Últimas Notícias
0
Versão sem anúncios. Atualize sua experiência no Investing.com. Economize até 40% Mais detalhes

Do teto ao piso: medo de descontrole fiscal derruba Ibovespa à mínima desde novembro

Ações21.10.2021 17:51
Salvo. Ver Itens salvos.
Este artigo já foi salvo nos seus Itens salvos
 
© Reuters

Por Aluisio Alves

SÃO PAULO (Reuters) - A confirmação de que o governo planeja driblar o teto de gastos para financiar seu programa de auxílio social ditou uma piora generalizada das perspectivas econômicas do país e levou o principal índice de ações brasileiras ao piso em 11 meses.

Também refletindo o receio de uma greve de caminhoneiros e ventos do exterior menos favoráveis, o Ibovespa desabou 2,75%, para 107.735,01 pontos, menor fechamento desde 20 de novembro de 2020.

A volatilidade decorrente do nervosismo com a rápida deterioração do cenário impulsionou o volume de negócios, que somou 43,4 bilhões de reais.

O movimento legislativo para "adequar" o teto orçamentário, mudando prazo de correção do teto de gastos e acomodar o auxílio a famílias de baixa renda até dezembro de 2022, foi a senha para economistas se certificarem de uma iminente piora das contas públicas, o que deve ser compensado com juros mais altos.

"Desenvolvimentos recentes na frente fiscal contaminam os preços dos ativos, prejudicam a credibilidade da política e aumentam o risco de alta para nossas perspectivas de inflação de médio prazo", afirmou o JPMorgan, prevendo que o Banco Central vai acelerar a alta da Selic nas próximas duas reuniões.

Como resposta, ações de empresas que brilharam durante a pandemia, como de comércio eletrônico e construtoras, que já vinham sendo alvos de realização de lucros, intensificaram as perdas. O mesmo se deu sobre papéis ligados a commodities, com uma derrocada dos preços do minério de ferro na China.

Por fim, o temor de uma possível greve de caminhoneiros de larga escala pressionou diretamente empresas de combustíveis, após um evento nesta manhã no Rio de Janeiro.

DESTAQUES

- AMERICANAS (SA:AMER3) despencou 10,76% e MAGAZINE LUIZA (SA:MGLU3) perdeu 6,34%, ilustrando como ações de empresas que cresceram forte durante a pandemia têm sido fortemente alvejadas por realização de lucros.

- BANCO INTER (SA:BIDI11) despencou 10,7%, chegando a 50% de desvalorização desde julho. BANCO PAN (SA:BPAN4) retrocedeu 7,88%. GETNET desabou 19,8%, devolvendo quase todo o ganho acumulado deste sua estreia na bolsa, na segunda-feira.

- VIBRA (SA:BRDT3), dona da rede de postos BR, caiu 5,17%, ULTRAPAR (SA:UGPA3), dona da Ipiranga, teve baixa de 5,42%, em meio a temores sobre desdobramentos de uma paralisação de caminhoneiros. Fora do índice, RAÍZEN (SA:RAIZ4), dona dos postos Shell no país, recuou 3,16%.

- PETROBRAS (SA:PETR4) perdeu 3,38%. A companhia divulgou resultados operacionais considerados positivos por analistas. O BTG Pactual afirmou que "outro ciclo de fortes resultados financeiros está a caminho", mas que isso deve ser eclipsado pelo ruído em torno da política de preços dos combustíveis.

- VALE (SA:VALE3) cedeu 1,6%, também sob pressão dos preços de metais ferrosos na China, que despencaram devido à queda nos preços do carvão e estagnação do consumo de aço. USIMINAS (SA:USIM5) tombou 5,4%, CSN (SA:CSNA3) perdeu 1,8%.

- BANCO DO BRASIL (SA:BBAS3) encolheu 4,2%, BRADESCO (SA:BBDC4) teve depreciação de 1,7% e ITAÚ UNIBANCO (SA:ITUB4) teve recuo de 1,7%, com os grandes bancos nacionais devolvendo ganhos da véspera.

-SUZANO (SA:SUZB3) avançou 1,65%. A produtora de papel e celulose antecipou a meta de remover 40 milhões de toneladas de CO2 da atmosfera, de 2030 para 2025.

- BB SEGURIDADE (SA:BBSE3) subiu 0,8%, diante da perspectiva de que a carteira de títulos da seguradora seja beneficiada com um ciclo de alta de juros mais longo.

Do teto ao piso: medo de descontrole fiscal derruba Ibovespa à mínima desde novembro
 

Artigos Relacionados

Adicionar comentário

Diretrizes para Comentários

Nós o incentivamos a usar os comentários para se engajar com os usuários, compartilhar a sua perspectiva e fazer perguntas a autores e entre si. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

  • Enriqueça a conversa
  • Mantenha-se focado e na linha. Só poste material relevante ao tema a ser discutido.
  • Seja respeitoso. Mesmo opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
  • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
  • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
  • Evite palavrões, calúnias, ataques pessoais ou discriminatórios dirigidos a um autor ou outro usuário.
  • Somente serão permitidos comentários em Português.

Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de comentar no futuro, a critério do Investing.com

Escreva o que você pensa aqui
 
Tem certeza que deseja excluir este gráfico?
 
Postar
Postar também no :
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por este motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
Comentários (75)
jonatas souza
jonatas souza 22.10.2021 0:53
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Descontrole total
Bruno Luciani
Bruno Luciani 21.10.2021 22:54
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Gente, esqueçam Lula, Dilma e Bolsonaro.Temos como investidor analisar o mercado, as empresas, os ativos.Tem muito ativo descontado, ativos com perdas de 30,40,50,60% de desvalorização.Facam suas carteiras e esperem os lucros.
Kico Gibello
Kico Gibello 21.10.2021 22:54
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Bruno o problema é que pode ficar pior e ninguem vai querer ficar comprado.
Gabriel Teixeirax
Gabriel Teixeirax 21.10.2021 22:54
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
To com tigo Bruno, mas eh com o cu na mao kkkkk
Jean Marcelo
Jean Marcelo 21.10.2021 22:48
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Fora Dilma! kkkkk
Sergio Silva
Sergio Silva 21.10.2021 22:41
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Lula devolve os 88bi desviados da Petrobrás, assim o preço do combustível cai..kkk
Wagner David
Wagner David 21.10.2021 22:14
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Sabe qual é, aqui sempre foi um canal para investidores que sempre se fala em análises, investimentos, eu queria saber sinceramente os que esses filhos da p....sem nome, sem foto vem fazer aqui? Vão pra casa do kral.h.o esquerdinhas não investem um centavo e fica achando que isso aqui é Facebook
Marco Dangot
Marco Dangot 21.10.2021 22:14
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Acredito nos bancos neste momento, principalmente Bradesco e Itaú. Tem a Weg , mas ela patinou um pouco depois do desdobramento.
jorge rubens
jorgerubens 21.10.2021 22:14
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
vou usar frase de seus amigos de pasto usa!!!!vai para Venezuela , cuba , afeganistão!!!!gado acéfalo!!!!!kkkkk
Marco Dangot
Marco Dangot 21.10.2021 22:14
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Não adianta brigar com estes espantalhos do mágico de Oz... Qual a sua opinião para a próxima semana ?
Wagner David
Wagner David 21.10.2021 22:14
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Com o temor em relação ao teto de gastos com auxílio Brasil, sem reformas tributária e fiscal abandonadas, logo chega o fim do ano o recesso daqueles vagabundos, o cenário infelizmente é o pior possível, mas graficamente falando é possível um repique no frame semanal já que o índice encontrou um suporte nessa região, temos que acompanhar
Daniel Freiberger
Daniel Freiberger 21.10.2021 22:04
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Amanhã é dia de repique.
Marcelo Maciel
Marcelo Maciel 21.10.2021 22:04
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
sei nao hein.. uma par da equipe do guedes pediu demissao
Stevan Moraes
Stevan Moraes 21.10.2021 22:04
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Eu estava achando que amanhã também seria repique, mas depois da live de agora a noite do Bolsonaro dizendo:  """" Temos como vencer essa crise. Vai ter novo aumento de combustível? Certamente teremos. Não vou negar isso daí. Estou buscando solução. […] Aí fica o mercado nervosinho. Se vocês explodirem a economia do Brasil, pessoal do mercado, vocês vão ser prejudicados também. Querem acreditar na minha palavra ou na da Miriam Leitão?"""" tenho minhas dúvidas, torço estar enganado.
Italo juliao
Italo juliao 21.10.2021 22:01
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Break News: Atenção Bolsanaristas!!!!!! Amanhã anúncio do nosso Excelentíssimo Presidente, O Bolsa Capim e o Bolsa Alfafa para agradar os Bolsonarista mais aguerridos, vamos para cima. O Capim e a alfafa tão garantidos. Uhuhuhu
caio tacla
caio tacla 21.10.2021 22:01
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Vai ter capim? Então já avisou sua mamãe né?
Italo juliao
Italo juliao 21.10.2021 22:01
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Já. inclusive vou ma..mar na sua
Italo juliao
Italo juliao 21.10.2021 22:01
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
caio tacla não esquece de avisar a sua mã.e. pois se acabar o Capi.m e a alfaf.a, ela tem que tá lá para dá de mama.r a militância.
Jorge sezinando
Jorge sezinando 21.10.2021 21:57
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
MITO😎
Nilton Fatore
Nilton Fatore 21.10.2021 21:55
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
como e gostoso ter saído da b3 e ter ido para as criptos , pode cair o mundo e estamos de boa, a bolsa já era
Ginez Romero júnior
Ginez Romero júnior 21.10.2021 21:32
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Bozo senta o porrete nos gados , eles gostam , enquanto isso b1 b2 b3 b4 continuam roubando feitos lokos , vai bozo não alivia não !
Émerson Franz
Émerson Franz 21.10.2021 21:20
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
pior governo da historia.
Mant Neuman
BombeiroAristide 21.10.2021 21:19
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
