Últimas Notícias
0
Versão sem anúncios. Atualize sua experiência no Investing.com. Economize até 40% Mais detalhes

Últimas Notícias

BB Investimentos atualiza carteira recomendada para esta semana; Veja indicações

Para Itaú BBA, Ibovespa não está tão barato e cenário é mais negativo

Ações27.09.2021 14:54
Salvo. Ver Itens salvos.
Este artigo já foi salvo nos seus Itens salvos
 
© Reuters. REUTERS/Paulo Whitaker

Por José de Castro

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa não está tão barato quanto à primeira vista se pode pensar, e a visão do Itaú BBA para a bolsa está mais negativa, disse o estrategista-chefe do banco de investimento, Marcelo Sá, citando a inflação como o principal ponto a se monitorar no momento.

A lista de fatores de atenção é longa e inclui ainda debates fiscais, altas de juros no Brasil, potenciais mudanças na política monetária norte-americana e o rumo das commodities diante dos riscos ligados à China.

O estrategista lembra que, com base em dados do último relatório de mudança de projeção para o Ibovespa, do dia 14 de setembro, o múltiplo preço/lucro (P/L) do Ibovespa estava em 8 vezes, contra média história de 11,6 vezes, o que o deixa, quando se olha o desvio-padrão, no ponto mais baixo do intervalo.

Mas Sá diz ser "complicado" fazer a análise assim "no seco", uma vez que empresas como Vale (SA:VALE3) e Petrobras (SA:PETR4) --ambas relacionadas a commodities, classe de ativos que sofreu liquidação nos últimos tempos-- têm bastante peso no índice. Excluindo ambas da conta, o P/L do Ibovespa vai a 12 vezes, contra 13 vezes da média.

LEIA MAIS: Inter reduz projeção para Ibovespa ao fim do ano a 128 mil pontos

"Ainda está mais barato que a média, mas não tão mais barato... Nossa visão está mais negativa para a bolsa, dadas as perspectivas com essa piora toda que houve nas discussões macroeconômicas", disse Sá. Ele se referiu ao impasse da conta de quase 90 bilhões de reais em precatórios para 2022, que, sem solução, pode ameaçar o teto de gastos, âncora fiscal do governo.

Ele comenta que o título do relatório de duas semanas atrás, que traz a expressão "A tempestade perfeita", explica bem os motivos por trás da revisão da meta de Ibovespa ao fim do ano de 152 mil para 120 mil pontos, com crises hídrica e energética, incerteza fiscal, inflação em alta, pressão nas commodities, dúvidas sobre crescimento na China e risco de aperto na política monetária norte-americana.

O Ibovespa estava por volta de 11h40 desta segunda-feira em torno de 113.520 pontos, 13,5% abaixo do recorde de 131.190,30 pontos alcançado em 7 de junho. Em reais, o principal índice das ações brasileiras caía 4,6% no acumulado de 2021, mas em dólar recuava ainda mais (7,3%), contra ganhos de 11,4% do europeu STOXX 600 e de 18,6% do norte-americano S&P 500.

"Tem muita incerteza, essa é a mensagem. Os 'drivers' macroeconômicos são muito importantes de acompanhar, eu diria que a inflação é o principal", disse Sá.

Segundo o estrategista, a previsão do Ibovespa aos 120 mil pontos ao fim do ano --acima, portanto, do patamar atual-- dependeria de um alívio na inflação, que por sua vez poderia levar o Banco Central a subir menos os juros --que, mais altos, acirram a competição do mercado acionário com outras classes de ativos como opção de investimento--e de alguma estabilização na China.

"Mas temos que seguir de olho ainda nas commodities. Se tiver desaceleração muito forte na China, com impacto não apenas no minério de ferro, mas também nas commodities agrícolas, isso também vai ter algum impacto na economia brasileira", completou Sá.

O Itaú (SA:ITUB4) ajustou sua lista de compras no mercado de ações para incluir Eneva (SA:ENEV3), Energisa (SA:ENGI4) (empresas mais defensivas) e Assaí (SA:ASAI3), enquanto retirou do grupo Magazine Luiza (SA:MGLU3), Méliuz (SA:CASH3) (mais sensíveis a altas de juros) e Bradesco (SA:BBDC4) (afetado por cenário macro mais incerto).

