Últimas Notícias
0
Versão sem anúncios. Atualize sua experiência no Investing.com. Economize até 40% Mais detalhes

Últimas Notícias

Cream Finance sofre terceiro hack, perdendo mais de US$ 130 milhões

Bolsonaro diz ter vontade de privatizar a Petrobras e vai avaliar com equipe econômica

Ações14.10.2021 15:46
Salvo. Ver Itens salvos.
Este artigo já foi salvo nos seus Itens salvos
 
© Reuters. Bolsonaro, durante evento em Brasília 7/10/2021 REUTERS/Ueslei Marcelino

Por Ricardo Brito e Gabriel Araujo

BRASÍLIA/SÃO PAULO (Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro, frustrado por ter sido responsabilizado pelos aumentos no preço da gasolina, afirmou nesta quinta-feira que tem vontade de privatizar a Petrobras (SA:PETR4) e acrescentou que avaliará com a equipe econômica o que pode fazer a este respeito.

A declaração do presidente, feita durante uma entrevista à Rádio Novas de Paz, de Pernambuco, vem em meio a pressões sofridas pelo governo federal de diversos segmentos devido a um avanço expressivo dos preços dos combustíveis no país neste ano, que têm refletido cotações internacionais.

O Brasil não produz o volume de combustíveis necessário para abastecer o país e depende de importações. A Petrobras, nos últimos anos, vem buscando praticar preços de mercado, para garantir que as compras externas não tragam prejuízos.

"Eu já tenho vontade de privatizar a Petrobras, tenho vontade, vou ver com a equipe econômica o que a gente pode fazer, porque, o que acontece? Eu não posso, não é controlar, não posso melhor direcionar o preço do combustível, mas quando aumenta a culpa é minha. Aumenta o gás de cozinha, a culpa é minha, apesar de ter zerado o imposto federal", afirmou o presidente.

Na véspera, o ministro da Economia, Paulo Guedes, defendeu que o governo possa vender ações da petroleira em momento de valorização dos papéis para distribuir parte dos ganhos à população mais vulnerável.

Guedes disse ser favorável à privatização de todas as estatais, mas que, no caso da Petrobras, uma alternativa pode ser levar a empresa ao Novo Mercado, segmento com níveis mais exigentes de governança em que as empresas só podem emitir ações ordinárias (com direito a voto).

O governo poderia manter o controle da estatal por meio de uma golden share, mas a mudança geraria um valor adicional de 100 bilhões a 150 bilhões de reais para a empresa, disse Guedes.

A Petrobras tem sido alvo de discussão política à medida que os custos de energia ajudaram a levar a inflação ao consumidor no país a dois dígitos, prejudicando a popularidade do Bolsonaro antes da eleição presidencial do próximo ano.

Bolsonaro já se opôs anteriormente à privatização da Petrobras, por considerar a empresa "estratégica" para os interesses nacionais do Brasil. No entanto, mesmo com seu apoio, alguns participantes do mercado acreditam que um processo de privatização seria difícil, já que precisa haver mudança na legislação a ser aprovada pelo Congresso Nacional.

Bolsonaro foi eleito em 2018 e na época apoiou a agenda de privatizações de Guedes, mas até ao momento o governo vendeu um número limitado de empresas estatais.

A ex-subsidiária de distribuição de combustíveis da Petrobras, a BR Distribuidora (SA:BRDT3), atualmente conhecida como Vibra, foi privatizada em 2019. A estatal Eletrobras (SA:ELET3) deve passar por uma rodada de capitalização no início de 2022.

Depois de instar executivos da Petrobras a manter os preços de combustíveis baixos nos últimos anos, Bolsonaro disse que respeita a política de preços independente da empresa. Ao mesmo tempo, no entanto, defendeu reformas fiscais estaduais para reduzir os preços.

Segundo Ilan Arbetman, analista da Ativa Investimentos, um potencial processo de privatização precisa ser levado com muito cuidado, lembrando que o modelo de venda da Eletrobras foi discutido por muito tempo até ser acertado no início deste ano.

