Últimas Notícias
0
Versão sem anúncios. Atualize sua experiência no Investing.com. Economize até 40% Mais detalhes

Ibovespa reage e retorna aos 112 mil pontos após Fed e alívio com China

Ações22.09.2021 18:00
Salvo. Ver Itens salvos.
Este artigo já foi salvo nos seus Itens salvos
 
© Reuters. REUTERS/Paulo Whitaker

Por Aluisio Alves

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice de ações brasileiras teve alta robusta nesta quarta-feira, refletindo alívio de investidores com medidas do governo chinês para evitar pânico no setor imobiliário e após a autoridade monetária dos Estados Unidos indicar gradual redução de estímulos à economia, em linha com o esperado.

Impulsionado sobretudo pelos setores de metais e financeiro, o Ibovespa subiu 1,84%, aos 112.282,28 pontos. O volume de negócios da sessão totalizou 36 bilhões de reais.

O índice subiu desde a abertura, após a incorporadora chinesa Evergrande (OTC:EGRNY) fechar acordo com credores para evitar um calote, enquanto o governo da China agiu dando liquidez ao mercado e preparando um plano para estatizar o negócio.

Isso elevou os preços das commodities metálicas, aliviando ações de empresas brasileiras ligadas a metais, como Vale (SA:VALE3), além das siderúrgicas Usiminas (SA:USIM5) e CSN (SA:CSNA3).

LEIA MAIS: À espera de Copom, dólar fecha em alta com sinalização do Fed

Os ganhos do Ibovespa foram consolidados à tarde após o Federal Reserve manter o juro básico dos EUA entre zero e 0,25% ao ano, indicando que uma alta da taxa deve começar em 2022. A autoridade também sinalizou que deve reduzir suas compras mensais de títulos "em breve". Os principais índices de Wall Street reagiram com alta.

Segundo profissionais do mercado, a espera pelo anúncio do novo juro básico no Brasil, que o Banco Central deve anunciar após o fechamento do mercado - uma alta de 1 ponto percentual, para 6,25% ao ano, segundo o consenso do mercado - pode ajudar a dar direção ao índice na quinta-feira.

Segundo Alvaro Bandeira, economista-chefe do banco digital Modalmais, se o índice se sustentar acima de 111 mil pontos, pode abrir espaço para retornar para a faixa de 115 mil.

DESTAQUES

- VALE disparou 3,55%, com as cotações do minério de ferro reagindo diante do alívio com o caso Evergrande e seus possíveis desdobramentos para o setor imobiliário chinês e, claro, das exportações da companhia para aquele mercado. Assim, o corte do preço alvo do ADR da companhia pelo Bank of America e pela Jefferies ficou em segundo plano.

- Pelo mesmo caminho foram as siderúrgicas, com USIMINAS avançando 8,7%, GERDAU (SA:GGBR4) acelerando 5,84%, e CSN fechando com ganho de 1,95%.

- AZUL (SA:AZUL4) teve acréscimo de 8,19%, liderando os ganhos do setor aéreo, em meio a repetidos sinais de recuperação do segmento, além de planos de expansão para mobilidade urbana nos próximos anos. GOL (SA:GOLL4) cresceu 5,77% e EMBRAER (SA:EMBR3) foi elevada em 5,39%.

- CIELO (SA:CIEL3) puxou a fila do setor financeiro, subindo 7,79%, seguida por B3 (SA:B3SA3), com avanço de 5,17%. ITAÚ UNIBANCO (SA:ITUB4) teve incremento de 2,32% e BRADESCO (SA:BBDC4) foi valorizado em 1,48%.

- PETROBRAS (SA:PETR4) teve apreciação de 2,54%, por sua vez refletindo o aumento da cotação do barril do petróleo. PETRORIO (SA:PRIO3) ganhou 7,48%.

- HAPVIDA (SA:HAPV3) foi na contramão, caindo 3,89%, após senadores que compõem a CPI da Covid terem ameaçado chamar executivos da companhia para depor. O setor de saúde foi junto ladeira abaixo, com NOTRE DAME INTERMÉDICA (SA:GNDI3) em baixa de 3,88%, enquanto QUALICORP (SA:QUAL3) caiu 1,6% e REDE D'OR (SA:RDOR3) recuou 0,69%.