Para Itaú BBA, Ibovespa não está tão barato e cenário é mais negativo
 

Artigos Relacionados

Adicionar comentário

Diretrizes para Comentários

Nós o incentivamos a usar os comentários para se engajar com os usuários, compartilhar a sua perspectiva e fazer perguntas a autores e entre si. No entanto, a fim de manter o alto nível do discurso que todos nós valorizamos e esperamos, por favor, mantenha os seguintes critérios em mente:

  • Enriqueça a conversa
  • Mantenha-se focado e na linha. Só poste material relevante ao tema a ser discutido.
  • Seja respeitoso. Mesmo opiniões negativas podem ser enquadradas de forma positiva e diplomática.
  • Use estilo de escrita padrão. Incluir pontuação e letras maiúsculas e minúsculas.
  • NOTA: Spam e/ou mensagens promocionais ou links dentro de um comentário serão removidos.
  • Evite palavrões, calúnias, ataques pessoais ou discriminatórios dirigidos a um autor ou outro usuário.
  • Somente serão permitidos comentários em Português.

Os autores de spam ou abuso serão excluídos do site e proibidos de comentar no futuro, a critério do Investing.com

Escreva o que você pensa aqui
 
Tem certeza que deseja excluir este gráfico?
 
Postar
Postar também no :
 