"Quando a gente fala em privatização da Petrobras, a gente precisa ter um cuidado grande, porque é um processo abrangentíssimo, mexe com muitos stakeholders. A verdade é que não há uma fórmula ótima, você precisa de estudos para fomentar uma decisão como essa, então eu vejo que possivelmente hoje, mais do que a inclinação favorável do chefe do Executivo, pesa o fator momento", disse Arbetman.

As ações preferenciais da Petrobras saltaram após os comentários de Bolsonaro, subindo quase 2% antes de reduzir os ganhos para cerca de 1% nas negociações da manhã.

Bolsonaro diz ter vontade de privatizar a Petrobras e vai avaliar com equipe econômica
 

Artigos Relacionados

Adicionar comentário

Diretrizes para Comentários

Nós o incentivamos a usar os comentários para se engajar com os usuários, compartilhar a sua perspectiva e fazer perguntas a autores e entre si. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

  • Enriqueça a conversa
  • Mantenha-se focado e na linha. Só poste material relevante ao tema a ser discutido.
  • Seja respeitoso. Mesmo opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
  • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
  • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
  • Evite palavrões, calúnias, ataques pessoais ou discriminatórios dirigidos a um autor ou outro usuário.
  • Somente serão permitidos comentários em Português.

Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de comentar no futuro, a critério do Investing.com

Escreva o que você pensa aqui
 
Tem certeza que deseja excluir este gráfico?
 