- VIA (SA:VIIA3) caiu 2,39%, devolvendo parte da escalada na véspera quando anunciou que atingiu mais de 100 mil vendedores terceiros em sua plataforma em agosto. Mas boa parte do setor ligado a consumo doméstico também teve um dia negativo, com MAGAZINE LUIZA (SA:MGLU3) em baixa de 0,31% e AMERICANAS (SA:AMER3) fechando em queda de 0,95%.

Ibovespa reage e retorna aos 112 mil pontos após Fed e alívio com China
 

Artigos Relacionados

Adicionar comentário

Diretrizes para Comentários

Nós o incentivamos a usar os comentários para se engajar com os usuários, compartilhar a sua perspectiva e fazer perguntas a autores e entre si. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

  • Enriqueça a conversa
  • Mantenha-se focado e na linha. Só poste material relevante ao tema a ser discutido.
  • Seja respeitoso. Mesmo opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
  • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
  • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
  • Evite palavrões, calúnias, ataques pessoais ou discriminatórios dirigidos a um autor ou outro usuário.
  • Somente serão permitidos comentários em Português.

Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de comentar no futuro, a critério do Investing.com

Escreva o que você pensa aqui
 
Tem certeza que deseja excluir este gráfico?
 
Postar
Postar também no :
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por este motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
Comentários (13)
Fred Lucas
Fred Lucas 23.09.2021 7:59
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Rnew4, setor de energia renovável, barata,oportunidade épica
pericles periclesplb
pericles periclesplb 23.09.2021 4:44
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
do jeito que está, renda variável no Brasil armadilha para o pequeno investidor.
Cesar Capri
Cesar Capri 22.09.2021 19:25
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O Ibovespa tem um suporte cavalar em 107.637 mais ou menos, foi a exata região onde no começo do ano, após a mudança de presidente da Petrobras, o mercado após cair pra essa região, voltou a subir com força. No dia 20 o ibovespa tocou esse suporte e voltou a subir novamente, é só olhar o gráfico. Mas esbarrou hoje numa resistência, mesmo que caia nos próximos dias, tem um suporte importante na região citada,que talvez seja o mais decisivo.
David Tribal
David Tribal 22.09.2021 19:25
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O Brasil é o país da exportação,café,carne,soja, Agora exportamos demência,burrice, foi uma vergonha esse circo que foi a ONU, ainda temos pagar mais 15 dias pra mula do Queiroga fique em NY,de quarentena 🤦‍♂️
David Soares
David Soares 22.09.2021 19:25
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
entao vc ja está pronto pra exportação...so colocar num contêiner e despachar.....so nao sei quem vai querer comprar...mas da pra tentar te enviar pra Venezuela ou Cuba...vc topa?
Julio Fgvl
Julio Fgvl 22.09.2021 19:16
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Esqueceram de mencionar na notícia."Após discurso de Bolsonaro na ONU."Sejam honestos.
Mostrar respostas anteriores (4)
Robison Luis
Robison 22.09.2021 19:16
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Após o discurso do genocida, incompetente e corrupto, o Brasil foi mais uma vez humilhado.
Abraão Lincoln
Abraão Lincoln 22.09.2021 19:16
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Perdeu uma enorme chance de ficar quieto!!!!!
Andre Tasoniero
Andre Tasoniero 22.09.2021 19:16
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Esse come kapim com força...
Max Meinhof
Max Meinhof 22.09.2021 19:16
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
"Apesar do discurso cheio de mentiras do genocida..." Era assim que deveria constar da matéria!!!...
Max Meinhof
Max Meinhof 22.09.2021 19:16
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Gado cúmplice de fascista!!!...
João ARAGAO
João ARAGAO 22.09.2021 18:56
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Só idiotice de política nos comentários, nada que tenha a ver com economia...
Max Meinhof
Max Meinhof 22.09.2021 18:56