Substituir o gráfico anexado por um novo gráfico?
1000
A sua permissão para inserir comentários está atualmente suspensa devido a denúncias feitas por usuários. O seu status será analisado por nossos moderadores.
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Obrigado pelo seu comentário. Por favor, note que todos os comentários estão automaticamente pendentes, em nosso sistema, até que aprovados por nossos moderadores. Por este motivo, pode demorar algum tempo antes que o mesmo apareça em nosso site.
Comentários (63)
marcos antonio
marcos antonio 28.09.2021 9:22
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Como foi aprendido no melhor livro para investidores "iludidos pelo acaso" de Taleb. Todos os envolvidos com o mercado que ficam criticando ou se apropriando de artigo de analistas são fracassados ou estão na eminência de fracassar.
JulianaKatz Lang
JulianaKatz Lang 28.09.2021 6:33
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Hum, sei... A XP que apoiou o BozoNazi na eleição? A mesma XP que idolatrou o Jegues. Parece que um trouxa está logo aqui 👇
CLAUDIO GUEDES
CLAUDIO GUEDES 28.09.2021 6:20
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Hum, sei... Itau da família Setubal, que é dona da XP, que comprou a infomoney e a Investing e que Paulo Guedes declarou que exploram 200 milhões de trouxas.
marcos antonio
marcos antonio 28.09.2021 6:20
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Paulo Guedes, o pica reta?
marcos antonio
marcos antonio 28.09.2021 6:20
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Paulo Guedes o picareta?
Mant Neuman
BombeiroAmigo 28.09.2021 5:48
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Em 22, seja patriota, pense no Brasil. Não vote nos CORRUPTOS Lula e Bozo.
Anne Cross
Anne Cross 28.09.2021 5:39
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Estou lendo muitos comentários de indivíduos que desejam a volta dos PTralhas, o governo que ganhou o título de mais corrupto da história. Só posso lamentar que ainda existam pessoas que apoiam o roubo e a corrupção. Me dá pouca esperança para o futuro do país.
JulianaKatz Lang
JulianaKatz Lang 28.09.2021 5:39
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Temos que lamentar também quem apoia um genocida e corrupto. A esperança que tenho no país é que no futuro a grande maioria que não cultua nem ptralhas nem bozonalhas escolherá outro candidato. Leia os comentários com mais atenção. Verá que muitos que criticam seu político de estimação não apoiam ptralhas, essa conexão só foi feita pelos dois neurônios do seu cérebro plano.
Kbça Jhones
Kbça Jhones 28.09.2021 4:50
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
IBOLIXO, IBOZO. Era para estar em 50 mil pontos!
Sergio Borges
Sergio Borges 27.09.2021 23:49
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Os pestistas parasitas só roubam estatais, acordem imbecis. E as estatais precisaram gerar lucros para poderem investir. E os pestistas roubavam tanto as estatais que elas davam prejuizos, com tanta roubalheira pestista e agregados.
Mant Neuman
BombeiroAmigo 27.09.2021 23:49
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Em 22, seja patriota, pense no Brasil. Não volte nos CORRUPTOS Lula e Bozo.
Mant Neuman
BombeiroAmigo 27.09.2021 20:51
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
O Rei na Rachadinha não é o culpado pela inflação mundial. Sua roubalheira e incompetência fizeram com que o Brasil se tornasse uma vergonha mundial. Estamos entre as piores taxas do MUNDO de inflação, desemprego e mortes.
Julio Coelho
Julio Coelho 27.09.2021 18:48
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Não adianta. Bolsonarista não vive um dia sem no Barba e no PT. Isso tudo é fantasia de ser estuprado por sindicalista? E olha que não sou nem de direita, nem de esquerda. Ganho meu dinheiro e desejo que cada um cuide do seu rabo. Mas, é gritante que essas duas galerinhas, de lulistas e bolsonaristas, têm rolo de vidas passadas. Ou melhor, vidas de rolas passadas.
Sergio Borges
Sergio Borges 27.09.2021 18:20
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Petrobrás Banco do Brasil CEF etc etc estão tendo lucros astronomicos porque a roubalheira pestista acabou.
Frank Souza
Frank Souza 27.09.2021 18:20
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
sei não. muita venda de ativos não circulantes reportado como lucro.
rogerio vanadia
rogerio vanadia 27.09.2021 18:20
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
kkkkk idiota. vc está pagando esse lucro, o povo. estatal não é pra dar lucro nem prejuízo. más vc prefere inflacao 2 dígitos
rogerio vanadia
rogerio vanadia 27.09.2021 18:20
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
e outra lucro? tudo venda de ativos, estão doando o patrimônio do povo para os amigos rachadinha
Peter MA
Peter MA 27.09.2021 18:20
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
é difícil estudar neh rsrs e analisar gráficos com mais de 20 anos para essa galera .. aliás se passaram 7 e ainda estão com o mesmo discurso
Ana Luíza Noronha
Ana Luíza Noronha 27.09.2021 18:20
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
estão tendo lucro porque são monopólio e estão roubando dos brasileiros com seus preços dolarizados, seu inteligentão.
Kai Hansen
Kai Hansen 27.09.2021 17:17
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
No mundo Boçalnarista investir representa a mentira e especular representa a verdade assim como a Cloroquina cura e a vacina destrói
Cristian cts
Cristian cts 27.09.2021 17:17
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Lindo comentário 👏👏