No desgoverno da Rachadinha, dizem que não tem roubo pq a lei anti corrupção é alterada. Não tem calote pois alteraram a lei dos precatórios. Não tem furo do teto pois rasgaram a lei do teto de gastos. Desgoverno corrupto e sem lei.
Edimilson Ramos
Edimilson Ramos 21.10.2021 20:58
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Medo, kkkkkkk o descontrole é total,no que interessa agora é comprar voto não importa o custo. a hipocrisia é tanta que é nome de ajudar os mais necessitados, só que o estrago para a economia, inflação, juros e tamanho que os mais necessitados tendem a mais miseráveis, quando os miseráveis são os políticos brasileiros, que os deficientes intelectual e acéfalos brigam para defender. Uma vergonha atrás da outra
Sergio Silva
Sergio Silva 21.10.2021 20:49
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Volta Lula.........................pra cadeia.
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo 21.10.2021 20:49
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Como defender o seu mito agora né... Deu ruim.....
Manuel Gomez
Manuel Gomez 21.10.2021 20:40
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
fora Dilmo kkkk e os liberaloides perdidos...
Athanase Patsea
Athanase Patsea 21.10.2021 20:39
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
SENSACIONALISMO DA MIDIA CONTRA BOLSONARO, LULADRAO PT ROUBOU 1 PIB = ,6 TRILHÕES, E BOLSONARO COM TODOS OS VIRUS DOS GLOBSLISTAS CRIMINOSOS ESTÁ TENTANDO MELHORAR O PAIS.
Mostrar respostas anteriores (1)
Rossi Gadott
Rossi Gadott 21.10.2021 20:39
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Ohhhh robozinho vida de gado 🐄🐄🐄🐄
Mant Neuman
BombeiroAristide 21.10.2021 20:39
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Êh, oô, vida de gado Povo marcado eh Povo feliz
José Silva
José Silva 21.10.2021 20:39
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Deixa de defender politico mano não vale apena no Brasil de esquerda ou direita so querem é ferrar o povo, so quero lucro os políticos so atrapalham.
Alberto Fab
Alberto Fab 21.10.2021 20:39
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Muitas viuvas mamilocratas. A mamadeira acabou. Reclama com os fabricante do ching ling.
Stevan Moraes
Stevan Moraes 21.10.2021 20:39
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Se isto que o Bolsonaro está fazendo é melhorar o país, é melhor ele ficar em casa comendo coxinha e não fazer nada. Este governo para ser considerado ruim, tem que melhorar muito
Joao Faria
Joao Faria 21.10.2021 20:32
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Todo castigo para pobre de direita é pouco.
Walter Vecchi
Walter Vecchi 21.10.2021 20:31
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
o efeito bolsonaro/centrao
Ray Redington
Ray Redington 21.10.2021 20:23
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
era uma casa muito engraçada, não tinha teto, não tinha nada...
Marco Dangot
Marco Dangot 21.10.2021 20:13
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Não vai teto furado, é jogada da esquerda. Os políticos estão enojados com um presidente que não rouba e ajuda os necessitados. Bolsonaro 2022
Mostrar respostas anteriores (1)
Daniel Freiberger
Daniel Freiberger 21.10.2021 20:13
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
brincadeira....kkk
Maurice Lima
mcdli 21.10.2021 20:13
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
seu tesao no bolsonaro é doentio.
Paulinho Ferreira
Paulinho Ferreira 21.10.2021 20:13
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Tu so pode ser doido ou desinformado
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo 21.10.2021 20:13
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Rapaz pela quantidade de deslike que o gado do bozo recebeu... a maré virou com força....
Mant Neuman
BombeiroAristide 21.10.2021 20:13
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Êh, oô, vida de gado Povo marcado eh Povo feliz
Mant Neuman
BombeiroAristide 21.10.2021 20:08
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Até meados de Junho, o Desgoverno estava comemorando a inflação alta do momento e que iria arrefecer a partir de Julho. O motivo? O teto era reajustado de Junho a Julho e o orçamento de Jan a Dez. Isso abriria uma janela para a farra eleitoral de 22. Hoje, vendo o fracasso do combate a inflação, o desgoverno resolve mudar a regra do teto para Jan a Dez. Em resumo, estão batendo cabeça.
Marco Dangot
Marco Dangot 21.10.2021 20:04
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Bolsonaro 2022 General Heleno 2026
Eduardo Oliver
EdRoss 21.10.2021 20:02
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Medo de descontrole fiscal derruba Ibovespa, U$500, U$30 e até o Bitcoin, quando sobe é porque o exterior puxou mas quando cai a culpa é do Bolsonaro, a coisa tá feia mesmo
Lazaro Pereira
Lazaro Pereira 21.10.2021 20:02
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Dólar disparando é bom pro Guedes 🤑🤑🤑
Rosildo da Silva
Rosildo da Silva 21.10.2021 19:59
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Amigo Lula, quero agradecer pelo colchão confortável de divisas de U$380bi deixadas pela sua administração. Dizem os direitistas que foram os bilhões “roubados”, mas, cá pra nós, se não fosse esse “roubo” milagroso…
Flavio Moura
Flavio Moura 21.10.2021 19:59
Salvo. Ver Itens salvos.