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
A Política (e também a politicalha) influencia na economia, se é que você não percebeu ainda.........
Cesar Capri
Cesar Capri 22.09.2021 18:54
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Foram gaps de alta em comoditties, no fim não rompeu resistência, pela análise gráfica ainda pode vir muita correção, juros mais altos também e etc. Mas quem sabe, torcer pra subir mais.
juliano andriollo
juliano andriollo 22.09.2021 18:48
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Se o discurso não fosse tão horrível, IBOV teria sido o quadruplo, mas infelizmente acabou afastando investidores...
Cesar Capri
Cesar Capri 22.09.2021 18:48
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Isso é mentira. Mercado não é tão colado da política quanto se pensa. O problema é que a inflação está subindo muito rápido e a renda fixa vai ficando atrativa, simples assim.
Sandro Edgar
Sandro Edgar 22.09.2021 18:33
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
E o sem partido já voltou do cercadinho do Fogo de Chão?
Daniel Silva
Daniel Silva 22.09.2021 18:33
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
tá fazendo arminha de quarentena com o Queiroga enquanto o bombeiro satisfaz a Micheque...
Max Meinhof
Max Meinhof 22.09.2021 18:33
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Daniel Silva  kkkkkkkkkkkkkkkk
Coraline Staker
Coraline Staker 22.09.2021 18:32
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Bolsonaristas se vitimando não tem preço kkk
Fernando Freitas
Fernando Freitas 22.09.2021 18:27
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Vamu que vamu, até novo rumor
Albuquerque Tomaz
Albuquerque Tomaz 22.09.2021 18:18
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
como sempre, o estado salvando os agiotas
Max Meinhof
Max Meinhof 22.09.2021 18:18
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
E os imbecis liberais conveniente e covardemente escondendo-se nessa hora!!!...
Altair Sanches Espanha Junior
Altair Sanches Espanha Junior 22.09.2021 18:05
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
a culpa é do Bolsonaro
Mostrar respostas anteriores (3)
Jones Carv
Jones Carv 22.09.2021 18:05
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
culpa e do Bolsonaro....por q ele não chama um mágico pra fazer a bolsa por 160 mil assim todos Tatiana felizes e cheio do cash
Flavio Moura
Flavio Moura 22.09.2021 18:05
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
ah se o LuIa ou D0ria a Odebrecht OGX JBS Oi Rodrimar Camargo Correia Galvão estariam nas alturas...a Petrobrás já tinha adquirido 20 refinarias secas no EUA doado mais 2 portos a Cuba e construído mais gasodutos para Bolívia e colocado o Maduro de líder do Mercosul, sem falar que só ia ter CoronaVaca ..1 dose a cada 28 dias para todos
Robison Luis
Robison 22.09.2021 18:05
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Jones Carv  Porque ele não trabalha e governa ao invés de se comportar sempre como um asno (com todo o respeito ao animalzinho que não merece a comparação) asqueroso, ignorante, incompetente e mentiroso? Sabe quanto custaram as motociatas e manifestações antidemocráticas aos contribuintes? Se ele soubesse trabalhar e fosse honesto, competente a economia, as empresas, a bolsa, as pessoas físicas, todo o país estaria em uma situação melhor. Mas prefere passar todos os dias gerando crises políticas, vomitando mentiras e destruindo o Brasil.
Robison Luis
Robison 22.09.2021 18:05
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Jones Carv  Porque ele não trabalha e governa ao invés de se comportar sempre como um asno (com todo o respeito ao animalzinho que não merece a comparação) asqueroso, ignorante, incompetente e mentiroso? Sabe quanto custaram as motociatas e manifestações antidemocráticas aos contribuintes? Se ele soubesse trabalhar e fosse honesto, competente a economia, as empresas, a bolsa, as pessoas físicas, todo o país estaria em uma situação melhor. Mas prefere passar todos os dias gerando crises políticas, vomitando mentiras e destruindo o Brasil.
Andre Tasoniero
Andre Tasoniero 22.09.2021 18:05
Salvo. Ver Itens salvos.