rogerio vanadia
rogerio vanadia 27.09.2021 17:17
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
perfeito
Delei E Janaina Oliveira
Delei E Janaina Oliveira 27.09.2021 17:17
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
André Luiz
André Luiz 27.09.2021 17:15
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Se a dona do conglomerado ITAÚ não torcesse tanto para volta do Petista quem sabe daria o mínimo de crédito pra está notícia...
Cristian cts
Cristian cts 27.09.2021 17:15
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
É o contrário! O planeta torce para a saída/queda/desaparecimento do Bozo, seja lá quem venha depois, já vai ser lucro.
André Luiz
André Luiz 27.09.2021 17:15
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Empresários adoram greve e os camisas vermelhas na portas de suas empresas...
Frank Souza
Frank Souza 27.09.2021 17:15
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
tu sabe que greve é direito, né? por quê você não cobra dos políticos inovações na lei que dificultam a greve?
rogerio vanadia
rogerio vanadia 27.09.2021 17:15
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
kkkkkk idiota completo. estudar camarada.
André Luiz
André Luiz 27.09.2021 17:14
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Se a dona do conglomerado ITAÚ não torcesse tanto para volta de Lula quem sabe daria o mínimo de crédito pra está notícia...
Cristian cts
Cristian cts 27.09.2021 17:14
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
É o contrário! O planeta torce para a saída/queda/desaparecimento do Bozo, seja lá quem venha depois, já vai ser lucro.
André Luiz
André Luiz 27.09.2021 17:14
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Empresários adoram greves e bandeiras vermelhas na porta da empresa kkkkkkk
André Luiz
André Luiz 27.09.2021 17:14
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Se a dona do conglomerado ITAÚ não torcesse tanto para volta de Lula quem sabe daria o mínimo de crédito pra está notícia...
Thiago R Silva
Thiago R Silva 27.09.2021 16:53
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Noticias … apenas noticias … operem o mercado e nao a noticia, se nao é melhor virar jornalista … cambada de perdedores ptiatas uhauahauahuahauaha
Cristian cts
Cristian cts 27.09.2021 16:53
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Pelo menos não são fake news (tipo a fake news Bozo dizendo na ONU que o Brasil é melhor país do mundo pra se investir), né não?
Sebastião Flores
Sebastião Flores 27.09.2021 16:40
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
ESTADÃO:   - - -    'O mercado vai preferir Lula a Bolsonaro', diz Maílson da Nóbrega.
Thiago R Silva
Thiago R Silva 27.09.2021 16:40
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
É para rir ?!!!!
Rosildo da Silva
Rosildo da Silva 27.09.2021 16:33
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Bolso é um arruinador em todos os sentidos. Ainda bem que 2022 é logo ali com Lula… Oportunamente, parabenizo os alemães pela feliz escolha social-democrata.
Roberto Grigolli
Roberto Grigolli 27.09.2021 16:31
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Lembram daquela galera que ficava jogando aqueles maquinas de perder dinheiro nos botecos?  Esse é o novo gado da Bolsa...
Roberto Grigolli
Roberto Grigolli 27.09.2021 16:31
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Da pra ver que a Bolsa esta cheia de "torcedores" novos, galera que colocou dinheiro recentemente e esta torcendo achando que na base do assopro de do Bi,bi,bi mito vai subir rs.
nuno nogueira
nuno nogueira 27.09.2021 16:16
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
tao importante essa avaliacao! nao vou nem dormir
welington felix
welington felix 27.09.2021 16:16
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
As fintech comendo ITUB com batatas!
welington felix
welington felix 27.09.2021 16:15
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Tem toda rasgão, inclusive ITUB e ITSA4 já me desfiz de tudo! não sai do lugar...tenha paciência!
Cristian cts
Cristian cts 27.09.2021 16:15
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
E qual comprou? OIBR3? CIEL3? IRBR3? Se sim, que troca magnífica... trocou o certo, pelo duvidoso... ê vida de gado kk 🤣
lilian cunha cunha
lilian cunha cunha 27.09.2021 16:12
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
a queda naõ tem stop????
José Artur Medina
José Artur Medina 27.09.2021 16:05
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Antes de emitir sua opinião  o ético é  lembrar que há um incomensurável conflito de interesses.  Esse  governo  acabou com o bolsa  banqueiro (Selic de dois dígitos) que  caracterizou os  governos  do PT. tem que ser muito Gado pra achar que o PT  governava para os mais pobres. A prova  está aí, banqueiro lutando pela volta do PT.
Rosildo da Silva
Rosildo da Silva 27.09.2021 16:05
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Falou tudo e só falou bobagens… kkkkkkkk
Cristian cts
Cristian cts 27.09.2021 16:05
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
Relaxa amor, Bozo já está trazendo a Selic de dois dígitos de volta... Pensamento Bozo: Como assim?? Selic de dois dígitos no governo do PT e no meu não???
Ana Luíza Noronha
Ana Luíza Noronha 27.09.2021 16:05
Salvo. Ver Itens salvos.
Este comentário já foi salvo nos seus Itens salvos
o lucro dos bancos era enorme com o lula elitista, falso esquerdista de merda. Todo politico governa pra si e seus amiguinhos. No caso do lula, ele amava os banqueiros.
Braone Sobrinho
Braone Sobrinho 27.09.2021 15:55
Salvo. Ver Itens salvos.