Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Lula ou Bolsonaro? Nenhum dos Dois!

Publicado 22.05.2021, 11:56
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Nos manuais acadêmicos de Ciência Política definimos "populismo" da seguinte forma.

“É o sistema de poder que apregoa a "simpatia pelo povo"; é a doutrina ou prática política, que procura ganhar vantagens com o apelo à reivindicações ou preconceitos, amplamente disseminados entre a população, geralmente fazendo a distinção entre dois grupos antagônicos: um, virtuoso e majoritário – o povo – que exalta e diz defender; outro, minoritário e apontado como fonte dos problemas gerais, que pretende combater; doutrina ou regime, geralmente, de caráter "paternalista", assentado na ideia de que a liderança política deve ser exercida em estreita ligação com o povo, sem a intermediação de partidos; corrente artística que escolhe como temática os costumes ou o modo de vida popular”.

Incrível como esta simbiose perversa do "populismo", entre governante e povo, se instalou de vez no Brasil e não parece ter hora para sair.

A disputa da eleição de 2022 bem representa isso, nos coloca nesta "vala comum".

Dois candidatos populistas, que pouco pretendem alterar a estrutura sócioeconômica do Brasil, mas sim conquistar o poder e dele viver, dando "agrados" aos mais pobres, para assim se perpetuar por muitos anos.

De um lado, Luiz Inácio Lula da Silva, e o seu "lulo-petismo", fenômeno político que se manteve por 15 anos no Palácio do Planalto e pouco alterou a estrutura sócio econômica do País. Continuamos um país com gritantes desigualdades de renda, poucos avanços institucionais, um sistema de poder que foi se tornando cada vez mais corrompido e corruptor. Se manteve através do clientelismo, de um sistema de peleguismo e "intenso patrulhamento ideológico".

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Do outro, um “capitão insubordinável”, expulso do Exército no passado, que conseguiu ser eleito por fatores fortuitos (uma "facada"), mas, também, por se opor ao sistema de poder anterior. Sua grande bandeira de luta foi o "anti-petismo". Foi isso que o elegeu, agora será o anti-bolsonarismo a lhe ameaçar o poder.

Dois populistas demagogos e pouco preocupados em mudar a fundo a sociedade brasileira.

Projetos de poder, o “poder pelo porder”, não caracterizados por programas de governo consistentes e transformadores. O que lhes permeia é a conquista do poder.

Não dá para comparar.

Lula e Bolsonaro são a antítese um pelo outro. Um defende uma certa frouxidão moral, outro é mais rigoroso, mas aceita outras leniências. Ideologicamante, parece um ser o contrário do outro. No entanto, são personagens da mesma estirpe, mesmo pedigree. São POPULISTAS com sede ou tara pelo poder.

Perderemos mais uma década deste populismo rastaquera e vamos ficando para trás na corrida global. Já são quantos anos?

Creio que desde 2002 vivemos a "patinar", encalacrados nestes esquemas perversos de governança. Não conseguimos ver muitas qualidades no lulo-petismo, nem no bolsonarismo.

Lula se elegeu em 2002 e sua primeira decisão foi criar um mecanismo, o tal "voto de cabestro", com o FOME ZERO, nada mais do que "esmola" para o povão a gerar uma "sensação" de bem-estar e prosperidade, momentânea que fosse.

Não consideramos isso uma política consistente de transferência de renda, uma política social na acepção do termo, ou algo que os "intelectuais" brasileiros tanto se preocuparam em "denominar".

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Para pegar 100 reais e dar aos pobres, basta apenas uma boa capilaridade, uma boa base de informações, criar um cartão e selecionar a quem irá beneficiar, via Caixa Econômica. Apenas isso.

Política pública profunda é promover as REFORMAS ESTRUTURAIS, acabar com a fábrica de desigualdades que é a nossa estrutura previdenciária, em que só servidores públicos (no geral) se beneficiam. Temos que falar em REFORMA TRIBUTÁRIA, para acabar com este cipoal de impostos, que não fazem políticas distributivas e só desorganizam as estruturas produtivas. Temos que falar, enfim, de uma PROFUNDA reforma do Estado, tentando blindá-lo contra a CORRUPÇÃO e colocar o servidor público no seu devido lugar, a cumprir o seu papel,

SERVIR AO PÚBLICO, SER UM EMPREGADO DOS PAGADORES DE IMPOSTO E NÃO SE SERVIR DELES.