Postar
Postar também no :
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por este motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
Comentários (62)
Cristiano Guimarães
Cristiano Guimarães 15.10.2021 7:53
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Parabéns pela iniciativa de tentar tirar a vaca do brejo, mas vendedor de abacaxi tem mais credibilidade!
Julio de Castro
Julio de Castro 15.10.2021 0:52
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Folha de São Paulo noticiar que o PCC preza a vida!! A máscara tá caindo.
Ray Redington
Ray Redington 14.10.2021 23:00
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
é verdade esse bilete, confia!
Rogerio Soares
Rogerio Soares 14.10.2021 21:56
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
quero ver meses antes das eleições se não vai ter intervenção na Petrobras.
Rogerio Soares
Rogerio Soares 14.10.2021 21:54
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
chance de acontecer = 0%especulador pira com essas notícias fantasiosas kkkk
marcos antonio
marcos antonio 14.10.2021 20:42
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Olha, publicaram essa matéria 3 vezes hoje e petr não ganhou força. Parece que o Paulo Guedes vai tomar loss no trazer dele com call de petr4.
Hulk Alves
HULK1978 14.10.2021 18:37
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Piada né
jorge rubens
jorgerubens 14.10.2021 18:30
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
pohhha a culpa é de quem?!?!?!papa, peppa pig , mundo bita!!! só sabe tirar do reta , parece moleque!!!
José Raimundo Dos Santos
José Raimundo Dos Santos 14.10.2021 18:30
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
A culpa e do sofá
JulianaKatz Lang
JulianaKatz Lang 14.10.2021 18:30
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Só parece?
marcos antonio
marcos antonio 14.10.2021 18:13
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
essa matéria foi publicada 3 vezes hoje. A investig é cúmplice do Guedes no trade dele com call de petr?
José Raimundo Dos Santos
José Raimundo Dos Santos 14.10.2021 18:13
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Nem com essa noticia as acoes subiram
marcos antonio
marcos antonio 14.10.2021 18:13
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
José Raimundo Dos Santos Guedes vai tomar loss nessa!
Daniel Nunes
Daniel Nunes 14.10.2021 18:03
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Faz arminha que baixa.
Zacharias Silveira
AntiMilitância 14.10.2021 18:03
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Blablabla
Fabiano Souza
MacPhersom 14.10.2021 17:43
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Para de falar e faz!
Criver Crizinho Rosario
Criver Crizinho Rosario 14.10.2021 17:35
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Manda logo esta PL para o Congresso. Privatização já.
Mant Neuman
BombeiroAmigo 14.10.2021 17:19
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Será que o presidente da CVM vão cair de novo depois de outra manipulação do Planalto? A primeira foi com o short em Petro no dia da queda do Castelo Branco....
Edgar Pontin
Edgar Pontin 14.10.2021 17:06
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Mais uma vez e perto do vencimento das opcoes. A dobradinha jegue/bozo é um sucesso
Robison Luis
Robison 14.10.2021 17:06
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
É só coincidência, assim como o dólar alto e o ministro da economia ter quase 10 milhões de dólares no exterior, também é só coincidência.
marcos antonio
marcos antonio 14.10.2021 17:06
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
de loss dessa vez. Acho que alguém perdeu 150 mil
Rodrigo Matos
Rodrigo Matos 14.10.2021 17:04
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Nem se ele quiser ele consegue kkkkk
erik 工リキ
工リキerik 14.10.2021 16:45
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
dolar alto é bom para brasil!!!!esse já ta não sabe mais o que fazer!!!! deixou real desvalorizar desse jeito , rumo ao abismo com esse desgoverno
Kátia Cilene Cilene
Kátia Cilene Cilene 14.10.2021 16:42
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O Presidente tem receio de que ? Privatizar a Petrobras só  vai oxigenar as contas nacionais;ele foi eleito com uma maioria.Procuro análisar de forma imparcial visando o bem das gerações futuras, sejam as posições de direita ou esquerda a verdade é: com a crescente aversão do Mundo ao consumo de combustível fóssil e a crescente aceleração das energias alternativas e inclusive estaríamos alinhado com as poíiticas de preservação do meio ambiente.Gostem ou não esse será o futuro! Se fosse a uns 20anos atrás a historia seria outra .
pericles periclesplb
pericles periclesplb 14.10.2021 16:30
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Hoje monopólio público - amanhã monopólio privado. Mas para os bolsomions os preços vão cair com a privatização!!!! kkkkkk
Francis SR
Goldman777 14.10.2021 16:30
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Na verdade a tendência dos preços é de SUBIDA por causa das políticas ESG no mundo. Eu já iniciei minha posição no papel, aí é caso de proteção mesmo pq se o ESG vingar, petróleo vai subir MUIIIIIITTTTOOOO.
Jorge Juniorgv
Jorge Juniorgv 14.10.2021 16:14
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Governo lixo
Daniel Freiberger
Daniel Freiberger 14.10.2021 16:10
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Governo lixo. Falsa direita.
Jean Marcelo
Jean Marcelo 14.10.2021 16:05
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Bolso e Guedes, a dupla de mentirosos. Só o gado que acredita...
Rosildo da Silva
Rosildo da Silva 14.10.2021 15:39
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Bolso fazendo um insider…
Junior Freitas
Junior Freitas 14.10.2021 14:46
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Esse governo não conseguiu nem concluir a venda da Eletrobras. É o governo do faz do faz de conta.
Jaroo Clima
Jaroo Clima 14.10.2021 13:35
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
...tendo em vista que a alta nos preços dos combustíveis induz à um diabólico e imoral plano para privatizar a Petrobras, a conversa já era esperada. É conversa fiada assim como foi a do ministro da economia a quando falou do gás: (agência Brasil - 27/06/2019 - 18:11 por Pedro Rafael Vilela - Repórter da Agência Brasil - Brasília. "Guedes fala em redução de até 50% no preço do botijão de gás Ministro disse que abertura de mercado vai baratear custo. O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou hoje (27) que o preço do botijão de gás pode cair até 50% com a abertura do mercado do setor no país, por causa da maior competição entre empresas." Assim que o país abrir mão de ter o monopólio do setor energia que esta vinculado a Petrobras o Brasil vira refém definitivo da sagacidade e Interesses dos mercados... sejam esses interesses inescrupulosos ou não. O que se pode esperar de quem depreciou o Real, moeda mais forte da América Latina até janeiro de 2019 pra favorecer a alta do dólar?
Júnior Alves
Júnior Alves 14.10.2021 13:07
Salvo. Ver Itens salvos.