.12.2021 7:31
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Mas a análise deles ta certa, ou cai ou sobe kkkkkkkkkkkkkkkkk que vergonha
Celso Santos
Celso Santos 08.12.2021 7:04
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Se "analistas" acertassem suas previsões, todos eles seriam Bilionários! A razão para que isso não ocorra é de natureza humana: NENHUM ser humano pode projetar aquilo que ele não sabe o que vai ocorrer no futuro!!!! Esse dom premonitivo não faz parte do mercado financeiro, mas faz parte, sim, a ESPECULAÇÃO financeira OTIMISTA e IRREAL, porque precisam avalancar as vendas de produtos das financeiras ( os tais portfólios) dos mais variados ativos. É só Marketing SOCIAL de Redes. Nenhuma novidade 😴
Altair Jr
AltairJr 08.12.2021 7:04
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
o único analista aqui que deve acertar tudo é o Bombeiro que já mudou 3x de nome mas a vergonha ele continua passando kkkkkkk
Julimar Pieri
Julimar Pieri 08.12.2021 6:54
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Mas isso é mais do que óbvio . A imprensa podre e corrompida está ficando louca sem dinheiro público . kkkkk
Ricardo Cunha Mattos Portella
Ricardo Cunha Mattos Portella 08.12.2021 6:49
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Isso é que é uma notícia relevante. As eleições irão influenciar a economia! Não me diga!
Cesar Souza
Cesar Souza 08.12.2021 6:23
Salvo. Ver Itens salvos.