Bolsonaro escorrega pela mesma retórica. Um negacionismo perverso, obscurantista, que não reconhece a ciência, os progressos obtidos, sempre apegado à teorias conspiratórias amalucadas.

Sua postura na pandemia foi criminosa. Minimizou a pandemia do coronavírus e fez de tudo para sabotar o isolamento social e as medidas de prevenção; acreditou na "imunidade do rebanho" e, por isso, não quis comprar vacinas e pregou o uso da cloroquina como prevenção; quis testar a “teoria” da imunidade em Manaus e deu errado.

ENTREVISTA-Tudo indica que se apostou na imunidade de rebanho; Bolsonaro nunca quis vacina, diz Renan

Sua postura, mais matou do que salvou vidas.

É nesta toada, nesta visão fanática e distorcida, com pitadas de "teologia salvacionista", que chegamos agora a esta encruzilhada, Lula ou Bolsonaro?

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Um usurpou a democracia, agindo como Hugo Chavez, "comprando" os poderes da República. Daí o Mensalão, na qual o PT oferecia mesadas para se manter numa boa com o Legislativo e o meio empresarial. Outro não sabe bem o que é democracia, se serve dela, não tem muita simpatia ou cultura pela diversidade. É por natureza, um ignorante autoritário.

Neste olhar para 2022 poucos enxergam UMA saída. Claro que nenhum dos dois servem. Seus legados estão postos. Um criou o maior sistema de corrupção da história moderna, outro, no seu negacionismo, não combateu a pandemia e muito contribuiu para as mortes que estamos acumulando até o momento (446 mil).

Temos uma memória clara sobre o desastre que foi Lula no poder, nos seus Mensalões, Lava Jatos, seus esquemas de corrupção ativa, seus conluios com empreiteiras, entre outros. Não dá também para apoiar um presidente, caótico nos seus dois anos e meio no poder.

Vamos conversando.

Últimos comentários

Ju mento
Bolsonaro com certeza é o menos pior. Concordo plenamente que são candidatos populistas, mas não havendo uma terceira via, prefiro o candidato pró-mercado.
Bozo é a cópia mal feita de Adolf Hitler. não fique passando pano pra ditador.
jum enta
"Creio que desde 2002 vivemos a "patinar", encalacrados nestes esquemas perversos de governança. Não conseguimos ver muitas qualidades no lulo-petismo, nem no bolsonarismo." Lamento dizer a você, caro colunista, que vivemos a "patinar" desde a Constituição de 1988, quando o comunismo disfarçado de democracia se instalou no nosso País, uma vez que, todos inventaram políticas econômicas erradas, trazendo miséria ao povo Brasileiro. Eu voto em Bolsonaro sem medo.
Não existe terceira via no Brasil...Bolsonaro é o menos pior.
adorador de ditador. como em sã consciência alguém pode achar que o Bozo é melhor ??!!
eu nao sou petista, mais esta analisi é muito confundida,o que importa ao final são os resultados e falar que lula nao teve exito sia econômico que social é mentira de baratas
"A recém-nomeada secretária de enfrentamento à Covid-19, Luana Araújo, órgão ligado ao Ministério da Saúde, entregou o cargo pouco mais de uma semana após a posse. Segundo assessores próximos, Luana não aceitou adotar determinações vindas do Palácio do Planalto." Q tragédia ! Estamos na mão de um doido !!
Doido é esse governador do Maranhão (esse Flávio Dino que nunca votei!) que é petista e faz política contra o melhor presidente que o Brasil já teve !Júlio, vc sabe ou entende o que é ser presidente de um país em plena pandemia ? Vc sabia que existem pessoas que passam mal com máscaras ? Porque as commodities no Brasil estão a mil ? O dólar tá caindo e os investidores estrangeiros e brasileiros estão bombando na bolsa ? Ora rapaz, você faz um artigo para confundir os incautos e vem falar mal do mito em um site de investimentos ? Você claramente é mais anti-bolsonarista porque detesta militar porque militar não deixa roubar e vc muitos da imprensa tiveram seu ganha pão diminuído. Vá estudar economia primeiro antes de falar bobagens !
Uau! e pensar que eu lhe respeitava... Você estudou Ciência Política aonde? Baseou-se na lei dos três Estados de Comte? Poliarquia? ou apenas o bom e velho pânico positivista de nossa triste bandeira nacional? Pobres banqueiros e empresários na gestão PT
Só um tolo escreve tanta besteira de uma só vez ,o PT quando no poder fez pelos pobres ,pelos ricos e principalmente pelo país , elevou país entre as economias mundiais , elevou PIB , elevou classes sociais ,pagou FMI , fez um grande caixa em dólares , desemprego foi a 4,8% , taxa nunca alcançada antes ou depois , investimento em equipamentos militar nunca antes visto , investimento em saúde e educação nunca teve tanto em governos anteriores ou posteriores , e ainda assim o gado muge tentando desdizer fatos .
Esqueceu de dizer, q na era do partido terrorista-pt TODOS os países tiveram pujante e enorme crescimento econômico. Ainda assim, crescemos menos q a Argentina e pasmem, menos até q a Venezuela!!😮🤦 Basta consultar PIB da época.
Bolsonaro é um demônio.
Diz isso para Deus quando morrer, se você for para o céu "anjinho", ou para o demo (em minúsculo propositalmente!) quando você checar lá no cantinho quente, se você for para o inferno "anjinho". Veja então se o que você diz agrada ou agradou mais um que o outro. KKKKKKKK
Como já venho dizendo, estamos antecipadamente condenados até 2026.
Parcialmente errado, Doutor, o Lula é milhares e milhares de anos luz melhor que o todo-ruim Bolso. Precisa de desenho pra ilustrar o óbvio ululante?
Com Bolsonaro ainda seria MENOS pior. Com a extrema esquerda do cachaceiro, já seríamos hoje uma segunda Argentina socialista empestiada e falida mais q nós, rumo a venezualização!!😮🤦
fora bolsotario impeachment já, fora incompetente.
Um cara desse so pode ser maluco ou da a
LULA Lá!!!
Também tenho serias restrições ao culto a personalidade e ao populismo, porém não caio neste discurso raso este que confunde redução de desigualdade e carisma de um líder popular com populismo. Saia de seu biombo da Faria Lima e ande pelo Brasil é entenderá porque o "populismo " prospera.
Exatamente!! Merecemos coisa melhor!
Lula
pt é apenas ruim. Bolsonaro é o inferno na terra.
Boa analise , quem perde é a sociedade que nao reage e fica limitada a essa pobreza nao é possivel tem que surgir uam terceira via , um candidato independente ,coisas desse tipo
Como dizia a digníssima: "Não acho que quem ganhar ou quem perder, nem quem ganhar nem perder, vai ganhar ou perder. Vai todo mundo perder."
Como dizia a digníssima: "Não acho que quem ganhar ou quem perder, nem quem ganhar nem perder, vai ganhar ou perder. Vai todo mundo perder."
Bolsonaro, Lula, Ciro, Doria, bah tá maluco cada um pior que o outro putz é lamentável o ponto que chegamos.
Concordo, mais penso que deveriamos dar uma chance pra bolsonaro governar sem uma crise sanitária como a que estamos passando, nenhum governante na atualidade passou por uma situacao como essa, e na verdade ninguem sabia a principio o que fazer, na luta entre economia e saúde!!!!
 vc tá falando do vírus né? ..caso contrário todos os governantes do mundo são assassinos. Sem lógica esse tipo de comentário.. ..
 O vírus né? Caso contrário todos os governantes do mundo são homicidas. Sem lógica essa pobre colocação.
Pelo menos outros líderes compraram e usam máscara
Concordo plenamente. Nenhum dos dois terá i meu voto.
Bolsonaro 2022
no espaço.
Essa fala de analista de ar-condicionado, só consegue ver estragos vendidos pelo globolixo. E não consegue ver como o Brasil foi protagonista naqueles 15 anos de governo Lula que tirou não centenas mas milhares da pobreza. E foi referencia no mundo e no mercado internacional. Hj o Brasil vive um momento de aterrorizante, onde poucos comem carne e toma seu vinho.
Tirou? Prove estatisticamente? Evidência empírica? Prove q dar esmola o tira da miséria?
Vc se alimentando vc ja sai da extrema miséria. Sempre um liberal pra atacar, o mesmo discurso fraco e repetido de "populismo" .Ai odeia o ciro gomes que não é tão popular mas é um anti-neoliberal. fiscalistas, tecnocratas. Economia de verdade não existe na Fariah lima.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.